O novo jogo da Marvel resgata algo familiar para os mais nostálgicos: a era de ouro dos fliperamas. Depois de aparecerem em uma série de games AAA, os icônicos heróis voltam a protagonizar mais uma aventura, dessa vez para combater uma ameaça de outro planeta.
Em Marvel Cosmic Invasion, 15 personagens que marcaram as histórias em quadrinhos chegam com seus poderes em um beat ‘em up frenético e divertido. E se há claras limitações do estilo de gameplay escolhido, não podemos falar mal das escolhas conceituais da Tribute Games.
A hora de se reunir com seus amigos no sofá (ou em outro país mesmo) está prestes a começar.
Um vilão familiar…
O novo plano do Aniquilador é ainda mais cruel. Depois de fracassar inúmeras vezes em suas tentativas de dominar (ou destruir) a humanidade, o vilão vai com tudo e se junta a uma raça anômala de insetos não apenas para recrutar antigos conhecidos, mas para controlar a mente de outros heróis.
Cientes do perigo, Homem de Ferro, Homem-Aranha, Capitão América, os X-Men e outros nomes super poderosos se tornam a última barreira da Terra. Em uma batalha épica que extrapola os limites da galáxia, eles precisarão usar tudo que aprenderam para deter um mal em Nova York, nas profundezas da Zona Negativa e em mais realidades.

Marvel Cosmic Invasion é um jogo de ação e aventura no estilo beat ‘em up. Ao longo de diversas fases, até quatro jogadores podem se juntar, em sessões online ou local, para enfrentar monstros e vilões do universo Marvel, usando seus heróis favoritos ou variantes.
O título chama a atenção logo de cara: há grandes referências estéticas aos clássicos dos fliperamas, como Marvel vs. Capcom. Porém, o foco maior em história permite que os jogadores vejam diversas cutscenes e aproveitem movesets totalmente animados, mas baseados em pixel.

Os visuais de Marvel Cosmic Invasion são simples, mas bastante agradáveis. A riqueza de cores e de detalhes torna a jornada muito mais profunda, seja por meio de eventos dinâmicos que acontecem (armadilhas e movimentos ambientais) ou por meio da pancadaria fluida que se dá com quaisquer personagens.
Outro ponto interessante diz respeito à campanha do jogo. Para um beat ‘em up, ela dura muito mais do que o normal e pode ser estendida por meio de desafios, progressão de nível e outros desbloqueios, tornando tudo mais engajador e orgânico.
15 personagens muito distintos
Marvel Cosmic Invasion chama a atenção por ter um grande elenco de personagens jogáveis. Ao iniciar o jogo, você verá que nem todos estão destravados, mas à medida que avança na aventura, novos heróis são adicionados ao catálogo.
Obviamente existem alguns favoritos e outros bem OP, mas testar cada um deles é extremamente divertido. Wolverine, She-Hulk e Capitão América, por exemplo, são muito bons no combate corpo a corpo, enquanto Tempestade, Homem-Aranha e Homem de Ferro se garantem à distância e possuem um ótimo controle de campo.

Além disso, Marvel Cosmic Invasion conta com um gameplay muito versátil. Cada jogador escolhe dois personagens, e por meio de uma única dupla, é possível combinar arremessos, ataques especiais, bloqueios, sequências de golpes e muito mais com um simples apertar de um botão.
A jogabilidade é bastante intuitiva e balanceada, permitindo se recuperar rapidamente mesmo depois de receber um nocaute. A ideia de um beat ‘em up também funciona muito bem e não atrapalha com suas câmeras fixas e perspectivas laterais, algo que costuma ocorrer em jogos menos caprichados.

Marvel Cosmic Invasion também conta com um sistema de progressão que expande o fator replay. Essa ferramenta incorpora elementos de RPG no game, permitindo que cada personagem chegue ao nível 10 e ganhe habilidades passivas, mais HP, mais força, mais resistência e outros atributos.
Balanceado solo, divertido em coop
No geral, Marvel Cosmic Invasion é muito divertido. Não há uma ideia de desequilíbrio quando se joga solo, enquanto a aventura em modalidade cooperativa é uma grande atração à parte, seja em formato local ou online.
O impacto ao golpear inimigos e unir forças com outros amigos ou com tag team é muito profundo. Com isso, cada ação resulta em eventos satisfatórios e precisos, favorecendo a compreensão da hitbox e dos próprios cenários.

Essa proposta desenvolvida pela Tribute Games favorece, especialmente, as lutas contra chefes. Como elas são realmente desafiadoras, entender onde as armadilhas caem, como os ataques são direcionados e de qual direção os inimigos vêm se tornam obrigatórios para a oferta de um jogo justo.
Marvel Cosmic Invasion é um sonho para os fãs de heróis
Marvel Cosmic Invasion pode não ser revolucionário, mas seu gameplay agradável e o amplo incentivo à progressão são suficientes para que haja algo consistente e caprichado.
Cada personagem traz a sensação de único, enquanto a grande variedade de chefes e o dinamismo dos mapas tornam a aventura bastante especial. E mesmo quem não pe fã de heróis vai curtir: é um game bem descompromissado, objetivo e simples de entender.
Se você estava cansado dos jogos AAA da Marvel e queria algo que remetesse aos clássicos dos anos 1990, Marvel Cosmic Invasion é uma pedida certa. O suporte ao crossplay permite aproveitar toda a campanha com até três amigos, enquanto o desafio balanceado garante que a campanha não seja cansativa.
Uma ótima aposta da Tribute Games, provando que panela velha faz comida boa.
Divertido e nostálgico, Marvel Cosmic Invasion é uma aventura digna dos grandes heróis da galáxia e resgata a glória da época de ouro dos games por meio de um gameplay extremamente satisfatório.
- História
- Jogabilidade
- Desempenho
- Visuais
- Som
- Diversão