Chegou a hora de relembrar a história de Space Marine 1, afinal, a sequência está bem perto de ser lançada.
Como o primeiro jogo foi lançado em Setembro de 2011, 13 anos atrás, certamente nem os fãs mais ferrenhos lembram da história em detalhes. Em virtude disso, resolvi fazer esse apanhado completo da trama.
O que são os Space Marines?
“Eu sou a destruição.”
Os anjos do Imperador. Os Space Marines do universo Warhammer lembram muito o conceito de fuzileiros navais, levado, claro, ao contexto da franquia.
Eles usam armaduras gigantescas e cheias de ornamentos, trazendo imponência e uma resistência absurda a praticamente quase todos os tipos de danos.
Os Space Marines são humanos comuns que passam por um processo doloroso de aprimoramento genético e treinamento brutal. Em virtude disso, a taxa de mortalidade é alta, fazendo com que apenas os soldados considerados de elite se tornem um Anjo do Imperador.
O recrutamento dos Space Marines é feito extensivamente nos planetas controlados pelo Império. Os recrutadores sempre buscam homens de até 20 anos de idade.
Esses soldados de elite são divididos em Capítulos, organizações com as próprias sementes genéticas. Titus, o protagonista da franquia, pertence ao Capítulo dos Ultramarines. Esse Capítulo é um dos mais fortes de toda a galáxia e sua cultura é semelhante ao Império Romano.
Para se ter uma ideia dos implantes genéticos, os Space Marines possuem dois corações, um estômago aprimorado que possibilita a ingestão de veneno, ossos reforçados à prova de balas e até um terceiro pulmão. São 19 aprimoramentos ao todo.
O começo da história de Space Marine
Nossa jornada começa com a invasão dos Orks em um dos Mundos de Forja, planetas que fabricam suprimentos de guerra. O planeta Graia, responsável pela fabricação dos Titãs de Batalha, uma das principais armas do Império, estava quase sendo dominado pelas criaturas de cor verde.
O Império então decide enviar um grupo de seus guerreiros mais impiedosos: Os Space Marines do capítulo Ultramarines. Liderados pelo capitão Titus, o grupo é capaz de lidar com qualquer tipo de ameaça com facilidade.
Ao chegar no planeta, Titus vai de encontro aos princípios do Codex Astartes, pulando em direção aos disparos inimigos.
PS: O Codex Astartes é basicamente uma espécie de bíblia/tomo sagrado seguido pelos Space Marines. Ele foi escrito pelo Primarca Roboute Guillauman, o fundador do Capítulo dos Ultramarinos. O manuscrito serve como um guia moral e tático para os fuzileiros.
Contudo, mesmo desafiando as chances , ele destrói a nave de guerra dos Orks sem muito esforço.
Logo em seguida, Titus consegue se reunir com Leandros, outro Space Marine. Eles ganham mais terreno e se reúnem com outro aliado, Sidonus. Com o trio reunido, os fuzileiros vão auxiliar as tropas regulares do Imperador.
Chegando lá, eles sofrem uma emboscada de centenas de tropas dos Orks, contudo, os três são o suficiente para colocar um fim na ameaça.
Após isso, eles encontram a Segunda-Tenente Mira, a sobrevivente de maior patente do lugar. Mira se queixa que os Orks tomaram a arma de artilharia, o que impede que o Império consiga enviar reforços ao planeta em segurança.
Como já era de se esperar, os Ultramarines plantam um explosivo em uma cápsula e colocam tudo aos ares. Após isso, eles continuam a campanha de destruição dos Orks, abrindo caminho até a fábrica que produz os Titãs.
Na fábrica, o grupo encontra uma mensagem do Inquisidor Drogan afirmando que precisa de ajuda. O Inquisidor estava desenvolvendo uma arma experimental e ela não pode cair nas mãos inimigas.
PS: Os Inquisidores são uma organização secreta que monitora os rebeldes do Império e ameaças externas.
Encontrando o Titã
Os Space Marines acabam encontrando o Titã de Guerra Invictus juntamente com o Inquisidor. Drogan então explica que o dispositivo perdido não era uma arma e sim uma fonte de energia.
Caso ela fosse danificada, uma explosão capaz de destruir o planeta seria gerada. Titus consegue resgatar o dispositivo e o leva de volta para o Inquisidor.
Esse episódio acaba gerando ressalvas na equipe, visto que em tese ninguém sobrevive ao toque direto da Warp Energy.
Lá, Drogan explica que a fonte de nervos estava alimentando uma arma que nunca havia sido testada: a Psychic Scourge. Arma pode ajudar a destruir os Orks, mas, caso não funcione devidamente, seria capaz de partir o planeta em dois.
Os Ultramarines então decidem usar a arma, mesmo cientes do perigo. Ela usa a Warp Energy, o recurso que tornou possível os humanos realizarem viagens interestelares.
Um breve resumo sobre a Warp Energy
Apesar dessa energia ter colaborado para que os humanos prosperassem, ela contém emoções de seres sencientes sombrios.
Com o uso desenfreado desse tipo de energia, os Deuses do Caos, que comandavam os Daemons, passaram a interferir diretamente na humanidade, tentando influenciar os psykers e causando vários conflitos internos.
A humanidade acabou ficando arrasada após várias disputas e aí entra o papel dos Inquisidores, evitando que hereges usem a energia.
Muitos humanos acabaram sucumbindo ao Caos, incluindo o filho mais proeminente do imperador, Horus Lupercal. Esse episódio gerou uma Guerra Civil sem precedentes que passou a ser chamada de Horus Heresy.
Essa guerra fez com que o Imperador ficasse decrépito no trono. Apesar de derrotados, muitos dos capitães hereges foram abraçados pelo Caos, passando a ser chamados de Chaos Space Marines.
Voltando a história
Ao disparar a arma, os Space Marines acabam tendo uma onda de azar – ela faz com que vários portais apareçam e uma horda de Daemons saem deles.
Esses Daemons são liderados por Nemeroth e acabamos descobrindo que o Inquisidor Dragan estava servindo a ele esse tempo todo.
Inesperadamente, prestes a serem mortos, os humanos acabam sendo “salvos” por Grimskull, o capitão dos Orks. Ele corre em direção a Nemeroth em um ataque de fúria e os dois caem da construção, permitindo que os Ultramarines vivam para lutar outro dia.
Com a Órbita Espiral do planeta ativa, milhares de Daemons passaram a adentrar no planeta. Os Space Marines então acabam tendo uma ideia inusitada.
Ativar o Titã de Guerra para destruir a Órbita Espiral, colocando um fim na invasão dos Daemons. O caminho até o Titã não é nada fácil, dessa vez povoado por hereges, Chaos Space Marines e hordas de Daemons.
Ao chegar na fábrica, o embate final contra o Chefe de Guerra Grimskull acontece e Titus acaba explodindo a cabeça do Ork, fazendo as tropas dos “seres verdes” fugirem com medo.
O capitão dos Ultramarines consegue ativar o Titã de Guerra e destrói a Órbita, impedindo a chegada das naves do Caos. Após isso, Titus pede que Sidonus guarde o dispositivo com a Warp Energy.
Após começar a limpar o planeta das tropas inimigos, Sidonus acaba sendo morto por Nemeroth e ele toma posse do dispositivo.
Nemeroth explica que o dispositivo é a chave para que ele ascenda e se torne um demônio imortal.
O fim?
Titus acaba traçando um plano para matar Nemeroth: atacar enquanto ele se transforma. Equipado com o Jet Pack e o icônico martelo dos Space Marines, o capitão deixa um rastro de destruição em seu caminho.
Após batalhar contra Nemeroth no topo da Espiral destruída, Titus é recebido pelo Inquisidor Thrax. Ele foi chamado por Leandros, o ultramarine liderado por Titus.
Leandro’s acabou denunciando Titus ao Império, afirmando que o capitão havia sido infectado pelo Caos.
Após uma discussão entre Titus e Thrax, o capitão acaba sendo ameaçado, levando ele a aceitar ir com Thrax visando poupar Mira e os soldados do seu batalhão.
Só saberemos o que acontece a seguir a partir do dia 9 de Setembro, data de lançamento de Warhammer 40.000: Space Marine 2.