A Sony liberou os resultados fiscais do Q1 23, incluindo os dados da PlayStation e, bom, os números impressionam. Antes de continuarmos, segue a explicação da nomenclatura:
Uma breve explicação
O ano fiscal da Sony começa no dia 1 de Abril e vai até o dia 31 de Março do ano seguinte. Ele é dividido em 4 Qs (quarters = trimestres). Dito isso, os Qs são divididos nos seguintes períodos:
Q1: 01/04 até 31/06
Q2: 01/07 até 31/09
Q3: 01/10 até 31/12
Q4: 01/01 até 31/03
O Q3 costuma ser o trimestre mais importante para a Sony/PlayStation. É nesse período que as vendas no varejo são muito aquecidas por conta das promoções da época e dos períodos festivos. Tenha em mente Black Friday, Natal, Ano Novo… Além disso, é nessa época que os lançamentos anuais das franquias consagradas costumam acontecer (Call of Duty por exemplo). Agora vamos aos resultados!
Os resultados fiscais da PlayStation no Q1 23
Venda de Consoles
A PlayStation vendeu 3.3 milhões de unidades do PS5 no Q1 23. Para comparação, no Q1 22 foram vendidas 2.4 milhões, um aumento de 900 mil unidades. Apesar de parecer muito, a empresa estabeleceu uma meta ambiciosa de vender 25 milhões de unidades no ano fiscal atual. Com os números registrados, a PS precisa vender 21.7 milhões de unidades nos próximos três trimestres, uma média de 7.23 milhões de unidades pra cada Q restante.
No relatório, a companhia afirma estar confiante de que vai atingir a meta. Eles apostam no Q3 como um grande impulsionador – teremos o lançamento de Marvel’s Spider-Man 2, jogo exclusivo de PlayStation 5.
Opinião: Apesar de reconhecer o poder do Teioso, não enxergo que ele sozinho vai ser capaz de trazer o incremento que a PlayStation precisa. Aposto que a companhia também deve fazer um Showcase detalhando o roadmap futuro pra acelerar a transição de geração.
Vendas de Jogos
No campo dos games, outro resultado positivo pra PlayStation. Foram vendidos 56,5 milhões de unidades de jogos no Q1, um aumento de 9,3 milhões em comparação com o ano anterior. A métrica foi impulsionada graças às promoções de grandes títulos desejados pelo público, como Hogwarts Legacy, Elden Ring entre outros. Os lançamentos de jogos como Resident Evil 4 Remake e Dead Space Remake também ajudaram a contribuir pro aumento.
Surpreendentemente, a PlayStation vendeu 6.6 milhões de unidades de jogos exclusivos, número idêntico ao do Q1 22. Mas por que isso é uma surpresa? Bom, a companhia não lançou nenhum exclusivo no período e mesmo assim conseguiu manter a performance nas vendas, indicando que a estratégia de formação de catálogo tem dado certo.
Outro dado interessante é que dessas vendas, totais de jogos, 72% foram no formato digital. Uma queda de 7% em relação ao Q1 23. Isso pode ser explicado por dois fatores:
1. Pela quantidade enorme de lançamentos com foco na narrativa e de curta duração. Os jogadores acabam dando uma preferência maior pras mídias físicas pensando na revenda.
2. O lançamento de remakes de franquias cultuadas pelos fãs, com isso, uma quantidade expressiva de jogadores acaba dando preferência pra mídia física pra guardar na coleção.
Usuários ativos mensais
A PlayStation Network registrou 108 milhões de usuários ativos, um aumento de 5 milhões em comparação com o Q1 22. Com lançamentos expressivos, é natural que mais pessoas fiquem ativas no console. Outro ponto que certamente tem colaborado é a reformulação da PlayStation Plus.
Com a estratégia de catálogo da PS Plus Extra, os usuários tendem a ficar mais ativos no console por sempre terem novas opções pra jogar via assinatura, sem a necessidade de desembolsar uma quantia expressiva de dinheiro pra comprar novos jogos.
Receita gerada pelos serviços
Curiosamente, a PlayStation optou por não incluir os números da PS Plus no balanço dessa vez. Apesar disso, a receita gerada por serviços e publicidade aumentou em 20 milhões de yenes. A estratégia de tiers mais caros ajuda a alavancar a receita mesmo em períodos de estagnação ou declínio de assinantes.
Considere ler outras matérias:
Quer ficar por dentro das melhores promoções em jogos e acessórios? Entre em nossos grupos!