Quando o PlayStation VR foi lançado (PS VR) para PlayStation 4, tive a oportunidade de testar Arizona Sunshine como o meu primeiro game de Realidade Virtual e confesso que foi uma das experiências mais divertidas da geração! Graças ao sucesso do primeiro título, a Vertigo Games foi capaz de inovar com uma jogabilidade responsiva e aprimorando as mecânicas de gameplay em Arizona Sunshine 2. Desta vez, os jogadores terão a ajuda do companheiro Buddy, um cãozinho que foi resgatado após um helicóptero ser abatido por zumbis.
Recheada de humor e infestada por hordas de zumbis, a campanha oferece uma jogabilidade inovadora com o controle do nosso protagonista e o cachorro Buddy em uma experiência de vida ou morte. Está preparado para sobreviver? Embarque em uma jornada épica com a nossa análise de Arizona Sunshine 2!
Esta Review foi produzida graças a um código de PlayStation 5 cedido gentilmente pela Vertigo Games!
Pode ficar tranquilo(a), esta análise é totalmente livre de SPOILERS!
OBS: As fotos do PlayStation VR2 perdem a qualidade ao realizar pequenas capturas de tela in game. As imagens apresentadas não condizem com a experiência final.
Uma amizade leal
Ambientado em um mundo apocalíptico, Arizona Sunshine 2 transporta os jogadores a uma narrativa VR em primeira pessoa. Desta vez, nosso protagonista estará acompanhado de Buddy, um cachorro que foi resgatado após a queda de um helicóptero atacado por zumbis. O que torna a experiência ainda mais interessante é que o cachorro não serve apenas como um fiel companheiro, mas como um aliado em combate!
Os jogadores poderão realizar comandos para Buddy atacar, sentar ou até mesmo solicitar que o cachorro busque um item de missão em áreas restritas e de baixo acesso.
Os comandos realizados pelos jogadores são realistas, apresentando novas mecânicas de combate funcionais, sistema de crafting (criação de itens) e precisão nos tiros. Dividido em pequenas áreas, Arizona Sunshine 2 apresenta uma exploração recompensadora que disponibiliza itens para criar bombas e armas. É importante ressaltar que todos os objetos e armas coletadas no mapa podem ser colocadas em um cinto, facilitando na exploração e evitando que itens sejam deixados de lado.
Gráficos
Embora não seja um dos títulos mais realistas do PlayStation VR2, Arizona Sunshine 2 apresenta gráficos que condizem com a sua proposta inicial. O que pude notar durante a minha jogatina no PlayStation 5 é que o ambiente possui muitos detalhes, tornando a experiência ainda mais imersiva em um mundo que está sendo “controlado” pelos zumbis.
Além disso, o level design de Arizona impressiona em seus mínimos detalhes! Neste ponto, podemos destacar a construção de cenários, distribuição de inimigos pelo cenário, itens, armas e até mesmo obstáculos que serão colocados em pequenas áreas para progredir na campanha.
Trilha Sonora
Infelizmente Arizona Sunshine 2 não oferece uma trilha sonora, entretanto, este “problema” pode ser compensado com uma belíssima construção dos efeitos sonoros da munição, impacto da bala nos inimigos e golpes realizados por facões. Para aqueles que buscam uma experiência ainda mais imersiva, a indicação é utilizar um Headset Pulse 3D da Sony para captar o som ambiente ingame.
O maior problema de Arizona Sunshine 2
A Realidade Virtual está buscando oferecer aos usuários experiências imersivas em jogos de sobrevivência, mas até que ponto esse “realismo” se torna interessante? Veja bem… Para atirar e recarregar a munição nas pistolas e metralhadoras, o jogo exige uma certa habilidade dos jogadores para remover o pente usado, colocar o novo pente na câmara e recarregar para atirar. Estas habilidades serão adquiridas com o tempo, entretanto, algumas armas podem acabar confundindo a cabeça do jogador!
Outro ponto que acabou me incomodando é que em alguns momentos os comandos não estavam respondendo, dificultando em combates contra hordas de zumbis. O maior problema que pude presenciar durante a gameplay é a dificuldade em coletar a pistola presa no coldre. Ao notar este pequeno problema, reiniciei o jogo e tudo voltou ao normal. Para aqueles que estão sentindo dificuldade em se adaptar com o cinto, recomendo acessar as configurações e ajustar a distância dos braços para sacar alguns itens.
Em suma, Arizona Sunshine 2 oferece mecânicas funcionais e que tornam o combate ainda mais divertido!
OBS: Antes que eu me esqueça, que tal jogar com outro amigo? Tenho certeza que sua experiência será ainda melhor!
Review de Arizona Sunshine 2 – Vale muito a pena!
Em meio a tantos lançamentos para o PlayStation VR2, Arizona Sunshine 2 se tornou um jogo obrigatório para os apaixonados por Realidade Virtual. Com uma gameplay imersiva, um sistema de combate funcional, a adição de um parceiro secundário (Buddy) e a nova adição do crafting, o jogo acaba transportando os jogadores para uma experiência realista com uma campanha cômica e repleta de ação.
Arrisco a dizer que Arizona se tornou o meu jogo favorito de Realidade Virtual, superando lançamentos como The Walking Dead: Saints & Sinners, Zombieland e até mesmo os ports de Resident Evil para o PS VR2. Se você procura um jogo realista e repleto de ação, considere colocar Arizona Sunshine 2 em seu radar!
O jogo já está disponível para PlayStation VR2, Meta Quest 2, Meta Quest 3 e SteamVR.
Arizona Sunshine 2 adiciona novas mecânicas de combate, crafting e oferecem ao jogador uma nova experiência com o controle de Buddy. Além disso, o game surpreende com seu realismo e incentiva os jogadores a explorarem os mapas para encontrar itens que colaboram com a sobrevivência do grupo!
- História
- Jogabilidade
- Gráficos
- Efeitos Sonoros
- Desempenho