Beyond Contact é uma grata surpresa para aqueles que buscam novos títulos sci-fi isométrico com elementos de sobrevivência. Desenvolvido originalmente pela PlayCorp Studios e publicado pela Deep Silver, o game foi para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC. Hoje você irá conhecer este universo repleto de possibilidades e sobreviver ao inesperado!
Obs: Esta Review foi produzida graças a um código de PC cedido pela Deep Silver!
Pode ficar tranquilo(a), esta análise é totalmente livre de SPOILERS!
Uma jornada misteriosa
Em nossa jornada investigativa somos apresentados para Quinn Hicks, um membro da tripulação Space Corps que recebeu a missão de investigar o planeta Ketern que está sofrendo com os ataques constantes de uma energia maligna. Com o aumento da energia, o planeta está sendo ameaçado de extinção e poderá afetar a humanidade com sua constante mudança diária. Ao atravessar o planeta, nossa nave sofre uma pane, causando um acidente e impossibilitando o seu uso.
Conforme progredimos, conhecemos novos biomas que levarão a origem do mistério, além de disponibilizar upgrades que serão indispensáveis para a nossa jornada de sobrevivência. É possível coletar novos recursos utilizando a ferramenta de escaneamento, tornando-se seu principal aliado para ferramentas de exploração e combate no menu interativo. Vale ressaltar que os biomas podem variar, alterando suas sementes e plantas que podem ser consumidas pelo usuário. Tudo isso torna a experiência de exploração ainda mais imersiva, buscando inovar com um sistema de combate que coloca o jogador em risco a qualquer momento. O minimapa localizado no canto superior direito também pode facilitar na exploração, evitando que o jogador ande em círculos no mundo isométrico de Beyond Contact.
Um fator que torna a sobrevivência ainda mais complexa é o sistema de Saúde (Barra de HP) e Stamina, fazendo com que o jogador busque alimentos e oxigênio para reabastecer o seu tanque. Embora pareça uma tarefa comum nos jogos de sobrevivência, esta mecânica poderá dificultar sua vida, pressionando o jogador a gerenciar seus alimentos e não gastar a qualquer momento. Muito cuidado!
Um sistema de criação variado!
Se tem algo que surpreende em Beyond Contact é seu sistema de criação! Além de um mundo imenso, os jogadores podem criar muitos itens essenciais para sua sobrevivência, incluindo um sistema de exploração, sobrevivência, componentes, combate, infra-estrutura e hábitat. Todas estas criações garantem a sobrevivência dos jogadores por dias e até semanas. Tenha em mente que os recursos são escassos e que nem sempre criar é a melhor opção para sobreviver.
Mesmo com um tutorial “raso” contendo poucas informações, é possível adquirir experiência ao morrer algumas vezes durante a jornada. Meu conselho é criar a base o quanto antes já que as coisas se tornarão mais complexas com o passar dos dias!
Níveis de acessibilidade e Modos de jogo
Para os novatos no mundo da sobrevivência, Beyond Contact oferece 3 níveis de dificuldade:
- Easy
- Normal
- Hard
Se este for o seu primeiro contato com o universo survival, recomendo convidar um amigo para participar da sessão e sobreviver em equipe. Além disso, a experiência se torna ainda mais divertida e cômica, “quebrando” aquela sensação de desespero e dificuldade. Um grande acerto da PlayCorp neste aspecto!
O Modo Conquest também é uma grande alternativa para você que busca conquistar novos territórios e derrotar ameças iminentes. Vale ressaltar que este modo ainda está em desenvolvimento e apenas um mapa pode ser utilizado para jogar Solo ou Co-op.
A falta de legendas pode decepcionar
Infelizmente o jogo não possui legendas em Português do Brasil (PT-BR), dificultando a compreensão da lore e das quests de cada jogador! Com a falta das legendas, os jogadores que não compreendem o inglês podrão sofrer ao concluir quests ou criando itens no sistema de criação. Acredito que as legendas serão adicionadas em breve ou quando o jogo estiver em sua fase final. Que pena 🙁
Gráficos e Trilha Sonora
Com gráficos realistas, Beyond Contact “mergulha” os jogadores em um mundo sci-fi rico em detalhes, além de explorar ao máximo a iluminação e sistema de cores de cada bioma. Tudo isso torna a experiência mais bonita e agradável, com objetos de cenários impecáveis. O que surpreende neste aspecto é a quantidade de biomas e variedades de itens, sem tornar algo repetitivo. Não há o que falar… a equipe de desenvolvimento fez um trabalho surpreendente!
Em relação a trilha sonora, senti falta de momentos memoráveis durante a exploração ou ao coletar recursos. Embora pareça besteira, a utilização correta da trilha sonora poderia tornar tudo ainda mais marcante e agradável. Em alguns momentos acabei reduzindo as músicas do jogo e liguei o Spotify para aproveitar a exploração com as minhas playlists. Vale ressaltar que isso não tira o mérito e o brilho de Beyond Contact!
Vale MUITO a pena jogar Beyond Contact!
Beyond Contact é uma experiência única e com um fator replay quase infinito! Vale ressaltar que sua progressão é lenta e poderá desanimar alguns jogadores que ainda não estão acostumados com o gênero. Entretanto, para aqueles que estão mais familiarizados, o novo título da Deep Silver é um prato cheio quando o assunto é possibilidades de criação ou até mesmo com uma lore atrativa e cheia de mistérios. Infelizmente o jogo sofre com a falta de legendas em Português do Brasil, dificultando seu entendimento ou até mesmo as missões principais. Acredito que futuramente teremos novidades sobre o nosso idioma!
Até o momento desta análise, pude testar os servidores e eles permanecem cheios. Aproveite para conhecer novos amigos e explorar um universo repleto de mistérios!
Beyond Contact oferece inúmeras possibilidades de criação e coloca os jogadores em um mundo sci-fi survival repleto de mistérios. Um título obrigatório para os apaixonados por sobrevivência e exploração!
- História
- Jogabilidade
- Gráficos
- Trilha Sonora