Apesar de sua grande popularidade em 2003, Bob Esponja despertou o interesse de muitas crianças e adultos, tornando-se assim uma das animações mais assistidas na época. Com as trapalhadas inevitáveis do querido “Calça Quadrada” e seus amigos, Stephen Hillenburg (criador de Bob Esponja) deixou seu legado após falecer com complicações de esclerose lateral amiotrófica em 2018. Como se não bastasse com seu sucesso desenfreado, a THQ (publisher de Bob Esponja – The Cosmic Shake) resolveu inovar e lançar o primeiro título inspirado nas trapalhadas dos amigos marinhos. SpongeBob SquarePants: Legend of the Lost Spatula foi lançado inicialmente em Março de 2001 para Game Boy Color. A receita de sucesso se tornou ainda mais lucrativa quando SpongeBob SquarePants: Battle for Bikini Bottom foi anunciado para PlayStation 2, Xbox e Game Cube. Vale ressaltar que em 2003 grandes títulos estavam concorrendo ao Jogo do Ano (GOTY) mas infelizmente Bob Esponja não fazia parte desta lista.
17 longos anos se passaram e o Remaster despertou o interesse do público graças a incrível marca deixada pela THQ anteriormente. Apesar de seu anúncio deixar o público eufórico, The Cosmic Shake chegou para surpreender e provar que Bob Esponja continua sendo divertido e inovador mesmo após anos sem novidades. Hoje você irá conhecer Bob Esponja – The Cosmic Shake, uma mistura de diversão e confusão com nossos amigos da Fenda do Biquíni. Sente-se, relaxe e aproveite esta análise!
Obs: Antes de dar nota ao game, devo admitir que sou um grande fã do clássico Battle for Bikini Bottom e que Cosmic Shake foi capaz de me entreter ainda mais!
Pode ficar tranquilo(a), esta Review/Análise é totalmente livre de Spoilers. As imagens não contam com trechos da História.
Desventuras em série
O que seria um dia na Fenda do Biquíni sem uma aventura épica e cheia de humor? É justamente isso que The Cosmic Shake oferece ao jogador! Na trama, os jogadores terão que assumir o papel de Bob Esponja após cometer uma catástrofe histórica na Fenda do Biquíni ao receber as Lágrimas da Sereia, um líquido mágico que concede desejos aos nossos heróis. Infelizmente seus pedidos “não deram muito certo” e as coisas acabam saindo do controle. Liderado por Kassandra, nossos heróis deverão salvar o mundo através de portais que surgiram misteriosamente na Fenda. Com um total de 7 portais, os jogadores deverão explorar mundos assombrados, fendas pré-históricas e até mesmo campos medievais que testarão as habilidades dos jogadores. Abaixo você irá conferir cada mundo disponível para nossa lendária Esponja Calça Quadrada:
- Karatê Centro da Fenda do Biquíni – Um mundo onde aprendemos golpes de Karatê e por um cenário típico de filmes clássicos do cinema.
- Velho Oeste das Águas-Vivas – Esqueça os clássicos de cinema e viaje para um mundo desértico onde aprendemos a pilotar cavalos marinhos.
- Lagoa Goo Pirata – Retorne ao mundo do famoso Pirata Holandês Voador e ajude-o a reconquistar seu belo Navio que foi capturado pelo temido Almirante Lagostim.
- Floresta das Algas Pré-Históricas – Viaje para um mundo recheado de histórias em um período Pré-Histórico. (Um dos mundos mais divertidos de Cosmic Shake)
- Campos de Enxofre Medievais – A Bruxa Maruxa não irá descansar até derrotá-lo em um portal que levará os jogadores aos campos Medievais.
- Mundo da Luva Geleia – Um mundo similar ao parque de diversões do nosso querido Luva Luvosa.
Vale ressaltar que a Fenda do Biquíni poderá ser explorada e contará com diversos itens colecionáveis.
Apesar de uma história relativamente simples, Bob Esponja – The Cosmic Shake consegue utilizar o humor de forma inteligente e divertida graças a companhia de Patrick que se transforma em um balão e nos acompanha durante toda a jornada. Embora nosso amigo balão seja engraçado e capaz de arrancar risadas com seus diálogos, senti falta de jogar com ambos personagens assim como era possível fazer em Battle for Bikini Bottom. Infelizmente no novo título da THQ, os jogadores irão controlar apenas Bob Esponja do começo ao fim. Por outro lado, nosso amigo Calça Quadrada recebeu diversas habilidades, incluindo um super golpe de Karatê e um aspirador que suga os inimigos.
Bob Esponja – The Cosmic Shake conta com aproximadamente 10 horas de gameplay e poderá ser platinado/miletado em até 20 horas. Vale ressaltar que este valor poderá mudar caso o jogador utilize um guia para finalizá-lo. Não restam dúvidas que este é um jogo para toda a família e a diversão é garantida com as trapalhadas de nossos amigos!
Skins nostálgicas
Se você é um jogador apaixonado por skins, tenha uma ótima notícia para você! Agora é possível customizar o Bob Esponja com mais de 30 Skins clássicas presentes nos desenhos e filmes. Confira abaixo algumas destas obras de arte:
Algumas skins são desbloqueadas ao concluir missões secundárias, DLC ou após concluir um mundo específico.
Jogabilidade intuitiva
Um dos fatores que mais me deixou empolgado é a acessibilidade durante toda a nossa gameplay. Em Cosmic Shake, os jogadores poderão se divertir com a história sem se preocupar em morrer inúmeras vezes durante chefes ou inimigos espalhados pelos mundos. Dessa maneira, o jogo se torna ainda mais acessível para as crianças e adultos.
Não pense que este é um ponto negativo! A falta de dificuldade não influencia em sua qualidade, o que poderá assustar aqueles que buscam algo desafiador. O jogo se torna intuitivo já que aprendemos as habilidades com um mini tutorial.
Gráficos
Em relação aos gráficos, pude sentir uma breve semelhança com o Remake Battle for Bikini Bottom. Mantendo o padrão de jogo 3D, Bob Esponja se destaca com lindos visuais e efeitos de tirar o fôlego. A variedade da paleta de cores está presente com cores vibrantes em todos os 7 mundos espalhados pela Fenda do Biquíni. Vale ressaltar que o game será lançado apenas para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC, impossibilitando a utilização dos recursos avançados da nova geração. Arrisco a dizer que ATÉ O MOMENTO este é um dos jogos mais bonitos e divertidos de 2023.
A empresa não divulgou detalhes sobre uma edição para os consoles de nova geração. Caso isso ocorra futuramente, diversas mudanças gráficas poderão ser aplicadas.
OBS: Teste realizado com um código cedido para a versão de PlayStation 4.
Trilha Sonora
Enquanto jogava The Cosmic Shake pude notar algumas semelhanças na nova trilha sonora aplicada ao título anterior. Ao realizar uma pesquisa mais aprofundada sobre o game, encontrei uma resposta que se encaixava perfeitamente com tudo aquilo que eu já imaginava. Sim meus amigos, a trilha sonora de Cosmic Shake foi composta pelos mesmos responsáveis de Battle for Bikini Bottom! Além de se tornar algo nostálgico, as músicas ficam “grudadas” na cabeça durante dias.
É claro que não poderia deixar de mencionar a icônica música Sweet Victory, tocada pela banda de Lula Molusco durante um episódio memorável de Bob Esponja. Na época de seu lançamento, o público foi a loucura e as buscas pela música aumentaram em 500% nas plataformas de Streaming e YouTube. Confira um trecho nostálgico abaixo:
SPOILER: Sinta a energia da música correr em suas veias após finalizar a jornada de Bob Esponja e Patrick Balão.
Dubladores originais de Bob Esponja
Não restam dúvidas que a dublagem de Bob Esponja – The Cosmic Shake ficará marcada para sempre na indústria de games e por todos os brasileiros apaixonados pelo clássico da TV. Com os dubladores originais do desenho, podemos destacar a voz de Wendel Bezerra como Bob Esponja e Marco Antonio Abreu como Patrick Estrela (ou Balão). Gostaria de passar horas parabenizando os dubladores originais mas faltariam palavras para descrever o quão perfeito e fiel os personagens ficaram no título da THQ. Este é o tipo de dublagem que o brasileiro merece e que deveria ser aplicada em todos os lançamentos atuais da indústria de games!
Felizmente as piadas não são forçadas, dando assim um tom de humor. Além disso, os jogadores poderão presenciar diversas referências na obra de Stephen Hillemburg, com diálogos inesperados ou até mesmo referências presentes no cenário.
Esqueça as espátulas em Bob Esponja – The Cosmic Shake
Quando uma obra é reformulada, diversos aspectos precisam ser alterados para dar ênfase e destaque a uma nova mecânica. Infelizmente as espátulas se tornaram apenas colecionáveis que não alteram em nada na experiência final do jogador. É claro que o jogador que pretende buscar o 100% deverá encontrar as 8 espátulas espalhas pelos portais na Fenda do Biquíni. Caso você não saiba, as espátulas eram utilizadas para abrir portas para acessar novas áreas da Fenda do Biquíni. Atualmente esta área sofreu alterações bruscas e não é possível acessar a casa dos personagens. Pode parecer besteira mas estes pequenos detalhes fizeram total diferença em Battle for Bikini Bottom.
Problemas técnicos em Bob Esponja – The Cosmic Shake
Durante as cutscenes pude perceber alguns problemas com a sincronização do diálogo e alguns cortes repentinos durante as falas dos personagens. Em diversos momentos da gameplay é possível notar falhas técnicas na trilha sonora, com repetições e áudio duplicado.
Além dos problemas com a sincronização de áudio, pude perceber pequenos travamentos em trechos específicos da gameplay. Logo que iniciamos a nossa jornada, diversos mundos sofrem com pequenos travamentos. Apesar de não afetar tanto na experiência final do jogador, não podemos deixar estas falhas de lado. Vale ressaltar que tive acesso a versão do game 15 dias antes de seu lançamento inicial. Ao que tudo indica, um patch day one ficará disponível para corrigir estas pequenas falhas no dia 31 de Janeiro de 2023.
Vale MUITO a pena jogar Bob Esponja – The Cosmic Shake!
Com uma gameplay divertida e inovadora, Bob Esponja – The Cosmic Shake permanece sendo o jogo mais divertido de 2023 (até o momento). Ainda é muito cedo para falar sobre um possível concorrente mas acredito que Bob Esponja fez jus ao hype e trouxe a nostalgia de volta graças a THQ Nordic. Felizmente, toda essa perspectiva e inovação se devem ao fato dos personagens serem carismáticos e possuírem uma dublagem marcante como no desenho animado. A compra de Cosmic Shake é obrigatória e irá agradar as crianças e adultos que estão dispostos a viver uma nova experiência neste mundo cheio de emoção. Minha experiência foi extremamente positiva e apesar do valor sugerido nas plataformas digitais, o jogo é altamente recomendado para todos que buscam diversão em um belo fim de semana!
Review em Vídeo de Bob Esponja – The Cosmic Shake
Caso tenha interesse, nossa review em vídeo já está disponível no YouTube! Confira abaixo:
Guia de Colecionáveis
Ficou interessado em platinar/miletar Bob Esponja – The Cosmic Shake? Então chegou a hora de adquirir todos os colecionáveis e moedas das missões secundárias. Confira o guia realizado pela equipe da Desconto em Games abaixo:
Mundo 1 – Mundo Karatê Centro da Fenda do Biquíni
Mundo 2 – Mundo Velho Oeste das Águas-Vivas
Mundo 3 – Lagoa Goo Pirata
Mundo 4 – Floresta de Algas Pré-Histórica
Mundo 5 – Campos de Enxofre Medievais
Mundo 6 – Fenda da Pedra Assombrada
Mundo 7 – Mundo da Luva Geleia
Mundo 8 – Centro da Fenda do Biquíni
Com este guia, os jogadores terão acesso a 100% dos colecionáveis presentes em Bob Esponja – The Cosmic Shake.
Obs: Esta análise foi realizada com um código do jogo para PC cedido gentilmente pela THQ Nordic!