Quando a Toys for Bob havia anunciado o projeto Crash Team Rumble pela primeira vez, diversos jogadores ficaram com o pé atrás devido sua proposta inusitada como um jogo multiplayer. Mesmo com o mercado em alta, jogos 2v2 e 4v4 se tornaram uma marca registrada na franquia Crash, com grandes exemplos em Of the Titans e Mind Over Mutant. Em Crash Team Rumble, nosso objetivo principal é coletar mais Wumpa Fruits que a equipe adversária, levando todas as frutas para a base. Com uma proposta relativamente simples, Team Rumble aparenta ser um jogo promissor mas que exigirá um certo cuidado da empresa para não cair no esquecimento do público em um curto período de tempo.
Em suma, Crash Team Rumble coloca os jogadores em um campo de batalha frenético com power-ups que prejudicam os adversários, proteção de base e a implementação de classes que beneficiam a equipe de acordo com a escolha. Um ponto importante que devemos mencionar nesta análise é que o game foi lançado apenas com um Modo de Jogo, tornando-se enjoativo após algumas partidas. Ao que tudo indica, a Toys for Bob já está ciente sobre estas atualizações, preparando novos conteúdos e eventos semanais para manter o jogo em alta!
Obs: Esta Review foi produzida graças a um código de PS5 cedido pela Activision Brasil!
Um verdadeiro caos!
Por se tratar de um jogo com partidas rápidas (aproximadamente 5 minutos), Crash Team Rumble promete um combate épico e power-ups que fazem a diferença no resultado da equipe. Através do menu interativo, os jogadores poderão selecionar plantas carnívoras que atacam os inimigos à curta distância ou até mesmo um gigante capaz de eletrocutar jogadores próximos da base inimiga. Diante deste cenário, podemos esperar lutas caóticas e que realmente funcionam em mini-mapas divididos em equipes 4v4.
Além dos power-ups, os jogadores precisam dominar as áreas das Gemas para duplicar o ganho de Wumpa Fruits e garantir a vitória da equipe (similar ao modo Capture a Bandeira de Call of Duty). Felizmente, Crash Team Rumble foi lançado com o cross-play, permitindo o acesso dos jogadores de todas as plataformas.
Obs: O uso do headset é essencial para criar novas estratégias e selecionar a melhor classe para o combate!
Conhecendo as classes e personagens de Crash Team Rumble
A Primeira Temporada de Crash Team Rumble apresenta 3 classes jogáveis, sendo elas:
- Pontuador (Crash Bandicoot, Tawna Bandicoot e Catbat) – classe que tem como principal objetivo de coletar as Wumpa Fruits e levar até a base
- Bloqueador (Dingodile, Dr. Nitrus Brio, Dr. Nefarious Tropy e Ripper Roo) – classe que tem como principal objetivo de atacar os inimigos para bloquear a invasão da área de multiplicador
- Suporte (Coco Bandicoot, Dr. Neo Cortex e Dr. N Gin) – classe que tem como principal objetivo de reviver os aliados e ativar habilidades especiais de proteção
Em cada classe podemos selecionar personagens que apresentam combos diferentes, ampliando o leque de habilidades e disponibilizando novas estratégias. Pensando nisso, os jogadores poderão subir de nível com cada personagem e desbloquear novos itens através de um sistema de Passe de Temporada com aproximadamente 100 níveis. Para desbloquear o conteúdo adicional, os jogadores deverão vencer inúmeras partidas, concluir missões diárias e até mesmo lutar contra seus advesários no campo de batalha. Como havia mencionado em minha Preview, pude perceber que a progressão e avanço de níveis é extremamente lenta, porém, o jogo não se tornou pay to win com o Passe. Felizmente, a maioria dos itens desbloqueáveis são cosméticos e não afetam na experiência final dos jogadores!
Ao que tudo indica, uma atualização poderá chegar em breve com a adição de novos modos de jogo, personagens e itens cosméticos para personalizar seu combatente favorito!
O maior problema de Team Rumble
Por se tratar de um jogo de serviço, Crash Team Rumble decepcionou os jogadores com a falta de conteúdo e modos de jogo que poderiam tornar a experiência ainda mais agradável. Mesmo com a dedicação da Toys for Bob para manter os servidores ativos nas últimas semanas, é nítido que o jogo não cativa o público e de certo modo afasta por conta de sua repetição contínua. Enquanto isso, Crash Team Rumble poderia funcionar perfeitamente com um modelo de negócios ao estilo free-to-play, onde skins e itens cosméticos poderiam ser vendidos na PlayStation Store e Xbox Store.
Dito isso, a falta de conteúdo é preocupante, tendo em vista que algumas partidas demoram minutos para serem encontradas em meio a um lançamento de uma franquia popular!
Vale a pena jogar Crash Team Rumble MAS ESPERE!
Crash Team Rumble foi uma surpresa agradável para aqueles que aguardavam um novo título multijogador da franquia mas que acabou decepcionando pela falta de conteúdo inicial. Diante desta situação, o jogo acaba afastando o público e tornando-se um título com um futuro duvidoso para aqueles que não pretendem investir horas de gameplay e dinheiro com passes de temporada. Como mencionado nas atualizações, a Toys for Bob já está ciente dos problemas que o jogo enfrenta e em breve novos conteúdos estarão disponíveis para todos os jogadores. Tratando-se de um jogo serviço, é provável que Crash Team Rumble torne-se um título free-to-play para atrair novos jogadores e criar uma comunidade competitiva com os nossos mascotes favoritos!
Crash Team Rumble é um jogo divertido mas que sofre com a falta de conteúdos em seu lançamento. Com as futuras atualizações da Toys for Bob, o jogo poderá se tornar um grande destaque no mercado competitivo!
- Jogabilidade
- Gráficos
- Trilha Sonora
- Desempenho/Servidores