As animações 2D que nos deixaram grudados na TV durante boa parte de nossas infâncias são capazes de gerar uma nostalgia e ânimo incríveis para todo. Quem não lembra de uma época em que os desenhos pipocavam nas telas à nossa frente, divertindo nossas manhãs e nos deixando em êxtase? Combinar estes elementos com o gênero metroidvania pode se mostrar algo ousado, mas que também pode dar certo. Estamos diante de Curse of the Sea Rats, uma aventura curiosa a ser desbravada. O título vale a pena? Vamos descobrir.
Leia também: Conheça EA Sports FC, o próximo capítulo do jogo de futebol
Visuais
Como dito antes, Curse of the Sea Rats possui visuais que lembram uma animação 2D do passado. Os visuais são convidativos, com um ótimo trabalho de arte. Os designs dos ambientes também são muito bons, emulando uma atmosfera aventureira e também repleta de perigos. No geral, podemos dizer que o foco aqui é criar um mundo que atraia o jogador e que o faça lutar neste mundo.
Jogabilidade de Curse of the Sea Rats
Curse of the Sea Rats possui uma jogabilidade inspirada no estilo Metroidvania, o que significa que temos diversas particularidades. É um game de plataforma em 2D com elementos 3D, abordando um enorme mapa com várias áreas, algumas delas sendo até mesmo opcionais e contendo tesouros escondidos.
O level design do game, entretanto, possui algumas problemáticas a serem discutidas. Por vezes ele parece burocrático demais, com passagens e corredores não tão criativos quanto poderiam. Além disso, temos checkpoints realmente descompassados, sendo preciso voltar em muito no game após cada morte.
Controlamos quatro heróis que são ratos, cada um com uma história e habilidades diferentes. É possível usar, a princípio, um ataque básico e um ataque especial. Outro elemento que se destaca é o parry, permitindo atordoar inimigos para depois desferir um poderoso golpe.
Há pontos nos quais é possível transitar por certas áreas do grande mapa do jogo. É possível também comprar habilidades novas e aprimorar as já existentes. Há como comprar itens para a cura de vida e usar moedas especiais para abrir passagens. Cada jogador pode utilizar a estratégia que preferir para tornar a jornada menos punitiva.
Os inimigos são variados, possuindo ataques à distância e também corpo a corpo. Há também os bosses, que não são tão difíceis de se enfrentar. Eles possuem padrões próprios, devendo-se evitar os golpes para depois atacar, repetindo o processo até conseguir prosseguir para a fase seguinte.
História
Temos aqui um grupo de pessoas de diferentes origens que são levados a bordo de um navio para a execução. No percurso, porém, um artefato mágico cai nas mãos erradas e todos se veem transformados em ratos. Se encontrando em uma terra misteriosa após o navio chocar-se contra terra firme, os ratos conseguem uma proposta tentadora: devem realizar um resgate a fim de conseguir sua própria liberdade. É uma história razoavelmente simples, mas que se conecta com os postulados do game a fim de gerar uma boa experiência e entreter.
Desempenho, trilha sonora e localização
No que se refere ao desempenho, o game não apresenta nenhum grande problema, rodando de maneira estável no PS5. É de se notar, porém, que a transição para novas zonas por vezes necessita de uma tela de carregamento que demora alguns segundos. Não é algo que se incomode, mas é de se pensar se o game poderia ter uma otimização adicional para evitar isso.
Quanto à trilha sonora, ela é boa e capaz de empolgar o jogador, embora pudesse se destacar mais em alguns momentos. Já no quesito localização, infelizmente não temos texto em PT-BR, o que pode afastar jogadores brasileiros.
A conclusão para Curse of the Sea Rats
Curse of the Sea Rats é um jogo esperto. Com uma trama aparentemente simples e uma jogabilidade atrativa, o título rapidamente pode se tornar viciante. Problemas de localização, checkpoints e também o desbalanceamento entre alguns personagens podem, porém, minar a aventura. É um game que poderia ser refinado em alguns pontos mas ainda apresenta um bom conteúdo e que vale a pena ser experimentado.
Entre nos grupos da República DG
Obs: Esta review foi feita a partir de uma cópia para PlayStation 5 cedida pela Petoons Studio, a quem agradecemos.
1 comentário
Pingback: Saiba como ganhar produtos gamers da Samsung de “graça” - República DG | O seu lugar favorito na Internet