15 anos se passaram e Dead Space continua brilhando quando o assunto é um Remake fiel ao seu “antecessor”. Com a promessa de inovar o gênero de survival-horror, devo admitir que este se trata de um dos Remakes mais fiéis já feitos na história dos videogames. Isso se deve ao fato do jogo otimizar sua jogabilidade, tornar os ambientes da USG Ishimura ainda mais sombrios e aplicar novos efeitos sonoros de tirar o fôlego. Lançado no dia 27 de Janeiro de 2023 para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC, Dead Space Remake veio para provar que uma boa história pode ser recontada, sem desrespeitar os acontecimentos do clássico. Pensando nestas inovações técnicas, hoje você irá conferir a análise de um dos jogos de terror mais aguardados do ano.
OBS: Pode ficar tranquilo(a), esta Análise/Review é totalmente livre de SPOILERS!
O inferno te espera
Na trama de Dead Space Remake controlamos Isaac Clarke, um engenheiro que recebe a simples missão de inspecionar e corrigir os problemas presentes na Nave USG Ishimura. Ao chegar no destino, a equipe composta por Kendra Daniels, Johnston, Chen e Zach Hammond vivem os piores momentos de suas vidas após diversos ataques dos Necromorfos. Estas terríveis criaturas deformadas dizimaram a tripulação da Nave e transformaram seus corpos em aberrações. Em busca de respostas sobre o paradeiro desconhecido da Doutora Nicole Brennan, sua namorada e sobrevivente dos ataques, Clarke precisa resistir aos Necromorfos e consertar a Ishimura para sair vivo desta enrascada. Durante nossa jornada em Dead Space Remake, muitas descobertas são realizadas através de documentos e arquivos espalhados por cada setor. Além disso, o cruel Doutor Challus Mercer será uma grande peça chave para entender o que está acontecendo na USG IShimura.
Apesar do enredo principal não ter sido afetado com as mudanças de gameplay, a EA Games implementou novas informações sobre a lore do jogo, informações adicionais sobre os inimigos e histórias secundárias de sobreviventes da Nave. Desta maneira, os jogadores poderão explorar os novos ambientes que não estavam presentes no título original e se deliciar com um final alternativo que ficará disponível ao concluir o New Game+. Este final exclusivo do Remake acaba gerando uma grande expectativa para os fãs que se decepcionaram com o desenrolar de Dead Space 3. Tudo isso é questão de tempo até o próximo Remake dar as caras nos consoles de nova geração. Até lá, será que teremos alterações significativas em sua narrativa ou a EA seguirá a risca? Infelizmente esta questão só poderá ser respondida nos próximos anos!
Uma USG Ishimura de cara nova!
Esqueça tudo aquilo que você presenciou em 2008! A USG Ishimura está de cara nova, possibilitando que os jogadores explorem novas áreas que não estavam disponíveis na versão clássica. Nestas áreas, os jogadores terão acesso a arquivos da história, gravações em fitas, munições e até mesmo objetivos secundários que beneficiam o jogador com troféus/conquistas. Estas pequenas adições tornaram o ambiente ainda maior e mais assustador, fazendo com que os jogadores fiquem aflitos e com a sensação de estarem sendo perseguidos pelos Necromorfos.
O Level Design também sofreu alterações significativas, interligando áreas que podem ser exploradas futuramente com habilidades que desbloqueiam portas que possuem um nível de acesso. Resumindo este tópico, a EA foi capaz de recriar um mundo do zero sem alterar sua essência e consequentemente aumentar o tempo de duração do game graças a este novo modo de exploração. Uma grata surpresa para os fãs mais nostálgicos da franquia!
Habilidades e melhorias para o arsenal
As habilidades e melhorias para o arsenal estão presentes durante toda a nossa jornada em Dead Space Remake e são essenciais para sobreviver a cada capítulo. Sim, é isso mesmo que você ouviu! Cada capítulo que passa, os inimigos se tornam mais resistentes, sendo necessário encontrar a maior quantidade de Nódulos para realizar upgrades benéficos no traje ou no arsenal. Vale ressaltar que o jogo possui 7 armas e cada uma delas conta com um ataque especial. Confira abaixo:
- Cortadora de Plasma – a pistola mais utilizada pelos jogadores e que pode ser adquirida durante os primeiros minutos de gameplay.
- Rifle de Pulso – uma “metralhadora” automática poderosa que pode ser adquirida no Capítulo 2 após a morte do NPC.
- Serra – a melhor arma para desmembrar inimigos a curta distância que pode ser adquirida no Capítulo 3.
- Lança-Chamas – queimar os inimigos se tornou uma das maiores diversões de Isaac Clarke. Esta arma pode ser encontrada durante o Capítulo 3.
- Raio de Contato – esqueça as munições e mande os inimigos pelos ares. Arma localizada no Capítulo 4 após adquirir o Certificado de Segurança para o nível 2.
- Canhão Linear – se o inimigo te pressionar, nada melhor do que derrubá – lo com o Canhão Linear! Localizado no Capítulo 5 após a Boss Fight.
- Canhão de Energia – um único tiro basta para executar os Necromorfos! A última arma do game está localizada no Capítulo 6.
Além das armas, os jogadores terão acesso ao Módulo Kinesis que permite mover grandes objetos, tanques explosivos e portas secretas. Muitos equipamentos devem ser utilizados com sabedoria para evitar o desperdício de munição em combates contra hordas. Acredite em mim, poupar munição é essencial em Dead Space Remake!
Gráficos de Dead Space Remake
Aliado a uma atmosfera sombria, Dead Space Remake combina com elementos grotescos e transforma o terrível em algo magnífico! A empresa decidiu “brincar” com a iluminação do game para tornar a Nave Ishimura ainda mais assustadora e manter o nível de tensão ainda maior. Ao jogá-lo, pude sentir a preocupação da empresa em impressionar o espectador com os mínimos detalhes do mapa. O jogo foi capaz de atingir seu desempenho máximo no PlayStation 5, tornando inacessível um port para os consoles de antiga geração.
Os modelos de personagem e Necromorfos também merecem seu devido destaque graças a repaginada realizada pela Motive Studios! É possível notar os detalhes dos corpos e os órgãos expostos após mutilar diversos inimigos. Surpreendentemente, os desenvolvedores de Dead Space afirmaram em uma entrevista que viram cenas de mutilações e desmembramentos reais para tornar a experiência ainda mais imersiva e atrativa. Bizarro ou não, isso deu muito certo!
Vale ressaltar que o jogo possui um Modo de Desempenho capaz de reduzir a qualidade e texturas para manter os 60 quadros por segundo.
Efeitos Sonoros de Dead Space Remake
Se você jogou a versão de 2008 com certeza lembrará o quão horripilante ela era. A questão é que agora se tornou ainda mais perturbadora! Isaac Clarke poderá escutar vozes que parecem vir de sua cabeça, além de barulhos na tubulação da USG Ishimura. Todos estes efeitos sonoros transformam a nossa jornada em algo caótico e remetem a uma sensação de perseguição constante. Afinal, a pergunta que não quer calar… quando estamos sendo perseguidos? É essa impressão que o jogo irá causar!
Desempenho
A parte técnica de Dead Space Remake não deixa nada a desejar! Durante minha jogatina não presenceei nenhum bug ou queda de desempenho, o que torna a experiência ainda mais imersível e agradável. Embora tenha recebido a versão de PlayStation 5, pude realizar os testes na versão de PC e me surpreendi com o resultado rodando no Ultra em 4K. Vale ressaltar que o jogo permanece bem otimizado utilizando o DLSS, causando uma boa impressão para os jogadores que possuem um PC mais fraco.
Vale MUITO a pena jogar Dead Space Remake!
Com boas intenções, Dead Space Remake se tornou um jogo obrigatório para todos os proprietários de um console de nova geração. Superando seu antecessor com belíssimos gráficos e uma nova ambientação, ficou claro que a EA seguiu sua receita de sucesso ao pé da letra para que este se tornasse um dos melhores Remakes do mercado de games. Infelizmente o jogo possui um valor pouco atrativo nas lojas digitais mas que faz jus a experiência de aproximadamente 15 horas de duração. Caso você não seja um fã do gênero survival-horror, recomendo dar uma chance em uma futura promoção. Ao que tudo indica, o universo de Dead Space está pronto para crescer ainda mais e corrigir os problemas do passado com o desastroso Dead Space 3. Mas e aí? O que você está fazendo lendo esta Review até aqui? Compre o jogo imediatamente e prepare-se para viver uma das experiências mais assustadoras de toda sua vida!
Obs: Esta análise foi realizada com um código do jogo para PS5 cedido gentilmente pela EA Games!