O poder de uma marca pode não raro cruzar gerações inteiras. A paixão, a vontade de jogar e a diversão são marcas de franquias que duram décadas. FIFA, por muitos anos, não só foi o nome da entidade máxima do futebol como também denominou uma das sagas de jogos mais famosas de todos os tempos. Foi em 1993, com o primeiro FIFA, que legiões de jogadores se apaixonaram. Não foi por acaso que muitos foram tomados de surpresa quando souberam que a franquia mudaria de nome, para EA Sports FC.
A preocupação dos fãs era que o game sofresse de alguma alteração radical algo que já havíamos visto isto no antigo Pro Evolution Soccer e que resultou em um resultado amargo. Felizmente, o EA FC Sports 24 não sofre deste problema e se prova um refinamento das experiências anteriores do FIFA. Vem comigo nesse review de EA Sports FC 24!
Visuais mais cinemáticos
As mudanças entre o FIFA 23 e o EA Sports FC 2024 aparecem logo em seu início. A organização do menu inicial é bem diferente, com o novo game tendo os modos de jogo dispostos em vertical e não horizontalmente. A mudança é positiva e construída de maneira a ser mais fácil encontrar o que o jogador busca. No FIFA 23, as coisas não eram tão intuitivas assim. Vários menus estão agora diferentes, promovendo maior praticidade.
Além da organização dos menus temos cenas de jogadores se movendo em campo enquanto passamos o cursor ou o controle pelos modos que vamos selecionar. De fato, boa parte do game busca passar ao jogador uma experiência mais cinematográfica, como se estivéssemos jogando a todo momento um grande evento televisionado. Isto se traduz em cenas de bastidores envolvendo sequências no vestiário e dos torcedores em um estádio, cenas do técnico apresentando táticas e até momentos em primeira pessoa nos quais o árbitro penaliza um jogador com cartão. Para citar outro exemplo, informações do jogo e previsões sobre o rumo da partida são exibidos dentro do campo, de modo imersivo. Mudanças positivas!
No quesito gráfico, o que já era bom ficou ainda melhor com detalhes ainda mais realistas em jogadores e técnicos. Há ainda uma certa dissonância entre alguns modelos de jogadores e outros, porém, enquanto alguns são muito fidedignos à realidade, a exemplo de Vini Jr., outros parecem mais com manequins genéricos. Felizmente, a qualidade aqui ressoa em grande estilo e exibe partidas com visuais incríveis. Ponto positivo para a torcida, que reage e canta de maneira organizada e realista. Não há aqui nenhuma mudança revolucionária, mas os pequenos detalhes introduzidos pela EA acabam por tornar a experiência mais valiosa.
De modo geral, muita coisa permanece a mesma e foi reaproveitada do FIFA 23, dando um toque de familiaridade bem-vindo e que faz os jogadores sentirem que as mudanças realizadas foram para ajustar os ponteiros, e não para promover uma ruptura radical.
Algo que me desagradou, entretanto, foi a remoção das entradas completas dos times no gramado. Este tipo de evento ocorria de maneira lenta, com toda a pompa possível, e foi substituído por uma entrada rápida. Em prol da praticidade, a tradição acabou sendo deixada um pouco de lado. Pode não ser a melhor escolha, uma vez que era sempre legal ver a entrada de seu time em um jogo da UEFA Champions League, por exemplo.
Jogabilidade ampliada
Quando falamos de um game de futebol, invariavelmente temos de levar em conta o recheio do bolo: as partidas e como elas são disputadas. Tive acesso a games casuais e em campeonatos e modos distintos contra a IA e jogadores reais e não pude atestar grandes mudanças em relação ao FIFA 23.
Entretanto, algumas coisas são dignas de nota. Senti que ficou mais fácil de se chegar ao gol em algumas ocasiões. Ao mesmo tempo, a defesa dos times nos quais joguei operou de maneira mais agressiva e fazendo pressão, o que acabou rendendo momentos de vulnerabilidade perante o adversário. Os passes, definidos por padrão para terem um tipo específico de assistência, acabavam não sendo tão responsivos. São questões ajustáveis e calibráveis, mas é curioso que exista essa diferença entre o EA Sports FC 24 e o seu antecessor. Outra diferença que percebi é os escanteios que estão mais fechados e exigem cuidado e malícia maiores para serem realizados satisfatoriamente. O fantasma do handicap não teve vez na minha jogatina, pelo menos não durante as partidas que joguei. Não senti o algoritmo reequilibrar artificialmente o game.
A jogabilidade ainda é influenciada pela Hypermotion V, evolução da Hypermotion 2 e que traz mais realismo ao game com o uso de IA para definir pequenos aspectos e movimentos dos jogadores. Não notei muita mudança na prática, mas o polimento é algo positivo.
Estilos de jogo
Algo que está mais aparente no EA Sports FC 24 são as habilidades dos jogadores, estando evidenciada nos chamados estilos de jogo. Estes são espécies de atributos que jogadores têm e que podem ser usados para que se usem as melhores táticas em campo, surgindo de uma maneira mais ativa em campo. Vale lembrar que os melhores jogadores ainda possuem estilos de jogo diferenciados, estando um degrau acima dos demais e desempenhando técnicas com maior talento.
Modo carreira
Ambos os modos Carreira sofreram ajustes específicos nos menus e também em suas essências. No modo carreira de manager, por exemplo, existem novas cutscenes e uma recalibração das sessões de treinamento, além de um olhar mais tático para com a equipe que o jogador está gerenciando. Atualizações também ocorrem no modo carreira próprio para um jogador, onde a experiência de se tornar uma estrela envolvendo desfile de troféus e personalidade própria está refinada.
Review de EA Sports FC 24: O multiplayer
O componente online continua mantendo os modos anteriores como temporadas, amistosos online, Clubs e Volta. Estes dois últimos, por sinal, estão ainda mais divertidos e capazes de tornar a experiência no EA Sports FC mais diversificada.
No geral, o componente online na maioria dos modos se comportou de maneira competente. Vale lembrar que para a análise foi utilizado um cabo de conexão de internet plugado ao console, o que ajuda a gerar jogos mais estáveis.
Ultimate Team
O modo Ultimate Team retornou, com a tradicional proposta de permitir que o jogador crie seu time e monte um elenco cada vez mais poderoso a partir de microtransações. Embora em algumas partidas online eu tenha percebido dificuldades para encontrar jogos, no geral este modo se comportou bem.
Além de buscar acompanhar a evolução dos jogadores, o Ultimate Team deste ano promoveu uma grande mudança: a possibilidade de times mistos, ou seja, com homens e mulheres. Esta foi uma decisão que não foi bem recebida por parte da comunidade, mas na verdade não é algo que não vai mudar o game substancialmente. A construção de um elenco mais forte e poderoso ainda está lá, com jogadoras de alto nível como adição. Como o Ultimate Team busca uma abordagem mais livre, com elencos que podem ter todo o tipo de jogador, o modo não foge muito da sua premissa neste novo ano.
Abaixo você pode ver uma lista dos valores para comprar moedas no EA FC Sports 24:
As microtransações aqui se tornam cruciais para criar um time competitivo e conseguir os jogadores mais desejados.
Localização, desempenho e trilha sonora
EA Sports FC 24 não traz grandes mudanças no que diz respeito à localização, mantendo os menus bem traduzidos para o português e não apresentando problemas nesta área. Na narração, Gustavo Villani e Caio Ribeiro apresentam a altíssima qualidade de sempre. Foi interessante ver algumas novas falas que não havia ouvido antes no FIFA 23, mas não posso confirmar se são exatamente novas. O que importa é que a narração continua dinâmica e empolgante.
Já no desempenho, é preciso realizar algumas ressalvas. Encontrei bugs em minha jogatina, alguns que acabaram afetando partidas. Para começar, o áudio da torcida e do estádio se mostrou muito alto, várias vezes encobrindo a narração. A solução foi diminuir o volume da atmosfera do jogo. Em outra oportunidade, o goleiro do time adversário ficou invisível e isso dificultou as jogadas de ataque. Em um terceiro momento, o gatilho R2 do DualSense se mostrou rígido quando não deveria, prejudicando o time. Não foram bugs que ocorreram com frequência e sabemos que FIFA 24 é um jogo que terá suporte por um bom tempo, mas é importante que a EA faça as correções necessárias a fim de evitar dor de cabeça para os jogadores.
Na trilha sonora o material é incrível, seguindo o padrão da franquia. São dezenas de músicas, com melodias dos Rolling Stones, Major Lazer, Baco Exu do Blues entre outros.
Review de EA Sports FC 24: Vale a pena!
Há um ditado que diz “Quanto mais as coisas mudam, mais elas se tornam as mesmas”. O novo EA Sports FC 24 pode ser a maior prova disso. Enquanto faz uma tímida evolução nos gráficos e jogabilidade, esbanja novos menus e busca imergir o jogador em uma experiência memorável.
Os avanços são justificáveis para a compra do game? Esta é uma decisão que cabe ao jogador. Manter os elencos atualizados é sempre importante, além de vivenciar os aprimoramentos que solidificam a franquia. Mesmo não oferecendo uma experiência radicalmente diferente do FIFA 23, EA Sports FC 24 permanece na vanguarda dos jogos de futebol e se mostra um produto de qualidade que merece ser jogado. Vale a pena!
Obs: A análise foi feita em um PlayStation 5 com uma cópia cedida pela EA, a quem agradecemos.
Está de olho nos melhores descontos em games e acessórios? Então não perca tempo e economize:
EA Sports FC aprimora o que já era bom e é lançado com o pé direito. De um jeito ou de outro, ainda é a franquia que conhecemos.
- Jogabilidade
- Desempenho
- Visuais
- Trilha Sonora
- Multiplayer