Sou apaixonado por esportes. Gosto de acompanhar quase tudo o que passa nos grandes torneios, independentemente da modalidade, mas tenho algumas paixões em especial, e uma delas é o futebol americano.
Esse é um dos esportes mais definidos por detalhes e táticas que existem e, por consequência, a franquia Madden, desenvolvida pela EA, quase sempre consegue traduzir muito bem a experiência real para a simulação virtual.
Essa introdução serve para levantar uma questão: será que o EA Sports Madden NFL 26 realmente apresenta uma evolução em relação aos jogos anteriores e vale o seu dinheiro?
É o que você vai descobrir a seguir neste review. Portanto, let’s go!
A experiência NFL
Você, caro leitor, que não tem tanto domínio do esporte ou tem curiosidade em tentar entender, de cara eu não recomendo que entre no jogo buscando isso, e vou te explicar os motivos.
O primeiro e mais óbvio é que o jogo está totalmente em inglês, sem nenhuma tradução para o português. E por que já digo isso logo no início do review?
A resposta é simples. Por ser um esporte americano, todos os termos técnicos, seja de uma falta, de uma jogada terrestre, de um passe ou das opções defensivas, estão em inglês.
Por isso, a primeira dica que dou para quem pretende jogar é: aprenda o básico do esporte, seja por meio de vídeos no YouTube ou acompanhando uma transmissão oficial. Garanto que a experiência será completamente diferente de entrar no jogo sem nenhum conhecimento prévio.

O segundo motivo é que o jogo parte do pressuposto de que quem vai jogar já sabe o básico do esporte. Isso se reflete de diversas maneiras, mas a principal está na forma como você escolhe as jogadas ofensivas e defensivas.


O terceiro motivo é que até para mim, que já conheço outras entradas da franquia, foi um pouco difícil entender os menus dos modos de jogo. Demorei um tempo para me acostumar, mas depois disso tudo fluiu com naturalidade.
Já falei dos motivos para não entrar como leigo no jogo, então agora vamos para a parte boa: por que você deve jogar Madden NFL 26? O principal motivo é que o jogo transmite quase 100% da sensação de assistir a uma transmissão oficial da NFL.
Para quem gosta do esporte, é um verdadeiro parque de diversões. A seguir, vou detalhar os modos de jogo e posso garantir que, seja nos modos solo, em co-op ou no PVP, todos oferecem diversão à sua maneira.

Starplayer e Franchise
Eu decidi desmembrar os modos no review porque alguns merecem um destaque próprio. O primeiro modo é o Starplayer, que em tradução literal significa “jogador estrela”, e é exatamente isso que você será: trata-se do modo carreira de Madden NFL 26.
Nele, você constrói toda a build do seu atleta, ajustando os atributos e escolhendo o estilo de jogo de acordo com cada posição disponível. As posições são: QB (quarterback), RB (running back), WR (wide receiver), CB (cornerback) e SS (safety).
O jogador pode criar um atleta em cada uma dessas posições, não de forma conjunta, mas um de cada vez, desenvolvendo sua trajetória em uma experiência completa de ser um astro da NFL.

Dentro do Starplayer, o jogador pode cumprir diversas quests, no estilo de um RPG, com o objetivo de ganhar experiência. Ao subir de nível, esses pontos se transformam em atributos de evolução que devem ser distribuídos nas características do seu atleta.
Por exemplo, na imagem a seguir, criei um quarterback e sempre priorizei evoluir os atributos mais importantes para essa posição dentro da build que montei.

Esse modo é bastante divertido e, caso você dedique um tempo a ele, poderá se entreter por várias horas ou até mesmo por meses. O outro modo que merece destaque é o Franchise, no qual você assume o papel de head coach de qualquer franquia da NFL e simula uma temporada completa.
Nesse modo, suas decisões impactam diretamente no desempenho da equipe, incluindo trocas de jogadores, cortes antes de cada partida, planos de jogo para diferentes adversários, semanas de treino e muito mais. O Franchise pode ser comparado à saudosa Master Liga, garantindo também inúmeras horas de diversão.

Ultimate Team
Se você conhece o EA FC, já deve estar familiarizado com o modo Ultimate Team, no qual é possível montar um time do zero, escolher uniformes de clubes reais, definir o nome da equipe e trocar cartas de jogadores em busca do melhor elenco possível.
Nunca fui fã desse modo nos jogos da série EA FC, mas no Madden 26 acabei me apaixonando. No momento em que escrevo este review, o jogo oferece diversos desafios semanais que precisam ser concluídos para evoluir os passes disponíveis.
O mais interessante é o quão recompensador se torna quando você conquista um pacote com um jogador lendário e consegue colocá-lo diretamente no time titular.

Como você deve saber, o mercado do Ultimate Team está sempre atualizado com novas ofertas, incentivando a aquisição de Season Pass para agilizar recompensas e melhorar o time de forma mais rápida. Posso garantir que, pela primeira vez, estou considerando investir nisso nas próximas temporadas.
A primeira temporada está ativa no momento e termina no final de setembro, e como estou totalmente focado em evoluir meu time, esse foi o modo que mais joguei durante o período de análise para este review.
Depois de tudo isso, você pode se perguntar: como usar o seu time no jogo? A resposta é simples. O jogo oferece desafios, como mencionei antes, que servem para avançar nos passes de temporada e desbloquear pacotes para evoluir o time.

Outra forma de uso é jogando contra a CPU, que nos primeiros níveis é bem fácil, mas aumenta a dificuldade à medida que você progride, tornando os desafios divertidos e desafiadores. Por fim, há a opção de jogar partidas ranqueadas contra outros jogadores de Ultimate Team, subindo divisões e enfrentando adversários mais fortes.
Eu, até o momento, ainda não enfrentei outros players, pois estou focado em evoluir completamente meu time, mas certamente farei isso nas próximas semanas.
Além dos jogadores, existem cartas de habilidades de times que evoluem os atributos dos atletas, pacotes de uniformes, estádios, treinadores e muito mais. Tudo é organizado de forma intuitiva, permitindo que você tenha 100% de controle sobre como deseja jogar, trocando treinadores, playbooks ofensivos e defensivos, entre outras opções.
O jogo oferece total liberdade na gestão do seu time. É extremamente divertido, mas reforça o que mencionei no início: este modo exige que o jogador conheça bem os conceitos do futebol americano para aproveitar tudo que ele oferece.
Parte Técnica
Só para registrar, Madden NFL 26 oferece os modos Qualidade e Performance, e eu optei pelo modo Performance. O jogo rodou maravilhosamente bem, sem bugs ou quedas de desempenho.

Na parte sonora, o jogo é um espetáculo. O som ambiente dos estádios é muito bem feito, os efeitos sonoros são realistas e a narração se destaca, tornando toda a experiência auditiva impecável e digna de elogios.
Review de EA Sports Madden NFL 26 – Vale a Pena?
Madden NFL 26 definitivamente vale a pena para quem já entende do esporte e para quem quer se desafiar nos diversos níveis de jogo disponíveis.
Porém, se você é iniciante, recomendo buscar informações antes de se aventurar no universo do Madden 26. Posso garantir que, assim que você compreender melhor o esporte, a experiência será muito divertida e envolvente.
Madden NFL 26 é, sem dúvida, o melhor jogo da franquia nos últimos 10 anos.
Embora seja desafiador para iniciantes, oferece a melhor simulação do esporte e é altamente recomendado para qualquer fã de futebol americano.
Pontos Positivos
- A melhor gameplay da franquia nos últimos anos
- Modos single player mais intuitivos para o jogador
- Simulação praticamente perfeita de uma partida real
Pontos Negativos
- Jogo totalmente em inglês
- Não é indicado para iniciantes no esporte
- Performance
- Gráficos
- Gameplay
- Parte Técnica