Ser fã de esportes automobilísticos é algo que realmente pode ser muito empolgante, com diversas vertentes e modalidades. Eu, por exemplo, sou fã de Fórmula 1 e, sempre que posso, acompanho as corridas em si e os bastidores. As corridas não se materializam na nossa frente, elas passam por um processo que envolve o deslocamento de equipes, a compra e manutenção de materiais e também todas as discussões que significam colocar determinado piloto dentro do cockpit. E se você conhece esportes sobre rodas mais a fundo, a palavra “rally” não será desconhecida. Trata-se de uma prática menos ortodoxa e que traz diversos tipos de terrenos ao já tão conhecido asfalto: lama, areia e até neve! O rally também promove uma variedade de veículos ímpar, podendo apresentar espetáculos realmente incríveis. Não é por acaso que a FIA, entidade máxima no automobilismo, tem um campeonato mundial para o rally: é o WRC, o World Rally Championship. E, se você também conhece a EA, a famosa Eletronic Arts, sabe que a companhia produz vários títulos de esportes, sendo o mais famoso o EA Sports FC (antigo FIFA). Tendo a licença do WCR, a EA criou o EA Sports WCR. Será que o game entrega? Vamos descobrir.
Visuais
Os visuais em termos gráficos são muito interessantes, com o ambiente reproduzindo com fidelidade diversos ambientes que vão desde a um mais arenoso até uma floresta no hemisfério norte coberta de neve. Nesse sentido o trabalho é muito competente, com iluminação boa e também um cuidado nas coisas que acontecem ao redor do carro. Modelos de personagens que são da equipe ou da torcida são bem feitos e comprovam um esforço do jogo em parecer bom não só nas pistas, mas também em todo o ambiente que o cerca. Em relação aos modelos dos carros, devemos destacar a competência das texturas e das cores, com tudo tendo um tratamento realmente de boa qualidade. Claro, não é um jogo que se assemelha a um Forza, por exemplo, mas é competente.
Jogabilidade
A jogabilidade de EA Sports WRC é interessante, oscilando entre um simulador e um arcade. Como isso se traduz nas pistas? Quando corremos, os controles são mais soltos, não muito punitivos caso nos atentemos a fazer a coisa certa. Entretanto, não é a mesma liberdade de um jogo mais arcade de corrida, o que é algo que precisa ser pontuado.
A dirigibilidade é executada em pistas que podem demorar bastante para serem concluídas, apresentando um modelo diverso do tradicional apresentado em outros games. Não temos um traçado para indicar o caminho na pista, o que é apresentado são instruções no topo da tela e também por meio de instruções da equipe. Bem interessante e que traz uma camada de realismo sem sacrificar boas corridas.
Temos vários modos nos quais podemos correr e gerenciar nossa própria equipe. Lembram quando eu mencionei a questão dos bastidores? Pois é, isso é bem presente aqui. Quando entramos no Modo Carreira, devemos nos atentar não só a correr bem: a parte técnica como peças e a estrutura do carro são pontos a serem observados. Podemos levar membros da equipe conosco e temos um orçamento que deve ser gerenciado com cuidado.
Para além do Modo Carreira, existe um modo de campeonato e também um modo “quick”, onde podemos disputar sem maiores preocupações. Há um componente multiplayer, onde nos colocamos à prova contra amigos em sessões de convidados, e até mesmo um modo no qual podemos construir nosso próprio carro. De maneira semelhante a outros games de corrida, temos moedas com as quais podemos personalizar nossos pilotos. Bastante conteúdo!
Localização, trilha sonora e desempenho em EA Sports WRC
No que se refere à localização, temos uma bola fora aqui. O game não possui suporte a legendas PT-BR, obrigando o jogador a se familiarizar com o inglês. Pode ser difícil para novos jogadores, que devem se adequar a uma linguagem própria das pistas e também dos carros, o que pode acabar sendo uma barreira. Sabemos que o jogo pode ser relativamente nichado, mas ainda assim faltou um cuidado para uma localização relativa ao nosso idioma. Também considerei a trilha sonora relativamente fraca, não exibindo o potencial do jogo e podendo melhorar. Já no que se refere ao desempenho, o game rodou na maior parte do tempo de forma estável no PlayStation 5. Ocasionalmente, porém, surgiram algumas quedas de frames que foram notáveis, infelizmente.
Conclusão
EA Sports WRC é um jogo competente de corrida, demonstrando domínio das pistas e fazendo bom uso da licença da FIA. Entretanto, um componente multiplayer mais robusto, um melhor desempenho e uma localização PT-BR fariam toda a diferença aqui.
Obs: A análise foi feita em um PlayStation 5 por meio de uma cópia fornecida pela publisher, a quem agradecemos.
Leia também:
Está de olho nos melhores descontos em games e acessórios? Então não perca tempo e economize:
EA Sports WRC é um bom jogo de corrida, explorando o gênero rally com uma interessante seleção de pistas e carros. Localização PT-BR e alguns problemas de desempenho minam o título, entretanto.
- Jogabilidade
- Desempenho
- Visuais
- Trilha sonora