Apesar de ter contato com poucos JRPG’s baseados por turno, Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes acabou se tornando uma grata surpresa em 2024, surpreendendo até mesmo aqueles que nunca tiveram contato com a franquia. Com um estilo de arte única, personagens carismáticos e momentos de pura tensão com combates épicos, o jogo se tornou um grande tributo aos fãs de Suikoden.
Faltando apenas 2 meses para o lançamento oficial do game, o diretor de Eiyuden Chronicle e criador de Suikoden, Yoshitaka Murayama, acabou falecendo devido à complicações causadas por uma doença que não foi revelada ao público. Desta forma, seu legado ficará marcado para sempre com um dos títulos mais bonitos e impactantes de 2024, comovendo o público através uma narrativa imersiva e repleta de personagens marcantes.
Além das novidades da franquia (se comparadas ao seu antecessor), o jogo oferece legendas em Português do Brasil, facilitando o acesso para os jogadores que não possuem conhecimento da língua estrangeira. Vale ressaltar que o game oferece inúmeros diálogos com NPC’s, criando diversas possibilidades em um universo mágico e repleto de conflitos políticos.
Prepare-se para conhecer Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes, o JRPG mais bonito dos últimos anos!
Esta Review foi produzida graças a um código de PS5 cedido gentilmente pela 505 Games!
Pode ficar tranquilo(a), esta análise é totalmente livre de SPOILERS!
Um mundo em conflito
Em Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes controlamos Nowa, um jovem guerreiro habilidoso que recebe a tarefa de proteger artefatos misteriosos intitulados de “Lentes Rúnicas”, oferecendo um grande poder para aqueles que o obtiverem. Em uma terra devastada pelos conflitos do Império Galdeano, diversas criaturas e inimigos causarão um grande impacto na vida do jovem. Com este contexto, Nowa é obrigado a se tornar um guerreiro excepcional e liderar grandes tropas com protagonistas que se aliarão a nossa causa no intuito de proteger os artefatos e vingar a morte dos inocentes.
Com o controle e a força total do Império Galdeano, diversas nações foram obrigadas a ceder suas terras em troca de proteção as ameaças constantes que afetam a população. Nossos protagonistas são encarregados de explorar estas aldeias e vilarejos para recrutar novos heróis para o combate. Mas não pense que esta será uma tarefa fácil! Similar aos RPG’s que utilizam o combate por turnos, os jogadores cruzarão diversos inimigos durante a sua viagem, dificultando o acesso a novas áreas.
Além dos combates, o jogo utiliza uma mecânica presente em jogos de RTS (Real Time Strategy), tornando a gameplay ainda mais tática com os duelos entre Impérios. Neste combate, os jogadores deverão assumir as tropas aliadas utilizando a movimentação em pequenos quadrados até chegar aos generais do Império. Embora ofereça uma mecânica simples, o combate é extremamente divertido, fazendo com que suas jogadas sejam calculadas para evitar a morte de seus aliados. Para os jogadores que já estão familiarizados com as mecânicas de RTS, os combates serão relativamente simples e não apresentarão grandes dificuldades.
Conforme progredimos, Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes introduz novas mecânicas de combate, além de adicionar novos personagens jogáveis à campanha (Marisa e Seign Kesling). Isso proporciona uma nova visão sobre a vida pessoal dos protagonistas, abordando dilemas éticos e morais. Os desafios enfrentados por alguns dos personagens principais espelham pequenas decisões do nosso dia a dia, criando uma conexão indireta com os jogadores.
Em suma, Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes se destaca por sua narrativa bem construída, criando diálogos envolventes e explorando a individualidade de cada personagem. Todos esses elementos contribuem para estabelecer uma conexão mais profunda com os jogadores!
Um combate envolvente
Como mencionado anteriormente, Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes apresenta um sistema de combate por turnos e inclui mais de 100 personagens jogáveis que podem ser recrutados ao concluir as missões principais, entregar itens específicos para o personagem ou até mesmo através de uma exploração minuciosa pelo mapa.
Seguindo a cartilha dos JRPG’s clássicos, os jogadores poderão montar sua equipe com até 6 personagens ativos em combate e 5 personagens indiretos que oferecem habilidades especiais. Nas batalhas podemos realizar comandos para os personagens, sendo eles:
- Atacar – golpe principal dos aliados, causando dano com um ataque normal;
- Lente-rúnica – ative uma lente-rúnica para causar dano com um ataque especial (estas habilidades consomem SP e MP);
- Defesa – assume uma posição defensiva para receber metade do dano causado pelo inimigo;
- Item – menu interativo para selecionar poções especiais, itens de cura e até mesmo cura de envenenamento;
- Combo de Herói – cria um combo especial com um aliado da equipe para causar dano crítico em um inimigo (necessário uma combinação de aliados da equipe);
- Automático – habilita o combate automático e permite que o jogo realize os melhores comandos durante a batalha;
- Fugir – fuja de um combate para evitar perdas na equipe.
O jogo também permite realizar ações de esquiva ou utilizar objetos de cenário para causar dano nos inimigos. Além disso, você também pode optar por proteger um membro da equipe ao se posicionar na frente e prevenir um ataque desferido pelo monstro.
Apesar de incorporar mecânicas familiares do gênero JRPG, o sistema de combate de Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes impressiona em todos os aspectos, graças à diversidade de combos que podem ser executadas com 120 aliados que se unem ao grupo. Para criar um vínculo ainda maior com a equipe, é ideal analisar todas as possibilidades e criar combinações de guerreiros para tornar o combate ainda mais eficiente.
À primeira vista, o jogo impressiona em todos os detalhes, garantindo uma ampla variedade de inimigos, chefes e até mesmo itens que podem ser coletados ou adquiridos pelos jogadores. Vale ressaltar a importância de comprar itens de cura, já que em muitos momentos da gameplay os jogadores não terão a oportunidade de retornar para as cidades para obter itens especiais. Esteja sempre atento ao seu inventário e evite dores de cabeça futuras!
No entanto, nem tudo é perfeito… Durante minha experiência geral com o game, pude notar que a progressão de nível é muito lenta e não traz grandes mudanças ao subir de nível. Para potencializar os ataques e infligir danos críticos, sugiro realizar upgrades no Ferreiro (disponível nas cidades), experimentar novas runas para encontrar a que melhor se adapta ao seu combatente, e fazer alterações frequentes na armadura ou equipar pulseiras que podem ser adquiridas em lojas.
Outro aspecto que pode tornar a experiência um pouco massante é a grande quantidade de interrupções por combates ao navegar pelas cidades presentes em Eiyuden. Embora essa mecânica seja comum em muitos outros jogos do gênero, a frequência dos combates pode tornar o jogo frustrante, levando os jogadores a optarem pelo combate automático ou o sistema de fuga.
O conteúdo secundário
Talvez o maior problema de Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes seja o seu conteúdo secundário raso. Apesar de parecer divertido, o jogo não possui um sistema de questlines. Isso significa que, ao pegar uma missão para recrutar um aliado, o jogo não fornece um sistema de busca ou informações sobre a localização do item solicitado. A falta deste sistema pode acarretar na desistência da procura do item em um mundo aberto repleto de possibilidades. Além disso, o jogo não apresenta “missões secundárias”, criando apenas um sistema de loop eterno pela busca de novos combatentes para a equipe.
Mesmo com a falta destes recursos, os jogadores terão acesso a mini-games que podem acabar “suprindo” estas necessidades. Para desbloqueá-los, é necessário realizar upgrades em seu castelo, utilizando recursos que são coletados pelos NPC’s e novas bases que só podem ser construídas ao aliar recrutas específicos.
O jogo também oferece um mini-game de pesca que poderia ter sido aprimorado em sua versão final. Para pescar, os jogadores deverão identificar os locais de pesca (marcados no mapa), jogar a isca na água e aguardar o movimento do peixe para então pressionar o botão X/A do controle e efetuar a captura. Esta mecânica parece ultrapassada, entretanto, diversos outros jogos foram capazes de implementar um sistema mais eficiente e divertido para a pesca!
O jogo oferece mini-games que garantem recursos e itens especiais. Dentre eles, podemos destacar:
- Corrida com animais;
- Lutas contra os treinadores de beigoma (mini-game com “Beyblade”);
- Jogo de Cartas;
- Corridas de Shi’nave;
- Simulações.
Para aqueles jogadores que buscam uma experiência imersiva, sugiro realizar as tarefas secundárias para obter vantagens nos combates futuros. Acredite em mim… o jogo se torna cada vez mais complexo à medida que progredimos. Dito isto, prepare-se com suas Runas, faça melhorias na sua espada, escolha a melhor equipe para cada situação e adquira o maior número possível de poções!
Gráficos deslumbrantes
Se você é um entusiasta de RPGs clássicos, certamente reconhecerá a influência artística dos desenvolvedores! Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes apresenta gráficos em pixel art, combinando a movimentação 2D com elementos 3D. É possível notar também um mundo bem vivo com a utilização de diversas cores vibrantes que tornam os cenários ainda mais atrativos.
Visualmente, o jogo entrega uma experiência única e que está em falta no mercado de games, criando uma nova tendência para futuros RPG’s de turno que bebem da mesma “fonte”.
As áreas também foram muito bem detalhadas, com a adição de objetos de cenário que criam ainda mais profundidade em áreas internas e externas. Com esta fórmula aplicada, é possível perder horas e horas para explorar ou apenas para tirar screenshots da tela em belíssimas áreas!
Trilha sonora marcante
Como todo JRPG clássico, a trilha sonora não poderia ficar de fora dessa! O jogo realiza pequenas transições sonoras durante o combate e a exploração, criando efeitos sonoros agradáveis e correspondentes a atual situação vivida pelo jogador.
A trilha sonora foi composta por Motoi Sakuraba, responsável pela produção de músicas em títulos como Dark Souls, Pokémon X/Y, Star Fox Command, Star Oceam: The Last Hope e muito mais!
Apesar de todo o seu desenvolvimento musical, tive a oportunidade de jogá-lo com um headset para tornar a experiência ainda mais impactante com belíssimas canções e efeitos únicos que só podem ser obtidos durante o combate. Caso você seja um apaixonado pela música, a playlist de Eiyuden não poderá ficar de fora da sua plataforma de streaming!
É do BRASIL!
Com tantos JRPG’s disponíveis no mercado, é impossível não destacar a falta de comprometimento de algumas empresas em não fornecer legendas em português do Brasil! Felizmente, a equipe da 505 Games fez um excelente trabalho na implementação do nosso idioma, incluindo até “gírias” e expressões tipicamente brasileiras na comunicação entre os NPC’s. Em um jogo onde a comunicação é fundamental para o desenvolvimento da narrativa, é inaceitável ocultar o nosso país.
Com a adição das legendas, os jogadores poderão aproveitar ainda mais a gameplay, sem a necessidade de realizar buscas na internet para solucionar problemas em sua progressão.
E aí? Qual a sua desculpa para não jogar agora mesmo?
Review de Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes – Vale a Pena?
Tornando-se um dos títulos mais divertidos de 2024 e um dos JRPG’s mais envolventes dos últimos anos, é impossível não indicar a compra de Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes para os consoles/PC! Com uma vasta variedade de inimigos e aliados que podem ser utilizados em combate, o jogo se tornou uma referência com mecânicas únicas que poderão ser melhor implementadas no futuro.
Mesmo com a falta de “missões secundárias”, a longa progressão do game e combates constantes, podemos destacar uma narrativa emocionante com conflitos que impactarão na vida dos nossos personagens, bem como a construção das amizades e lealdade da equipe para combater o Império.
Não há palavras suficientes para descrever Eiyuden, além de destacar todo o time responsável pelo jogo. Todo o empenho merece ser reconhecido pelos jogadores, especialmente considerando que o jogo foi desenvolvido graças ao financiamento coletivo no site Kickstarter. É impressionante ver os resultados alcançados desde 2020, tornando-se uma franquia essencial tanto para os veteranos quanto para aqueles que desejam se aventurar pela primeira vez em um extenso universo JRPG!
Para os colecionistas, recomendamos separar mais de 50 horas para coletar todos os baús, recrutar todos os aliados e concluir os mini-games!
Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes será lançado em 23 de abril de 2024 para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC. Os jogadores que adquirirem a versão Deluxe poderão começar a jornada no dia 21 de abril de 2024 com o acesso antecipado.
Apesar dos problemas de progressão e a falta de conteúdos secundários, Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes é um título obrigatório para os fãs apaixonados por JRPG ou até mesmo os jogadores que nunca tiveram contato com a franquia. Esta é sem sombra de dúvidas uma das melhores experiências de 2024!
- História
- Jogabilidade
- Gráficos
- Trilha Sonora
- Desempenho