Close Menu
República DG | O seu lugar favorito na InternetRepública DG | O seu lugar favorito na Internet
    Stories
    Últimas Notícias

    Novo Battlefield chega até março de 2026, confirma EA

    maio 6, 2025

    Rumor: Elden Ring pode ganhar um filme produzido pela A24

    maio 6, 2025

    GTA 6 recebe novo trailer

    maio 6, 2025
    Facebook Instagram YouTube TikTok Twitch
    • Ofertas
    • Especiais
    • Youtube
    • Twitch
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    República DG | O seu lugar favorito na InternetRepública DG | O seu lugar favorito na Internet
    • Notícias

      Novo Battlefield chega até março de 2026, confirma EA

      maio 6, 2025

      Rumor: Elden Ring pode ganhar um filme produzido pela A24

      maio 6, 2025

      GTA 6 recebe novo trailer

      maio 6, 2025

      Confira a primeira leva de jogos que chegam ao Game Pass em Maio (2025)

      maio 6, 2025

      Forza Horizon 5 e Oblivion lideram: veja os jogos mais baixados no PlayStation em abril

      maio 5, 2025
    • Especiais
    • Reviews
    • Jogos
    • Ofertas
    • Guias de Platina
    República DG | O seu lugar favorito na InternetRepública DG | O seu lugar favorito na Internet
    Home » Review: Final Fantasy Pixel Remaster (PS5)
    Reviews

    Review: Final Fantasy Pixel Remaster (PS5)

    gspetrigspetrimaio 12, 20237 Mins Read
    Compartilhe Facebook Twitter Reddit Telegram WhatsApp
    Final Fantasy Pixel Remaster
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Telegram WhatsApp

    A franquia Final Fantasy se popularizou desde a sua aparição em 1987 com um combate por turnos, tornando-se um padrão para a indústria nos anos seguintes. Embora esta tendência tenha se tornado uma regra, precisamos destacar que o gênero RPG era desconhecido pelo público, alavancando suas vendas e colocando a franquia em um pedestal. Com o enorme sucesso, diversos spin-offs foram surgindo no mercado e novos títulos da linha principal receberam seu devido destaque. Em 2021, Final Fantasy 16 foi anunciado pela primeira vez, causando um grande alvoroço e cultivando as esperanças dos fãs que tanto aguardaram esta sequência de sucesso. Felizmente, a Square Enix não poupou esforços e brindou os jogadores com Final Fantasy Pixel Remaster para PlayStation 4 e Nintendo Switch. A coletânea (que já havia sido lançada para PC e Mobile) abrange os 6 primeiros títulos e torna a experiência ainda mais moderna com gráficos em pixel art, conteúdos adicionais e até mesmo textos localizados em Português do Brasil. Hoje você irá conhecer o Remaster de um clássico e reviver experiências inesquecíveis mesmo após 36 anos de seu lançamento oficial!

    Reviva o clássico atemporal em Pixel Remaster! – Foto por Gabriel Petri (gspetri)

    Obs: Esta Review foi produzida graças a um código de PlayStation 5 cedido pela Square Enix!

    Pode ficar tranquilo(a), esta análise é totalmente livre de SPOILERS!

    O universo de Final Fantasy Pixel Remaster

    Para aprofundar os leitores desta análise, separamos um breve resumo com cada jogo presente na coletânea, com o intuito de aproximar aqueles que não estão acostumados com o gênero RPG e o combate por turnos. Vale ressaltar que Final Fantasy I, Final Fantasy II, Final Fantasy III, Final Fantasy IV, Final Fantasy V e Final Fantasy VI são títulos independentes, ou seja, não existe a necessidade de seguir a ordem já que cada jogo aborda sua narrativa de forma individual.

    • Final Fantasy I – No primeiro capítulo da franquia, os Guerreiros da Luz partem em uma missão para restaurar os quatro cristais e retornar a paz no mundo.
    • Final Fantasy II – O segundo episódio da franquia apresenta quatro jovens que ficaram órfãos com o ataque do poderoso Palamecia. Nosso principal objetivo é proteger o mundo dos ataques impiedosos do imperador.
    • Final Fantasy III – A envolvente narrativa do terceiro episódio aborda os guerreiros escolhidos pelos cristais para salvar o mundo das ameaças da força da escuridão.
    • Final Fantasy IV – Introduzindo pela primeira vez o sistema de Batalha de Tempo Ativo, o quarto jogo da franquia apresenta Cecil, um cavaleiro das Trevas que recebe a missão de derrotar o comandante Baron de seus ataques brutais.
    • Final Fantasy V – Expandindo o sistema de profissões dos títulos anteriores, o quinto game da franquia coloca os jogadores na pele de Tycoon, um guerreiro que parte em busca de derrotar as ameaças que afetam os cristais do mundo.
    • Final Fantasy VI – Partindo para uma temática mais sombria, o sexto episódio da franquia apresenta a história da Guerra dos Magi em um mundo devastado pelo caos. O game se popularizou por sua temática e personagens carismáticos que elevaram a experiência final dos jogadores.
    Clássicos que marcaram uma geração e criaram uma legião de fãs! – Foto por Gabriel Petri (gspetri)

    Embora tenha apresentado apenas um resumo sobre cada título da franquia, Pixel Remaster provou que envelheceu muito bem, adicionando novas mecânicas e disponibilizando conteúdos extras que podem ser benéficos para os novos jogadores ou até mesmo os mais experientes. Não restam dúvidas que Final Fantasy foi um marco para a indústria de games, popularizando o combate por turnos e inovando com o sistema de classes. Pode parecer ultrapassado mas desde o terceiro título da franquia, as classes se tornaram fundamentais para criar novas estratégias de combate e vencer chefes ou sub-chefes que poderiam prejudicar a progressão do jogador.

    O combate inovador é o grande destaque de Final Fantasy Pixel Remaster

    As novidades do Remaster

    Final Fantasy Pixel Remaster melhorou tudo aquilo que já era bom para a época! O maior destaque da remasterização dos 6 títulos vai para os gráficos em pixel art. O novo projeto da Square Enix foi capaz de manter a sua genialidade sem alterar aquilo que já era quase perfeito para um JRPG lançado em 1987. Caso você não saiba, agora é possível utilizar filtros da versão clássica do game para elevar a nostalgia e tornar a experiência ainda mais imersiva. Ao selecionar o menu de configurações, podemos realizar alterações na visualização gráfica, alterar o estilo da fonte para a versão moderna ou clássica e alterar a trilha sonora para uma versão original ou orquestrada.

    É possível aplicar os filtros clássicos para tornar a experiência nostálgica. – Foto por Gabriel Petri (gspetri)

    O jogo também disponibiliza alguns boosts de Gil (moeda de Final Fantasy), XP e magia de combate para aqueles que estão passando por dificuldades durante o combate. Embora facilite a gameplay, os boosts não fazem “milagre”, tornando a experiência do jogador balanceada e divertida ao mesmo tempo.

    Para aqueles que são apaixonados por platinas/conquistas, Pixel Remaster é uma grande oportunidade já que o game conta com 6 listas de troféus distintas. É importante ressaltar que alguns desafios exigem a atenção do jogador para evitar a perda do progresso e obrigar a zerar novamente. Mas não pense que as novidades param por aí… A Square Enix adicionou um Bestiário para apresentar os inimigos do game e a região nas quais podemos encontrá-los! Embora pareça uma adição irrelevante, é muito divertido visualizar os inimigos derrotados e descobrir informações como os Pontos de Vida, ataque e defesa.

    É possível visualizar o Bestiário para concluir as tarefas para platinar/concluir o 100%. – Foto por Gabriel Petri (gspetri)

    Partindo para a trilha sonora, os títulos clássicos e o Pixel Remaster inovaram com composições realizadas pelo icônico Nobuo Uematsu, o compositor japonês que ficou popularmente conhecido após se juntar a equipe da Square Enix em 1986. Vale ressaltar que os jogadores poderão selecionar a trilha clássica ou orquestrada através das configurações presentes em cada título.

    Selecione o tipo de música de fundo que preferir nas configurações! – Foto por Gabriel Petri (gspetri)

    Caso você não saiba, Final Fantasy Pixel Remaster conta com a localização de todos os jogos para o nosso idioma (PT-BR), envolvendo ainda mais os jogadores e criando vínculos com os protagonistas da nossa aventura. Não restam mais desculpas para deixar de jogar!

    Vale MUITO a pena jogar Final Fantasy Pixel Remaster!

    Final Fantasy Pixel Remaster é uma carta de amor para os fãs do gênero JRPG e uma grande adição para os novatos que pretendem se aprofundar ainda mais na narrativa emocionante do game. Com a adição de novos conteúdos extras, a Square Enix provou que é possível inovar sem alterar uma fórmula de sucesso. Embora o valor da coletânea esteja muito caro na PlayStation Store e na Steam, é possível adquirir os jogos de maneira separada para economizar ainda mais. De qualquer forma, Pixel Remaster é um título obrigatório para você que já possui uma certa experiência com combates por turno ou até mesmo para os novatos. Não restam dúvidas que esta coletânea é um tributo e uma demonstração de carinho para os fãs, respeitando completamente o projeto original e adicionando recursos essenciais. Uma boa pedida para relembrar os velhos tempos!

    10.0 Obrigatório!

    Final Fantasy Pixel Remaster sabe respeitar suas origens, oferecendo novos conteúdos para os fãs apaixonados pela franquia e trazendo novos jogadores para este universo mágico!

    • História 10
    • Jogabilidade 10
    • Gráficos 10
    • Trilha Sonora 10
    • Desempenho 10
    Análise Final Fantasy Final Fantasy Pixel Remaster Review Square Enix
    Share. Facebook Twitter LinkedIn Telegram WhatsApp
    Previous ArticleHQ de Spider-Man 2 traz diversos detalhes do jogo!
    Next Article Review – Star Wars Jedi: Survivor (PS5)
    gspetri
    • Facebook
    • X (Twitter)
    • Instagram

    Apaixonado por Games há 24 anos e fanático por Resident Evil. Radialista e atualmente Streamer na plataforma roxinha! Você pode entrar em contato comigo pelo Twitter: @gspetri

    VEJA TAMBÉM

    Notícias

    Novo Battlefield chega até março de 2026, confirma EA

    maio 6, 2025
    Notícias

    Rumor: Elden Ring pode ganhar um filme produzido pela A24

    maio 6, 2025
    Especiais

    Veja todos os detalhes do segundo trailer surpresa de GTA 6

    maio 6, 2025
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Top Posts

    Rumor indica que The Quarry era um jogo do Google Stadia

    gspetri Notícias

    Batman: Arkham Trilogy será lançado em Outubro para Nintendo Switch

    gspetri Notícias

    Estúdio japonês dá folga para funcionários jogarem Elden Ring

    gspetri Notícias

    Bomba: GTA VI pode ser anunciado esta semana, confira os detalhes

    lucien.gilbert Notícias

    Until Dawn vai virar filme pela PlayStation Productions

    gspetri Notícias
    Redes Sociais
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • WhatsApp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimos Reviews
    9.0
    Reviews

    Review: Fatal Fury – City of the Wolves (PS5)

    Cleovan Goismaio 5, 202510 Mins Read
    8.9
    Jogos

    Review – Despelote (PS5)

    Sherman Castelomaio 1, 20259 Mins Read
    8.0
    Reviews

    Review: South of Midnight (Xbox Series S)

    Luis Felipe Carrionabril 30, 20259 Mins Read
    Bombando 🔥

    GTA 6 recebe novo trailer

    maio 6, 20251 Min Read

    Guia de Platina: Clair Obscur – Expedition 33

    abril 24, 202516 Mins Read

    12 jogos gigantes que todo gamer viciado precisa conhecer

    maio 5, 202511 Mins Read
    Escolhas do Editor

    Celulares de 2024 que ainda são boas escolhas para comprar em 2025

    maio 6, 2025

    As comparações entre o 4º episódio de The Last of Us e o jogo

    maio 5, 2025

    Preview: Demon Slayer – The Hinokami Chronicles 2

    maio 5, 2025
    Categorias
    • Destaque
    • Especiais
    • Guias de Platina
    • Jogos
    • Nintendo
    • Notícias
    • Ofertas
    • PlayStation
    • Promoções
    • Reviews
    • Rumores
    • Uncategorized
    • Xbox
    Facebook Instagram YouTube TikTok Twitch
    © 2025 RepúblicaDG. Desenvolvido por Desconto em Games.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.