A franquia Final Fantasy se popularizou desde a sua aparição em 1987 com um combate por turnos, tornando-se um padrão para a indústria nos anos seguintes. Embora esta tendência tenha se tornado uma regra, precisamos destacar que o gênero RPG era desconhecido pelo público, alavancando suas vendas e colocando a franquia em um pedestal. Com o enorme sucesso, diversos spin-offs foram surgindo no mercado e novos títulos da linha principal receberam seu devido destaque. Em 2021, Final Fantasy 16 foi anunciado pela primeira vez, causando um grande alvoroço e cultivando as esperanças dos fãs que tanto aguardaram esta sequência de sucesso. Felizmente, a Square Enix não poupou esforços e brindou os jogadores com Final Fantasy Pixel Remaster para PlayStation 4 e Nintendo Switch. A coletânea (que já havia sido lançada para PC e Mobile) abrange os 6 primeiros títulos e torna a experiência ainda mais moderna com gráficos em pixel art, conteúdos adicionais e até mesmo textos localizados em Português do Brasil. Hoje você irá conhecer o Remaster de um clássico e reviver experiências inesquecíveis mesmo após 36 anos de seu lançamento oficial!
Obs: Esta Review foi produzida graças a um código de PlayStation 5 cedido pela Square Enix!
Pode ficar tranquilo(a), esta análise é totalmente livre de SPOILERS!
O universo de Final Fantasy Pixel Remaster
Para aprofundar os leitores desta análise, separamos um breve resumo com cada jogo presente na coletânea, com o intuito de aproximar aqueles que não estão acostumados com o gênero RPG e o combate por turnos. Vale ressaltar que Final Fantasy I, Final Fantasy II, Final Fantasy III, Final Fantasy IV, Final Fantasy V e Final Fantasy VI são títulos independentes, ou seja, não existe a necessidade de seguir a ordem já que cada jogo aborda sua narrativa de forma individual.
- Final Fantasy I – No primeiro capítulo da franquia, os Guerreiros da Luz partem em uma missão para restaurar os quatro cristais e retornar a paz no mundo.
- Final Fantasy II – O segundo episódio da franquia apresenta quatro jovens que ficaram órfãos com o ataque do poderoso Palamecia. Nosso principal objetivo é proteger o mundo dos ataques impiedosos do imperador.
- Final Fantasy III – A envolvente narrativa do terceiro episódio aborda os guerreiros escolhidos pelos cristais para salvar o mundo das ameaças da força da escuridão.
- Final Fantasy IV – Introduzindo pela primeira vez o sistema de Batalha de Tempo Ativo, o quarto jogo da franquia apresenta Cecil, um cavaleiro das Trevas que recebe a missão de derrotar o comandante Baron de seus ataques brutais.
- Final Fantasy V – Expandindo o sistema de profissões dos títulos anteriores, o quinto game da franquia coloca os jogadores na pele de Tycoon, um guerreiro que parte em busca de derrotar as ameaças que afetam os cristais do mundo.
- Final Fantasy VI – Partindo para uma temática mais sombria, o sexto episódio da franquia apresenta a história da Guerra dos Magi em um mundo devastado pelo caos. O game se popularizou por sua temática e personagens carismáticos que elevaram a experiência final dos jogadores.
Embora tenha apresentado apenas um resumo sobre cada título da franquia, Pixel Remaster provou que envelheceu muito bem, adicionando novas mecânicas e disponibilizando conteúdos extras que podem ser benéficos para os novos jogadores ou até mesmo os mais experientes. Não restam dúvidas que Final Fantasy foi um marco para a indústria de games, popularizando o combate por turnos e inovando com o sistema de classes. Pode parecer ultrapassado mas desde o terceiro título da franquia, as classes se tornaram fundamentais para criar novas estratégias de combate e vencer chefes ou sub-chefes que poderiam prejudicar a progressão do jogador.
As novidades do Remaster
Final Fantasy Pixel Remaster melhorou tudo aquilo que já era bom para a época! O maior destaque da remasterização dos 6 títulos vai para os gráficos em pixel art. O novo projeto da Square Enix foi capaz de manter a sua genialidade sem alterar aquilo que já era quase perfeito para um JRPG lançado em 1987. Caso você não saiba, agora é possível utilizar filtros da versão clássica do game para elevar a nostalgia e tornar a experiência ainda mais imersiva. Ao selecionar o menu de configurações, podemos realizar alterações na visualização gráfica, alterar o estilo da fonte para a versão moderna ou clássica e alterar a trilha sonora para uma versão original ou orquestrada.
O jogo também disponibiliza alguns boosts de Gil (moeda de Final Fantasy), XP e magia de combate para aqueles que estão passando por dificuldades durante o combate. Embora facilite a gameplay, os boosts não fazem “milagre”, tornando a experiência do jogador balanceada e divertida ao mesmo tempo.
Para aqueles que são apaixonados por platinas/conquistas, Pixel Remaster é uma grande oportunidade já que o game conta com 6 listas de troféus distintas. É importante ressaltar que alguns desafios exigem a atenção do jogador para evitar a perda do progresso e obrigar a zerar novamente. Mas não pense que as novidades param por aí… A Square Enix adicionou um Bestiário para apresentar os inimigos do game e a região nas quais podemos encontrá-los! Embora pareça uma adição irrelevante, é muito divertido visualizar os inimigos derrotados e descobrir informações como os Pontos de Vida, ataque e defesa.
Partindo para a trilha sonora, os títulos clássicos e o Pixel Remaster inovaram com composições realizadas pelo icônico Nobuo Uematsu, o compositor japonês que ficou popularmente conhecido após se juntar a equipe da Square Enix em 1986. Vale ressaltar que os jogadores poderão selecionar a trilha clássica ou orquestrada através das configurações presentes em cada título.
Caso você não saiba, Final Fantasy Pixel Remaster conta com a localização de todos os jogos para o nosso idioma (PT-BR), envolvendo ainda mais os jogadores e criando vínculos com os protagonistas da nossa aventura. Não restam mais desculpas para deixar de jogar!
Vale MUITO a pena jogar Final Fantasy Pixel Remaster!
Final Fantasy Pixel Remaster é uma carta de amor para os fãs do gênero JRPG e uma grande adição para os novatos que pretendem se aprofundar ainda mais na narrativa emocionante do game. Com a adição de novos conteúdos extras, a Square Enix provou que é possível inovar sem alterar uma fórmula de sucesso. Embora o valor da coletânea esteja muito caro na PlayStation Store e na Steam, é possível adquirir os jogos de maneira separada para economizar ainda mais. De qualquer forma, Pixel Remaster é um título obrigatório para você que já possui uma certa experiência com combates por turno ou até mesmo para os novatos. Não restam dúvidas que esta coletânea é um tributo e uma demonstração de carinho para os fãs, respeitando completamente o projeto original e adicionando recursos essenciais. Uma boa pedida para relembrar os velhos tempos!
Final Fantasy Pixel Remaster sabe respeitar suas origens, oferecendo novos conteúdos para os fãs apaixonados pela franquia e trazendo novos jogadores para este universo mágico!
- História
- Jogabilidade
- Gráficos
- Trilha Sonora
- Desempenho