De modo geral, videogames não costumam estar muito associados aos cuidados com a saúde. Afinal, estamos falando de um tipo de hobby que exige pouquíssima movimentação, já que as ações na maior parte dos jogos costumam ser executadas utilizando um controle ou um mouse e teclado. Todavia, embora a maior parte dos games constituem atividades de pouco esforço físico, aqui e acolá sempre surgem experiências que mesclam um pouco as barreiras entre jogo e atividade física ao utilizar controles não-convencionais, exigindo que os jogadores movimentem braços, pernas e até mesmo o seu corpo com diferentes intuitos.
Desde os famosos tapetes de dança que permitiam trazer o “poperô” pra dentro de casa, até os inúmeros jogos baseados em movimento oferecidos pelo Nintendo Wii, PlayStation Move ou o Kinect do Xbox 360 e One, diversas foram as tentativas de trazer experiências mais ativas para o mundo dos videogames. Contudo, mesmo no âmbito desses jogos baseados em movimentos, poucos são os títulos que realmente se posicionam como experiências voltadas ao cuidado físico pleno. A série Fitness Boxing é uma delas, e a sua terceira edição, Fitness Boxing 3: Your Personal Trainer, nos deixa a pergunta: é realmente possível treinar enquanto jogamos um jogo de videogame? Vamos responder isso nessa análise.
Soco, soco, bate, vira
Fitness Boxing 3: Your Personal Trainer tem uma premissa e uma proposta bastante simples e direta: oferecer uma rotina de treinos inteiramente baseadas na prática do boxe. Em termos práticos, isso significa que Fitness Boxing 3 não é um jogo convencional. Na verdade, é até mesmo difícil considerar Fitness Boxing 3 um jogo de fato, já que ele é mais uma plataforma de exercícios gamificada do que uma experiência típica dos videogames.
Estruturado de modo a oferecer treinos diários que podem durar de 10 a 30 minutos (ou mais, caso você deseje), o gameplay de Fitness Boxing 3 é totalmente construído em torno dos controles de movimento oferecidos pelos Joy-Con do Nintendo Switch. Segurando um controle em cada mão, você deve seguir as direções do seu instrutor ou instrutora, enquanto executa socos, ganchos, cruzados, esquivas e outros movimentos que chegam até você por meio de duas “pistas”, que representam cada uma das suas mãos. Caso você já tenha jogado jogos como Guitar Hero ou Rock Band, estará em casa, pois a ideia é a mesma, mas utilizando os seus braços ao invés de controles.
Por mais que Fitness Boxing já seja uma franquia consolidada, com vários títulos e spin-offs lançados no Nintendo Switch, essa foi a minha primeira vez jogando pra valer um título da série e eu devo dizer: o ponto que mais me surpreendeu a respeito desse título foi como ele realmente consegue oferecer uma experiência de treinamento por meio de um jogo. Não teve um dia de jogo em que eu não terminei as minhas sessões ao menos levemente suado. É claro que Fitness Boxing dificilmente vai alcançar o nível de um treino de boxe real, ou ainda a uma ida a academia, contudo, é um jogo que consegue sim trazer um pouco mais de saúde para aqueles que busquem nos videogames uma opção voltada à saúde.
Pulando o dia de perna
Como consequência direta de seu foco no boxe, Fitness Boxing 3 possui algumas limitações em relação à amplitude de seus exercícios, já que, obviamente, eles acabam se focando mais na região superior do corpo, principalmente nos braços. Ao selecionar cada um dos exercícios disponíveis no jogo, ele até mostra quais ações você irá executar, bem como o foco daquela sessão, que pode envolver cinco regiões do corpo: braços, tórax, abdômen, glúteos ou pernas. É interessante como o jogo mescla ações como agachamentos, defesas e esquivas para fazer com que o jogador consiga exercitar também a região inferior do corpo, mas é inegável que o foco do título não é esse.
Comparando com outra experiência voltada à prática de exercícios, Ring Fit Adventure oferece uma gama extremamente ampla de exercícios variados que atingem todas as regiões do corpo. É óbvio que isso só é possível graças ao seu controle diferenciado, em forma de anel tonificador — o que, inclusive, acaba fazendo com que Ring Fit Adventure seja um jogo bastante caro e pouco acessível para nós brasileiros. Comparativamente, Fitness Boxing 3 é um jogo muito mais acessível, já que você pode comprá-lo digitalmente e jogar apenas com o Joy-Con que vem no Nintendo Switch. O ponto negativo é que ele é mais focado e limitado.
Apesar de suas limitações, Fitness Boxing 3: Your Personal Trainer faz um bom trabalho em oferecer uma enorme gama de opções de customização de jogo. Isso significa que você pode escolher entre diversas séries de exercícios diferentes, optando dentre vários níveis de velocidade e intensidade. Além disso, o jogo também dispõe de uma boa quantidade de músicas originais e licenciadas, incluindo várias músicas eletrônicas bem típicas “de academia”, além de versões de músicas famosas incluindo sucessos de KISS, Elton John e Billie Eilish, dentre outras bandas e cantores.
Um é pouco, dois é bom, três é demais
Com o intuito de criar incentivos para que os jogadores continuem a treinar frequentemente, Fitness Boxing 3 oferece uma série de sistemas de progressão que podem ser utilizados para desbloquear novos exercícios, músicas e roupas para os treinadores e treinadoras. Isso se dá, em primeiro lugar, por meio de um vasto sistema de achievements internos, que recompensam o jogador pelas mais variadas ações, incluindo a execução de novos exercícios, a repetição de um certo número de movimentos, ou ainda o ato de treinar com determinado instrutor frequentemente.
Nesse sentido, como o subtítulo do jogo sugere, um elemento importante do Fitness Boxing 3: Your Personal Trainer está justamente em como o jogo apresenta os seus diferentes treinadores. Existem ao todo seis treinadores que você pode escolher (três homens e três mulheres) e cada um deles oferece um “estilo” diferente de treino. Alguns são mais sérios e rígidos, enquanto outros são mais animados e descontraídos. Vinculado a cada um deles, existe uma barra de experiência que, quando preenchida, te permite desbloquear exercícios novos e exclusivos, bem como breves sessões de conversa durante as quais você consegue conhecer melhor cada um deles.
Um aspecto extra bastante interessante de Fitness Boxing 3 é que ele oferece opções para que dois jogadores possam treinar simultaneamente, e isso pode ser feito até mesmo com um único par de Joy-Con. Nesse caso, cada jogador segura um dos controles em uma das mãos, enquanto a trilha do outro braço é executada pelo jogo automaticamente. A ideia, aqui, é que os jogadores imitam junto os mesmos movimentos, para treinar em dupla. Caso você possua dois pares de Joy-Con, é possível também conectar ambos os controles para uma experiência mais completa. São opções interessantes para aqueles que queiram um parceiro ou parceira de treino.
Review de Fitness Boxing 3: Your Personal Trainer – uma opção para complementar o treino semanal
No final das contas, Fitness Boxing 3: Your Personal Trainer é um jogo que se propõe a uma coisa muito específica e executa aquela coisa muito específica muito bem. Caso você esteja procurando um jogo que ofereça opções para complementar o seu treinamento, adicionando um método a mais de como se exercitar durante a semana, então Fitness Boxing 3 é um título que vale a pena ser considerado. Ele não é tão completo como um Ring Fit Adventure, mas é um pouco mais barato e mais acessível, já que está disponível também na eShop digitalmente (vale ressaltar que há uma demo disponível, caso deseje testar).
Seguindo a toada de outros jogos recentes publicados pela Nintendo, Fitness Boxing 3: Your Personal Trainer possui legendas em português, o que torna o jogo um pouco mais acessível, já que sua tradução é bastante competente. Infelizmente, essa tradução não contempla as dublagens dos treinadores, mas ao menos há legendas para todos os menus, movimentos e instruções dadas durante o jogo.
No final das contas, é difícil indicar Fitness Boxing 3: Your Personal Trainer para alguém que esteja procurando um jogo. Agora, se você tem um Nintendo Switch e quer uma maneira mais lúdica de se exercitar sem sair de casa, sem comprar um Ring Fit Adventure de segunda mão por preços exorbitantes, então aí sim pode ser que Fitness Boxing 3 seja uma boa pedida para você.
PS: A análise foi feita em um Nintendo Switch através de uma cópia cedida pela Nintendo.
Fitness Boxing 3: Your Personal Trainer não é um jogo convencional, mas sim uma experiência de treino baseada em boxe. Embora possua algumas limitações em relação ao escopo de seus exercícios, é uma opção interessante para aqueles que queiram incluir em sua rotina uma maneira extra para realizar atividades físicas.
Pontos positivos:
- Uma maneira lúdica de fazer exercícios
- Grande variedade de customização
- Modo extra para dois jogadores
- Legendas em PT-BR
Pontos negativos:
- Poucos exercícios para pernas
- Ausência de dublagem em português
- Gameplay
- Progressão
- Desempenho
- Visuais e Trilha Sonora