A franquia Granblue Fantasy está conosco há um considerável período de tempo, afinal, o primeiro jogo foi lançado em 2014 para celulares e navegadores. Na época, marcou muito por ser o título que reuniu figuras muito importantes da indústria, em especifico do gênero RPG com o compositor Nobuo Uematsu, e o diretor de arte Hideo Minaba – que trabalharam juntos nos títulos Final Fantasy V (1992), VI (1994), and IX (2000) e Lost Odyssey (2007).
Dois anos após o lançamento, os números já eram muito expressivos: Em março de 2016, o jogo já havia sido baixado mais de 10 milhões de vezes no Japão, e em dezembro de 2019 já havia aumentado para mais de 25 milhões. Foram arrecadados ¥20,9 bilhões (US$ 190,43 milhões) entre janeiro e outubro de 2017.
Baseado no sucesso informado acima, a detentora da propriedade intelectual, a empresa japonesa Cygames encomedou um jogo de luta nos moldes tradicionais, mas em 2.5D. A tarefa de desenvolvimento de um jogo com esses parametros coube a Arc System Works – empresa respeitada no segmento por ser responsável por trazer a vida a serie Guilty Gear.
Então, eis que no ano de 2020, em Fevereiro, Granblue Fantasy Versus foi lançado. Esta adaptação de um RPG de turno para um jogo de luta 2D teve críticas positivas, à época de seu lançamento; em sua grande maioria elogiando seu design inovador ao quebrar a barreira de entrada para os novatos e ao colocar uma abordagem diferente com a jogabilidade narrativa do modo RPG em um jogo de luta.
Por que um jogo de luta?
O diretor criativo, Tetsuya Fukuhara, juntamente com a editora Cygames, queria apresentar ao público ocidental a franquia Granblue Fantasy. Devido ao universo fictício e à base de fãs já estabelecidos desde sua estreia inicial, em 2014, como um RPG, Fukuhara acreditava que envolver os jogadores nas narrativas em andamento dificultaria a atração dos novos jogadores ocidentais. Portanto, Fukuhara optou por criar um jogo de luta para a franquia devido à confiança na popularidade do gênero de jogos de luta entre o público ocidental.
A Arc System então desenvolveu o jogo com acessibilidade em mente, compartilhando muitas das filosofias de design que envolvem seus títulos como Dragon Ball FighterZ e BlazBlue: Cross Tag Battle, com a implementação de mecânicas que devem ser mais fáceis de aprender por parte de novos jogadores, não familiarizados com jogos de lutas tradicionais.
Porém, essa não é uma análise destes dois jogos, mas, sim, de uma continuação, muito bem feita por sinal: GranBlue Fantasy Versus: Rising. Confira abaixo nosso review de Granblue Fantasy: Versus Rising!
PS: Este review foi feito graças à um código de PS5 cedido pela Nuuvem.
Em direção ao oeste, mais uma vez!
Três anos após o advento do primeiro título de luta da franquia, Granblue Fantasy Versus: Rising, segue como uma adaptação para o gênero de luta da popular franquia de RPG Granblue Fantasy, desenvolvida pela Arc System Works. Continua chamando a atenção por sua abordagem única ao universo da série, combinando elementos de luta tradicionais com a estética visual e narrativa característica de Granblue Fantasy.
A primeira impressão de Granblue Fantasy Versus: Rising destaca-se pela qualidade gráfica excepcional. Os visuais são deslumbrantes, com personagens modelados com detalhes impressionantes e cenários vibrantes que capturam a essência do mundo de Granblue Fantasy. A transição suave entre animações e sequências de golpes especiais contribui para uma experiência visual imersiva, característica típica dos jogos desenvolvidos pela Arc System Works.
Muitos Personagens Disponiveis no Lançamento
Granblue Fantasy Versus: Rising apresenta o elenco original de 24 personagens do Versus, além de outros quatro novos. O elenco de personagens é diversificado, oferecendo uma ampla gama de estilos de luta para atender a diferentes preferências de jogadores. Cada lutador possui um conjunto único de habilidades e movimentos especiais, adicionando profundidade estratégica ao jogo. A fidelidade aos designs originais dos personagens da série de RPG é notável e certamente agradará aos fãs.
E então, como é a jogabilidade?
O sistema de combate em Granblue Fantasy Versus: Rising é acessível para jogadores casuais, mas também oferece profundidade para aqueles que desejam se aprofundar em mecânicas avançadas. A barra de habilidades exclusiva, chamada de “Skybound Art”, permite que os jogadores executem ataques especiais poderosos, adicionando um elemento estratégico às partidas. O modo treino do jogo apresenta um tutorial muito detalhado que ensina não apenas as mecanicas do jogo de forma aprofundada, como tambem principios basicos encotradas na imensa maioria dos jogos de luta 2D. Vale muito a pena investir um tempo nesse modo e aprender sobre tudo que o jogo oferece em termos de mecanicas de gameplay.
Falando em Modos de Jogo
A Arc System não economizou no quesito modos de jogo; há muitas opções disponiveis em GBVS Rising. Listamos aqui os principais:
– Modo Arcade
Enfrente a CPU em uma série de batalhas para chegar ao final.
Ao vencer as lutas com condições definidas, Lucilius será desbloqueado como chefe. Derrote-o para ganhar uma arte especial no jogo.
– Modo Versus
Lute contra a CPU ou um segundo jogador em partidas com conjuntos de regras personalizáveis.
– Modo História
Jogue a história original do Granblue Fantasy Versus: Rising. Os primeiros capítulos também funcionam como um simples tutorial do jogo, portanto, é o lugar perfeito para os novos jogadores começarem. Conclua determinados capítulos para desbloquear recompensas, como músicas e avatares de lobby. A narrativa do modo história é apresentada de maneira cinematográfica, com cutscenes que misturam diálogos envolventes e batalhas. Apesar de não ser tão extenso quanto um RPG tradicional, o modo história de Granblue Fantasy Versus: Rising oferece uma visão aprofundada do universo da franquia, dando aos jogadores uma experiência imersiva.
– Replays
Assista a replays de partidas online, seja para observar jogadores mais experientes ou para relembrar o progresso pessoal. Os jogadores também podem revisar seu histórico de pesquisa e pausar, retroceder ou avançar as imagens.
– Diário
Navegue pela arte e pela música ou analise os registros sobre personagens, armas e terminologia.
A maioria das entradas é desbloqueada quando os jogadores as encontram no jogo, mas algumas poucas são compradas com prêmios.
– Partidas ranqueadas
Enfrente jogadores de todo o mundo em partidas on-line. Os resultados das partidas serão registrados e a classificação do Versus será afetada.
– Partidas em salas
Crie uma sala com um conjunto de regras personalizadas. Os jogadores devem ser convidados a entrar.
– Classificações
Veja as classificações de jogadores de todo o mundo.
– Informações do jogador
Revise os registros de batalha ou edite seu cartão de perfil. Os cartões de perfil são salvos separadamente para cada personagem.
– Histórico de partidas
Veja as últimas 100 partidas que você jogou.
– Parceiros
Selecione um parceiro para guiá-lo e incentivá-lo durante o jogo. Os parceiros desbloqueados também ficam automaticamente disponíveis como avatares do lobby.
– Avatares do lobby
Escolha um avatar para controlar nos lobbies on-line e nos torneios do Grand Bruise!
– Ilustrações
Troque a arte do personagem que é exibida durante as partidas e na tela Character Select (Seleção de personagem).
– Loja de Rupias
Faça compras usando rupias, a moeda do jogo. Além do conteúdo que também está disponível como recompensa de nível, como cores de personagens e skins de armas, há também muitas exclusividades da Rupie Shop, incluindo arte e figuras de personagens.
– Desafio diário
Conclua as metas do desafio para ganhar rupias. Há metas diferentes para modos de jogo diferentes (como o modo Arcade, o modo Versus e partidas on-line), e os desafios são reiniciados todos os dias à meia-noite.
– Os Desafios Semanais também estão planejados para uma atualização futura.
O Netcode é bom?
O componente online do jogo é robusto, permitindo que os jogadores enfrentem oponentes de todo o mundo. A estabilidade da conexão online contribui para partidas suaves e competitivas, embora a experiência possa variar dependendo da qualidade da conexão dos jogadores envolvidos – como em qualquer outro jogo do gênero.
Granblue Fantasy Versus: Rising oferece um lobby on-line melhorado com um ambiente mais amplo e o modo Grand Bruise Legends! que inclui minigames como a corrida de obstáculos Rising Royale e Gold Brick Hoarder, bastante similiar a Fall Guys, por exemplo. Muito divertido.
Obs: Esse modo eu experimentei durante o período de demonstração em estado beta que foi aberto ao publico.
Granblue Fantasy Versus: Rising contará com uma edição gratuita que será lançada com os seguintes recursos:
- 4 personagens – sendo dois personagens fixos e os outros dois de forma rotativa.
- Parte 1 da história.
- Jogo online e acesso ao lobby.
Essa opção de acessiblidade ao jogo tambem é refletida na escolha da Cygames em fazer com que o cambio utilizado no jogo seja, tambem, obtido como mecanica de recompena após a conclusao de algumas tarefas, como concluir o modo arcade, por exemplo. Ou seja: os jogadores poderem adquirir conteudo extra do jogo, em sua grande maioria estetica, simplesmente jogando. O que é atitude digna de louvor, vamos ser sinceros. E oxalá mais editoras passem a pensar da mesma forma que a Cygames.
Review de Granblue Fantasy Versus Rising: Vale a pena!
Granblue Fantasy: Versus Rising é uma adição notável ao gênero de jogos de luta, oferecendo uma experiência única que combina a rica narrativa da série com a jogabilidade dinâmica da Arc System Works. Com visuais deslumbrantes, um elenco diversificado de personagens e mecânicas de combate envolventes, o jogo conquistará tanto os fãs de longa data quanto aqueles novatos ao universo de Granblue Fantasy.
Granblue Fantasy: Versus Rising é uma adição notável ao gênero de jogos de luta, oferecendo uma experiência única que combina a rica narrativa da série com a jogabilidade dinâmica da Arc System Works. Com visuais deslumbrantes, um elenco diversificado de personagens e mecânicas de combate envolventes, o jogo conquistará tanto os fãs de longa data quanto aqueles novatos ao universo de Granblue Fantasy.
- Jogabilidade
- Conteúdo Secundário
- Direção de Arte
- Som (Música e Efeitos)
- Desempenho
1 comentário
Bela análise!