Quando eu vi um gameplay de Hauntii pela primeira vez, me senti automaticamente atraído pelo jogo. Desenvolvido pelo estúdio Moonloop Games, Hauntii mergulha em um dos principais dilemas da sociedade: o que acontece quando morremos?
Essa pergunta e a dúvida se a jornada vale a pena serão respondidas nesse meu review de Hauntii.
Em busca da ascensão
Nossa jornada é protagonizada por um espírito que está preso no Purgatório e sem memória do passado. Logo ele se depara com uma figura feminina, chamada de Crocante, que mais lembra um anjo.
Seguindo Crocante, o espectro tenta ascender mas correntes acabam impedindo que o personagem conclua o processo. Esse episódio acaba servindo como o pontapé da nossa jornada.
O objetivo central acaba sendo o de recuperar nossas memórias, compactadas em estrelas. Essas estrelas podem ser posicionadas em constelações, desbloqueando as memórias do espectro, garantindo novas habilidades e liberando novas áreas.
Um Purgatório cheio de vida
É impressionante que Hauntii seja o primeiro projeto da Moonloop Games. Apostando numa fusão de gêneros, com predominância de shooters twin-stick, o jogo é muito engenhoso e tem um mapa incrivelmente vivo.
O game tem uma mecânica particular em que o Espectro consegue disparar almas e assombrar objetos, fantasmas e animais. Isso permite que ele seja incorporado em árvores, pilares e por aí vai.
Podemos chacoalhar os pilares para obter recursos que permitem usar habilidades especiais, escalar árvores atrás de cubos que são usados para comprar chapéus ou, claro, concluir puzzles do cenário para obter novas estrelas.
A navegação pelo mapa é intuitiva e cada canto do cenário reserva alguma recompensa para os jogadores mais curiosos. Hauntii é um game para ser apreciado com calma e seu elevado teor poético só ajuda a reforçar esse aspecto.
Colírio aos olhos
Esteticamente falando, Hauntii é um dos jogos mais impressionantes que eu tive o prazer de jogar em 2024. Com tons monocromáticos, o estúdio fez um trabalho sublime para tentar criar um pós-vida realista (na medida do possível).
Temos uma variedade enorme de cenários.. Cidades avançadas, florestas, um circo. A jornada no Purgatório é cheia de surpresas e consegue entregar bem um senso de grandiosidade e melancolia.
Toda a parte sentimental do jogo é reforçada por uma trilha sonora sublime que brinca com diversos gêneros musicais. Ora a música faz alusão ao jazz, ora aposta em tons mais bucólicos, entregando uma experiência auditiva magnífica do início ao fim.
Review de Hauntii – Um jogo com alma
Hauntii é um Indie com I maiúsculo mesmo. Em um mercado inundado por projetos que seguem uma mesma cartilha, o jogo da Moonloop Games abraça seu conceito diferentão e mergulha na sua proposta introspectiva, entregando uma experiência diferente que serve como um sopro de vida na indústria.
Se você gosta de projetos experimentais, cheios de coragem em apresentar ideias irreverentes, dê uma chance à Hauntii, dificilmente sua alma não será tocada pelo jogo.
- Narrativa e Lore
- Jogabilidade
- Visuais
- Desempenho
- Som