Close Menu
República DG | O seu lugar favorito na InternetRepública DG | O seu lugar favorito na Internet
    Stories
    Últimas Notícias

    Google passa a limitar o compartilhamento do plano família do YouTube Premium

    setembro 4, 2025

    Prime Gaming revela os jogos grátis de setembro de 2025; confira a lista completa

    setembro 4, 2025

    Hollow Knight: Silksong chega ao Brasil com preço mais alto no PlayStation

    setembro 4, 2025
    Facebook Instagram YouTube TikTok Twitch
    • Ofertas
    • Especiais
    • Youtube
    • Twitch
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    República DG | O seu lugar favorito na InternetRepública DG | O seu lugar favorito na Internet
    • Notícias

      Google passa a limitar o compartilhamento do plano família do YouTube Premium

      setembro 4, 2025

      Prime Gaming revela os jogos grátis de setembro de 2025; confira a lista completa

      setembro 4, 2025

      Hollow Knight: Silksong chega ao Brasil com preço mais alto no PlayStation

      setembro 4, 2025

      Pré-venda do PS5 e DualSense Edição Limitada do Ghost of Yotei começará amanhã

      setembro 3, 2025

      IO Interactive revela novidades de 007 First Light no State of Play

      setembro 3, 2025
    • Especiais
    • Reviews
    • Jogos
    • Ofertas
    • Guias de Platina
    República DG | O seu lugar favorito na InternetRepública DG | O seu lugar favorito na Internet
    Home » Review: Helldivers 2 (PS5)
    Reviews

    Review: Helldivers 2 (PS5)

    Exercer a cidadania nunca foi tão divertido como agora!
    Ruancarlo SilvaRuancarlo Silvafevereiro 13, 202412 Mins Read
    Compartilhe Facebook Twitter Reddit Telegram WhatsApp
    review helldivers 2
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Telegram WhatsApp

    Eu não poderia começar esse review de Helldivers 2 sem falar sobre amor. Louco, não é? Falar sobre amor em uma análise de um jogo de tiro focado em extração. Mas você vai entender nas próximas linhas.

    A história da criação da franquia Helldivers começou em 1997. Curiosamente, o mesmo ano em que este que vos escreve nasceu. Foi em 97 que o filme Tropas Estelares foi lançado. O longa-metragem que se tornou um cult é inspirado no livro de mesmo nome escrito por Robert Heinlein. É aqui que a primeira pitada de “amor” surge. Robert é considerado um dos maiores escritores do gênero de ficção científica e ele ajudou a cimentar o que viria a se tornar o termo space marine.

    Algumas décadas depois, em 2015, o Arrowhead Game Studios lançou Helldivers, um jogo de tiro com visão isométrica que chegou como uma carta de amor para o emblemático filme protagonizado por Casper Van Dien. Curiosamente, Helldivers 1 foi o primeiro jogo que a Sony publicou para o PC em toda sua história.

    Qualquer semelhança não é uma mera coincidência

    Agora, quase 10 anos depois, a aguardada sequência chega com diversas mudanças que modernizam a proposta original do estúdio sueco. Maior, mais bonito e mais letal, acompanhe-me nesse review de Helldivers 2.

    • Leia nosso texto de dicas

    Pela Superterra!

    Sem uma campanha tradicional, Helldivers 2 é um jogo bem direto em sua proposta. A narrativa, se é que podemos chamar assim, coloca os jogadores no papel de um Helldiver, uma espécie de paraquedista do futuro com um papel bem definido: proteger a Superterra dos avanços dos Termínidios e dos Autômatos.

    Com um filme inicial e um treinamento bem irreverente, é inevitável pensar no diálogo de Tropas Estelares sobre o que significa ser um cidadão. E a reverência direta existe no título obtido ao comprar o Passe Premium – Supercidadão. No jogo, assim como nas obras que o inspiram, espalhar a democracia significa exterminar as raças alienígenas que ameaçam o estilo de vida humano.

    review helldivers 2
    O vídeo de abertura de Helldivers 2 é sensacional (Captura de Tela: Ruancarlo Silva)

    A “campanha”, chamada de Guerra Galáctica, coloca um mapa da galáxia na nave do jogador e divide os territórios em setores. Cada setor é composto por diferentes planetas que podem ser tomados/atacados por diferentes raças. Até o momento temos apenas duas raças inimigas: os termínidios, insetos que lembram baratas e os autômatos.

    review helldivers 2
    O mapa é dividido em setores (Captura de Tela: Ruancarlo Silva)

    O progresso de cada planeta e setor é compartilhado entre todos os jogadores de Helldivers 2. A ideia funciona bem e reforça o sentimento de coletividade. É a humanidade contra todas as outras raças. Outro aspecto genial implementado pelo estúdio é a existência de um Game Master.

    Similar aos jogos de tabuleiro, o Game Master é basicamente uma interferência direta do estúdio nos avanços do mapa e nas partidas. As vezes, o Game Master atua ajudando a equipe, enviando coisas como uma Estratégia extra. Mas ele pode dificultar a vida dos jogadores, decidindo aumentar o tempo necessário para a extração. O sistema é maravilhoso e reforça a ideia de que toda partida é única, favorecendo o excelente fator replay do jogo.

    Espalhando a Democracia

    O melhor jeito de descrever Helldivers 2 é falando que o jogo se trata de um simulador de batalhas espaciais com foco no online. E o ponto de interesse aqui é a palavra simulador. O combate estratégico é vital e, além de se preocupar em se proteger e destruir hordas de inimigos, precisamos ficar atentos para não ferir os membros de nossa própria equipe. É nesses momentos que os jogadores costumam usar o dolphin dive e gerar vídeos hilários que acabam viralizando no X.

    Brincadeiras à parte, no militarismo real, o posicionamento é crucial para garantir a vitória e é gratificante finalmente ver um shooter seguindo essa cartilha. No jogo da Arrowhead, andar sem analisar o ambiente significa a morte. Mas nem sempre. O game tem um sistema de dano criativo, onde partes do nosso corpo podem ser machucadas. Feriu a perna? O personagem vai começar a mancar. Feriu os braços? Manusear as armas vai se tornar uma tarefa difícil.

    Ter uma perna ferida vai deixar o personagem mancando (Captura de Tela: Ruancarlo Silva)

    A colaboração é um fator importante e por isso podemos coletar qualquer item convocado por pods de aliados. Além disso, os aliados podem nos curar com as seringas e até reabastecer nossa munição. A animação de recarregar a bazuca de um amigo é a minha predileta do jogo!

    Graças a essa veia de simulador, a nossa movimentação é impactada pelo tipo de armadura que usamos. Quer usar armaduras super pesadas que concedem boa defesa? Se prepare para se mover igual a uma tartaruga. As condições climáticas também afetam o personagem, seja diminuindo a mobilidade ou prejudicando os tiros. O frio extremo por exemplo deixa a velocidade dos tiros mais lenta.

    Atente-se às condições climáticas (Captura de Tela: Ruancarlo Silva)

    A variedade de missões do jogo impressiona e boa parte das missões possuem objetivos principais, secundários e atividades que aumentam as recompensas ao extrair. Isso torna o jogo bem democrático. Teve uma emergência e precisa sair logo? Basta concluir o objetivo principal e solicitar a extração.

    Contudo, ao meu ver, esse é o jeito errado de se jogar Helldivers 2. O motivo? A exploração dos mapas é vital na progressão do jogo. A progressão acontece através de três tipos de moedas:

    • Requisições: O “ouro”, usado para comprar novas Estratégias
    • Medalhas: Usadas para evoluir o passe gratuito e o premium
    • Amostras: Com três tipos de raridade, são usadas para melhorar os compartimentos da nave

    A progressão do game é propositalmente simples. O estúdio não quer que o jogador fique muito tempo na nave e pensando demais, a ideia é lançar os jogadores diretamente na ação e no menor tempo possível. Essa ideia é reforçada pela duração das partidas que costumam durar entre 30 a 35 minutos, quando não são na modalidade relâmpago. Falando isso, o game tem uma das práticas mais pró-jogador que eu já vi em um multiplayer.

    review helldivers 2
    O “Passe” é usado para desbloquear cosméticos, armas, granadas e armaduras (Captura de Tela: Ruancarlo Silva)

    A moeda premium, chamada de Super Créditos, pode ser obtida tanto no passe gratuito quanto ao explorar o mapa nas missões, permitindo que qualquer jogador acumule 1000 moedas e obtenha o passe premium e o cobiçado título de Supercidadão. Baita bola dentro da Arrowhead!

    E caso você esteja se perguntando se o Passe Premium concede boas vantagens, a resposta é sim! O passe possui algumas armas que facilitam levemente as missões. As armas do passe “vip” são variantes do passe tradicional. Essas variantes possuem efeitos adicionais, como munição incendiária, ajudando a destroçar os inimigos de maneira mais veloz.

    Por falar em armas, a estrutura simplificada da progressão é seguida nos equipamentos. Temos a armadura, que apresenta bônus passivos e possui status diferentes que variam conforme o peso e o capacete e a capa que são puramente cosméticos. Eu senti uma certa falta de variedade no quesito armas de fogo principais e secundárias, mas o gunplay do jogo ajuda a diminuir o impacto disso.

    Jogo apresenta poucos tipos diferentes de armas (Captura de Tela: Ruancarlo Silva)

    Os inimigos respondem bem ao dano e fogem da sensação de estar atirando em esponjas. Todos os armamentos possuem uma qualidade sonora notável, aproximando-se da realidade, fora o recuo que também passa um senso maior de realismo na medida do possível. A cereja do bolo é que podemos mudar a perspectiva da câmera ao mirar, transformando Helldivers 2 em um FPS por alguns segundos.

    Todos esses detalhes são ajustados no menu de pré-preparo. Exibido antes das missões, o menu é bem intuitivo, permitindo que o jogador troque suas armas, granada, reforços e estratégias. Para um jogo no lançamento, a variedade de missões é vasta, contudo, o estúdio precisa correr e detalhar o roadmap de conteúdo. Em suas condições atuais, Helldivers 2 tem conteúdo para se manter fresco por uns 40 a 50 dias.

    Tela de pré-preparo é bem intuitiva (Captura de Tela: Ruancarlo Silva)

    Após isso, as missões podem começar a ficar repetitivas, mesmo com as fases procedurais e as interferências do Game Master. O maior desafio da Arrowhead vai ser o de adicionar novos conteúdos com uma frequência alta.

    Falando em missões, a filosofia do jogo de que cada missão seja única é seguida a risca. Os cenários mudam constantemente. Ora estamos em uma missão de dia, ora de noite. Ora lidamos com uma nevasca, em outro momento estamos com a visão completamente embaçada por uma tempestade de areia. O jogo brinca constantemente com os cenários e após jogar quase 30 horas ainda estava conhecendo novos biomas.

    Pelo menos o Titã Ácido é grande o suficiente pra ser visto em tempestades de areia (Captura de Tela: Ruancarlo Silva)

    Os objetivos das missões seguem a cartilha militar de desativar bases inimigas, obter códigos e lançar um míssil que lembra uma bomba nuclear, sabotar instalações inimigas, derrotar um comandante inimigo e por aí vai. Os objetivos são divididos em principais e os táticos, que vão se alterando dentro da missão.

    O único defeito da jogabilidade de Helldivers 2 pode nem ser considerado um defeito pra muita gente. O jogo é incrivelmente chato quando jogado sozinho. A experiência muda completamente e, caso você esteja pensando em comprar o game para dar uma de lobo solitário, recomendo mudar de ideia!

    A beleza da destruição

    Helldivers 2 é um jogo para a atual geração e ele não esconde isso em nenhum momento. As texturas do cenário, das armaduras e dos inimigos estão belíssimas. As técnicas de iluminação aplicadas pelo estúdio concedem um charme a mais ao jogo e os ciclos do dia desempenham um papel crucial nisso.

    A iluminação concede um charme a mais ao jogo (Captura de Tela: Ruancarlo Silva)

    Jogar uma missão dos autômatos de noite é como ir para um show de Alok. Milhares de lasers e explosão tomam conta da tela, entregando um espetáculo visual que é difícil de ser esquecido. Os efeitos de explosão em Helldivers 2 são os melhores que já vi em um shooter. Pedir uma bomba de 500KG via Águia e ver ela explodindo é prazeroso demais. Outro ponto forte é que graças ao SSD do PlayStation 5, as partidas carregam super rápido, reforçando o loop de gameplay simples e frenético que o estúdio quis estabelecer.

    Kaboom! (Captura de Tela: Ruancarlo Silva)

    A qualidade do chat de voz é excelente e minha equipe nunca usou o recurso de Party ou o Discord para se comunicar, algo que costuma ser bem comum em outros títulos multiplayer. A qualidade da conexão também me impressionou.

    Joguei cerca de 4 horas ininterruptas com três americanos e não tive sequer um lag durante nossas missões. Isso com uma internet de 100 MB. A cereja do bolo é a localização completa em PT-BR e esse quesito tem aplicabilidade no gameplay.

    Nosso personagem costuma gritar para alertar seus “status”. Jogou um ataque orbital? Existe essa pista auditiva. Está sem munição? A comunicação também é feita de maneira automática. Por ser um jogo altamente estratégico, ficar atento à essas pistas auditivas aumentam as chances de sucesso na missão.

    Dica: ao mirar com a arma, aperte R3 para ativar a visão em primeira pessoa (Captura de Tela: Ruancarlo Silva)

    Mas nem tudo são flores. Por algum motivo que jamais saberemos, Helldivers 2 não teve sequer um teste alfa e o lançamento do jogo veio acompanhado de problemas técnicos. Até o momento de escrita desse texto, a aba social do jogo continua apresentando instabilidades. As vezes ela não mostra nenhum amigo online, obrigando o jogador a ir até a aba de amigos da PSN e entrando por lá.

    Outro problema pontual são os crashes. Após 28 horas de jogo, tive 4 crashes. Dois enquanto estava na nave, alterando os equipamentos e outros dois durante as missões. Os crashes durante as missões são uma droga pois perdemos tudo que foi feito.

    O estúdio poderia adicionar um recurso para permitir que os jogadores voltem para uma partida dentro de um limite de tempo. Vale destacar que o estúdio explicou os motivos dos erros envolvendo o servidor e já está trabalhando para solucionar de vez o problema. Nada foi mencionado sobre os crashes.

    Review de Helldivers 2 – Obrigatório pra quem gosta

    Helldivers 2 é um projeto de paixão e isso é o suficiente pra explicar o tremendo sucesso que o jogo está fazendo. Pra quem gosta da proposta, arrisco a dizer que é um jogo obrigatório e, depois que o jogador fica familiarizado com os diferentes sistemas, largar o game se torna uma tarefa incrivelmente difícil.

    Vale destacar, no entanto, que é preciso ter em mente que o jogo se comunica com um público específico e ele passa longe da fórmula narrativa que os fãs da PlayStation estão acostumados. O foco é se divertir em grupo, seja com amigos ou desconhecidos que definitivamente se tornarão seus companheiros de armas.

    Nas palavras de Johan Pilestedt, CEO da Arrowhead Game Studios: “Um jogo para todos é um jogo para ninguém“. Nos vemos no espaço, Helldiver. A democracia precisa ser espalhada!

    • Compre o jogo na Amazon
    • Compre o jogo no Mercado Livre
    9.2 Essencial

    Helldivers 2 exala a paixão do estúdio pelo projeto, entregando um dos shooters de extração mais divertidos dos últimos anos.

    • Jogabilidade 10
    • Fator Replay 9
    • Desempenho 7
    • Visuais 10
    • Som 10
    Arrowhead Helldivers 2 PS5 Review
    Share. Facebook Twitter LinkedIn Telegram WhatsApp
    Previous ArticleMotorola Edge 40 está com bom desconto na Amazon
    Next Article Ultros já está disponível para PS4, PS5 e PC
    Ruancarlo Silva
    • Facebook
    • X (Twitter)
    • Instagram

    Apaixonado por Jogos, principalmente por Indies! Você me encontra lá no Twitter: @ruancarlo97

    VEJA TAMBÉM

    Especiais

    5 melhores Volantes gamer com melhor custo-benefício para 2025

    setembro 4, 2025
    Especiais

    10 piores lançamentos de jogos de 2025 e devem ser evitados

    setembro 4, 2025
    Especiais

    5 cafeteiras Britânia baratas para café coado em casa

    setembro 4, 2025
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Top Posts

    Os 10 melhores jogos de Arcade que marcaram época

    Eric Bortoleto Especiais

    Os 10 jogos mais difíceis da história dos videogames

    Eric Bortoleto Especiais

    10 jogos beat’em Up que todo gamer precisa jogar

    Eric Bortoleto Especiais

    11 jogos de terror mais aguardados que chegam em breve

    Eric Bortoleto Especiais

    Pré-vendas de jogos em mídia física são suspensas no Mercado Livre e Shopee

    Erick Felipe Notícias
    Redes Sociais
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • WhatsApp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimos Reviews
    8.7
    Reviews

    Review – Cronos: The New Dawn

    gspetrisetembro 3, 20257 Mins Read
    8.0
    Reviews

    Review: Metal Eden (PS5)

    Sherman Castelosetembro 2, 20258 Mins Read
    8.2
    Reviews

    Review: Hell is Us (PS5)

    André Custódiosetembro 1, 20258 Mins Read
    Bombando 🔥

    Os 10 melhores jogos de Arcade que marcaram época

    setembro 1, 20257 Mins Read

    Os 10 jogos mais difíceis da história dos videogames

    setembro 1, 20256 Mins Read

    Pré-vendas de jogos em mídia física são suspensas no Mercado Livre e Shopee

    setembro 3, 20252 Mins Read
    Escolhas do Editor

    Confira todos os brindes para assinantes do Game Pass Ultimate em setembro

    setembro 3, 2025

    Entrevistamos Theuns Smit, produtor de licenciamento sênior de 007: First Light

    setembro 3, 2025

    6 fornos elétricos de bancada para preparar receitas rápidas e assados

    setembro 2, 2025
    Categorias
    • Destaque
    • Especiais
    • Guias de Platina
    • Jogos
    • Nintendo
    • Notícias
    • Ofertas
    • PlayStation
    • Promoções
    • Reviews
    • Rumores
    • Uncategorized
    • Xbox
    Facebook Instagram YouTube TikTok Twitch
    © 2025 RepúblicaDG. Desenvolvido por Desconto em Games.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.