Hello Neighbor 2 talvez não seja um grande exemplo de lançamento em meio a tantas novidades no ano de 2022, porém, a continuação direta do primeiro título surpreendeu aqueles que esperavam novas mecânicas de furtividade. Embora os jogadores estejam “calejados” dos títulos que possuem perseguidores em sua narrativa (Resident Evil 2, Resident Evil 3 e Resident Evil Village), Hello Neighbor aprimorou a inteligência artificial dos inimigos para que se torne um jogo ainda mais desafiador e cheio de momentos de pura tensão. Com uma Campanha de aproximadamente 2 horas e meia, o jogo recicla tudo aquilo que já era bom e amplia ainda mais seu leque de possibilidades com puzzles inteligentes e personagens carismáticos. Após toda essa apresentação épica, será que a desenvolvedora tinyBuild conseguiu atingir um novo patamar e revolucionar a franquia para uma possível continuação? É isso que você irá descobrir agora!
O que é Hello Neighbor 2
Hello Neighbor é um jogo de suspense e furtividade lançado no dia 6 de Dezembro de 2022 para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC. Na trama, os jogadores deverão controlar um jornalista investigativo que busca respostas sobre o desaparecimento de crianças na cidade de Raven Brooks. Com a chegada do jornalista no local dos crimes, é possível notar uma criança sendo sequestrada pelo temível Theodore Peterson, o querido “chefão” dos títulos anteriores.
É claro que as coisas iriam sair do controle após Peterson notar a presença do jornalista! Ao tentar escapar do local com seu veículo, o jornalista acaba sofrendo um acidente de carro e é capturado pelo nosso antagonista. Com o objetivo de dificultar a denúncia anônima, a única forma de escapar das garras do vizinho é resolvendo puzzles espalhados pelo mapa e evitando chamar a atenção dos inimigos.
Não pense que esta será uma tarefa simples de ser concluída! O jogo implementou diversos puzzles que podem se tornar complexos caso o jogador não esteja familiarizado com esta mecânica. Além disso, não existem armas para se defender, tornando o jogador vulnerável as perseguições e ataques dos psicopatas. Vale ressaltar que o jogo segue o mesmo padrão de sobrevivência ao melhor estilo Outlast ou até mesmo o clássico Slender.
O jogo é classificado como terror em suas páginas oficiais, porém, é um jogo que pode ser aproveitado por toda a família com belos gráficos e ambientes de tirar o fôlego. Se você é uma pessoa ansiosa e sofre com “perseguições” nos games, tenho certeza que este será um prato cheio para você!
Jogabilidade
Tive a oportunidade de jogar Hello Neighbor 2 no PC e confesso que me decepcionei com a nova jogabilidade. Enquanto coletava alguns itens espalhados pelo mapa, pude sentir uma leve dificuldade ao interagir com os objetos de cenário. Embora o game não possua tantos comandos, é essencial prestar atenção para evitar derrubar um item após a maleta ficar cheia. Outro ponto que pode ser um tanto quanto frustrante é a falta de mini tutorial ou um esquema de aprendizado de botões do controle/teclado. Muitas vezes os jogadores poderão confundir alguns botões e dropar itens que serão essenciais no progresso do game.
O esquema de botões é imprescindível, principalmente nos momentos de fuga dos inimigos que não pouparão esforços para te encontrar. Por se tratar de um jogo relativamente curto, diversas vezes iremos nos deparar com objetos de cenário que são obrigatórios e podem passar batidos ou dificultar na hora da coleta.
Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial do jogo foi reformulada, fazendo com que ele se torne ainda mais desafiador do que seu título antecessor. Embora o jogador possua inúmeras vantagens para se esconder, os perseguidores são rápidos e podem te capturar até mesmo quando você menos esperar. Não se esqueça de utilizar os itens do mapa como sinos barulhentos, relógios de cabeceira e até mesmo ursinhos de pelúcia que estão no chão e podem fazer barulho ao pisar.
Estar sempre alerta é uma vantagem em Hello Neighbor 2 e isso deve ser levado a sério para o sucesso do jogador. Esconda-se e tire vantagem do grandalhão que te persegue incessantemente!
Gráficos e Desempenho
Minha experiência em Hello Neighbor 2 foi extremamente satisfatória! Os gráficos do jogo não deixam nada a desejar, tornando-se lindos desenhos ao melhor estilo “Disney Pixar”. Outro ponto importante que deve ser destacado é o level design que foi levado a sério pelos desenvolvedores. Muitas áreas do game são conectadas de maneira inteligente e que não dificultam a vida do jogador.
Infelizmente não posso dizer o mesmo em relação ao desempenho do game no PC. Alguns momentos pude notar frame drops nas transições entre cutscene e gameplay. Embora este seja um erro que não persiste durante toda a gameplay, é possível desapontar aqueles que são fissurados por cada FPS e limitação do PC.
Especificações do PC utilizado para a análise:
- Processador Ryzen 9 5900X
- Placa de Vídeo Nvidia GeForce RTX 3080Ti
- 128GB RAM 36600MHz
- Monitor – TV LG OLED C2 42″
É possível alcançar uma média de 160/180FPS com as configurações no máximo.
Tive a oportunidade de realizar os testes em uma GTX 1650 (placa mais utilizada no Brasil) e os resultados foram satisfatórios rodando na qualidade Alta/Médio, alcançando assim uma média de 80/120FPS de acordo com a configuração predefinida.
Trilha Sonora e Efeitos Sonoros
Um bom jogo de suspense jamais deixaria de lado sua Trilha Sonora e Efeitos Sonoros! Com uma qualidade excepcional, as trilhas tornam a experiência ainda mais frenética e tensa durante os momentos de perseguição, além de se encaixar perfeitamente com os efeitos sonoros de passos em assoalhos de madeira ou relances de escada. Quantos a estes detalhes, não há dúvidas que a empresa caprichou e buscou oferecer uma melhor experiência para aqueles jogadores que utilizam um headset ou soundbar. E aí? O que está esperando para ligar o seu fone?
Vale a pena jogar Hello Neighbor 2 MAS ESPERE!
Hello Neighbor 2 é um jogo extremamente divertido e desafiador que buscou inovar e corrigir todos os seus erros do passado. Infelizmente suas mecânicas não correspondem a altura das melhorias do segundo título. Mas é claro que nem tudo é ruim, já que o jogo oferece ainda mais desafios com inimigos mais inteligentes e uma trilha sonora que pode aproximar ainda mais o jogador do jornalista. Por se tratar de uma experiência relativamente curta e uma Campanha com uma história simples, os jogadores poderão se desapontar, principalmente com o valor praticado nos consoles. Caso você seja fã do título anterior, tenho certeza que irá se divertir muito com sua continuação, entretanto, recomendo aguardar uma futura promoção para dar o pontapé inicial.
PS: A análise foi realizada em um PC a partir de uma cópia cedida gentilmente pela tinyBuild