Com a chegada de Horizon Forbidden West – Complete Edition para PC, a biblioteca da PlayStation acaba recebendo um destaque ainda maior para os usuários do PC. Lançado originalmente para PlayStation 5 em 18 de fevereiro de 2022, o jogo se tornou um sucesso absoluto e uma das continuações mais aguardadas pelos jogadores desde 2017. Embora seu sucesso tenha chamado a atenção da mídia especializada (reviewers do Metacritic e OpenCritic), o jogo lançou em um momento acirrado na indústria, principalmente com a proximidade de Elden Ring.
Considerando que o port de Horizon: Zero Dawn chegou repleto de problemas de desempenho no PC, uma certa desconfiança pairava no ar já que muitas reviews sobre o game só foram disponibilizadas no dia do lançamento. Felizmente, Forbidden West foi tratado com muito carinho pela desenvolvedora Nixxes, surpreendendo até mesmo aqueles que já estavam com as expectativas baixas!
Pensando em todas as novidades da versão de PC, a equipe da República DG teve a oportunidade de realizar os testes em diferentes configurações e setups. É importante ressaltar que a nossa análise de Horizon Forbidden West – Complete Edition tem como principal objetivo demonstrar os testes realizados em diversas configurações, facilitando o seu trabalho na hora de configurar o game. Prepare-se para uma jornada imersiva com Aloy!
Esta Review foi produzida graças a um código de PC cedido gentilmente pela PlayStation Brasil!
Pode ficar tranquilo(a), esta análise é totalmente livre de SPOILERS!
Novidades da versão de PC
Com uma proposta de elevar a experiência dos fãs e novatos da franquia Horizon, Forbidden West chega com inúmeras melhorias no PC e diversas vantagens se comparadas a versão de PlayStation 5. Dentre elas, pudemos destacar as seguintes inovações:
- Adição e suporte ao NVIDIA DLSS 3 (tecnologia de renderização desenvolvida pela NVIDIA para aumentar a taxa de quadros e qualidade gráfica em jogos mais exigentes);
- AMD FSR (tecnologia similar ao DLSS 3 (compatível em produtos exclusivos da AMD);
- Suporte aos monitores UltraWide;
- Carregamento rápido com o SSD (presente também na versão de PlayStation 5);
- Desbloqueio de framerate (ao realizar as configurações e ajustes gráficos, é possível alternar entre 30,60 e 120 FPS);
- Suporte ao DualSense com feedback háptico e gatilhos adaptáveis.
Ao realizar meus primeiros testes durante a gameplay, pude notar que o jogo não oferece suporte ao Ray-Tracing em suas configurações. Esta decisão acabou me causando uma certa estranheza já que os outros ports desenvolvidos pela Nixxes ofereciam total suporte, oferecendo configurações avançadas para tornar a gameplay ainda mais imersiva.
Com um desempenho majestoso em PC’s de entrada ou high end, não senti a menor diferença do Ray-Tracing já que Forbidden West oferece belíssimas paisagens que ofuscam o brilho de qualquer outro jogo de mundo aberto presente no mercado. Com isso, pude aproveitar para deixar todas as minhas configurações na opção “Muito Alta” (melhor configuração para tirar todo o proveito do game).
Ao iniciar o jogo pela primeira vez no computador, é necessário aguardar a conclusão da compilação de shaders para evitar problemas de desempenho ou texturas corrompidas durante a gameplay. Embora possa parecer algo assustador já que o port de The Last of Us Parte 1 levou cerca de uma hora e meia para ser concluído, em Horizon essa configuração pode ser finalizada em menos de 5 minutos (dependendo do processador de cada jogador).
Em suma, Horizon Forbidden West – Complete Edition possui uma das melhores otimizações em jogos da PlayStation para PC, garantindo ótimos resultados de desempenho desde sua inicialização, até a primeira experiência com a gameplay! Vale ressaltar que tudo isso pode variar de acordo com o hardware de cada jogador.
Bancadas de teste para Horizon Forbidden West
Para tornar esta análise ainda mais completa, realizei testes em 5 computadores com especificações distintas. Como nosso objetivo é demonstrar os melhores resultados nos computadores, separamos abaixo algumas observações e todas as bancadas que foram utilizadas para você garantir a melhor configuração sendo um PC de entrada ou high end para os apaixonados em tecnologia.
Obs 1: O HD Seagate Mach.2 Exos 2X14 foi utilizado apenas para os testes de desempenho e carregamento.
Obs 2: Embora as recomendações mínimas exijam uma memória de 8GB RAM, o recomendado é utilizar entre 16 a 32GB de RAM.
Obs 3: Reduzir as configurações para o mínimo podem solucionar melhorar o desempenho no Steam Deck.
Obs 4: Horizon Forbidden West ainda não recebeu o selo de verificação para o Steam Deck.
PC 1 – Bancada principal
- Processador Ryzen 9 5900X
- 128GB de RAM DDR4 3600MHz
- SSD S70 Blade XPG – 7400MB/s
- Placa de Vídeo GeForce RTX 4090
Resultado dos testes – Utilizando todas as configurações no “Muito Alta” e com DLSS ativado, é possível atingir picos de 120 FPS (áreas internas e externas). O jogo não oferece suporte ao Ray-Tracing.
- A qualidade “Muito Alta” é recomendada para GPUs de 8 GB na resolução 1440p ou GPUs de 10 GB em 4K (2160p).
PC 2 – Bancada secundária
- Processador Ryzen 9 5900X
- 64GB de RAM DDR4 3600MHz
- SSD S70 Blade XPG – 7400MB/s
- Placa de Vídeo GeForce RTX 3080 Ti
Resultado dos testes – Utilizando todas as configurações no “Muito Alta” e com DLSS ativado, é possível atingir picos de 120 FPS (áreas internas e externas).
PC 3 – Notebook Gamer Predator Helios 300
- Processador Intel Core i7 – 11800H
- 16GB de RAM DDR4 2933MHz
- SSD NVMe
- Placa de Vídeo GeForce RTX 3060
Resultado dos testes – Utilizando todas as configurações no “Média” ou “Alta” e com DLSS ativado, é possível atingir picos de 60-80 FPS (áreas internas e externas).
PC 4 – Notebook Gamer Acer Nitro 5
- Processador Ryzen 7 4800H
- 8GB de RAM
- Placa de Vídeo GeForce GTX 1650
Resultado dos testes – Utilizando todas as configurações no “Baixa” ou “Média” ativado, é possível atingir picos de 30-45 FPS (áreas internas e externas). Os jogadores poderão desfrutar do game em resoluções como 1080p.
Obs: Recomendo realizar um upgrade na memória RAM.
PC 5 – Steam Deck
Embora o jogo não possua certificação de compatibilidade da Steam, Horizon Forbidden West pode acabar surpreendendo mesmo reduzindo todas as configurações para a qualidade “Baixa” ou “Média”, garantindo resultados de 30 a 60 FPS. Nestas configurações, é obrigatório utilizar o upscaling FSR 2.2
Resultado dos testes – Utilizando todas as configurações no “Baixa” e com AMD FSR 2.2 ativado, é possível atingir picos de 60 FPS (áreas internas e externas), enquanto na configuração “Alto” é possível atingir picos de 30-45 FPS (áreas internas e externas).
OBS: A tecnologia FSR 2.2 irá garantir o bom funcionamento do game, permitindo realizar pequenas alterações nas configurações gráficas. Para isso, aplique as configurações gráficas na versão “Baixa”.
Conclusão – Todas as bancadas permitem rodar o jogo sem grandes dificuldades, garantindo resultados satisfatórios com algumas configurações gráficas que precisaram ser alteradas.
O que é Horizon Forbidden West?
O jogo se passa meses após o primeiro. Por que isso é importante? Por ser uma continuação direta, é extremamente recomendável que você jogue o primeiro título antes. Apesar de não ser algo obrigatório, ter vivenciado a primeira aventura de Aloy torna essa nova jornada ainda mais especial e facilita a compreensão das motivações de cada personagem e os conflitos que acontecem na Terra “futurista”.
Nesta sequência, a Terra ainda está ameaçada e Aloy passa a buscar um backup de GAIA com a finalidade de consertar os problemas do mundo. Contudo, o backup encontrado era a versão original do programa, fazendo com que a heroína vague pelo mundo atrás das subfunções de GAIA.
Review de Horizon Forbidden West – Complete Edition – Vale a Pena?
A compra é obrigatória para todos os fãs e novatos na franquia! Horizon Forbidden West – Complete Edition se tornou um dos melhores ports do PC dos últimos 2 anos. Em meio a tantos lançamentos, a Nixxes mostrou mais uma vez todo o seu poder, garantindo resultados satisfatórios para computadores high end e até mesmo para PC’s de entrada.
Embora a decisão de remover o Ray-Tracing da versão final do game seja algo inesperado, é possível relevar em meio a tantas novidades que tornam a experiência ainda mais imersiva em um dos jogos mais bonitos já desenvolvidos pela PlayStation Studios.
Se este for o seu primeiro contato com Horizon, recomendo iniciar pelo port de Zero Dawn para se aprofundar um pouco mais na narrativa. Ao finalizá-lo, a compra de Forbidden West se tornará obrigatória. O mesmo vale para os usuários que já jogaram a versão de PlayStation 5 e pretendem reviver esta experiência incrível mais uma vez!
Em suma, Horizon Forbidden West – Complete Edition se tornou um dos jogos mais bonitos do PC e um dos ports mais importantes já desenvolvidos pela Nixxes!
O jogo está sendo vendido por R$ 249,90 nas plataformas Steam e Epic Games Store. Caso você seja um assinante da PS Plus Extra ou Deluxe, poderá resgatar o jogo de forma gratuita através do PlayStation 5.
Horizon Forbidden West - Complete Edition se tornou um dos ports mais bonitos e importantes do PC, garantindo uma experiência definitiva para os usuários. Com a sua chegada triunfal, é impossível não se emocionar com cada detalhe presente no game, tornando a sua compra obrigatória!
- História
- Jogabilidade
- Gráficos
- Trilha Sonora
- Desempenho
- Recursos e Tecnologia