Julgando por muitos como desnecessário, Horizon Zero Dawn: Remastered já está disponível no PS5. Originalmente produzido pela Guerrilla Games e aprimorado pela Nixxes, será que esse remaster realmente é desnecessário?
É isso que você vai descobrir em nosso texto! Se aconchegue mais e venha ler meu review de Horizon Zero Dawn Remastered.
Zero Dawn com visuais de Forbbiden West
Nas primeiras horas de jogo, fica claro o quanto o título foi aprimorado, parecendo realmente feito sob medida para o PS5. A qualidade gráfica e o desempenho chegam muito próximos ao seu irmão, Forbidden West, o que impressiona desde o início.
Com todos os benefícios da nova geração, os loadings são incrivelmente rápidos — levando apenas 5 segundos para carregar. Fiquei bastante surpreso com isso, ainda mais tendo testado o jogo original recentemente. A qualidade gráfica é tão impressionante que, em alguns takes, ele fica ainda mais bonito do que a sequência Forbidden West.
Além disso, o jogo chega sem os problemas que geraram os famosos memes no lançamento original de 2017. É evidente que a desenvolvedora se dedicou para refinar todos os aspectos, garantindo uma experiência fluida e digna da nova geração.
Remaster impecável
É formidável o cuidado que a desenvolvedora teve no desenvolvimento desse remaster e, o melhor, com um preço relativamente acessível – apenas R$50 pra quem já tinha o jogo.
Tudo foi elevado a um novo patamar. A iluminação está mais realista, os terrenos e a vegetação têm um novo nível de detalhamento, os personagens, por sua vez, foram completamente remodelados, apresentando feições mais nítidas e mais próximas do padrão visto em Forbidden West.
Não poderia deixar de mencionar dois pontos cruciais: as melhorias no sistema climático e na água. O clima agora é muito mais dinâmico e realista, gerando impacto direto no cenário, como a mudança visível após uma chuva pesada. Já a água se tornou um espetáculo à parte, com reflexos impressionantes e o movimento das ondas que reagem perfeitamente à interação.
Zero Dawn fez jus ao Playstation 5
Obviamente o jogo abusou de todo o potencial do PS5, elevando sua qualidade a um novo nível que impressiona.
Logo ao iniciar, temos a opção de configurar alguns aspectos importantes. Primeiramente, é possível escolher entre os modos de gráficos: Fidelidade e Desempenho. O modo Fidelidade oferece uma resolução em 4K, enquanto o modo Desempenho roda acima de 1440p, garantindo uma experiência fluida a 60 FPS, mantendo uma qualidade visual impressionante.
Não posso deixar de destacar o áudio, que agora conta com suporte ao áudio 3D. Esse recurso proporciona uma imersão ainda mais profunda, permitindo perceber melhor a direção dos inimigos e, claro, identificar a presença de máquinas espreitando ao redor.
E, por fim, fizeram um bom uso do DualSense, usando os seus gatilhos adaptáveis de maneira incrível.
Review de Horizon Zero Dawn Remastered: vale a pena?
Considerando que o remaster apresenta a versão completa do jogo, com o conteúdo da expansão, visuais aprimorados, personagens remodelados, novas técnicas de iluminação e muito mais por apenas R$50 pra quem já tem o jogo, é impossível não cravar que sim, vale muito a pena rejogar o game.
Se for a sua primeira vez jogando, a versão é ainda mais recomendável. A edição eleva o game original a um patamar que eu, honestamente, julgava ser impossível. Não existe caminho melhor para embarcar na jornada de Aloy do que esse.
Horizon Zero Dawn Remastered prova que uma remasterização bem feita é capaz de fazer milagres, elevando a experiência de uma maneira formidável.
- História
- Desempenho
- Jogabilidade
- Visuais
- Trilha Sonora