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    Home » Review – Hypercharge: Unboxed (PS5)
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    Review – Hypercharge: Unboxed (PS5)

    John WarlockJohn Warlockmaio 29, 202514 Mins Read
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    Hypercharge: Unboxed está chegando ao PlayStation 5, e eu quero trazer para vocês uma review sincera comentando sobre a gameplay, mecânicas e outros pontos importantes para ajudá-lo a decidir se vale a pena pegar esse jogo.

    Se você é um pouco mais velho, com certeza se lembra do filme Pequenos Guerreiros, que passava direto na Sessão da Tarde. Nele, bonecos de guerra ganhavam vida e brigavam entre si. Se você é fã desse clássico e sempre quis um jogo nesse estilo, Hypercharge é o game que você estava esperando.

    Créditos: Primevideo.com

    Hypercharge: Unboxed é um jogo de tiro em primeira e terceira pessoa, onde o jogador controla action figures, os famosos brinquedos de ação. A gameplay consiste basicamente em defender o Hypercore, uma espécie de fonte de energia que dá vida aos bonecos. Para isso, você precisará se organizar com sua equipe, montar linhas de defesa e armadilhas para proteger o Hypercore dos inúmeros bonecos inimigos que tentarão destruí-lo.

    Créditos: John Warlock

    O jogo é uma mistura de Call of Duty e Fortnite, permitindo que você construa estruturas para se defender, além de oferecer vários modos multiplayer, como mata-mata em equipe. Se preferir, também pode jogar a campanha no modo cooperativo com um amigo.

    Hypercharge foi desenvolvido pelo estúdio Digital Cybercherries (DCC), o mesmo responsável por Don’t Scream, um jogo de terror que recebeu muitos elogios da comunidade.

    Créditos: John Warlock

    Desenvolvido na Unreal Engine 4, Hypercharge foi lançado inicialmente em 2017 como Early Access (Acesso Antecipado) na versão 1.0, permitindo aos desenvolvedores receberem feedback dos jogadores, corrigirem bugs e melhorarem a performance do jogo. Posteriormente, o jogo foi lançado oficialmente para Nintendo Switch e PC via Steam em 2020, chegando ao Xbox Series e Xbox One em 2024. Agora, em 2025, no dia 30 de maio, finalmente chega ao PlayStation 5 e PlayStation 4.

    Nas minhas pesquisas, não consegui encontrar uma justificativa para a demora do jogo em chegar aos consoles, especialmente à plataforma da Sony. Mas, como diz o ditado, antes tarde do que nunca, não é mesmo?

    A História

    A história de Hypercharge começa quando uma antiga linhagem de figuras de ação cria uma fonte de energia mágica com a capacidade de permitir que os humanos nunca esqueçam as memórias de infância associadas aos seus brinquedos favoritos. Essa fonte de energia, conhecida como Hypercore, está escondida nos quartos de crianças ao redor do mundo.

    Uma dessas crianças, junto com seu irmão mais velho, recebeu duas figuras de ação de presente: Max Bala e a edição especial Max Massacre. O menino que recebeu Max Bala brincou por horas seguidas, demonstrando todo seu carinho pelo brinquedo. Já seu irmão mais velho guardou sua figura de ação dentro da embalagem, mantendo-a como um item de colecionador.

    Créditos: John Warlock

    Esquecido e deixado de lado, Max Massacre começou a se sentir sozinho e abandonado. Tomado pela inveja, ele bolou um plano para apagar as memórias do irmão mais novo, destruindo todos os Hypercores. Ao tentar destruir o primeiro Hypercore, Max Massacre foi atingido por um pico de energia que corrompeu seu corpo, tornando-o sombrio e cheio de ódio. Ele então adotou um novo nome: Major Malvado.

    Créditos: John Warlock

    Dominado pela maldade, Major Malvado decide encontrar e destruir todos os Hypercores do mundo, apagando assim as lembranças das figuras de ação das crianças. Max Bala e seus Defense Corps partem em missão para proteger os Hypercores, enquanto Major Malvado usa seus novos poderes, concedidos pela própria energia dos Hypercores, para corromper outros brinquedos e transformá-los em seus lacaios.

    Créditos: John Warlock

    Assim começa a primeira Hyperguerra, com Max Bala e Major Malvado na linha de frente dos lados rivais. A guerra termina com Max Bala conseguindo derrotar Major Malvado, garantindo uma nova era de paz entre os brinquedos. Ou pelo menos, era isso que ele pensava…

    A campanha

    Na campanha principal do jogo, você terá 14 capítulos ambientados em cenários variados, como um quarto ou uma loja de brinquedos. Em cada capítulo, você encontrará objetivos secundários, como eliminar inimigos específicos, coletar itens raros ou cumprir desafios específicos.

    Créditos: John Warlock

    No entanto, o objetivo principal será sempre o mesmo: defender os Hypercores. Cada cenário terá uma quantidade definida de Hypercores, que devem ser protegidos a todo custo para avançar no capítulo.

    Cada capítulo também conta com uma introdução narrativa, aprofundando a lore do jogo e dando contexto ao ambiente em que você estará jogando.

    Para avançar na campanha, é necessário obter medalhas de ouro ou superiores, permitindo desbloquear novos capítulos e níveis. Cada capítulo tem um requisito mínimo de medalhas para ser acessado, exigindo boas pontuações para progredir na história.

    Créditos: John Warlock

    Mecânicas e Jogabilidade

    Em Hypercharge, você poderá optar por jogar a campanha principal no modo single-player, no cooperativo online ou ainda dividir a tela para jogar com um amigo. Além da campanha, há um modo online multiplataforma com diferentes modalidades de disputa, no estilo Call of Duty, para você escolher.

    Créditos: John Warlock

    No que diz respeito à gameplay da história principal de Hypercharge, apesar de inicialmente parecer simples e repetitiva, ela me surpreendeu positivamente. O objetivo central da campanha, dividida em 14 capítulos ou níveis, permanece o mesmo: defender os Hypercores enquanto sobrevive a várias ondas de brinquedos malignos assassinos.

    Créditos: John Warlock

    No entanto, a dinâmica do jogo se torna bastante divertida graças à variedade de objetivos paralelos, inimigos, colecionáveis e desbloqueáveis em cada fase. Por exemplo, em algumas fases, você terá desafios específicos, como eliminar um inimigo especial com uma arma específica ou alcançar um local determinado dentro do cenário, que pode ser o quarto de uma criança ou uma loja de brinquedos.

    Durante minha gameplay, lembro de um objetivo em que precisei pular da prateleira mais alta do quarto em cima de uma bicicleta. Nela, havia uma arma lendária que pude coletar, o que me ajudou muito na partida.

    Cada nível apresenta uma variedade de inimigos com diferentes pontos fracos e estratégias de defesa. Você poderá enfrentar robôs, androides, ninjas, alienígenas, OVNIs, soldados de elite, monstros de gosma e até mesmo beyblades! Sim, você não leu errado! Várias beyblades girarão pelo cenário, atingindo tudo que estiver no caminho.

    Créditos: John Warlock

    Além dos inimigos, cada nível traz colecionáveis que, ao serem coletados, rendem recompensas exclusivas, bem como objetivos secundários que garantem mais pontos para a obtenção das medalhas de ouro ou platina. Cumprir esses objetivos paralelos é essencial por dois motivos:

    1. Pontuação elevada – Conseguir medalhas de ouro ou platina será necessário para desbloquear as próximas fases.
    2. Desbloqueio de personalização – Ao completar esses desafios, você poderá liberar novos itens para customizar seu action figure.
    Créditos: John Warlock

    Falando em personalização, o jogo oferece um menu exclusivo para configurar o boneco como desejar. Você poderá escolher qual action figure usar, além de personalizar sua cabeça, roupas, camuflagem da arma e até a embalagem. Além disso, será possível alterar o nome do seu boneco com títulos e adjetivos. O meu, por exemplo, chamei de Master Furious, o mestre furioso!

    Créditos: John Warlock

    Também será possível escolher quais estruturas construir durante as partidas. Elas funcionam como defesas contra os bonecos corrompidos e podem ser erguidas nos intervalos entre as hordas inimigas, lembrando um pouco as construções de Fortnite. Entretanto, ao invés de precisar de recursos, aqui você precisará de moedas de ouro para construir.

    Créditos: John Warlock

    Você poderá montar muralhas para impedir o avanço dos inimigos no Hypercore, além de armadilhas de lanças, fogo, gosma escorregadia, torretas antiaéreas e muitas outras estruturas que te ajudarão a eliminar as hordas de brinquedos corrompidos.

    No modo campanha single-player, você poderá escolher entre as dificuldades Fácil, Normal, Especialista e Pesadelo. As dificuldades mais altas recompensam com medalhas diferenciadas.

    Créditos: John Warlock

    Além da história principal, há o modo “Exploração”, onde será possível visitar todas as fases já desbloqueadas sem a presença de inimigos. Esse modo é perfeito para quem deseja completar 100% dos níveis e coletar todos os colecionáveis sem precisar se preocupar com batalhas ou a proteção do Hypercore.

    Modo Multiplayer

    Créditos: John Warlock

    O modo multiplayer permite até 8 jogadores, divididos em duas equipes de 4 participantes cada, e você poderá jogar no Crossplay com outras plataformas. Há diversas modalidades disponíveis:

    • Mata-Mata em Equipe (Team Deathmatch) – Seu objetivo é eliminar os membros da equipe inimiga até atingir o limite de pontuação ou tempo.
    • Contra Todos (Free For All) – Chamado de Deathmatch no jogo, você enfrentará todos os outros participantes sem aliados.
    • Capture The Battery – O objetivo é coletar baterias e levá-las para sua base. O time com maior pontuação vence.
    • Infection – O jogador infectado deve contaminar os outros até restar apenas um sobrevivente. Se você não for infectado, terá que sobreviver o máximo possível sem ser pego.
    • King of the Hill (Rei da Colina) – Modalidade de dominação, onde pontos com bandeiras aparecem no mapa e precisam ser controlados para garantir pontos à equipe. O time com mais pontos no final da partida vence.
    Créditos: John Warlock

    Além dessas, os desenvolvedores adicionaram conteúdos extras, como o modo “Jogo de Grupo”, que inclui:

    • Arena de Giratórios – Disputa entre beyblades.
    • Batalha de Tanques – Uma arena onde os jogadores se enfrentam pilotando tanques de guerra.
    Créditos: John Warlock

    Controles e Comandos

    Os controles do jogo são simples e intuitivos, tornando a experiência mais dinâmica. O esquema padrão é:

    • L1 – Correr
    • L2 / R2 – Mirar e atirar
    • R1 – Pular
    • Triângulo – Trocar arma ou estrutura
    • Bola – Mudar a câmera
    • X – Dar comandos de voz
    • Quadrado – Recarregar
    • Analógicos – Movimento do personagem e da câmera
    Créditos: John Warlock

    Esse é o layout padrão do jogo, mas ele pode ser completamente personalizado no menu de controles, permitindo ajustes para se adaptar ao seu estilo de jogo.

    A gameplay de Hypercharge é simples, mas muito divertida, tanto no modo single-player quanto no multiplayer. A campanha tem cenários variados, inimigos diversificados e objetivos paralelos que incentivam a exploração e recompensam desbloqueáveis.

    No cooperativo, você pode jogar com amigos, tornando tudo ainda mais envolvente. Já o multiplayer coloca sua habilidade à prova contra jogadores do mundo todo. As modalidades online são bem conhecidas pelos amantes de FPS e, sem dúvida, garantem horas de diversão, especialmente para os mais competitivos.

    O combate

    O combate do Hypercharge foi outro ponto que me agradou muito também por conta de vários motivos. Primeiro que você pode simplesmente sentar o dedo e atirar à vontade nos bonecos inimigos. Isso traz aquela mesma sensação de estar jogando um DOOM, por exemplo, exterminando demônios com várias armas diferentes. Além disso, no single-player você tem munição ilimitada, independente da arma que estiver, o que favorece a essa dinâmica.

    Outro ponto forte é justamente que você terá várias armas diferentes que poderão ser usadas em suas partidas. Aliás, não só isso como também você poderá equipar sua arma atual com vários acessórios diferentes que concederão novos benefícios.

    Você poderá experimentar usar metralhadoras, miniguns, snipers, lança-chamas, lança-granadas, lança-minas, arma a laser, canhão de gelo, entre outras armas. Sobre os acessórios, você poderá equipar coronhas e empunhaduras para estabilizar melhor a arma, miras e lunetas que facilitarão sua visibilidade dos inimigos, lanternas, radares e outros equipamentos que mudarão sua gameplay.

    Tanto as armas como os acessórios, diferentes do padrão de jogos de FPS, onde você já escolhe inicialmente com qual arma vai jogar, deverão ser encontradas ou compradas durante a partida e custarão um valor em moedas que você poderá encontrar também espalhadas pelo cenário.

    Então dentro dos ambientes será possível encontrar as caixas de action figures diferentes onde ficarão as armas das mais diversas que poderão ser compradas, assim como os acessórios. Ou caso você não queira comprar, poderá explorar esses ambientes e encontrar armas e acessórios lendários escondidos.

    Créditos: John Warlock

    Com relação aos inimigos, você irá encontrar uma boa variedade de bonecos corrompidos, cada um com uma mecânica e pontos fracos diferentes. Então você poderá enfrentar robôs, beyblades, soldados de plástico (aqueles mesmos do Toy Story), tanques de guerra, aliens, soldados das forças especiais, ninjas, aviões, drones, entre muitos outros inimigos que darão maior dinâmica para as partidas.

    Além disso, o jogo ainda possui inimigos especiais que podemos considerar como os chefes das fases, que terão também mecânicas específicas para serem derrotados.

    Durante minha gameplay, tive o prazer de jogar contra um avião cargueiro que ficava atirando e dropando soldados de chumbos no cenário. Uma nave mãe alienígena que spawnava vários ETs no ambiente além de abduzir você e seus aliados. E até mesmo um T-REX, e nessa parte aqui eu realmente só lembrei do Toy Story.

    Créditos: John Warlock

    Para finalizar, você ainda terá disponível em seu arsenal a construção de estruturas que serão fundamentais para você se manter vivo e proteger os Hypercores. Você poderá equipar até 3 tipos de estruturas diferentes para construir durante a partida e terá uma boa variedade para escolher também.

    Fortalezas que impedirão que os inimigos avancem, armadilhas de gosmas que fazem os inimigos escorregarem, incineradores que farão os inimigos pegarem fogos, Torres anti-aéreas para proteger a área de ataques de aviões, entre muitas outras estruturas que poderão ser desbloqueadas durante sua gameplay.

    Então juntando todos esses fatores, com um combate com armas, inimigos e mecânicas diversificadas em um jogo de tiro de bonecos, foi a mistura perfeita para render várias horas de diversão garantida, seja jogando sozinho, cooperativo ou no multiplayer.

    Visuais e cenários

    Apesar do Hypercharge ter sido desenvolvido na Unreal Engine 4, versão anterior ao motor gráfico mais atual que é a Unreal Engine 5, o jogo possui uma qualidade gráfica boa e não recordo de ter tido problemas com frame-rate durante minha gameplay.

    No game você irá encontrar diversos cenários e ambientes muito bem trabalhados nos detalhes, simulando o quarto de uma criança, uma loja de brinquedos, uma garagem ou jardim de uma casa por exemplo, onde o jogo irá permitir que você explore cada pedaço desses locais sem problema algum.

    Créditos: John Warlock

    Um ponto positivo também é que o jogo não possui fall damage, permitindo que você tente alcançar lugares mais altos sem o medo de acabar morrendo. Os cenários possuem cores vivas que chamam a atenção, transportando os jogadores para um mundo vibrante e colorido. E não só isso, os próprios bonecos são bem detalhados também, dando pra ver que houve uma preocupação dos Devs em trazer um jogo bem trabalhado.

    Trilha sonora

    A trilha sonora do jogo também foi bem encaixada. No menu fica tocando uma música característica de jogos de ação, que te remete a esse estilo de jogo. De certa forma, a música do menu me bateu até uma nostalgia por me lembrar aqueles filmes e também jogos de ação clássicos da década de 90.

    Durante as partidas tanto da campanha single-player, como no modo multiplayer, os Devs souberam como escolher músicas apropriadas também que te fazer ficar imerso na gameplay e se sentir como se realmente fosse um boneco de combate lutando contra brinquedos corrompidos. Lembrando que todas as músicas são audios originais desenvolvidos pela própria Cybercherries.

    Inclusive a trilha sonora original do jogo está com todas as faixas disponíveis para serem compradas. A lista de faixas possuem 29 músicas diferentes e poderão ser adquiridas pelo valor de R$ 33 na Steam.

    Review de Hypercharged: Unboxed – Vale a pena!

    Hypercharge: Unboxed será uma excelente escolha para qualquer fã de jogos de tiro, não só por ser um jogo com uma gameplay frenética, mas por conta da sua temática exótica e inusitada. Além disso, ele irá atender tanto ao público que prefere jogar mais modalidades multiplayer e que seja mais competitivo, como também ao público que prefere priorizar a história e dividir a campanha com um amigo.

    As missões e objetivos paralelos, além da grande quantidade de desbloqueáveis para personalizar sua figura de ação irão te manter focado e imerso no game por um bom tempo, rendendo boas horas de gameplay.

    • Para mais conteúdos sobre games, confira meu canal no YouTube!
    7.0 Jogo de tiro frenético e exótico

    Hypercharge: Unboxed será uma excelente escolha para qualquer fã de jogo de tiro e actions figures!

    Temática diferenciada
    1. Gameplay frenética
    2. Cenários e ambientação bem trabalhados
    3. Boa customização
    História não segue uma linha cronológica e possui pouca lore
    1. Não possui um sistema de evolução do personagem por nível
    • História 5
    • Jogabilidade 8
    • Desempenho 7
    • Visuais 8
    • Som 7
    dcc digital cybercherries Hypercharge: Unboxed
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