Os fãs de Life is Strange já podem comemorar e soltar fogos graças a chegada do título para o portátil Nintendo Switch! Apesar de ser um game de 2018, esta será uma grande oportunidade para os jogadores reviverem as emoções da jornada de Sean Diaz e Daniel Diaz. Com a recente chegada de Life is Strange: True Colors para os consoles de antiga e nova geração, o estúdio francês Dontnod Entertainment decidiu inovar e oferecer a franquia “na palma de nossas mãos”. Felizmente, tive a oportunidade de reviver essa história em grande estilo e confesso que o resultado me surpreendeu positivamente! Hoje você irá conferir a análise completa de Life is Strange 2 e seu desempenho in-game. Prepare uma pipoca e venha se emocionar com a vida nada comum dos irmãos Diaz.
Pode ficar tranquilo(a), esta análise é totalmente livre de SPOILERS!
Uma jornada trágica
Na trama de Life is Strange 2 controlamos Sean, um estudante de 16 anos que teve sua vida completamente abalada após uma discussão com seu vizinho. Ao revidar um soco, o garoto derruba seu vizinho e ele acaba morrendo ao bater as costas em uma pedra. Neste momento trágico, um policial chega ao local e acaba baleando o pai do jovem, causando uma verdadeira confusão após Daniel utilizar seu “poder sobrenatural” e causar uma espécie de explosão no local. Preocupados com as cirscunstâncias que estão por vir, os garotos fogem e procuram uma forma de se abrigar sem chamar a atenção. Infelizmente a jornada dos garotos é interrompida com diversos perigos que estão por vir.
Mesmo com problemas pessoais, os jogadores terão que lidar com suas diferenças e farão de tudo para viver momentos únicos, com diálogos emocionantes e decisões que podem impactar o futuro. O que torna Life is Strange 2 ainda mais impactante são os momentos de carinho e preocupação entre os garotos, além da infinidade de diálogos secundários que podem ser obtidos ao verificar itens no cenário, as mensagens do celular e até mesmo os NPC’s presentes na trama.
Vale ressaltar que o jogo conta com 7 finais diferentes e que poderão ser alcançados de acordo com as escolhas pessoais dos jogadores. Infelizmente algumas decisões negativas podem impactar em um final ruim, dando a oportunidade do jogador reiniciar sua história do 0. É importante destacar também o fator replay do game, onde será possível realizar diversas escolhas que acarretem em bons finais. Surpreendente ou não, o trabalho da empresa é digno de um bom filme de cinema!
Life is Strange 2 é um título obrigatório
Se você é apaixonado por uma boa história, tenho certeza que Life is Strange 2 não poderá passar batido em sua vida. Por mais que o jogo pareça um simples filme interativo, as escolhas impactam e acabam aproximando os jogadores da vida real. Alguns problemas apresentados no game estão presentes em nosso cotidiano e isso tudo torna a experiência ainda mais imersiva.
A franquia Life is Strange é necessária para todos, além de apresentar boas mensagens que podemos carregar para toda a vida. O “drama adolescente” é real e está presente em nossas vidas de diversas maneiras. É claro que não poderia deixar de mencionar também a vida adulta, afetada por problemas pessoais e que são abordados de maneira única e simplificada. Portanto, esqueça os problemas pessoais e tente relaxar com o clássico da Square Enix!
Gráficos
Se você chegou até aqui, tenho certeza que quer saber como os gráficos de Life is Strange 2 estão no Nintendo Switch. Veja bem… para rodar no console portátil, a Square Enix teve que abdicar de melhorias e reduzir a qualidade gráfica do game. De maneira simplificada, o jogo sofreu downgrade para conseguir rodar de maneira estável. Em diversos momentos (principalmente em ambientes externos), é possível notar texturas incompletas ou que sofreram grandes alterações para rodar melhor no console.
Embora este não seja um problema tão grave, os fissurados por gráficos e desempenho técnico poderão se incomodar com o resultado final do projeto. Por mais que essa alteração tenha sido feita, não senti um grande impacto ou algo que atrapalhasse minha experiência final como jogador. Sendo assim, continuo recomendando Life is Strange 2 já que o jogo contém um roteiro emocionante e impecável.
Desempenho
Durante minha jogatina, pude notar que os loadings demoravam muito, principalmente em áreas externas. Além disso, em diversos momentos o jogo sofria com quedas de frame (framedrop) ao rotacionar a câmera ou para movimentar o personagem. Um fato curioso é que as legendas em Português do Brasil pararam de funcionar e após fechar o game, elas voltaram de repente.
Ao jogar no portátil, a instabilidade do FPS não se torna tão perceptível comparado ao console conectado na Dock. Se você não liga para isso ou não consegue perceber estas mudanças corriqueiras, tenho certeza que esse é um título obrigatório para o Nintendo Switch. É possível notar cenários “borrados” para facilitar e tornar seu desempenho ainda melhor. Acredito que essa foi a melhor maneira de conduzir o game para o Nintendo Switch e tornar essa experiência ainda mais próxima da realidade.
OBS: Por se tratar de um game em acesso antecipado, é possível que a Square Enix realize uma atualização para corrigir estes problemas no dia do lançamento.
Vale MUITO a pena jogar Life is Strange 2!
Mesmo com problemas técnicos em momentos específicos, Life is Strange 2 é um prato cheio para aqueles que buscam uma narrativa emocionante e cheia de mistérios. Com um grande apelo emocional, a franquia LiS se tornou obrigatória para todos, tornando ainda mais acessível para aqueles que buscam jogar durante um final de semana ou até mesmo em uma viagem. Embora seja um título de 2018, achei o preço digital acessível comparado com as outras lojas digitais. Eu tenho certeza que você irá se apaixonar e que merece dar uma chance para desfrutar desta experiência na palma de suas mãos. Mas e aí? O que está esperando? Corra e compre o seu agora!
Obs:
Obs: Esta análise foi realizada com um código do jogo para Nintendo Switch cedido gentilmente pela Square Enix!