Na semana passada, a equipe da República DG teve a oportunidade de participar dos testes de acesso antecipado de Mark of the Deep, garantindo uma experiência mista de Metroidvania e Soulslike. Embora o gênero já esteja saturado no mercado, é impossível não olhar para o projeto e se surpreender com sua narrativa misteriosa, personagens carismáticos e combate desafiador.
Mesmo após a semana de testes, é impossível não destacar toda a beleza de Mark of the Deep, tornando-se (com folga) o melhor Metroidvania Soulslike dos últimos anos!
Esta Review foi produzida graças a um código de PC cedido gentilmente pela Mad Mimic!
Pode ficar tranquilo(a), esta análise é totalmente livre de SPOILERS!
Relembrando a história
Em Mark of the Deep controlamos Marcus “Rookie” Ramsey, um pirata destemido que sobreviveu após o naufrágio de seu navio. Com o sumiço da tripulação Sereia Raivosa, nosso guerreiro deve partir em busca de respostas e se proteger dos ataques de criaturas misteriosas em um ambiente hostil.
Durante a nossa jornada, cruzaremos com criaturas abissais e cultistas que estão protegendo cristais que concedem novos poderes e habilidades. Além de garantir a segurança dos guerreiros que sumiram, Marcus precisa controlar as habilidades concedidas, tornando-o o Guardião da Marca.
A experiência também garante horas de diversão com mais de 80 inimigos variados com golpes únicos e mais de 15 chefes que controlam cada área do game. Como se não bastasse, a narrativa misteriosa garante um charme extra com missões secundárias que podem ser concluídas para obter novos ataques e itens poderosos.
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Devido ao seu sistema de escolhas, Mark of the Deep proporcionará uma experiência única para cada jogador, conforme as decisões tomadas ao longo da narrativa. Além das inovações mencionadas, à medida que a campanha avança, os NPCs se tornam ainda mais importantes, tornando tudo ainda mais envolvente.
Com o tempo, percebi que o jogo se tornava “progressivamente” mais desafiador, mas ainda assim, acessível para novos jogadores. À medida que avançamos, desbloqueamos novos itens e habilidades que enriquecem o arsenal de Marcus.
O combate
Como mencionei anteriormente, o combate se torna progressivamente mais desafiador à medida que avançamos. Os inimigos ficam cada vez mais poderosos, com novos golpes e barras de HP ainda maiores. Embora a gameplay se torne cada vez mais complexa, os jogadores poderão desfrutar da visão isométrica para criar novas estratégias e visualizar o mapa para ver se vale ou não a pena se arriscar durante um combate.
Assim como em outros títulos do gênero, os Santuários servem como um local seguro para restaurar a energia e realizar melhorias para garantir a sua sobrevivência, entretanto, os inimigos irão ressurgir toda vez que utilizarmos. A exploração também continua sendo um fator importante mesmo após horas de gameplay, tendo em vista que novos acessórios e itens especiais compõem o arsenal. As conversas com os NPCs também recebem um papel fundamental na trama, onde podemos ficar cada vez mais fortes.
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Para os jogadores que nunca tiveram contato com o gênero, recomendo prestar atenção em todos os detalhes espalhados pelo cenário, já que é possível acabar passando batido em pequenos baús e tesouros. Outro ponto que chama a atenção é a implementação da pistola, responsável por causar dano nos inimigos e abrir novas áreas como uma espécie de “puzzle”. Outras armas também estarão disponíveis durante a nossa jornada, incluindo pistolas especiais e até mesmo granadas!
Aspectos técnicos de Mark of the Deep
Mark of the Deep oferece uma experiência única em um ambiente misterioso, portanto, encontraremos um level design sombrio e repleto de áreas que se conectam durante a gameplay. Além dos inimigos variados, podemos encontrar biomas que utilizam cores mais neutras, tornando o local ainda mais “obscuro”. A medida que progredimos, novas áreas serão desbloqueadas, mas mantendo sempre a similaridade na estética.
Eu confesso que em alguns momentos eu senti falta de novos biomas, entretanto, isso não é um ponto que afeta na experiência final dos jogadores. Toda essa ambientação sombria é ideal para manter o game ainda mais misterioso, trazendo a real sensação do que está por vir e qual a principal motivação de Marcus.
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Quanto à trilha sonora e aos efeitos sonoros, sinto que Mark of the Deep poderia ter se beneficiado de uma maior “variedade musical”, pois a trilha sonora se torna praticamente esquecível com o tempo. Felizmente, isso não se aplica aos efeitos sonoros do jogo! Usar um headset ou soundbar é essencial para aproveitar ao máximo a experiência sonora, permitindo sentir desde as batidas de uma espada até os sons sombrios do ambiente.
Durante minha gameplay no PC, notei que o jogo não apresentou nenhum bug ou problema de desempenho. No entanto, os troféus e conquistas não estavam disponíveis. Acredito que isso será corrigido no lançamento oficial do jogo, previsto para 24 de janeiro de 2025.
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Review de Mark of the Deep – Vale a Pena?
Sem dúvidas, Mark of the Deep não é um Metroidvania ou Soulslike comum! A evolução do jogo ao longo da campanha é evidente. Além da jogabilidade fluida, combate divertido e uma narrativa sombria, é impossível não compará-lo com grandes lançamentos como Death’s Door e Hades. O empenho da equipe em proporcionar uma experiência única para novatos e jogadores experientes é notável.
Para aqueles que nunca tiveram contato com o gênero, recomendo dar uma oportunidade e conhecer possivelmente o melhor Metroidvania de 2025 e até mesmo dos últimos anos! Mark of the Deep será lançado em 24 de janeiro de 2025 para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC.
Adicione na lista de desejos ou compre o jogo:
Mark of the Deep tem tudo para se consolidar como o melhor Metroidvania e Soulslike do mercado! Com combate fluido, jogabilidade imersiva e uma narrativa sombria, o jogo adiciona novos elementos que enriquecem a experiência de acordo com as escolhas do jogador, impactando diretamente a trama.
Pontos Positivos
- Narrativa envolvente
- NPCs carismáticos
- Level Design impecável
Pontos Negativos
- Trilha sonora pouco marcante
- Gráficos poderiam ser melhores
- História
- Jogabilidade
- Gráficos
- Trilha Sonora
- Desempenho