3 anos se passaram e Marvel’s Spider-Man Remastered continua sendo um dos títulos mais importantes dos últimos tempos! Com o seu recente lançamento no PlayStation 5 e PC, a Insomniac mostrou mais uma vez como conquistar o público com nosso amigo da vizinhança. Para celebrar a proximidade do lançamento de Marvel’s Spider-Man 2, resolvi abrir a porta da “máquina do tempo” e revisitar este projeto incrível que marcou os consoles da nova geração. Com gráficos repaginados e a implementação do feedback háptico através do DualSense, uma nova perspectiva pode ser vivenciada pelos novatos ou jogadores de longa data. Através desta análise irei destacar todas as novidades da versão dos consoles da atual geração, bem como realizar os comparativos e novidades da versão de PC. Prepare seu web swing e balance suas teias por Nova York!
Pode ficar tranquilo(a), esta Review é totalmente livre de SPOILERS!
Relembrar é viver!
Em Marvel’s Spider-Man Remastered assumimos o papel de Peter Parker, um jovem que leva uma vida “comum”, exceto pelo fardo de proteger a cidade dos crimes de grandes vilões. Com grandes poderes e responsabilidades nas mãos, uma nova facção surge em Nova York, espalhando o caos e atormentando os cidadãos de bem.
Em meio a tantas dificuldades, o garoto procura novas informações sobre esta facção mas acaba se surpreendendo com a descoberta do responsável pelos ataques na cidade. Embora o foco da narrativa seja voltado a este novo antagonista, o jogo também aborda conflitos pessoais, relacionamentos, amizades e até mesmo a dor da perda.
Dividido em 3 atos, Marvel’s Spider-Man Remastered consegue manter um ritmo frenético com combates alucinantes, gameplay fluída e cutscenes de tirar o fôlego. Tudo isso é mesclado com uma narrativa envolvente que pode ser facilmente comparada as nossas lutas diárias e problemas do cotidiano de adolescentes/jovens.
As expansões também agregam na narrativa, tornando a experiência ainda mais imersiva e apresentando uma nova perspectiva sobre o universo do cabeça de teia. Confira abaixo as expansões do pacote ‘A Cidade que Nunca Dorme’:
- O Assalto – Apresenta uma nova perspectiva com a adição de novas missões e vilões clássicos como a Black Cat
- Guerras Territoriais – Após conseguir recolher o equipamento da ocupação militar da Sable International, o vilão Hammerhead e sua gangue declaram guerra nas ruas de Nova York
- Comando Silver – Reivindicando a tecnologia roubada da Sable International, npvos inimigos estarão a caminho para proteger sua perda
As novidades de Marvel’s Spider-Man Remastered
Conforme relatado anteriormente, tive o prazer de realizar os testes de Marvel’s Spider-Man Remastered através do PlayStation 5 e PC e me surpreendi com ambos resultados! Além dos visuais repaginados e implementação dos recursos do DualSense, o jogo recebeu todas as expansões já lançadas (A Cidade que Nunca Dorme), assim como na versão Game of The Year Edition para PlayStation 4.
Para os jogadores do PC, a desenvolvedora Nixxes Software ofereceu compatibilidade com as tecnologias da NVIDIA DLSS para o aumento do desempenho e NVIDIA DLAA, para aprimoramento geral da imagem. Vale ressaltar que o suporte a tecnologia de upscaling AMD FSR 2.0 está presente nas versões mais recentes do game para os usuários da AMD.
Outro ponto de destaque é a implementação dos reflexos e sombras de Ray-Tracing para tornar as construções e reflexos de Spider-Man ainda mais realistas!
Realizando um comparativo técnico, a versão de PlayStation 4 roda em resolução 1080p a 30 quadros por segundo, enquanto no PlayStation 5 os jogadores poderão selecionar até três Modos de jogo para uma melhor performance diante dos consoles de nova geração.
- Modo Performance – 4K dinâmico a 60FPS
- Modo Performance + Ray-Tracing – 1440p a 60FPS
- Modo Fidelidade – 4K a 30FPS
Se tem algo que a versão Remasterizada de Marvel’s Spider-Man não deixa nada a desejar são os gráficos! Mesmo com as limitações dos consoles, a Insomniac foi capaz de implementar os Modos de jogo que tornaram a experiência ainda mais fiel e realista com belíssimos gráficos e detalhes impressionantes ao redor da cidade. É claro que todas essas implementações beneficiam os jogadores, entretanto, será necessário uma máquina compatível com tal tecnologia para alcançar resultados satisfatórios.
Comparativos e Desempenho
Partindo para um lado técnico (novamente), Marvel’s Spider-Man oferece um desempenho primoroso para os consoles de nova geração e PC’s, comprovando que a Nixxes é uma das maiores e mais competentes desenvolvedoras de ports da geração! Abaixo você poderá conferir todos os resultados obtidos em 2 tipos de bancadas:
Obs: Os testes foram realizados em setups diferentes, levando em consideração as diferentes configurações de cada máquina.
PC 1 – Bancada principal
- Processador Ryzen 9 5900X
- 128GB de RAM DDR4 3600MHz
- SSD S70 Blade XPG – 7400MB/s
- Placa de Vídeo GeForce RTX 4090
Resultado dos testes – Utilizando todas as configurações no “Ultra” e com o DLSS ativado, é possível atingir picos de 130-150 FPS (áreas internas e externas). Os jogadores poderão desfrutar do Ray-Tracing e resoluções como 1080p, 1440p e 2160p.
Nota – Para um melhor desempenho e loadings rápidos, utilize um SSD.
PC 2 – Notebook Gamer Predator Helios 300
- Processador Intel Core i7 – 11800H
- 16GB de RAM DDR4 2933MHz
- SSD NVMe
- Placa de Vídeo GeForce RTX 3060
Resultado dos testes – Utilizando algumas configurações no “Médio” ou “Alta” e com DLSS ativado, é possível atingir picos de 80-100 FPS (áreas internas e externas). Os jogadores poderão desfrutar de resoluções como 1080p.
Nota – Para um melhor desempenho e loadings rápidos, utilize um SSD.
Embora ainda não tenha realizado os testes no Steam Deck, o jogo recebeu o selo de verificação. Caso você não saiba, o selo de verificação torna o jogo e todas as suas funcionalidades compatíveis através do modo portátil.
Vale MUITO a pena jogar Marvel’s Spider-Man Remastered!
Anos se passaram e Marvel’s Spider-Man Remastered continua sendo um dos títulos mais importantes da geração! Como uma carta de amor aos fãs do cabeça de teia, a Insomniac provou mais uma vez que são competentes e capazes de reconstruir um universo com belíssimos visuais para os padrões atuais. Em meio a tantos lançamentos problemáticos, Marvel’s Spider-Man Remastered se mostrou fiel e consistente, comprovando que a nova geração é apenas o início para um futuro brilhante!
Marvel’s Spider-Man 2 será lançado em 20 de Outubro de 2023 para PlayStation 5. Enquanto isso, você poderá desfrutar (mais uma vez) do clássico de 2018 através da PS Plus Extra e Deluxe.
Marvel's Spider-Man se tornou um dos jogos mais divertidos de 2018 e um dos melhores títulos de heróis de todos os tempos! Com a chegada da versão Remasterizada para o PlayStation 5 e PC, novos jogadores poderão vivenciar a épica aventura do cabeça de teia até o lançamento de Marvel's Spider-Man 2.
- História
- Jogabilidade
- Gráficos
- Trilha Sonora
- Desempenho