Apesar de Harvest Moon ter sido um grande sucesso no passado, ninguém imaginava que após o anúncio de Stardew Valley em 2012 o desenvolvedor Eric Barone, mais conhecido como ConcernedApe, conseguiria fazer com que o jogo fosse uma referência no gênero farm-sim. Muitos outros jogos usaram o jogo como inspiração, como é o caso de Hokko Life, Sun Heaven, My Time at Portia, e agora, Moonstone Island, o jogo que iremos destacar nesse review.
Moonstone Island é desenvolvido pela Studio Supersoft e distribuído pela Raw Fury, que já emplacou sucessos como a série Kingdom, Call of the Sea, Sable, Dandara e muitos outros.
É pressuposto que Moonstone Island tenta abraçar a revolução que Stardew Valley foi para os jogos indies, mas ele é ainda mais ambicioso. Ele não é exatamente um farm-sim, sendo na verdade um life-sim. Você não tem uma fazenda para cuidar, mas sim a sua própria vida.
AVISO: Nossa review de Moonstone Island não possui nenhum tipo de spoilers.
A tradição de sua vila é o pano de fundo de sua jornada
Moonstone Island possui uma narrativa simples, mas que serve como um excelente pano de fundo. Seguindo a tradição de sua vila, você vai até uma das mais de cem ilhas no céu para concluir o seu treinamento de alquimia.
Lá você irá explorar templos antigos, masmorras perigosas, inúmeros biomas e descobrir o sombrio segredo de Moonstone Island, tudo isso com uma equipe de espíritos da natureza, poções mágicas e seus novos amigos.
Não há nada muito mais complexo do que isso, e nem era de se imaginar que tivesse. Já que como dito acima, o jogo pega muita influência de outros jogos de gêneros semelhantes.
Moonstone Island nunca lhe deixará sozinho em sua jornada
Quando falamos que Moonstone Island possui muitas semelhanças a outros jogos, é porque de fato, ele possui muitas semelhanças com outros jogos. Deixando isso ainda mais claro, você nunca estará sozinho em sua jornada por Moonstone Island.
Em Moonstone Island você estará acompanhado dos espíritos. Os espíritos são alguns “monstrinhos” que estão armazenados em um medalhão que sua mãe lhe deu. Esses espíritos são utilizados durante as batalhas.
Você poderá melhorá-los conforme joga, aprimorando a velocidade, vitalidade, poder e defesa, chamado aqui de armadura. Basicamente, as batalhas são entre espíritos, com um sistema de luta por turnos usando algumas cartinhas. Essas cartinhas carregam elementos que irão fortalecer sua equipe, ou enfraquecer seu adversário.
As habilidades são desenvolvidas para garantirem inúmeras horas de jogo
Muitos jogos do gênero buscam oferecer inúmeras horas de jogo, e em Moonstone Island isso definitivamente não é diferente.
A árvore de habilidades é dividida em seis categorias, que são: Espíritos, Combate, Arqueologia, Agricultura, Forragem e Social. Você não ganha um ponto de habilidade geral, onde pode utilizar em qualquer categoria, e sim pontos específicos para cada uma delas. Por exemplo:
- Espíritos: Para ganhar pontos de habilidades utilizáveis na categoria de espíritos você irá precisar domar, alimentar e chocar espíritos
- Combate: Alimentar seus espíritos com talismãs e banir espíritos selvagens irão permitir que você melhore as habilidades de combate
- Arqueologia: Sendo necessário para sua jornada, saqueie minas e masmorras, derrote guardiões e ative árvores anciãs para melhorar a sua árvore de arqueologia
- Agricultura: Vender suas colheitas lhe darão pontos de habilidade
- Forragem: Sendo provavelmente a parte mais viciante do jogo, você irá ganhar pontos de Forragem ao derrubar árvores, quebrar pedras e pescando
- Social: Como um bom simulador de vida, interagir com outros personagens lhe dará pontos sociais. A interação vai de conversar, dar presentes até ir à encontros.
Nem tudo são flores em Moonstone Island
Não há problema nenhum em sermos ambiciosos, mas nem sempre conseguimos transformar os nossos sonhos em realidade, e foi isso que senti com Moonstone Island.
Moonstone Island oferece uma gama de possibilidades, permitindo que você otimize seu personagem da melhor forma, crie dezenas de itens, explore inúmeras masmorras procedurais e explore as mais de cem ilhas voadoras. Entretanto, você se sente completamente perdido com a vastidão de funcionalidades e a pouca orientação que o jogo te dá.
Você não chega a entender exatamente se o jogo se trata de batalhas entre os espíritos, colheita e farm, ou exploração. Tudo fica muito vago, fazendo com que a experiência seja muito diferente dos jogos que possuem propostas parecidas.
Um outro destaque negativo é o suporte “meia boca” à monitores Ultra Wide, como você provavelmente percebeu em algumas imagens que ficaram com bordas pretas nas laterais.
Vale a pena jogar Moonstone Island?
Eu queria do fundo do meu coração poder recomendar Moonstone Island, mas não senti que é um jogo indispensável para os fãs do gênero. Moonstone Island tem algumas boas ideias, uma divertida gameplay e um excelente visual, mas ele parece ser tudo, menos original.
Há alguns problemas de execução como a sua progressão, onde há momentos que ela é completamente esquecida, fazendo com que o mundo não consiga te instigar a explorar. Sem contar o fato de que o personagem não tem personalidade alguma.
Não querendo crucificar o jogo, até porque tecnicamente ele não é de todo ruim. Além de conseguir ser divertido em algumas de suas mecânicas. Entretanto, Moonstone Island não conseguiu corresponder às minhas expectativas.
Em síntese, Moonstone Island já está disponível para PC e Nintendo Switch. Por fim, esta review de Moonstone Island só foi possível graças à uma chave cedida pela Raw Fury.
Economize em jogos, consoles e acessórios
Moonstone Island é ambicioso e tenta renovar o gênero, mas peca na falta de identidade e progressão mal desenvolvida.
- História
- Jogabilidade
- Desempenho
- Visuais
- Trilha Sonora