Se você cresceu nos anos 2000, muito provavelmente já teve algum contato com Naruto, franquia de Masashi Kishimoto e uma grande febre tanto no Japão quanto no Ocidente. O protagonismo jovem, a dinâmica do mundo e desafios cada vez maiores levaram a obra ao sucesso e a três animes. De lá para cá muita coisa se sucedeu, com diversos jogos eletrônicos para as mais variadas plataformas e que abordaram Naruto e suas aventuras com seus amigos ninjas. Mais recentemente, a Bandai Namco anunciou Naruto x Boruto Ultimate Ninja Storm Connections, um jogo que promete ser um presente para os fãs não só de Naruto, mas também de seu filho, Boruto. Com um cuidado com o fã e uma construção realmente digna de nota, o novo jogo promete ser interessante. Vamos descobrir mais sobre o game?
Visuais
No que se refere aos visuais, Naruto x Boruto Ultimate Ninja Storm Connections é satisfatório. No modo história de Naruto, a narração ocorre por meio do estilo “visual novel”, com cenas relativamente estáticas seguidas de voz. Portanto, o trabalho dos desenvolvedores é o de adaptar cenas dos animes para o game, o que foi feito muito bem. As cenas animadas que passaram na TV se intercalam com momentos nos quais temos os personagens em modelos 3D. Eles estão bem modelados, assim como os ambientes, mas confesso que poderíamos ter evoluções e um melhor tratamento visual aqui. Não é algo que vá incomodar o jogador, mas os visuais poderiam ter maior cuidado por parte dos desenvolvedores.
Narrativa e jogabilidade
Naruto x Boruto possui dois tipos de modo história, cada um condizente com uma proposta geracional. O primeiro é uma recapitulação de Naruto e Naruto Shippuden, seguindo um formato que em alguns momentos pode se aproximar de uma visual novel. Temos vários capítulos divididos em episódios, e a partir daí vemos uma forma condensada os principais eventos de Naruto e Naruto Shippuden em cutscenes. Somos conduzidos dessa forma até chegarmos em cenas de combates, nos quais devemos duelar contra determinados inimigos sozinhos ou em equipe. É um formato relativamente engessado, mas que funciona e leva o jogador pela mão. Um ponto extremamente positivo é que a dublagem PT-BR foi levada para o game, fazendo com que revivamos as aventuras de Naruto em nosso idioma. Um acerto enorme, sem sombra de dúvidas. Em suma, o Modo História que acompanha Naruto é uma recapitulação de Naruto e Naruto Shippuden, com narração intercalada por batalhas. Não há exploração ou algo do gênero, o que pode ser um ponto negativo. Também vemos um pouco desse formato quando encontramos a História Especial, um modo de jogo determinado a contar uma narrativa original de Boruto com a assinatura de Kishimoto. Aqui, porém, o material é mais fresco e pode seduzir o jogador mais facilmente pela curiosidade em ver o que acontece.
Os combates em si são bem interessantes, embora tenham a ver com o ato de spammar botões por algumas vezes. Temos um combate mais simplificado e também um mais técnico, opções que podem ser escolhidas a qualquer momento pelo jogador. Existem muitos, mas muitos personagens disponíveis para que possamos usar em batalha, o que é realmente bem bacana. As técnicas também são variadas, com o personagem podendo acumular seu chakra, lançar shurikens, utilizar técnicas variadas e até mesmo usar o chamado modo Despertar. E para terminar a luta com estilo, temos à disposição algumas finalizações realmente incríveis. Variedade é o que não falta por aqui. Esta variedade também se aplica à personalização, com dezenas de itens que podem ser colocados nos personagens e deixar o jogador criar o seu “próprio jeito ninja de ser”. O game também se propõe a integrar a comunidade, com jogadores podendo expressar suas reações a episódios da história através de emojis ou responder pesquisas e exibir itens, algo bem interessante.
Entre os outros modos há um modo de componente online, que tem um sistema de chat e ranked, além é claro das desejadas partidas casuais para matar o tempo. Temos também vários modos livres offline, onde batalhamos contra a máquina com os personagens que quisermos. No modo offline, podemos criar torneios e até mesmo entrar em um “modo sobrevivência”, onde devemos lutar contra o máximo de inimigos usando apenas uma barra de vida. Em suma, o conteúdo que não tem a ver com os modos de campanha é relativamente robusto. Bem legal de ver!
Localização, trilha sonora e desempenho
No quesito localização, a Bandai acertou em cheio disponibilizando legendas e dublagem em PT-BR, o que com certeza trará nostalgia a muitos jogadores e eleva em muito o potencial da obra para agradar fãs da franquia. A trilha sonora é tranquila, também capaz de ser nostálgica e bem afinada com o game. No quesito desempenho, não tive problemas e o jogo rodou satisfatoriamente.
Conclusão
Se você é fã de Naruto, posso cravar que Naruto x Boruto Ultimate Ninja Storm Connections é um jogo que vai te interessar. Lembrando os velhos tempos da obra e sem perder a conexão com o presente da franquia, liderado por Boruto, o game é um bom achado para os que têm carinho pelo universo de Kishimoto e procuram uma compilação das aventuras dos seus personagens. A dublagem em PT-BR é a cereja do bolo. O ponto negativo é o formato engessado e também os gráficos no geral, que poderiam ter sido melhor construídos. Entretanto, o conjunto da obra é realmente uma homenagem para todos os fãs. Vale a pena!
Obs: esta análise foi realizada em um PlayStation 5 com uma cópia fornecida pela publisher, a quem agradecemos.
Leia também:
Está de olho nos melhores descontos em games e acessórios? Então não perca tempo e economize:
Naruto X Boruto é um bom jogo que, embora se mostre engessado em alguns de seus modos, ainda é capaz de encantar e atrair o fã nostálgico da franquia. Vale a pena!
- História
- Jogabilidade
- Desempenho
- Visuais
- Trilha Sonora