Fico triste ao ver jogos fantásticos sendo lançados não receberem seu devido reconhecimento e infelizmente esse é o caso de Opus: Echo of Starsong. Lançado no dia 1 de setembro pela SIGONO INC para PC, o jogo já conta com 1343 análises positivas na Steam.
Pode ficar tranquilo(a), esta review será livre de SPOILERS, devido a grande riqueza narrativa e que deve ser apreciada ao jogar. Apenas colocarei aqui os pontos principais e impressões durante a gameplay.
O que é
Opus é um jogo de aventura e puzzle, com uma narrativa impecável digna de um belo filme. Quando falo sobre os diálogos do jogo, quero me referir a algo que impacta, algo que marca o jogador de alguma forma e que faça ele lembrar daquela decisão que poderia ter sido diferente. Em nossa jornada, somos apresentados para Jun e Eda, que acabam se conhecendo em meio ao fogo cruzado, onde Kay é baleado e então seus destinos são cruzados. Como o próprio nome do jogo já diz, os asteróides emitem um som conhecido como Starsongs ou Som das Estrelas, gerando uma grande disputa por este material poderosíssimo e único. É aí que entra Eda na história, uma jovem bruxa com o poder de cantar e emitir o som das Estrelas. Com essa equipe formada, eles partem para uma jornada em busca dos asteróides no qual cada um possui seu objetivo. A história se passa totalmente em Thousand Peaks, que nos dias atuais vivem em um cenário completamente devastado pela guerra ali cravada.
A narrativa rica em detalhes
Cada detalhe em Opus é único, saiba que a partir do momento que começar a jogar, você ficará impressionado com cada diálogo e cutscene apresentada. Diversos momentos durante a gameplay parei para observar os cenários, que apesar de simples, são cheios de vida.
A trilha sonora
Alguns momentos paramos apenas para escutar a voz de Eda que canta lindas canções, colocando assim a trilha sonora como uma grande referência na história do jogo. Acho que não preciso falar muito sobre isso, basta escutar a música e apreciar cada momento.
A emoção está presente
Prepare os lenços porque Opus é capaz de tirar algumas lágrimas do jogador. A história de cada personagem é tão rica que criamos um vínculo único e especial por Jun e Eda. Poucos jogos são capazes de fornecer um momento tenso e cheio de emoções, levando assim um ponto positivo.
O problema de Opus: Echo of Starsong
Sem dúvidas essa é a parte mais complicada desta Review mas será necessário citar. O jogo não conta com legendas em PT-BR, apenas contendo legendas em Inglês, o que pode frustrar inúmeros jogadores devido a imensa quantidade de diálogos e momentos emocionantes que serão capazes de entender apenas com uma certa prática na língua inglesa. Eu não tenho outro ponto além desse para criticar, pois tudo no jogo é magnífico e emocionante.
Tempo de jogo
O jogo pode ser finalizado em até 8 horas ou mais dependendo de sua leitura e decisões. A dica que eu dou é não se basear nesse tempo de jogo, pois mesmo aparentando ser curto, a história já vale totalmente o seu tempo.
Vale MUITO a pena comprar Opus: Echo of Starsong!
Se você assim como eu gosta de jogos impactantes com uma boa narrativa e momentos de pura emoção, pode comprar o jogo sem medo algum de se arrepender MAS se você não gosta de jogos com muito diálogo e prefere algo mais agitado recomendo passar longe dele. Opus é uma experiência única e que espero um dia ver legendas em PT-BR para se tornar mais conhecido.
Link para comprar o jogo abaixo:
https://store.steampowered.com/app/1504500/OPUS_Echo_of_Starsong/