Encantador e assustador, estas são apenas algumas das inúmeras palavras que podem descrever o lindo mundo sombrio de Oxenfree! Realizando uma viagem temporal, chegamos em Janeiro de 2016, data em que o game foi lançado pela desenvolvedora Night School Studio. Apesar de não se tornar um título tão popular, Oxenfree foi lançado em uma época que jogos Indies não eram levados a sério, principalmente em meio a tantos lançamentos de gigantes. Felizmente, a Netflix resgatou essa pérola e trouxe uma nova perspectiva para os usuários do Android e iOS. É com imenso prazer que realizo esta análise para o blog da Desconto em Games e retorno nesta jornada cheia de vida e mistério! Será que esse thriller sobrenatural será o suficiente para atrair a atenção do público novamente?
Um agradecimento mais do que especial para a Netflix e a Night School Studio por terem fornecido a cópia do game em acesso antecipado para que esta análise pudesse acontecer!
Pode ficar tranquilo(a), esta análise é totalmente livre de SPOILERS!
Um breve resumo para os viajantes
Oxenfree é um jogo point-and-click sobrenatural focado em uma narrativa rica em detalhes e diálogos. Na trama controlamos a personagem Alex, uma adolescente que resolve passar um dia especial com seus amigos em uma ilha misteriosa. Após sua chegada, a garota decide explorar uma caverna com seus amigos Jonas e Ren mas as coisas acabam saindo do planejado após uma luz misteriosa pairar no ar, iluminando todo o local. Curiosos, os jovens decidem acompanhar a luz e acabam acordando em uma cidade fantasma repleta de espíritos possessivos e loopings temporais que irão mexer com o psicológico dos 5 personagens.
Embora os jovens estejam perdidos em um local desconhecido, o jogo faz com que os personagens se encontrem e desencontrem diversas vezes. O que torna ainda mais interessante é que Oxenfree aborda temas adolescentes utilizando gírias modernas e que se enquadram perfeitamente ao nosso cotidiano. Muitas vezes não notamos que nossas escolhas de diálogo podem impactar no final da trama, porém, este recurso é utilizado perfeitamente bem e acaba se tornando “natural”, deixando de lado aquele medo de ter realizado escolhas erradas.
Conhecendo os personagens
Agora que você já conhece a narrativa (sem spoilers), chegou a hora de aprender um pouco mais sobre os personagens presentes no game! Ao todo, Oxenfree apresenta 6 personagens, sendo eles:
- Alex – a protagonista de Oxenfree. Jovem que se torna rebelde após o falecimento de seu irmão Michael em um acidente.
- Michael – o irmão mais velho de Alex e namorado da personagem Clarissa. Jovem carinhoso e amável, principalmente por todo o respeito e amor com sua irmã mais nova.
- Ren – o melhor amigo de infância de Alex. Um jovem descolado que aparenta ser extremamente atrapalhado.
- Jonas – o meio-irmão da protagonista Alex. O jovem mais inteligente do grupo e que controla a situação.
- Nona – a melhor amiga de Clarissa. Nona não conhece Alex muito bem já que ela não frequenta a escola.
- Clarissa – a namorada do falecido Michael. Uma jovem arrogante e controladora que possui uma certa rivalidade com Alex.
Melhorias significativas em Oxenfree
De primeira mão não é possível notar melhorias significativas para a nova versão de Oxenfree em relação aos consoles e PC’s. Em relação ao título disponibilizado anteriormente, Oxenfree: Netflix Edition recebeu suporte ao full screen para os usuários do mobile.
É claro que eu não poderia deixar de mencionar que o jogo recebeu legendas em Português do Brasil! Ao realizar uma breve pesquisa nas lojas digitais, pude notar que a maioria das reclamações do jogo eram devidas a falta de legendas, principalmente em um game focado 100% em exploração e narrativa carregada de emoção.
O que precisa melhorar em Oxenfree
O jogo sofre com um grave problema em sua movimentação ao realizar a escolha de respostas para as perguntas e a ação de escalada em muros. Em um dos momentos de exploração, resolvi escalar a parede com Alex e minha personagem ficou travada. Enquanto isso, quase todas as escolhas de respostas que realizei, a personagem movimentava para um local aleatório devido a ação do clique na tela. Confesso que esses erros acabaram me deixando decepcionado já que era possível corrigir estas ações desde o seu lançamento inicial. Além disso, o jogo permanece com loadings lentos durante a transição de cenários. É claro que este não é um problema grave mas podemos mencionar outros point n’ clicks com um menor tempo de transição.
A Netflix vai além…
Essa é uma tentativa da Netflix de se encaixar no mundo dos games mesmo com sua especialidade em filmes e séries. Para se tornar uma plataforma de grande destaque no meio dos games, seria interessante uma maior divulgação da Netflix Games através das lojas digitais de cada dispositivo mobile. Além disso, um sistema de conquistas/troféus agregaria muito no serviço já que os jogadores buscam realizar muitos desafios e alcançar a perfeição. Devo admitir que a primeira tentativa já me deixou extremamente surpreso e confiante de que isso será levado à frente com a aquisição de boas devs. E aí Netflix? Vocês arrasaram!
Efeitos Sonoros e Trilha Sonora
O jogo utiliza o sistema de som espacial e que pode ser melhor aproveitado utilizando Headsets. Durante minha jornada em um mundo desconhecido, utilizei os AirPods Pro e acabei extraindo toda a qualidade dos Efeitos Sonoros, falas dos personagens, barulhos externos e internos, efeitos fantasmagóricos e muito mais.
Se você já jogou Oxenfree, tenho certeza que adorou a Trilha que compõe o jogo, além da dublagem impecável de cada personagem. Os atores deixaram extremamente claro todo o carinho pela obra, fazendo o público se aproximar ainda mais de cada personagem!
Vale MUITO a pena jogar Oxenfree: Netflix Edition!
Se você chegou de surpresa nesta análise, eu tenho uma ótima notícia para você! Oxenfree: Netflix Edition é tudo aquilo que um jogo precisa para entreter o público com uma narrativa divertida, assustadora e gostosa. Com pouco mais de 4 horas de duração, o jogo é uma grande pedida para um final de semana chuvoso ao lado dos amigos e familiares. Apesar dos erros do passado persistirem em alguns eventos ou comandos fornecidos pelo jogador, ele merece sua atenção e é um prato cheio para os amantes de point n’ click e mistério com adolescentes. Vale ressaltar que o jogo já está disponível em todas as plataformas, porém, a Netflix irá disponibilizar sem custo adicional para aqueles que já possuem uma assinatura ativa na plataforma de Streaming. E aí? Qual será sua desculpa para não jogar essa obra de arte?
Oxenfree II: Lost Signals já está sendo desenvolvido pela Night School Studio e será lançado apenas em 2023.
Dispositivos utilizados para a Review
- iPhone 13 Pro Max 256GB
- AirPods Pro