A subfranquia Pac-Man World é, com larga vantagem, a minha predileta do personagem. Após a ótima revitalização do primeiro Pac-Man World, a Bandai Namco decidiu continuar sua empreitada, produzindo Pac-Man World 2 Re-PAC.
As diferenças entre os dois jogos são nítidas e precisamos lembrar que já era assim na época dos jogos originais. O segundo Pac-Man World foi lançado para o PS2, usufruindo das vantagens do console na época. Graças à isso, temos um level design ainda mais inovador, batalhas contra chefes com mecânicas mais complexas e uma movimentação mais livre para o nosso querido protagonista.
Apesar disso, Pac-Man World 2 Re-PAC conseguiu trazer ainda mais melhorias para o que, na minha opinião, já era um jogo de plataforma praticamente perfeito.
História direta ao ponto
A narrativa do jogo não dá rodeios. A Pac-Vila é invadida por fantasmas e as frutas douradas são roubadas. Para piorar a situação, o Nefausto, o Rei dos Fantasmas, é libertado. Isso serve de justificativa para a nossa aventura, colocando o Pac-Man em uma odisseia para resgatar as frutas e colocar um fim na ameaça dos fantasmas.

A seleção de missões acontece em um mundo visto de cima, como nos jogos antigos. Cada área apresenta 3 fases normais, onde coletamos frutas e vidas e uma fase que consiste numa luta contra chefe. Em resumo, a estrutura segue à risca os jogos de plataforma de outrora, época em que eu pessoalmente considero a era de ouro do gênero.

Puro suco de diversão
A objetividade de Pac-Man World 2 RePac é encantadora. O jogo quer que você se divirta. Essa essência purista acabou se perdendo ao longo dos anos na medida que a indústria evoluía para atender novos anseios, contudo, esse frescor é muito bem vindo.
Os comandos de Pac-Man são incrivelmente intuitivos e, o mais importante, responsivos. Os pulos funcionam muito bem, assim como as mecânicas de ataque do personagem. Temos fases com mecânicas particulares – e deixarei isso em segredo – e em boa parte delas podemos consumir as bolas especiais que mudam a forma do nosso personagem.
As tradicionais bolas de ferro e a goma que transforma ele na versão gigante pra comer fantasmas retornam. A cereja do bolo é o level design perfeito do game. As fases magicamente possuem a duração exata e mesmo não sendo longas, temos vários colecionáveis bem escondidos que exigem que o jogador preste bem atenção aos seus arredores.

Para os completistas, ao completar uma fase pela primeira vez, um modo contra o tempo é habilitado e obter a medalha de ouro exige um conhecimento bem profundo da fase, afinal, cada segundo importa. As fases também possuem desafios específicos como quebrar todas as armadilhas de ursos, gerando uma camada interessante de dificuldade mas tornando isso completamente opcional. Como recompensa, ganhamos várias estátuas que podem ser inseridas na Pac-Vila.
Uma nova camada de personalidade
Se você jogou o original, você deve lembrar que os personagens não possuíam voz, o que não é o caso aqui. Agora, nossa “bolota” e todos os outros personagens estão dublados, adicionando uma camada muito bem-vinda de personalidade e tornando a aventura mais imersiva.
Outro ponto digno de nota é que todos os textos foram localizados em PT-BR, tornando Pac-Man World 2 Re-Pac mais acessível para os jogadores brasileiros. Os visuais também foram aprimorados, com novos modelos de personagens e cenários completamente remodelados dando um ar de modernidade para o game.
Como era de se esperar, joguei no PS5 Pro e não tive nenhum problema técnico ou de desempenho com o jogo. Tudo rodou perfeitamente bem, sem bugs, crashes ou quedas de frames. Considerando que o jogo é super leve, era algo de se esperar.
Review de Pac-Man World 2 Re-Pac: Vale a Pena!
Sem muito alarde, a Bandai Namco entregou um dos melhores jogos de plataforma de 2025, se não o melhor. Respeitando e aproveitando quase que a estrutura original completa, o time teve cuidado o suficiente para melhorar o que precisava ser melhorando, enquanto adicionou novidades interessantes pensando na acessibilidade e na paixão dos fãs por um dos personagens mais icônicos da indústria.
Pac-Man World 2 Re-Pac faz jus ao legado da franquia, entregando uma boa dose de novidades que tornam o jogo imperdível para fãs de plataforma.
- História
- Jogabilidade
- Visuais
- Desempenho
- Som