A história do elogiado game de estreia da Ironwood Studios está prestes a continuar. Nesta semana, Pacific Drive ganhará o DLC Whispers in the Woods e levará os jogadores para cenários mais macabros, perigosos e (por que não?) belos.
A expansão narrativa, que adiciona quase 10h de conteúdos, é a justificativa perfeita para quem deseja retornar à Zona. Tivemos a oportunidade de testá-la antecipadamente e a impressão deixada pelo complemento foi muito satisfatória, em especial no que diz respeito às novidades.
Aperte os cintos e acelere, pois o que lhe aguarda nos Bosques Sussurrantes é algo totalmente imprevisível… e assustador.
O chamado selvagem
Experimentos estranhos foram realizados na Zona de Exclusão, e apenas um tempo depois as primeiras consequências começam a surgir. Relatos indicam que anomalias apareceram na região conhecida como Bosques Sussurrantes, onde supostamente um grupo cultista estaria por trás de todas as transformações naturais.
Ao chegar lá com sua perua, você descobre símbolos, efígies estranhas e grandes mudanças na dinâmica ambiental — tudo com fortes tons rubi. E agora, o protagonista se guiará pela voz de alguém autointitulado de administrador, que parece não apenas dar uma lição de vida no piloto, como também esclarecer seu propósito no mundo e a existência de algo superior.

Um novo mistério se esconde pela Zona. Mas tudo indica que, dessa vez, não é apenas a floresta que tentará lhe parar a todo custo. Corra.
Whispers in the Woods é uma expansão narrativa de Pacific Drive que adiciona novos conteúdos. Ela não altera em nada no sentido de jogabilidade, mas acrescenta recursos que podem deixar as runs mais fáceis ou mais desafiadoras, dependendo do que você escolha.

Já disponível para compra nas lojas digitais, o DLC pode ser iniciado a qualquer hora, sem a necessidade de ter concluído a campanha principal. Mas, para isso, é necessário ao menos ter progredido, pois a jornada se assemelha mais às expedições se comparada com a linha principal de missões.
Bosques hostis e ainda mais intrigantes
Os Bosques Sussurrantes combinam tudo que há de melhor nos biomas de Pacific Drive. Eles são acessados por meio de um outro mapa e não têm relação com a Zona principal. Ou seja, para entrar neles, você deve cumprir uma série de requisitos e atividades mínimas na garagem e destravar o módulo desse segundo mapa.
Após isso, a interface mostrará um sistema de rotas semelhante ao conhecido, mas com mudanças visuais que chamam a atenção logo de cara. A nova região não possui período diurno, bem como todas as microrregiões estão cercadas por algum tipo de fenômeno catastrófico. Porém, o esquema de escape ocorre de forma parecida. Mas com uma ressalva.

Uma das novidades em Pacific Drive: Whispers in the Woods é o Artefato. Essa peça rara, criada por meio de circunstâncias desconhecidas, permite gerar modificadores aleatórios, contendo benefícios e malefícios tanto para o carro quanto para a natureza. E, para escapar dos bosques, você precisa ter ao menos um equipado.
Mas nem tudo é tragédia: a expansão também adiciona um novo tipo de peça de carro: a sinergizada. Combiná-las enquanto fabrica o veículo permite ganhar bônus de proteção, enquanto manter apenas uma peça sem nenhuma adjacente tornara-la enfraquecida e vulnerável às anomalias.

Além disso, a ferramenta de Ressonador é uma mão na roda para quem tem medo de encarar longas rotas. Ela tem o poder de absorver energia e tornar as anomalias menos poderosas, independente de sua natureza. Assim, caso você dirija com calma e atenção, ter uma delas em seu inventário pode ser a chave para o sucesso.
Do amarelo ao vermelho
A expansão de Pacific Drive também traz grandes mudanças em relação ao conceito estético. Os Bosques Sussurrantes ganham tonalidades avermelhadas devido à presença dessa nova força sobrenatural. No solo, gramas longas e alienígenas, com extremidades rubras, se espalham por todos os cantos e indicam que ali perto há segredos.
Sempre que encontrar esse tipo de gramado, atente-se ao redor: uma efígie estará por perto. Esses altares relacionados a um misterioso culto de fanáticos oferecem recompensas valiosas, como peças sinergizadas e Artefatos, bem como são sua única saída para voltar à garagem com segurança. Mas para escapar, você precisa obrigatoriamente sacrificar um Artefato. Decisões importam.

Outras novidades no mapa de Pacific Drive ficam por conta de novos itens colecionáveis, que revelam histórias paralelas e centrais de personagens inéditos, assim como dão pistas sobre sua jornada. Também há itens adicionais de personalização, mais objetos craftáveis e uma trilha sonora com composições inéditas.
Pacific Drive: Whispers in the Woods expande o que já era bom
Não há como negar que Pacific Drive é um dos mais intrigantes jogos dos últimos anos. Seu gameplay criativo e diferenciado o colocaram em um patamar muito acima dos tradicionais; muito disso graças ao excelente trabalho da Ironwood em criar um roguelite dinâmico e gradualmente interessante.
O DLC expande ainda mais essas competências por meio de uma história profunda e muito filosófica, contada por meio de fragmentos que estão espalhados pelos Bosques Sussurrantes. Isso, aliado a um belíssimo conceito estético, a mais opções de personalização e a ferramentas que deixam a jornada mais acessível tornam o complemento obrigatório para os fãs.
Infelizmente, assim como no jogo base, há inconsistências técnicas. As quedas de FPS estão lá e chegam a índices absurdos em cenas de maior intensidade. Mas vale lembrar que o lançamento de Pacific Drive foi assim e os desenvolvedores melhoraram bastante com o tempo, então em breve veremos patches com ajustes e correções.
O novo lado da Zona de Exclusão espera os mais curiosos em uma aventura riquíssima em conteúdos, que apenas prova a importância da liberdade criativa e de estarmos abertos a projetos realmente caprichados.