Anunciado pela primeira vez em 2023, Persona 3 Reload chamou a atenção do público com gráficos repaginados e uma gameplay inovadora com um Remake muito promissor. Embora tenha me divertido muito ao longo das minhas 85 horas de gameplay, devo admitir que analisar o game foi uma tarefa complexa já que nunca tive contato com a franquia anteriormente. Para a minha surpresa, Persona 3 Reload despertou meu interesse em JRPG’s e finalmente pude me aprofundar ainda mais nos jogos e spin-offs da série.
Com o crescimento e popularidade da franquia no Brasil, a Atlus resolveu investir ainda mais em legendas para tornar o game ainda mais acessível ao público. É importante ressaltar que Persona oferece inúmeras mecânicas de gameplay e uma narrativa imersiva que exige um inglês ou japonês fluente para realizar decisões. Felizmente, tudo isso mudou graças a adição das legendas em português do Brasil!
Pensando em todas as novidades da franquia, hoje falaremos um pouco mais sobre os aspectos técnicos e narrativa imersiva de Persona 3. Para isso, prepare um lanche reforçado e embarque nesta aventura pela Dark Hour!
Esta Review foi produzida graças a um código de PS5 cedido gentilmente pela Atlus!
Pode ficar tranquilo(a), esta análise é totalmente livre de SPOILERS!
Um lugar sombrio
Em Persona 3 Reload controlamos Makoto Yuki, um adolescente que está sendo transferido para a escola Gekkoukan High School para concluir o ensino médio e conhecer novas amizades. Ao ser convocado para morar em uma república com diversos estudantes, somos surpreendidos com a “Dark Hour” – união entre dois mundos com criaturas agressivas que atacam os humanos e geram a apatia. Esta condição incomum faz com que os humanos se percam no Tártaro (torre controlada pelas criaturas sombrias) e adoeçam, prejudicando a vida de outras pessoas do plano real.
Assustado com as sombras, Makoto descobre que seus amigos da república também são capazes de presenciar os mistérios da Dark Hour e aprender um pouco mais sobre a Persona (projeção de personalidade dos protagonistas). Para sobreviver ao caos e controlar a doença que está se espalhando pela cidade, os jogadores deverão derrotar as sombras, explorar os andares do Tártaro e até mesmo enfrentar criaturas especiais que aparecem a cada 30 dias.
Felizmente, Persona não se trata apenas de combates por turno em uma torre isolada! Durante a nossa trajetória, presenciaremos a vida de um estudante que está buscando concluir as suas atividades letivas, criar novas amizades, relacionamentos, participar de atividades secundárias que aprimoram o vínculo social e frequentar novos ambientes.
Persona 3 é dividido em 3 períodos que podem variar de acordo com o dia da semana. Dentre eles, podemos destacar aspectos importantes para o desenrolar da trama:
- Diurno – momento de interação com amigos e estudos na sala de aula com os professores.
- Após as aulas – momento de interação com os amigos para criar vínculos, exploração para aumentar as skills sociais e exploração livre.
- Anoitecer – exploração livre ou encontro com os colegas para enfrentar as criaturas do Tártaro.
É importante ressaltar que cada período oferece uma atividade, colocando os jogadores em constante equilíbrio entre o combate e vínculo social.
Persona 3 Reload se sobressai com sua ambientação moderna e autêntica no Japão. O jogo inicia apresentando a vida cotidiana do protagonista, que tem o principal desafio de conciliar o último ano do ensino médio com as “desventuras” no Tártaro. Cada local oferece atividades diversas que trazem recompensas valiosas, agregando profundidade ao jogo. Durante a nossa exploração, podemos encontrar armas, poções de cura, equipamentos para aumentar o ataque e defesa, colares e muito mais.
Retornando a Dark Hour, Mikoto e seus amigos deverão proteger a humanidade das ameaças e evitar que novos casos de Apatia se espalhem pelo mundo. Seguindo este princípio, Persona 3 se torna ainda mais atrativo graças as temáticas impactantes que estão presentes no cotidiano de jovens e adultos.
Sistema de combate inovador
Tornando-se um dos maiores destaques de Persona 3 Reload, o combate por turnos surpreende com novas mecânicas que permitem controlar a equipe a qualquer momento durante as emboscadas realizadas pelas sombras no Tártaro. Ao avançar pelos andares, os inimigos se tornarão cada vez mais poderosos e poderão dificultar a progressão por novas áreas e descobertas. Além disso, os jogadores terão acesso a novos personagens durante a campanha, garantindo a liberdade de alternar antes de avançar para o teletransportador.
Partindo para o lado técnico do combate, os jogadores poderão optar pelas seguintes mecânicas:
- Atacar – realiza ataques básicos que podem atordoar os inimigos com danos críticos;
- Defender – protege o personagem de ataques básicos ou especiais de inimigos;
- Item – permite utilizar itens para recuperar o HP, causar mais dano nos inimigos ou aumentar ataque e defesa;
- Persona – disponibiliza a habilidade de todos os personas para causar um golpe poderoso e enfraquecer o inimigo;
- Teurgia – habilidade especial que pode ser utilizada após preencher a barra de fúria dos personagens;
- Ímpeto – ataca os inimigos de forma automática para tornar o combate ainda mais rápido;
- Auxiliar – revela a fraqueza dos inimigos;
- Inspecionar – dar a ordem para fugir do combate;
- Tática – revela os atributos do Persona e os alvos que serão atacados;
- Analisar – permite avaliar os inimigos ou utilizar o sistema de análise completa para demonstrar todas as fraquezas.
Embora apresente um sistema por turnos simplificado, os jogadores deverão identificar as fraquezas dos inimigos para garantir que as habilidades sejam utilizadas no momento correto. Algumas habilidades podem aumentar ou diminuir a vida dos inimigos, portanto, esteja ciente das escolhas e analise com cautela os inimigos antes de efetuar um ataque.
Por se tratar de um combate complexo, o sistema de Personas trabalha com ataques elementais e permite que os jogadores avaliem o melhor momento para atacar um inimigo. Com a ajuda do fogo, gelo, raio, vento, luz e escuridão, podemos dominar o combate e garantir a vitória. Para aqueles que amam recompensas, o jogo oferece cartas especiais após o combate, disponibilizando novos Personas, habilidades especiais, experiência em dobro ou até mesmo dinheiro para comprar novos itens.
Se você gostou do combate, certamente ficará encantado com o design e a construção de cada inimigo em Persona 3 Reload! À medida que avança pelos andares da torre, novos inimigos surgem, exibindo características sombrias e ataques poderosos para desafiar a nossa equipe. Esteja atento aos pontos fracos para derrotá-los de maneira eficaz e sem grandes dificuldades.
Atividades secundárias e tempo de jogo
Por se tratar de um jogo com uma progressão lenta, os jogadores devem estar cientes que algumas atividades podem demandar tempo. A narrativa se desenvolve de acordo com as escolhas realizadas e vínculos criados com novos amigos, disponibilizando um ranking que aumenta conforme passamos o tempo com o respectivo NPC. Além disso, é possível viajar até a Sala de Veludo, local onde podemos fundir Personas e criar combinações poderosas para facilitar durante o combate.
Atividades secundárias adicionais envolvem a realização de missões para ganhar experiência, participação em fliperamas, experimentação em santuários para obter itens especiais, fortalecimento dos laços com os amigos para aumentar o vínculo e resgate de alunos desaparecidos em andares específicos do Tártaro. É importante notar que todas essas atividades podem se tornar monótonas para jogadores habituados ao combate em jogos de ação.
Outro aspecto digno de destaque é que essas atividades preenchem o tempo tanto durante o dia quanto à noite, podendo se prolongar até o dia seguinte. Além disso, as avaliações também serão uma parte integrada na rotina dos alunos, então esteja pronto para dedicar-se aos estudos e concluir o ano letivo!
O tempo necessário para concluir Persona 3 Reload pode variar de jogador para jogador, dependendo das escolhas feitas e das relações desenvolvidas ao longo do jogo. Para aqueles que visam obter a platina/miletar, a gameplay pode variar até 100 horas, portanto, esteja preparado para jogá-lo novamente. Por outro lado, o jogo pode ser concluído em até 50 horas caso esteja buscando encerrar apenas a campanha principal.
Gráficos
Os gráficos de Persona 3 Reload são notáveis, representando um considerável avanço em relação à versão clássica lançada em 2006. Com uma estética visual característica de um anime, o jogo poderia ser facilmente adaptado para um anime ou até mesmo uma série de televisão, considerando a sua narrativa sombria e repleta de reviravoltas. Pequenos detalhes surpreendentes incluem os reflexos dos estudantes nos espelhos da escola, característica pouco presente em jogos da nova geração.
Em diversos momentos da minha jogatina, tirei um tempinho para apreciar a ambientação em locais externos e observei uma diversidade notável de NPCs, bem como sombreamentos detalhados em objetos secundários ao redor do mapa. Embora pareça um detalhe bobo, esse aspecto visual é algo que me atrai, e sinto falta dessas características no mercado de games!
Trilha sonora
Além da trilha sonora original, Persona 3 Reload se destaca com novas composições e remixes melódicos. O compositor Shoji Meguro realizou um trabalho notável, modernizando e remixando os clássicos, agradando inclusive os fãs de longa data. Para aqueles que estão se familiarizando com a franquia (assim como eu), recomendo explorar as músicas anteriores para formar sua própria conclusão. Até o momento, gostei muito mais das versões remixadas do game.
Outro aspecto notável na franquia são os efeitos sonoros incorporados durante o combate, atividades secundárias e missões principais, proporcionando uma experiência imersiva que mantém o jogador conectado ao longo de toda a gameplay.
Esta é uma excelente oportunidade para baixar as músicas em sua plataforma de streaming favorita!
O maior acerto em Persona
Por ser um jogo repleto de diálogos e escolhas alternativas que impactam na trama, a Atlus atendeu ao pedido do público brasileiro, proporcionando pela primeira vez legendas em português do Brasil para facilitar a compreensão. Essa iniciativa não apenas demonstra o interesse e carinho pela nossa comunidade de jogadores, mas também supera a barreira linguística que impediu muitos jogadores de explorarem a franquia Persona, devido à predominância do inglês ou japonês.
A expectativa é de que os lançamentos futuros da franquia também contem com legendas em português, ampliando ainda mais o acesso ao título em nosso país. Desta vez, não há desculpas para deixar de jogar Persona 3 Reload nos consoles ou PCs!
Além disso, a empresa oferecerá o título gratuitamente aos assinantes do Xbox Game Pass para Xbox One, Xbox Series X|S e PC Game Pass. Um presente incrível para todos os jogadores!
Review em vídeo de Persona 3 Reload
Caso tenha interesse, você pode acompanhar nossa Review em vídeo abaixo:
Review de Persona 3 Reload – Vale muito a pena!
Como uma carta de amor aos fãs, sejam novatos ou de longa data, Persona 3 Reload destaca-se com um sistema de combate inovador, jogabilidade frenética e reviravoltas impressionantes que são novidade para a série. Pela primeira vez, a franquia presenteia os jogadores com legendas em português do Brasil, tornando a compreensão da narrativa mais acessível.
Persona vai além de ser apenas um jogo de combate por turnos; ele explora aspectos que transcendem amizades e construção de vínculos, abordando temas sensíveis presentes em nosso cotidiano. Ao concluir o jogo pela primeira vez, tive a sensação e um gostinho de “quero mais”, além de sentir o desejo de explorar os outros títulos da franquia. Com o lançamento no Xbox Game Pass, Persona 3 Reload torna-se ainda mais acessível para aqueles que não desejam gastar para jogá-lo.
Não restam dúvidas, Persona 3 Reload continua sendo um dos títulos mais impactantes (lançado até o momento) de 2024. A compra é obrigatória para todos os jogadores e uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a franquia Persona!
Persona 3 Reload é uma carta de amor para os fãs novatos ou de longa data que pretendem se aventurar pelo Tártaro. Graças as legendas em português do Brasil, o título se torna ainda mais acessível para o público brasileiro. Surpreenda-se com uma narrativa impactante e cheia de reviravoltas!
- História
- Jogabilidade
- Gráficos
- Trilha Sonora
- Desempenho