O PlayStation VR2 se tornou um acessório indispensável para aqueles que buscam uma experiência completa em Realidade Virtual. Nos últimos anos, diversas empresas discutem sobre o futuro das marcas para implementar o Metaverso e gerar uma nova tendência de mercado. Felizmente, a PlayStation resolveu investir na tecnologia em 2016 e graças ao seu sucesso absoluto, o PlayStation VR2 foi lançado oficialmente em 22 de Fevereiro de 2023. Embora seja uma tecnologia pouco acessível, ela se destaca pelo realismo obtido durante a gameplay, além da grande variedade de títulos em sua biblioteca. A equipe da Desconto em Games tem o prazer de anunciar que já está testando o PS VR2 e diversos outros jogos do catálogo. Nesta análise apresentaremos um pouco sobre suas especificações técnicas, comparativos entre os óculos de Realidade Virtual dos concorrentes do mercado, os novos jogos, os controles VR Sense e muito mais! Confira abaixo:
O PlayStation VR2
O futuro está em suas mãos! O PlayStation VR2 é o novo headset de Realidade Virtual desenvolvido pela PlayStation e lançado mundialmente no dia 22 de Fevereiro de 2023. O novo óculos permite conectar o jogador de maneira prática e eficiente com apenas um único cabo em sua estrutura. Comparado ao óculos anterior, o VR2 exige um PlayStation 5 e uma entrada USB-C para conectá-lo. É isso mesmo que você ouviu! Com apenas um cabo de 4 metros somos teletransportados para uma nova dimensão. Confira as diferenças abaixo:
Apesar de toda sua tecnologia de ponta, é impossível descrever a sensação de liberdade ao jogar e vagar por uma nova realidade. O PS VR2 se tornou ainda mais surpreendente graças a sua tela OLED que torna tudo ainda mais nítido e sem serrilhados. Tudo isso se alinha a uma grande variedade de jogos que estão sendo desenvolvidos e que já podem ser adquiridos na PS Store. Devo destacar também a variedade de gêneros capaz de atender o público de qualquer idade. Esta é uma oportunidade perfeita para apresentar em uma festa com os amigos ou até mesmo em uma reunião de família. Resumindo… palavras não são suficientes para descrever o que é o PlayStation VR2. Uma forma bacana de promover a tecnologia seria disponibilizando o óculos em eventos e feiras de games ao redor do mundo.
Jogos para PlayStation VR2
A biblioteca de jogos do PlayStation VR2 é um dos pontos mais chamativos durante toda a implementação da tecnologia, tendo base do lançamento de seu antecessor com uma janela pequena de lançamentos. O grande destaque do VR2 vai para Horizon: Call of the Mountain que apresenta a história do protagonista Ryas em uma aventura de sobrevivência contra máquinas e muitas escaladas. Durante nosso trajeto e gameplay, podemos notar todo o carinho desempenhado pela equipe em oferecer um título realista para novos jogadores. O que torna as coisas ainda mais interessantes é que mesmo sofrendo com Cinetose, pude jogar por diversas horas e não sofrer com fortes dores de cabeça ou enjôos.
Todos os testes foram realizados durante a semana do lançamento e devo admitir que houve uma melhoria gigantesca comparado ao PS VR1. A nitidez, fluídez e o ajuste das lentes colabora para uma experiência imersiva nos games. Como sou apaixonado por jogos de terror e pela franquia Resident Evil, tive a sensação de que as desenvolvedoras estão focando ainda mais em seus jogos para implementar a modalidade flat, ou seja, a possibilidade de jogar com ou sem óculos.
Por se tratar de uma biblioteca relativamente grande, tive a oportunidade de testar os principais títulos, como Horizon: Call of the Mountain, Kayak VR Mirage, Resident Evil Village, Gran Turismo 7, The Light Brigade e muito mais! Infelizmente alguns títulos ainda estão sob embargo e diversas novidades deverão surgir no nosso canal do YouTube e no Blog em breve.
Os controles Sense
A implementação dos controles Sense no PlayStation VR2 tornam a experiência ainda mais interativa graças ao feedback háptico que funciona de maneira similar ao DualSense. No começo tive dificuldade em me adaptar com os botões mas isso tudo se tornou apenas um detalhe irrelevante. Felizmente, o controle possui uma “pegada” leve e satisfatória, evitando o cansaço nas mãos durante horas de jogatina. O controle também apresenta os botões R1, R2, L1 e L2 que podem ser facilmente utilizados já que eles ficam na direção dos dedos, onde apenas um toque será capaz de ativá-lo. Pode se tornar um tanto quanto estranho já que os botões X e O estão do lado direito do controle, enquanto o quadrado e triângulo estão presentes na mão esquerda. Por se tratar de botões pequenos, é possível que os jogadores que possuam uma mão maior sofram um pouco ao pressionar os comandos errados.
O headset de Realidade Virtual é capaz de captar os movimentos dos dedos quando estão próximos ao VR Sense. Essa tecnologia só é possível graças a implementação de 4 câmeras que rastreiam o movimento do jogador e repetem durante a nossa gameplay. Surpreendente ou não, as câmeras captaram os movimentos muito bem em Horizon: Call of the Mountain, onde fui capaz de fazer sequências com os dedos que reconheceram no VR. Pode parecer apenas uma adição irrelevante mas isso poderá se tornar uma evolução grandiosa no futuro.
Enquanto isso, a bateria dos VR Sense não deixam nada a desejar! É possível jogar durante 5 à 6 horas sem precisar recarregar. Tudo isso dependerá apenas das configurações de vibração utilizadas pelo jogador após configurar o headset no PlayStation 5. Um ponto que me deixou extremamente incomodado é a maneira que carregamos o controle, exigindo 2 cabos USB para carregá-los simultaneamente. Esta situação pode ser contornada adquirindo uma Base de Carregamento que será lançada em breve, evitando assim a quantidade de cabos utilizados.
Funcionalidades extras do PlayStation VR2
Se tem uma coisa que me deixou surpreso é o áudio 3D já presente nos headsets oficiais do PlayStation 5. Esta tecnologia implementada no console permite que os jogadores se sintam dentro do jogo com efeitos sonoros ainda mais nítidos e realistas. Desta maneira, a Sony disponibilizou um fone intra-auricular que pode ser facilmente encaixado no headset e colocado no ouvido dos jogadores. Embora seja interessante o fato de disponibilizar um fone de ouvido na caixa do acessório, sinto que ele não é um fone ideal para longa jogatinas pois seu som não apresenta uma qualidade muito boa. Mas a Sony pensou nisso e felizmente posso dizer que consigo encaixar perfeitamente o PlayStation VR2 e o headset Pulse 3D sem incomodar a minha cabeça. Por conta de sua leveza, tudo isso se torna ainda mais prático!
Diferente de seu antecessor, o PlayStation VR2 apresenta uma vibração no headset que acontece em momentos de combate intenso ou até mesmo em jogos de sobrevivência. Esta vibração não está presente de maneira constante como os VR Sense mas não deixam nada a desejar. Por se tratar de movimentos lentos no óculos, os jogadores poderão se despreocupar quando o assunto são fortes dores de cabeça. Ah… Você também pode desativar esta opção nas configurações do console!
O Modo Cinema também está presente no PlayStation VR2, porém, até o momento em que esta publicação foi ao ar, nenhum aplicativo era compatível para utilizar a tecnologia do 360º. Esta é uma adição exclusiva para os curiosos de plantão que pretendem utilizar para assistir filmes ou vídeos do YouTube. Caso você não saiba, o Modo Cinema remove os fundos laterais e adiciona uma tela de Cinema no centro. Não recomendo utilizar em jogos ou aplicativos que não possuem suporte para esta tecnologia!
Rastreamento Ocular
O Rastreamento Ocular é uma tecnologia que não está presente em todos os Óculos de Realidade Virtual (até mesmo nos mais caros) mas que faz uma grande diferença para os jogadores! Com esta tecnologia, as lentes captam o movimento de seus olhos, facilitando o acesso em menus interativos de títulos que suportam esta tecnologia. Desta maneira, é possível controlar todas as configurações e exibir menus de Horizon: Call of the Mountain apenas movimentando os olhos. Um fator interessante é que o foco nítido é um grande aliado para esta tecnologia, transformando pequenos pontos nos quais estamos visualizando em pontos com uma melhor resolução.
É claro que esta tecnologia dependerá apenas dos desenvolvedores para dar continuidade e implementar durante a nossa gameplay. Acredito que esta função se tornaria ainda mais interessante em títulos de terror, assim como The Dark Pictures: Switchback VR que já está em sua fase final de desenvolvimento.
O que vem na caixa
- Manuais
- Código digital para download de Horizon: Call of the Mountain (caso tenha adquirido o Bundle)
- Cabo USB-C para carregamento dos VR Sense
- Fone de ouvido intra-auricular
- Par de controles VR Sense
- Headset PlayStation VR2
Especificações técnicas
- Resolução – 2000 x 2040
- Taxa de atualização – 90Hz e 120Hz
- Campo de visão – 110º
- Lentes ajustáveis
- Lentes de OLED
- 4 câmeras para rastreamento
- Microfone interno
- Entrada para fones de ouvido
Vale MUITO a pena comprar o PlayStation VR2!
É impossível descrever a experiência completa que tive com o PlayStation VR2! Foram momentos épicos e que tornaram minha experiência ainda mais imersiva com os títulos recém-lançados para o acessório. Apesar de seu alto custo e a necessidade de utilizá-lo em um PlayStation 5, a experiência se torna cada vez mais satisfatória por conta de todas as novidades implementadas. Infelizmente o mercado de Realidade Virtual está longe de se concretizar no Brasil devido a economia, porém, o PlayStation VR2 é a prova real que o futuro está prestes a mudar. Um dos fatores que mais se destaca é a janela de lançamentos que conta com títulos AAA de altíssima qualidade e surpreende as expectativas para aqueles mais céticos. O futuro desta tecnologia dependerá apenas da PlayStation com novos lançamentos anuais e uma divulgação constante em eventos.
Saindo da parte de custo x benefício, o PlayStation VR2 faz jus as novas implementações e oferece features que nenhum outro headset possui. Desta maneira, posso afirmar que o novo headset da PlayStation é o caminho para o sucesso absoluto, tornando assim a sua compra obrigatória!