Analisar Resident Evil é sempre um desafio para um amante da franquia, principalmente por ter acompanhado esta jornada desde o PlayStation 1. Com diversas controvérsias sobre a câmera em primeira pessoa, o game acabou dividindo opiniões mesmo após o sucesso absoluto de Resident Evil 7. A chegada de Resident Evil Village no mercado em 2021 provou que a Capcom trilhou o caminho certo para a franquia que precisava de uma reformulação nas mecânicas.
Seguindo o planejamento de 2022, Resident Evil Village recebeu a Expansão dos Winters com um novo capítulo na história, um modo bônus para Os Mercenários e um grande destaque para a câmera em terceira pessoa. Mesmo que a história da família Winters tenha chegado ao fim, será que o novo complemento fez jus ao hype? É isso que você irá conferir agora!
O que é Resident Evil Village: Gold Edition
Resident Evil Village: Gold Edition é a edição definitiva e com todas as expansões do grande lançamento da Capcom de 2021. Na trama controlamos Ethan Winters, um pai desesperado em busca de sua filha que foi capturada por Chris Redfield. Levada para um vilarejo sombrio, Ethan Winters vive o inferno para coletar pedaços de sua filha espalhados em fragmentos que estão na posse dos Lordes Lady Alcina Dimitrescu, Donna Beneviento, Salvatore Moreau, Karl Heisenberg e Mãe Miranda. Ao explorar diversas regiões e derrotar os chefes, Ethan descobre a verdadeira origem do Mutamiceto e tudo aquilo que está controlando os inimigos.
Embora tenha feito um resumo completo sobre a Campanha (sem spoilers), a Gold Edition oferece grandes novidades para os jogadores, incluindo 2 novos modos para os jogadores de longa data e os novatos da franquia. Confesso que me diverti muito com a câmera em terceira pessoa mesmo após ter finalizado o game mais de 15 vezes por conta dos Speedruns realizados em live. Esta é uma grande oportunidade para revisitar a emocionante história de Ethan e sua família!
Uma nova equipe para Os Mercenários
Desde seu lançamento em 2021, os jogadores não estavam satisfeitos já que o game contava apenas com a participação de Ethan Winters no Modo Mercenários. Tentando contornar esta situação, a Capcom resolveu adicionar novos mapas e 3 grandes personagens jogáveis para tornar o modo ainda mais divertido. Abaixo você poderá conferir os personagens e suas habilidades especiais:
- Chris Redfield
- Lady Alcina Dimitrescu
- Karl Heisenberg
Chris Redfield é dono de um poderoso punho e um arsenal pesado capaz de devastar chefes e inimigos que estão espalhados pelo mapa. Equipado com um fuzil automático e uma pistola silenciada, Chris pode derrotar inimigos de forma ágil para realizar grandes combos.
Lady Alcina Dimitrescu enfrenta seus inimigos com sua poderosa garra afiada e permite realizar combos após beber o vinho de sangue Sanguis Virginis. Equipada com seu Enxame de Insetos, os Licanos sofrerão as consequências com sua invocação.
Karl Heisenberg não irá poupar esforços para enfrentar a horda de inimigos com seu Martelo gigante. Equipado com diversas máquinas, Karl poderá invocar seu robô para atacar os inimigos à curta distância.
Embora tenha me divertido com este modo, senti falta de novos personagens, principalmente dos Lordes de todas as áreas do game, além da personagem Rosemary Winters para compor a grande equipe. Houve também uma certa reformulação, dando a idéia de que os personagens jogáveis apresentam um combate mais ágil para conquistar combos maiores e elevar a pontuação para atingir o Ranking máximo. Sinto que este modo deveria ter sido implementado gratuitamente na versão final do game e não deveria ser cobrado como uma nova DLC.
Sombras de Rose
A DLC Sombras de Rose é o principal destaque da Expansão dos Winters e uma grande surpresa para os fãs que esperavam algo mais puxado para o lado dos poderes sobrenaturais de Rose. Quando esta DLC foi anunciada, os jogadores ficaram decepcionados por acreditarem que a franquia seguiria este rumo em Resident Evil 9. Felizmente, eu devo dizer que a minha experiência com Sombras de Rose foi extremamente positiva!
Na trama controlamos Rosemary Winters, uma adolescente que está sofrendo na escola por conta de seus poderes sobrenaturais que estão saindo do controle. Embora estes problemas sociais estejam prejudicando seus relacionamentos, Ca oferece uma oportunidade para Rose se livrar de uma vez por todas de suas habilidades conectando a garota em uma espécie de “mundo paralelo” citado como ‘Consciência’. Com o objetivo de coletar o Cristal Purificador para se livrar dos poderes, Rose irá embarcar em uma jornada arriscada com vilões que já estiveram presentes na Campanha principal de Village e em títulos anteriores.
Durante nossa jornada arriscada, conhecemos Michael, um espírito que guia Rose através de frases escritas em objetos e paredes. O guia também oferece munições, itens para restaurar pontos de vida e objetos para crafting. Um ponto importante que deve ser mencionado é que os poderes de Rose são limitados e a única forma de utilizá-los é coletando o Ramo de Sálvia Branca para restaurar a carga de atordoamento do inimigo. Podemos utilizar estes poderes para abrir novas áreas que estão bloqueadas com uma espécie de bactéria e progredir na DLC. Diferente do atordoamento dos inimigos, o poder de Rose não é consumido ao destruir as bactérias, dando liberdade ao jogador para utilizar em todas as áreas do grande Vilarejo.
Quando finalizei Sombras de Rose pela primeira vez, tive a impressão de que todas as áreas foram reutilizadas mesmo alterando alguns objetos de cenário. Embora esta seja a última expansão para Resident Evil Village, seria de extrema importância a adição de uma DLC com a perspectiva de Chris Redfield para dar continuidade à história. Vale ressaltar que Resident Evil 7 trabalhou muito bem com o conteúdo pós-game, dando ainda mais ênfase na vida dos protagonistas e vilões. Mesmo com esta repetição, Sombras de Rose merece ser jogado por todos os fãs para tirar suas próprias conclusões.
Modo em terceira pessoa
Este é um grande momento para revisitar o Vilarejo, principalmente pelos jogadores que sofrem com cinetose! Agora é possível jogar toda a Campanha de Resident Evil Village em terceira pessoa. A câmera Over the Shoulder (terceira pessoa) abre um novo leque de possibilidades para a exploração e exibe uma perspectiva já presente em Resident Evil 2 e Resident Evil 3. Embora o jogo tenha sido programado para a visão em primeira pessoa, a Capcom realizou um excelente trabalho portando esta nova perspectiva para a Campanha principal e a DLC.
Por mais que a câmera tenha sido algo inovador, senti falta desta perspectiva durante as cutscenes que sequer receberam alteração. Algumas animações podem parecer esquisitas na nova câmera mas logo nos acostumamos com esta visão geral. Apesar dos erros, eu me diverti muito com este modo e rejoguei para explorar áreas que eram impossíveis de serem vistas com a primeira pessoa.
O mistério da Capcom
A Capcom vem escondendo o rosto de Ethan durante anos mesmo após os jogadores descobrirem formas de “burlar o sistema”. Por mais que esta tenha sido uma escolha do desenvolvedor de tornar o jogador o próprio personagem, isso não faz o menor sentido já que agora temos acesso as ferramentas do Modo Foto. É impossível rotacionar a câmera e visualizar o rosto completo de Ethan. Irritante ou não, esta decisão permanece novamente na história da família Winters.
Vale a pena jogar Resident Evil Village: Gold Edition!
Se você ainda não teve a oportunidade de jogar Resident Evil Village ou teve um certo preconceito com o game, talvez este seja um grande momento para testar e tirar suas próprias conclusões! Mesmo com certas adições que poderiam ser gratuitas, o game oferece a DLC Sombras de Rose com novas mecânicas de combate. Infelizmente a expansão custa caro para todo o conteúdo que ela oferece em sua versão final. Recomendo aguardar uma futura promoção para comprar nos consoles de antiga e nova geração. Caso você tenha acompanhado a análise até aqui e mesmo assim ficou interessado em comprá-la, esteja ciente que está fazendo um ótimo negócio e irá se divertir muito!
Eu gostaria de agradecer imensamente para a Capcom e pela confiança em nosso trabalho. Esta é a primeira vez que realizo uma Review de Resident Evil e escrever sobre a minha franquia favorita enche meus olhos de lágrimas! O Gabriel do passado, que jogava em seu PlayStation 1 jamais imaginaria que estaria escrevendo sobre Resident Evil nos dias de hoje. Obrigado por criar este universo maravilhoso e me conceder uma cópia de acesso antecipado para que esta análise pudesse acontecer!
PS: A análise foi realizada em um PS5 através de uma cópia cedida pela Capcom