Se em 2005 alguém me dissesse que jogos AAA rodariam no celular, eu jamais iria acreditar. Em 2023 essas coisas mudaram! Após o Apple Wonderlust, evento de apresentação do novo iPhone 15, o público ficou chocado com Resident Evil Village e Resident Evil 4 Remake rodando no 15 Pro e 15 Pro Max. Mesmo desacreditado, resolvi dar uma oportunidade para minha franquia favorita e os resultados foram assustadoramente… PERFEITOS!
Antes de começar, preciso admitir que Resident Evil Village foi um jogo muito marcante e que mudou minha vida, possibilitando que novas pessoas conhecessem um pouco mais sobre o meu trabalho na internet. Com o anúncio do game rodando em um smartphone, senti a necessidade de testá-lo para reviver a jornada incessante de Ethan Winters em busca de sua filha.
A análise de hoje não focará apenas em detalhes sobre a narrativa, tendo total foco em seus aspectos técnicos e desempenho geral através do iPhone 15 Pro Max.
Esta Review foi produzida graças a um código de iOS cedido gentilmente pela Capcom Brasil!
Pode ficar tranquilo(a), esta análise é totalmente livre de SPOILERS!
Desempenho no iPhone 15 Pro Max
Ao iniciar Resident Evil Village pela primeira vez, a primeira coisa que pude observar é a infinidade de configurações pré-definidas para melhorar o desempenho do game. Dentre elas, podemos citar as configurações iniciais:
- Modo HDR (não disponível em gravações de tela para iPhone)
- Resolução de tela (disponível até a configuração 1290p)
- Taxa de quadros (30 até 120FPS)
- Metal FX Upscaling – tecnologia que permite renderizar jogos em resoluções mais baixas para otimizar o seu desempenho e ganho de FPS
- Qualidade da imagem – permite melhorar as imagens de Resident Evil Village. Com esta configuração ativada, o desempenho poderá ser reduzido.
- Qualidade das texturas – aumenta a qualidade das texturas e detalhes de objetos no mapa
- Qualidade das sombras – aumenta ou diminui a qualidade das sombras
Com a limitação da taxa de quadros para 30FPS, Metal FX Upscaling ativado em modo desempenho e qualidade de imagem na configuração 1, era hora de testar Resident Evil Village pela primeira vez no iPhone 15 Pro Max.
Durante os primeiros minutos de gameplay, as impressões foram positivas já que o jogo não sofria com quedas de frame bruscas, mantendo uma qualidade gráfica estável até mesmo em áreas internas e externas. Os tempos de carregamento eram similares as versões de PlayStation 5 e PC, demonstrando que o novo port da Capcom foi refeito do 0 para o smartphone da Apple.
Não satisfeito com os resultados obtidos (mesmo com um ótimo desempenho), realizei novas configurações para testar todo o potencial do iPhone 15 e apliquei a resolução máxima de 2796×1290 com uma taxa de quadros limitada a 60 frames. Com a qualidade de textura Alta, o jogo começou a sofrer com engasgos em áreas externas em momentos pontuais. Continuei insistindo nesta configuração e acabei gostando do resultado futuro, mantendo como uma configuração definitiva para jogar Resident Evil Village no iPhone.
Partindo para configurações mais altas, o jogo acaba engasgando de forma constante e gerando pequenos loadings em áreas que não costumavam sofrer com estas alterações nos consoles. Para aqueles que pretendem forçar o desempenho, recomendo testar diretamente em um MacBook com chip M2.
Certamente jogos AAA não foram feitos para serem jogados em smartphones, entretanto, a Apple pretende mudar este conceito nos próximos anos. Pensando nisso, a Capcom e a Apple deixam claro que a experiência de Resident Evil foi feita para ser jogada com um controle conectado via bluetooth ou adaptável para o smartphone. Mesmo sendo muito responsivo, os botões da tela “poluem” o campo de visão do jogador, tornando a experiência pouco imersiva. Vale ressaltar que joguei com o controle do PlayStation 5 e em alguns momentos pude notar que o jogo sofria com problemas de sincronia no áudio. Curiosamente, ao desativar o Dualsense, o áudio e os diálogos ficavam sincronizados.
Outro ponto que acabou me incomodando muito é que o jogo fechava sozinho, onde acabei perdendo o progresso em alguns combates que não contavam com checkpoints. Um grande exemplo disso é a batalha de Dimitrescu, onde fui obrigado a desativar a gravação de tela para não sobrecarregar as atividades do iPhone 15. De certo modo, realizar configurações e reduzir as qualidades de textura podem tornar o jogo um verdadeiro “borrão”.
Em suma, consegui encontrar uma configuração equilibrada para manter os 40/60 FPS estáveis e com texturas na qualidade Alta. Vale destacar que o uso do Metal FX é essencial já que a tecnologia é similar ao DLSS, presente nas placas de vídeo da Nvidia.
Duração da bateria e problemas de aquecimento
Surpreendentemente, Resident Evil Village não consome bateria como o esperado! Com o jogo em processamento, DualSense conectado via Bluetooth e a gravação de tela ativada, a bateria foi capaz de segurar aproximadamente 2 horas e 30 minutos. É claro que esta é uma duração baixa, mas considerando que o jogo estava utilizando configurações altas e rodando em um iPhone 15, era esperado esse tempo de duração.
Em relação ao aquecimento, infelizmente não posso dizer o mesmo! Em gameplays de aproximadamente 1 hora de duração, o iPhone 15 Pro Max aqueceu ao ponto de ter que deixar fixo em um móvel e fora da capa MagSafe. Confesso que fiquei preocupado e com vontade de parar de jogar para evitar problemas de superaquecimento.
Com a chegada da atualização 17.1.1 do iOS, alguns problemas de aquecimento foram corrigidos, melhorando a temperatura do iPhone enquanto jogava Village. Felizmente, forçando o desempenho do celular ao limite, não tive problemas futuros com a bateria, mantendo sua saúdo em 100%!
A versão para iOS
Lançado na App Store em 30 de outubro para iPhone 15 Pro, iPhone 15 Pro Max e iPad’s (chip M1 ou superior), Resident Evil Village oferece uma demonstração gratuita até a chegada de Ethan no castelo de Lady Dimitrescu. A versão padrão do game está sendo vendida por R$ 76,90 e a Expansão de Winters por R$ 48,90 através da loja digital. Vale ressaltar que esta é uma promoção de lançamento do jogo e seu preço poderá sofrer alterações a qualquer momento.
A versão para iOS é um avanço significativo na indústria, demonstrando que a empresa tem potencial para desenvolver novos jogos e focar na plataforma Apple Arcade de forma definitiva!
O que é Resident Evil Village?
Lançado originalmente em 7 de maio de 2021 para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC, Resident Evil Village se passa anos após os acontecimentos de Resident Evil 7. Na trama controlamos Ethan Winters, um pai desesperado em busca de sua filha que foi capturada por Chris Redfield. Levada para um vilarejo sombrio, Ethan Winters vive o inferno para coletar pedaços de sua filha espalhados em fragmentos que estão na posse dos Lordes Lady Alcina Dimitrescu, Donna Beneviento, Salvatore Moreau, Karl Heisenberg e Mãe Miranda. Ao explorar o vilarejo e derrotar os líderes, Ethan descobre a verdadeira origem do Mutamiceto e tudo aquilo que está controlando os inimigos.
Review de Resident Evil Village: Vale muito a pena!
Considerado por muitos o melhor jogo de 2021, Resident Evil Village conseguiu superar as expectativas e provar que o game é um clássico atemporal – dessa vez, na palma de nossas mãos! A RE Engine facilita o processo de otimização do sistema, garantindo que o jogo seja compatível com o chip A17 Pro, além de oferecer uma qualidade excepcional para os jogadores caso encontre a configuração correta.
Alguns problemas como crashes e aquecimento podem desmotivar os jogadores a prosseguirem, entretanto, é possível reduzir a qualidade das texturas e manter o Metal FX Upscaling ativado para um melhor funcionamento.
No mercado atual, um iPhone 15 Pro ou 15 Pro Max está custando aproximadamente R$ 10.499,00, afastando uma grande parte do público e incentivando a comprar consoles. O lançamento de Resident Evil Village serve de exemplo para novas empresas que pretendem oferecer seus lançamentos para o mobile. Com isso, os smartphones gamers se tornarão cada vez mais acessíveis e populares, criando uma nova perspectiva de mercado.
Em suma, Resident Evil Village é uma obra-prima que deve ser contemplada por todos pelo menos uma vez na vida!
Com leves problemas de desempenho e crashes, Resident Evil Village é o primeiro jogo AAA de nova geração a ser lançado para um smartphone. Este é apenas o primeiro passo para oferecer soluções criativas e permitir que novos jogadores tenham acesso a games na palma das mãos!
- História
- Jogabilidade
- Gráficos
- Desempenho
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