Antes de começar esta análise, devo admitir que não entendi absolutamente nada sobre o game, tornando-se uma das experiências mais intrigantes e confusas de toda a minha vida! Desenvolvido pelo estúdio Firenut, Shines Over – The Damned será lançado em 21 de março de 2024 exclusivamente para PlayStation 5. Sente-se confortavelmente e embarque em uma jornada confusa em um cenário hostil habitado por criaturas espectrais que não deixarão você escapar.
Esta Review foi produzida graças a um código de PS5 cedido gentilmente pela Firenut!
O que é Shines Over – The Damned?
Shines Over – The Damned é um jogo de terror em primeira pessoa que utiliza elementos de walking simulator, sobrevivência e puzzles em uma área habitada por criaturas espectrais. O jogo não oferece nenhuma informação sobre a narrativa para os jogadores, deixando a experiência ainda mais desconexa com colecionáveis que não servem para nada. Ao chegar no local misterioso, os jogadores encontram um cachorro da raça Pastor Alemão que guiará o protagonista por uma série de desafios de sobrevivência. Dentre eles, podemos citar:
- QTEs para escapar das criaturas espectrais;
- Trechos com parkour e saltos;
- Puzzles com pequenas figuras e símbolos;
- Mini-game para desviar de inimigos utilizando um barco.
Embora esta descrição pareça confusa, o jogo não deixa nenhuma abertura ou gancho explicativo para tornar a experiência ainda mais imersiva. Mesmo com estes problemas em sua narrativa, sua trilha sonora pode compensar estas falhas, gerando um impacto positivo para os usuários que utilizaram um headset.
Definitivamente Shines Over – The Damned trata-se de um jogo experimental, tentando acertar o ponto do terror psicológico e falhando em sua tentativa. Mesmo com algumas tentativas do estúdio em desenvolver uma narrativa emocionante durante a gameplay, tudo isso acaba decepcionando já que o jogo não possui algo atrativo (colecionáveis e arquivos de narrativa) para dar continuidade.
Em relação aos gráficos, podemos citar algumas paisagens que aparentam estar inacabadas em um mundo completamente vazio e sem vida. Ao que tudo indica, este universo poderia ter sido melhor aproveitado com informações precisas sobre a história ou objetos colecionáveis que ligassem o nosso protagonista.
Review de Shines Over – The Damned – Vale a Pena?
Embora Shines Over trate-se de uma experiência de walking simulator com uma premissa de terror, o jogo definitivamente não vale o seu tempo! Durante a minha experiência de aproximadamente 20 minutos (tempo necessário para finalizá-lo), fiquei intrigado para entender o que estava acontecendo e infelizmente isso não foi possível mesmo após as cenas pós-créditos.
Com todos estes problemas, o jogo oferece uma trilha sonora e efeitos sonoros de tirar o fôlego, mas não são o suficiente para segurar todo o conjunto da obra. Desta vez, o jogo não será recomendado nem mesmo em uma futura promoção!
Shines Over - The Damned é uma experiência confusa e pouco intuitiva, colocando os jogadores em um universo completamente sem sentido.
- História
- Gráficos
- Trilha Sonora