Lançado nessa semana, a versão final de Solo Leveling: Arise já está disponível. O game se trata de um jogo de ação, com elementos gatcha, destinado ao mercado mobile.
Depois de muitas horas de gameplay em uma versão beta do game, venho por meio deste detalhar minhas impressões finais desse game, que já adianto, tem muito potencial.
A história
A história de Solo Leveling Arise começa quando, de maneira repentina, portais para uma espécie de masmorra, ou calabouço, com diversos monstros e um monstro líder, ou chefão, começam a aparecer no mundo real. E de maneira simultânea diversas pessoas começaram a despertar poderes mágicos. Cada pessoa com poderes mágicos recebe um rank, de acordo com o seu nível de poder, podendo ir do Rank E (o mais fraco), D, C, B, A e Rank S (o mais forte e mais raro).
Com o tempo, a humanidade descobriu que cada masmorra precisa ser finalizada, ou seja, os monstros dentro dela precisam ser eliminados, para que os mesmos não ultrapassem os portais e saiam para o mundo real. Começou-se então uma era de caçadores, o qual, cada ser humano que despertou poderes mágicos, se prepara para para entrar em cada masmorra, muitas vezes em grupos, para derrotar os monstros dentro delas e fechar os portais que forem surgindo.
Nessa história, temos como personagem principal Sung Jinwoo, um caçador Rank E, conhecido como o caçador mais fraco da humanidade, pois não consegue eliminar um pequeno goblin que é um dos monstros mais fracos da trama. Mesmo não conseguindo desempenhar um papel decente nas caçadas, ele insiste em participar das expedições das masmorras por necessitar de dinheiro para ajudar no tratamento de sua mãe, que está com uma doença misteriosa, e cuidar de sua irmã que está no colegial.
Em uma dessas caçadas, ao se deparar com uma estatua gigante, com um sorriso sinistro no rosto, nosso protagonista passa por uma situação de vida ou morte que termina com o mesmo recebendo um novo poder, a possibilidade de subir de nível a cada nova experiencia que consegue, similar a um jogo de RPG como Final Fantasy e Dragon Quest.
A história do jogo segue com Sung JinWoo ficando mais forte, conhecendo outros caçadores, explorando os segredos dos tais portais que apareceram no mundo, e buscando informações sobre a origem de seu novo poder.
Como o jogo funciona
Solo leveling arise é um jogo de ação o qual podemos jogar de 2 maneiras: a primeira, controlando somente o Sung JinWoo, com 3 personagens de apoio, os quais podemos utilizar uma skill para causar dano nos inimigos, curar e até mesmo causar melhorias no protagonista; a segunda maneira é controlando somente os 3 personagens de apoio, que conseguimos ao avançar no modo história ou no sistema de gatcha, que possuem 2 níveis, SR e SSR, os SSR são os mais difíceis de conseguir no sistema gatcha, mas possuem habilidades e forças consideravelmente melhores que os personagens SR.
Nesse modo de gameplay, cada personagem possui 2 skills, proporcionando assim uma diversidade maior.
O gameplay do jogo é o padrão em um jogo de ação. Podemos andar, correr, desviar, utilizar golpes leves, golpes pesados, uma habilidade especial da arma equipada e uma habilidade especial mais forte que só pode ser usada após um tempo na batalha.
Durante a batalha, enfrentamos diversos inimigos, dentre eles temos goblins, esqueletos de armaduras, cavaleiros, lobos, insetos, magos e até mesmo um Cerberus. O número de inimigos do jogo não é pequeno.
Os chefões mais difíceis possuem uma barra de quebra indicada a baixo da barra de vida, com uma coloração branca, ao quebra-la, o inimigo entra em um estado de atordoamento, por mais que a duração desse estado seja pequena, é um tempo o qual podemos aproveitar para causar um dano maior.
Outro destaque durante as batalhas ocorre quando, ao desviar no “momento certo”, entramos em um modo em que podemos nos mover rapidamente para as costas do inimigo e desferir alguns ataques rápidos.
Nosso protagonista pode usar de diferentes armas, como espadas, arcos, foices, até livros de magias. Cada arma possui um gameplay, elemento e um ataque especial diferente, o que diversifica bastante o gameplay. Nos meus testes eu consegui uma espada do elemento raio que é extremamente atrativa aos olhos, e possui uma habilidade especial muito bem trabalhada.
Muitos inimigos possuem alguma fraqueza a um elemento, então devemos sempre analisar quem vamos enfrentar para podermos equipar a melhor arma e time de companheiros possível.
Sung Jinwoo é o único personagem no jogo que adquire experiencia durante a progressão no jogo. Ao adquirir um novo nível, podemos aumentar o poder de 5 atributos principais que definem o tipo de personagem que o jogador quer fazer. Podendo focar o protagonista em ser um aplicador de dano, um usuário de magias, entre vários outros tipos.
Os companheiros do protagonista sobem de nível de uma maneira diferente, com itens que conseguimos durante o gameplay, e ficam limitados a acompanhar o nível de Sung. Em ambos personagens, equipamos artefatos, que são equipamentos quem melhoram atributos como ataque, defesa, quantidade de vida, etc.
Os visuais
Solo Leveling: Arise é um jogo no estilo anime, com um gráfico Cel Shading, com visuais muito bonitos, cenários diversificados, diversos inimigos e chefes. Em diversos momentos eu me peguei pensando: “É sério que estou jogando um jogo desse nível em um celular?”.
Os detalhes das roupas dos personagens, sombras, texturas, ambos muito bem trabalhados, esse jogo é facilmente um dos mais bonitos jogos para smartphone atualmente. Um destaque para os os estilosos personagens do jogo, principalmente os SSR.
Modos de jogo
Entre os modos de jogo temos o modo história, o qual jogamos com nosso protagonista, e 3 companheiros para o auxiliar. Esse modo é composto por cinemáticas in game, partes com ilustrações semelhante aos quadrinhos, e o gameplay.
Temos também um modo onde podemos acompanhar a trama pelo ponto de vista de outros personagens, proporcionando um contexto melhor para os acontecimentos e um melhor aprofundamento.
Existe um modo em que podemos jogar uma história paralela de alguns personagens secundários também, modo esse que receberá atualizações com novidades constantemente.
Em cada missão de história que completamos, o jogo nos presenteia com algumas tentativas para o banner de gatcha.
Temos também as explorações das masmorras, as quais podemos fazer com nosso protagonista ou com os 3 companheiros, enfrentando os monstros até derrotar o chefe final. Ao terminar cada masmorra, ganhamos diferentes recompensas, que podem ser de Ouro (a moeda padrão do jogo) até a artefatos para nossos personagens.
Cada masmorra possui um nível, que é semelhante ao nível de magia dos caçadores, ou seja, temos masmorras de nível E, que são as mais fáceis, D, C, B, A, e S, que são as mais difíceis. Entre algumas delas, aleatoriamente participamos de uma masmorra onde os monstros acabaram saindo para o mundo real, o qual se torna o campo de batalha.
Na maioria das vezes essas masmorras possuem bosses um pouco mais difíceis. As masmorras de cor vermelha são as mais raras de aparecer, e são consideravelmente mais difíceis que as outras.
O jogo também possui outros modos e mecânicas que acrescentam no gameplay à medida que progredimos na história. Além de que receberá de maneira constante novos modos de gameplay, continuação da trama, eventos e outros adicionais para manter o interesse dos jogadores pelo jogo por muito mais tempo.
Conforme progredimos com nossos personagens, aumentamos o nível, conseguimos artefatos e armas novas, finalizamos masmorras, o jogo também nos presenteia com bastante itens, sejam eles personagens SR, armas SR, pedras de essência (item que usamos no banner de gatcha), ouro, itens usados para aumentar o nível de companheiros/armas/artefatos, entre vários outros.
Arrisco em dizer que o jogo é bastante generoso, e espero que esses “presentes” sejam constantes sigam as próximas atualizações de conteúdos que o jogo tiver.
Os aspectos Gatcha
Solo Leveling: Arise é um jogo gatcha, que consiste em um jogo gratuito, mas com microtransações, onde o player pode conseguir sempre armas e personagens novos apostando na “sorte”. O jogo possui Banners, que são uma tela onde o player faz as suas tentativas para conseguir um personagem, arma ou item.
Essas tentativas são feitas com pedras de essência, item o qual os jogadores conseguem normalmente jogando, participando de eventos limitados e em última hipótese, comprando com dinheiro real. É como se fosse uma roleta, onde temos uma pequena chance de conseguir um personagem especifico ou arma.
O grande diferencial, é que o jogo possui um banner limitado, com um personagem e arma específicos, que fica ativo por alguns dias, e depois é trocado por um novo personagem, possuindo assim uma rotação boa de personagens e ao mesmo tendo possuindo a chance de decepcionar o player por não ter conseguido o personagem que queria.
É algo padrão de todo jogo gatcha, infelizmente. Caso você não consiga a quantidade de tentativas para conseguir o personagem que deseja, existe a alternativa de gastar dinheiro para conseguir mais tentativas. Porém, caso opte por isso, lembre-se que deve ser feito com cuidado.
A regra para o banner desse jogo é: a cada 10 tentativas, é garantido que venha um personagem ou arma rank SR ou SSR, o qual os itens SR possuem uma chance maior. A partir da tentativa de numero 64, a chance de vir um personagem SSR aumenta, e até a tentativa de numero 80 é garantido que venha um item SSR. Porém, fique atento, a contagem até a tentativa de numero 80 sempre recomeça após conseguir um item SSR.
O que me incomodou no jogo
Infelizmente nem tudo são flores nesse game. Nesse tempo que passei jogando essa ultima versão beta, me deparei com uma situação que considero complicada. Todos os modos onde podemos conseguir artefatos melhores para os nossos personagens possuem um limite diário de uso.
E caso quiséssemos fazer mais alguma tentativa com mais urgência, teríamos que gastar os itens que usamos nos banners gatchas para comprarmos novas entradas para tais modos, considerando que, pelo menos nessa versão beta que joguei foi bem complicado conseguir artefatos melhores, o que aumentava a necessidade de refazer as masmorras e outros modos. Isso me fez pensar se esse jogo poderia ser um pouco agressivo na monetização.
Infelizmente essa versão que joguei não tinha compras liberadas e nem a opção de ver valores de possíveis pacotes, sendo assim, somente na versão final que poderemos ter uma noção da monetização do game.
Outro ponto negativo que notei vem da otimização do game, e é possível que esteja resolvido na versão de lançamento. Algumas vezes, após terminar alguma masmorra, o jogo deixava de responder, e só resolvia se eu fechasse e abrisse novamente.
Felizmente não perdi nenhum progresso com isso. Ainda referente a otimização, por diversas vezes, ao sair de um menu e ir para outro, o jogo ficava carregando varias vezes, eram rápidos os carregamentos, mas com a frequência em que aconteciam, acabava atrapalhando um pouco a experiencia.
Outro fator negativo, que creio que pode impactar outros players, é que eu testei o jogo em um Poco F5 e em um Mipad5, no poco F5 o jogo performou bem, mas notei que em áreas com muitas informações na tela, o fps caia um pouco as vezes, mas não incomodava.
Já no MIpad 5, que possui um processador um pouco inferior ao poco f5, o jogo teve muitos problemas, texturas não carregava, travamentos constantes, diante disso é possível que aparelhos menos potentes possam sofrer mais para rodar o jogo. Lembrando que testei uma versão mais atualizada de uma beta e que o jogo final pode vir com esses problemas corrigidos.
Review de Solo Leveling: Arise – Vale a Pena?
Solo Leveling arise é um excelente jogo de ação, com gráficos muito bonitos para um jogo de smartphone, possui uma história excelente, personagens marcantes e carismaticos, um gameplay bastante divertido, porém pode exigir um pouco mais dos aparelhos menos potentes, e pode ter um sistema de monetização mais agressivo que os outros gatchas do mercado, resta analisar quando o jogo final for lançado.
- História
- Jogabilidade
- Conteudo Secundario
- Visuais
- Desempenho
- Som