Como muitas das crianças brasileiras, fui fascinado em minha infância por jogos mais antigos que marcaram presença e influenciaram a maneira como conhecemos a indústria de videogames. Personagens icônicos tornaram-se rapidamente muito queridos e um destes, sem dúvidas, foi o Sonic. O divertido ouriço azul foi, além da estrela da SEGA, icônico para várias gerações. O game original ganhou diversas sequências, mantendo uma franquia que subsiste até hoje e não dá mostras que irá perder o fôlego. Quanto aos fãs mais saudosistas, a SEGA soube entregar uma verdadeira surpresa: Sonic Origins, que em sua nova versão (que adiciona um Plus ao nome) possui talento suficiente para apaixonar, entreter e trazer nostalgia.
Os visuais de Sonic Origins Plus
Antes de tudo, é preciso que se destaque que Sonic Origins Plus é uma coletânea. Por meio de menus arrojados, navegamos por entre games que tenham a ver com o universo de nosso ouriço. Os jogos que aqui surgem são Sonic the Hedgehog, Sonic the Hedgehog 2, Sonic the Hedgehog 3 & Knuckles e Sonic CD. Além disso, outros doze títulos da saga estão disponíveis para serem desbloqueados. Nesse sentido, os visuais estão muito bonitos, remasterizados, e trazem toda a beleza das fases a um novo patamar. Pistas de corrida, áreas florestais, locais urbanos e níveis mais fantasiosos ganham ainda mais brilho, tornando o retorno aos games antigos excelente. E, para quem é fã mais recente ou nunca teve contato com os jogos, Sonic Origins Plus é visualmente um deleite que com certeza trará novos jogadores.
História e jogabilidade
A história dos games costuma seguir a premissa de colocar Sonic no papel de herói que deve salvar o dia enquanto enfrenta seu nêmesis, o Dr. Ivo Robotnik, também conhecido como Eggman, cujo objetivo é ter controle sobre as Esmeraldas do Caos para conquistar o mundo. Eggman é um astuto cientista e inventor, possuindo diversas engenhocas com as quais busca neutralizar e destruir Sonic, embora sempre seja derrotado. Com o passar do tempo Sonic passa a interagir com novos personagens como Tails, Knuckles e Amy. É possível jogar a história dos games principais em sequência, entendendo melhor a continuidade original de Sonic e também assistindo a novas cenas animadas para a coletânea.
Na jogabilidade, Sonic Origins Plus mantém o padrão dos primeiros jogos da franquia. Controlamos um personagem (que pode ser Sonic, mas também outros como Tails e Knuckles) que se aventura por fases em plataforma 2D e, em algumas vezes, 3D. Estas plataformas incluem zonas de velocidade, anéis a serem conquistados e também inimigos com habilidades especiais. Os níveis são divididos em atos e zonas, também possuindo batalhas de chefe que normalmente nos colocam em combate contra Robotnik e algumas de suas invenções.
Sonic Origins Plus tem como grande trunfo agrupar todos os jogos, organizando-os e facilitando a vida do jogador. Outro auxílio bem-vindo é o salvamento que é realizado de maneira automática no decorrer das fases. Personagens como Knuckles e Amy agora são jogáveis em títulos onde não apareciam posteriormente. Sonic Origins Plus também possui um modo aniversário para seus principais títulos. Este modo dá suporte a widescreen, ampliando a tela de jogo que originalmente tinha o formato 4:3. Outro benefício deste modo é tornar a progressão mais fácil ao remover um limite de vidas para o herói que o jogador está controlando.
As inovações de Sonic Origins Plus, porém, também incluem outros modos que vão alegrar os fãs como fases com objetivos pré-determinados e níveis inversos. Há também um modo de “boss rush”, que consiste em enfrentar apenas os chefes que aparecem na coletânea. O conteúdo adicional que justifica o “Plus” tem muito a ver com os games de Sonic que vieram do Game Gear e que estão presentes aqui.
Desempenho, trilha sonora e localização
Como esperado, no PlayStation 5, game da análise, Sonic Origins Plus rodou sem maiores problemas. No que se refere à trilha sonora, ela é grandiosa – como se pode imaginar. Ela possui nostalgia, magia e um aspecto de infância que não pode ser negado – afinal, estamos falando de uma das franquias mais queridas dos games. No que tange à localização, temos menus traduzidos e isto acaba facilitando em muito a vida do jogador brasileiro.
Sonic Origins Plus vale a pena!
O veredito para Sonic Origins Plus é extremamente positivo. Quem já jogou Sonic Origins vai gostar do novo conteúdo adicionado, o que justifica o upgrade. Já quem é fã das antigas deve ficar simplesmente maravilhado com a coletânea de Sonic em sua melhor forma. E quem é marinheiro de primeira viagem se sentirá acolhido com menus e uma continuidade que organizam bem os jogos e apresentam o mundo de Sonic de maneira competente. Em resumo, é um game que vale a pena e que traz em sua bagagem memórias, entusiasmo e diversão.
Leia também:
Entre nos grupos da República DG
Sonic Origins Plus é uma carta de amor aos fãs, com conteúdo que amplia Sonic Origins e organiza os primeiros jogos da franquia.
- História
- Jogabilidade
- Desempenho
- Visuais
- Trilha sonora