Se eu tivesse 1 real para cada novo roguelike lançado, eu acredito que teria uma quantidade até que considerável de dinheiro. Afinal, após os enormes sucessos de títulos como The Binding of Isaac, Rogue Legacy e Hades (só para citar alguns nomes), o gênero de roguelikes foi abraçado fortemente pelo meio indie. Hoje em dia, vemos estúdios explorando o gênero das mais diversas maneiras possíveis. Há roguelikes focados em combate em tempo real, combate em turno, cartas, dentre tantas outras possibilidades.
Eis que chega a nós o jogo Spells & Secrets. Desenvolvido pelos estúdios Rokaplay e Alchemist Interactive, e publicado pela Merge Games, Spells & Secrets vem com a proposta de oferecer uma experiência roguelike focada em um mundo de bruxos e magia. Aqui, encontramos elementos muito familiares para aqueles que já consumiram algum dos livros ou filmes da franquia Harry Potter. Você é um aluno recém-chegado à Academia de Greinfenstein. Lá, existem 4 grupos diferentes de alunos aos quais você poderá se juntar. Usando diferentes tipos de magia, você precisa ajudar professores e outros alunos a lidarem com bruxos das trevas… Você pode ver que Spells & Secrets não esconde suas inspirações.
Julgando um livro pela capa
Embora todos esses elementos que eu mencionei possam soar muito interessantes para aqueles que jogaram Hogwarts Legacy e procuram por alguma experiência similar, eu preciso me adiantar um pouco na minha análise para frisar desde já o quão problemática a versão atual de Spells & Secrets é. Embora a publicadora tenha prometido um patch de dia 1 com diversas correções, até o momento em que escrevo essa análise (10 dias depois do lançamento), nenhuma atualização foi oferecida.
As impressões negativas com Spells & Secrets já começam no momento de instalação do jogo. Por mais bobo que isso possa soar, o ícone do jogo no menu inicial do Nintendo Switch está “errado”, já que eles pegaram uma imagem com formato retangular e espremeram para caber no formato quadrado. É claro que esse é um detalhe que não impacta em absolutamente nada na qualidade do jogo em si, mas isso já mostra a falta de cuidado que os desenvolvedores tiveram com essa versão do jogo.
Na verdade, eu só cito essa questão do ícone como uma anedota para o resto da experiência que eu tive com Spells & Secrets. Infelizmente, esse é um jogo com diversos problemas técnicos, incluindo loadings demorados, crashes, quedas de frame (que incluem congelamento de imagem em alguns momentos), e bugs dos mais diversos tipos. É uma pena ter que frisar tanto nos problemas de Spells & Secrets, já que existe um jogo até que interessante ali no fundo (e eu vou falar sobre isso logo abaixo), porém, o estado atual do jogo compromete a experiência de maneira irreparável.
Uma escola de magia e bruxaria
Ao ignorar os problemas de Spells & Secrets, você encontra um jogo roguelike bastante padrão. Após criar o seu personagem e passar pelos brevíssimos diálogos de introdução com alguns professores da Academia de Greifenstein, você descobre que (por algum motivo) as salas, pátios, salões, corredores e outros ambientes da escola foram afetados por algum feitiço que está fazendo com que a escola toda se reconfigure cada vez que alguém entra. É a desculpa perfeita para criar os mapas gerados proceduralmente típicos de um roguelike.
Como acontece nesse tipo de aventura, a tarefa de desvendar os mistérios por trás da Academia e resolver todos esses problemas fica a cargo do aluno recém-chegado. Para fazê-lo, você terá à sua disposição alguns sistemas que permitem desbloquear novas magias, liberar upgrades novos para o seu personagem, além de alguns outros bônus que poderão ajudar você a chegar o mais longe possível. Afinal, é óbvio que os corredores da escola estão infestados por todo tipo de criatura mágica.
Por meio da sua câmera isométrica, Spells & Secrets oferece um combate competente, com alguns aspectos bastante interessantes. Basicamente, você tem um roll de magias que pode ser equipado em três botões diferentes. Assim, você pode customizar suas habilidades em cada run, misturando magias de acordo com suas preferências. Para utilizá-las, você deve travar a mira no inimigo ou objeto que você quer afetar, e gastar uma certa quantidade de mana para ativar a magia. Fique um tempo sem soltar nenhuma magia, e a mana começará a recarregar automaticamente, similar ao esquema de estamina de um jogo da série Souls, por exemplo.
A parte mais interessante do sistema de combate de Spells & Secrets está em como o jogo oferece algumas magias fora do padrão. Se quiser, o jogador pode optar por focar nos Mísseis Mágicos, que funcionam como projéteis comuns. Contudo, outras magias como a levitação oferecem opções mais interessantes, principalmente quando você encontra modificadores aleatórios durante a partida. Um deles, por exemplo, faz com que o objeto levitado se sobrecarregue com energia elétrica. Você pode pegar um inimigo com a levitação, arrastá-lo para cima de outro, e eletrocutar ambos ao mesmo tempo.
Segredos e muito trabalho duro
Além do combate, as suas runs em Spells & Secrets também são focadas em encontrar os tais dos segredos que aparecem no título. Contudo, esse é outro ponto no qual o jogo deixa a desejar um pouco. Espalhados por cada andar da Academia de Greifenstein, existem uma série de segredos que podem ajudar muito as suas runs: salas que são acessadas ao arrumar quadros tortos na parede, itens desbloqueados ao mexer em candelabros, ou ainda artefatos entregues como recompensa ao resolver um puzzle envolvendo caixas de diferentes tamanhos.
Essas são todas ideias muito interessantes, que dão um motivo a mais para explorar todas as salas cuidadosamente. Infelizmente, contudo, Spells & Secrets oferece uma variação muito pequena de quebra-cabeças. Consequentemente, a surpresa de encontrar uma sala secreta se esvai muito rapidamente quando você repete pela terceira ou quarta vez o mesmo puzzle envolvendo candelabros.
Outro aspecto problemático de Spells & Secrets está na velocidade de progressão no jogo. Como a maioria dos roguelikes modernos, o jogo oferece uma série de upgrades permanentes, incluindo mais HP para o seu personagem, melhorias em magias, dentre outros bônus. Contudo, o preço de cada um desses upgrades é extremamente elevado. Durante as minhas runs iniciais, eu conseguia ganhar até 500 pontos de experiência. A maior parte dos upgrades custa 2000 pontos, ou até mais. Isso faz com que o progresso no jogo seja extremamente lento e massante. A impressão que dá é que o jogo exige grinding exagerado.
Review de Spells & Secrets: há outras opções melhores
Considerando a temática e os sistemas que Spells & Secrets oferece, ele poderia até ser uma opção interessante de roguelike para as pessoas que são fãs de universos de magia como Harry Potter. Contudo, seus bugs e problemas frequentes de performance fazem parecer que o jogo foi lançado em um estado de beta no Nintendo Switch. O jogo até mesmo possui um modo co-op local interessante, mas se a experiência é problemática com um único jogador em tela, imagine só o que acontece quando temos dois personagens soltando magias com efeitos diferentes.
Há alguns outros detalhes muito estranhos presentes em toda a experiência. Ao entrar em menus, o jogo oferece um cursor redondo, que é controlado pelo analógico. O bizarro é que esse cursor continua presente na tela do jogo, aparecendo durante todos os momentos, mesmo quando não está sendo utilizado. Em alguns mapas, existem riscos pretos estranhos que aparecem e ficam movendo pela tela. Em outro momento, um efeito de energia ficou travado na parte central da tela. São diversos pontos como esses que comprometem a experiência como um todo.
Considerando o grande apelo de um título com essa temática, é uma pena também que o jogo não possua localização para Português do Brasil. Embora a trilha sonora não chame muito a atenção, ela cumpre o papel de acompanhar sua aventura dentro da Academia. Os gráficos, por sua vez, são simples, mas eficazes em representar os interiores da escola. Pena que, nesse quesito, a performance problemática novamente afeta muito, já que os momentos que poderiam ser mais interessantes acabam prejudicados pelas quedas de frame e de resolução.
Como resultado final, Spells & Secrets acaba sendo um jogo que eu não consigo recomendar nem para aqueles que são muito fãs da temática. Considerando a quantidade de roguelikes presentes em todas as plataformas atuais, existem incontáveis opções muito mais interessantes disponíveis. É melhor deixar a magia e segredos deste jogo bastante escondidos.
PS: A análise foi feita em um Nintendo Switch através de uma cópia cedida pela Merge Games.
Spells & Secrets é um jogo roguelike com uma temática que chama a atenção e algumas ideias bastante interessantes em seu sistema de combate. Infelizmente, grinding, repetição e a presença de bugs e problemas de performance constante comprometem toda a experiência.
- Narrativa
- Jogabilidade
- Progressão
- Desempenho
- Visuais
- Trilha Sonora