Os consoles portáteis estão se consolidando cada vez mais no mercado de games após a chegada do sucesso de vendas da Nintendo, o famoso híbrido Nintendo Switch. Com a evolução dos hardwares e novas tecnologias dando as caras no mercado, a Valve não poderia ficar de fora e perder a oportunidade de lançar seu portátil compatível com a biblioteca da Steam. Com a proposta de oferecer ainda mais opções de jogos para o público, o Steam Deck finalmente foi lançado em 25 de Fevereiro de 2022. Infelizmente, o público brasileiro ficou de fora do lançamento do portátil híbrido, fazendo com que diversos jogadores importassem o produto através do AliExpress ou até mesmo utilizando serviços de redirecionamento para chegar no Brasil. Embora seja uma prática muito utilizada por nós, os produtos podem chegar ao Brasil e serem taxados na aduaneira, aumentando ainda mais o valor do console e tornando-se assim menos atrativo. Durante o mês de Dezembro, tive a oportunidade de adquirir um Steam Deck através do AliExpress e minha experiência foi extremamente satisfatória em praticamente todos os resultados! Hoje você irá conhecer um dos portáteis mais interessantes já lançados, além de se aprofundar sobre os pontos positivos e negativos para uma futura aquisição. Sente-se no sofá ou deite na cama confortavelmente e aproveite para ligar o seu Steam Deck com muita praticidade.
Primeiras impressões
A primeira vista impressiona! Em uma pequena caixa com escritos de diversos idiomas, podemos encontrar o portátil em uma case robusta e resistente para utilizar em viagens e transportes diários. Ao ligá-lo pela primeira vez, é possível visualizar um brilho exorbitante e que torna a tela de 7″ ainda mais bonita. Apesar de não contar com uma tela OLED (presente no Nintendo Switch OLED), é possível obter uma resolução de 1280×800 que pode ser ajustada durante a gameplay ou no menu principal do Steam Deck.
Com uma “pegada” confortável para pressionar os botões e controlar os trackpads, é possível notar que o portátil se tornaria um tanto quanto cansativo para longas sessões de jogatina diárias. Embora seus botões estejam muito bem posicionados, o hardware impossibilita que o console seja mais leve. Vale ressaltar que isso pode variar de jogador para jogador, já que muitos irão utilizar o portátil apenas na Dock conectada na televisão ou monitor. Seguindo o mesmo padrão de botões do controle do Xbox, o Steam Deck conta com 20 botões totalmente customizáveis caso um controle seja conectado ao portátil. Os botões da parte traseira podem ser utilizados como teclas de atalho em jogos específicos, porém, são pouco aproveitados em jogos atuais.
- Conclusão 1 – O Steam Deck possui uma case belíssima e muito bem construída para proteger durante o transporte do produto.
- Conclusão 2 – Os botões são bem posicionados, tornando o portátil confortável para pressionar diversos botões durante uma gameplay.
- Conclusão 3 – Sessões de jogatina com períodos longos podem acabar se tornando extremamente desconfortáveis para os braços e pulsos (exceto quando conectado na Dock).
Hardware e Sistema Operacional do Steam Deck
Durante uma conferência realizada pela Valve, foram revelados novos detalhes sobre o Hardware poderoso do Steam Deck. Equipado com um processador da AMD com arquitetura Zen 2, 4 núcleos e 8 threads, o portátil é capaz de operar em frequências de 2.4 até 3.5 GHz. Mesmo com a exigência dos grandes lançamentos, os 16 GB de Memória RAM integrada dão conta do recado e podem beneficiar os usuários a operarem com uma melhor resolução/desempenho.
Apesar do portátil ser vendido em 3 versões distintas, é possível adquirir com espaços de armazenamento de 64 GB, 256 GB ou 512 GB. Ao realizar a compra, selecionei a opção de 256 GB, no qual me atenderia perfeitamente já que não costumo jogar diversos jogos de uma única vez. Graças a sua placa de rede poderosíssima, podemos realizar downloads através de redes 2.4G ou 5G (tecnologia mais avançada). Confira os modelos abaixo:
- A versão de 64 GB está custando U$399 – Nesta versão, o Steam Deck conta com um armazenamento de 64 GB em um armazenamento eMMC (inferior ao SSD)
- A versão de 256 GB está custando U$529 – Nesta versão, o armazenamento de 256 GB conta com um SSD NVMe de alta velocidade. Além disso, o portátil conta com um carregador rápido e um tema personalizado para aplicar no perfil do usuário da Steam
- A versão de 512 GB está custando U$649 – Nesta versão, o armazenamento de 512 GB conta com um SSD NVMe de alta velocidade. Além disso, este modelo possui uma tela anti-reflexo e novos itens personalizáveis para o perfil do usuário da Steam.
Obs: Ambas versões possuem a case!
Minha recomendação é efetuar a compra do Steam Deck de 64 GB já que é possível realizar o upgrade do SSD de maneira fácil e rápida. Desta forma, é possível poupar dinheiro e adquirir um SSD de 1 TB, um cartão MicroSD de 512 GB e ainda comprar a Dock para utilizar na televisão, monitor ou até como um computador. As compras podem ser realizadas no AliExpress por um valor acessível em relação aos preços praticados aqui no Brasil. Acredite em mim, esta dica pode ser valiosa para aqueles que buscam poupar dinheiro e se divertir da mesma forma do que adquirindo as versões mais caras do produto. É possível também comprar através da internet uma película antirreflexo caso o jogador passe muito tempo fora de casa jogando.
Enquanto isso, a Valve optou por utilizar o sistema operacional SteamOS, baseado em sua arquitetura Arch Linux. De acordo com o site Ars Technica, aproximadamente 25% dos títulos da biblioteca possuem versões nativas e compatíveis com o Linux. Como havia mencionado em minha análise realizada no YouTube, a maioria dos jogos são compatíveis mesmo sem o selo de verificação da Steam. Isso acontece graças a tecnologia Proton que gera uma compatibilidade de jogos do Windows para o Linux. Apesar de ser uma tecnologia incrível, alguns erros podem acontecer durante longas sessões. Vale ressaltar que a Valve disponibiliza a versão do Windows de forma oficial mas não recomenda para os usuários, prometendo manter uma estabilidade ainda maior através do SteamOS.
Desempenho nos games
Graças ao seu hardware poderoso e compacto, o Steam Deck é capaz de oferecer grandes títulos AAA com uma qualidade satisfatória mesmo rodando no Ultra e com todos os presets ativados. Apesar de muitos títulos não contarem com o Verificado da Valve, é possível atingir 60FPS em jogos como GTA 5 (Grand Theft Auto V), Resident Evil Village, Monster Hunter Rise, Dark Souls Remastered, Crash Bandicoot N’Sane Trilogy, Crash Bandicoot 4: It’s About Time e muito mais! Vale ressaltar que títulos como Red Dead Redemption 2, God of War (2018) e Elden Ring estão bem otimizados, porém, atingem uma média de 40/45FPS. Tratando-se de um portátil, a redução de FPS acaba não se tornando tão perceptível. Confira nossa análise dos jogos mais testados e utilizados no Steam Deck abaixo:
- Teste 1 – Marvel’s Spider-Man Miles Morales rodando no Steam Deck com uma média de 40/50 FPS na qualidade Média. É possível aproveitar ainda mais reduzindo as texturas.
- Teste 2 – Red Dead Redemption 2 rodando no Steam Deck com uma média de 35/40 FPS na qualidade Média. É possível aproveitar ainda mais reduzindo as texturas.
- Teste 3 – Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões rodando no Steam Deck com uma média de 33/39 FPS em áreas abertas e 50 FPS aproximadamente em áreas fechadas. Vale ressaltar que o jogo está rodando com a Qualidade Média em todas as configurações.
Teste 4 – Grand Theft Auto V (GTA 5) está rodando no Steam Deck com uma média de 60 FPS na qualidade Média/Alta. É possível melhorar este desempenho desativando algumas configurações.
Teste 5 – Crash Bandicoot N’Sane Trilogy está rodando no Steam Deck em 60 FPS na qualidade Ultra.
Obs: Mesmo com o aquecimento do portátil após horas de gameplay, o desempenho permanece o mesmo em todos os jogos analisados.
- Conclusão 1 – A maioria dos títulos que não possuem Selo de Verificado estão rodando bem.
- Conclusão 2 – A variação de frames pode não afetar o usuário que joga através do modo portátil.
- Conclusão 3 – Com a dock conectada na televisão ou monitor, a imagem é projetada automaticamente através da melhor conexão possível.
Interface do Steam Deck
A interface do Steam Deck é intuitiva e permite que o jogador se aprofunde ainda mais com o sistema da Steam, dando ainda mais liberdade para explorar os arquivos e acessar as configurações de maneira rápida e eficiente. Embora esteja em fase de desenvolvimento, a interface do portátil está chegando para os usuários da Steam no PC, dando uma repaginada em seu visual antigo. Com o novo sistema, podemos acessar nossa lista de amigos, perfil, informações sobre o feed, informações sobre os jogos e uma biblioteca apresentando todos os títulos compatíveis.
Por se tratar de uma interface atual, os jogadores passarão horas apenas vislumbrando e explorando todas as opções que o console tem a oferecer. Com o touch da tela, é possível acessar todos os arquivos, além de permitir que o usuário mude para a área de trabalho para transformar o Deck em um PC portátil. Incrível, não é mesmo?
Alto-Falantes
Se tem algo que me incomoda muito é utilizar Headsets durante longas sessões e felizmente com a ótima qualidade dos Alto-Falantes do Steam Deck, será possível evitar este transtorno! Apesar de determinados jogos recomendarem o Headset, o som do portátil é impecável e permite jogar com tranquilidade mesmo após os coolers serem acionados ou estando em um local movimentado e com muita presença de sons externos. É uma ótima oportunidade para você que busca se divertir e conversar com a família sem interromper suas jogatinas!
Dificuldade com ajuste de Proton
O Proton é uma ferramenta utilizada pela Valve que foi integrada ao Steam para tornar os jogos do Windows compatíveis com o sistema do Linux. Desta forma, a biblioteca acaba recebendo uma quantidade ainda maior de títulos que podem ser utilizados no Steam Deck e em um PC que possui este sistema operacional. Pensando nisso, a Valve disponibilizou diversos Protons que podem ser utilizados com todos os games da Steam, porém, nem todos são compatíveis e podem acabar reduzindo o desempenho de alguns títulos que não foram verificados. Infelizmente a Valve não informa qual é o melhor Proton para utilizar nos games e acaba deixando os jogadores com dúvidas de qual versão baixar, tornando-se assim um possível problema em nossa análise. Outro ponto que poderá decepcionar os jogadores é a falta de compatibilidade do Linux com os anti-cheats de jogos online, bloqueando o acesso aos jogos competitivos. Esta situação pode ser “contornada” realizando o download do Windows ou procurando na internet o Proton correto para disponibilizar o acesso ao anti-cheat da maneira correta.
Recentemente eu descobri um site que indica o Proton correto para todos os jogos disponíveis na Steam, facilitando o acesso e realizando o download da versão correta. Além disso, o site ProtonDB informa se o jogo está bem otimizado no Steam Deck. Um grande avanço para aqueles que buscam a configuração perfeita para jogar!
Informações adicionais sobre a Proton DB:
O objetivo do ProtonDB é coletar relatórios de outros jogadores enquanto eles testam jogos com o Proton no Linux e fornecer pontuações agregadas sobre o desempenho dos jogos. Um crescente conjunto de sugestões fornece ajustes que você pode tentar para fazer os jogos funcionarem enquanto o Proton continua seu desenvolvimento. Além disso, você pode explorar o catálogo de jogos Steam neste site para navegar e descobrir uma ampla variedade de títulos que antes não estavam disponíveis para uso no Linux.
Longas horas de jogatina se tornam cansativas
Apesar da “pegada” confortável do Steam Deck, longas horas de jogatina acabam se tornando extremamente cansativas, já que o portátil é extremamente pesado. É claro que esta situação poderá ser contornada caso o jogador utilize a Dock para jogar em casa ou compre uma capa com suporte para a mesa.
Se você é um jogador fanático por portáteis assim como eu, tenho certeza que irá se incomodar jogando apenas 1 ou 2 horas todos os dias.
- Conclusão 1 – Longas horas podem se tornar cansativas para os braços e punhos.
- Conclusão 2 – O problema poderá ser resolvido com uma capa que possui suporte para a mesa.
Modo Repouso não realiza downloads
Por incrível que pareça, o Steam Deck é o único console/portátil do mundo que não realiza downloads em seu modo repouso (tela desligada). Além de consumir bateria em excesso, o portátil deverá ficar ligado o tempo todo para que o download seja concluído de forma correta. Acredito que futuramente uma atualização será disponibilizada para evitar este problema e consumir pouca bateria durante este processo. Que pisada hein!
O maior problema do Steam Deck
A bateria é o maior rival do Steam Deck! Embora seja algo totalmente compreensível devido ao seu hardware, a autonomia da bateria poderá frustrar os jogadores que costumam utilizar o portátil ao sair de casa ou realizar longas viagens de carro, trem ou avião. Infelizmente a Valve acabou pisando na bola neste aspecto já que era possível ter criado um produto com uma bateria ainda melhor. No mercado de games atual, alguns portáteis com especificações superiores ao Steam Deck são capazes de “segurar” ainda mais a bateria para os players hardcores. Existem técnicas que podem otimizar o desempenho da bateria para longas sessões. Confira abaixo:
- Reduzir o brilho da tela
- “Travar” os jogos em 30FPS utilizando o botão inferior direito do Steam Deck
- Reduzir a qualidade dos games
- Desativar o Bluetooth
Obs: A bateria não é consumida enquanto joga caso o Steam Deck esteja na dock.
A comunidade do Steam Deck sugere para que todos os jogadores comprem um carregador portátil, mais conhecido como o “Famoso Power Bank”.
Vale MUITO a pena comprar um Steam Deck!
Não restam dúvidas que a Valve realizou um excelente trabalho com o Steam Deck, entretanto, o público acabou ficando dividido em relação ao lançamento do portátil. Infelizmente a empresa não possui um bom histórico com produtos já que ambos foram descontinuados. Ao que tudo indica, o Steam Deck continua sendo o console portátil mais vendido da Steam nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro segundo relatórios ficais disponibilizados na internet. Desta forma, é possível dar credibilidade à empresa já que está sendo discutido sobre uma versão com uma tela e bateria ainda melhor para 2023. O console portátil é uma excelente pedida para aqueles que buscam portabilidade caso não possuam um PC com especificações parecidas. Com o alto valor do produto e um futuro incerto para o Brasil, é difícil recomendar o produto a depender de suas necessidades. Caso você seja um entusiasta de tecnologia e portabilidade, este é sem dúvidas um console obrigatório.
Além de produzir conteúdo e trabalhar com videogames, senti a necessidade de adquirir um Steam Deck já que passo a maior parte do tempo no quarto em uma tela de TV. Pode parecer bobeira mas isso é algo que acaba me incomodando por sentir falta da presença da família ou até mesmo assistir televisão enquanto jogo e me divirto. Ao adquirir o produto, coloque na balança as seguintes perguntas e respostas:
1 – Vale a pena comprar um Steam Deck já que possuo um PC ou console de nova geração?
Depende! Se você é um usuário que costuma sair ou viajar muito, talvez o Steam Deck esteja valendo a pena para você. Caso possua um console ou PC de atual geração, não recomendo realizar a compra (caso o usuário jogue apenas em casa).
2 – O Steam Deck pode ser substituído por um PC?
Depende! Apesar de potente, o hardware do Steam Deck poderá ser limitado comparado com um PC. Caso o usuário busque apenas um PC portátil para navegar na internet, jogar ou conectar na TV, o “Deck” será suficiente.
3 – Posso utilizar minha biblioteca completa da Steam e meus saves?
Sim! É possível utilizar todas as ferramentas possíveis da Steam, incluindo a biblioteca de jogos e todos os saves.
4 – É possível acessar a loja da Steam através do Steam Deck?
Sim! O jogador poderá acessar a Loja da Steam através do Steam Deck e conhecer todos os jogos otimizados para o portátil.
Obs: Um ótimo momento para se divertir e se aproximar da família!
Unboxing
Confira como foi realizada a importação do Steam Deck abaixo:
Compre seu Steam Deck
Links do AliExpress para adquirir o tão sonhado Steam Deck:
1 comentário
Pingback: Corre! Steam Deck disponível na Amazon por tempo limitado - República DG | O seu lugar favorito na Internet