Quando Stellar Blade foi anunciado e lançado para PlayStation 5, as polêmicas surgiram por conta da aparência da protagonista EVE. De um lado, as pessoas falavam sobre uma protagonista sexualizada feita para atrair o público masculino, de outro lado, os jogadores que realmente gostariam de conhecer o novo projeto da Shift Up por conta de suas mecânicas de combate e uma narrativa imersiva.
O grande dia finalmente chegou, e ficou claro que Stellar Blade era muito mais do que apenas EVE ou um simples hack’n’slash com elementos de ação e aventura. Esta, era uma verdadeira aula de como proporcionar diversão por horas para os jogadores do PlayStation 5.
Um ano se passou desde seu lançamento, e o tão aguardado anúncio da versão para PC foi feito, abrindo as portas para que ainda mais jogadores tivessem oportunidade para conhecer este universo.
Com isso, a equipe da República DG teve a chance de testar a versão para PC de Stellar Blade, explorando de perto todas as novas tecnologias implementadas no jogo e realizando testes em diferentes configurações para avaliar o desempenho e comportamento em diversas máquinas. Mas será que o game realmente vai surpreender? É isso que você irá descobrir em nossa análise!
Esta review foi produzida graças a um código de PC cedido gentilmente pela PlayStation Brasil!
Pode ficar tranquilo(a): esta análise é totalmente livre de SPOILERS!
Conhecendo a história
Stellar Blade é um jogo de ação com elementos de hack-and-slash e soulslike em um universo pós-apocalíptico que está sendo controlado por entidades misteriosas que estão sondando as regiões. Intitulados de Naytibas (criaturas de pedra), esta raça de Beemotes é capaz de destruir a humanidade com ataques violentos utilizando machados e cutelos. Para tentar recuperar a vida local, EVE é encarregada de exterminar estas criaturas e liderar Xion, a última cidade com vida humana.

Embora ofereça uma narrativa impactante e cheia de reviravoltas para salvar a humanidade, o jogo foca em trabalhar o lado pessoal de cada personagem e a construção de vínculos que se tornarão essenciais durante a gameplay. Além disso, o jogo também oferece missões secundárias que complementam a narrativa e tornam a experiência ainda mais imersiva, criando uma proximidade com novos personagens. Vale ressaltar que estas missões oferecem recursos que podem ser utilizados para criar upgrades e melhoras no traje de EVE, bem como pontos de habilidade para realizar upgrades na árvore de talentos.
- Conheça ainda mais sobre o game em nossa Review para PS5 CLICANDO AQUI!
Novidades da versão de PC
Assim como todos os títulos que a PlayStation vem trazendo para os jogadores do PC via Steam e Epic Games Store, Stellar Blade recebeu novidades com novos recursos e tecnologias que estão disponíveis exclusivamente para esta versão.
Com uma série de melhorias exclusivas para os jogadores de PC, esta pode ser considerada a versão definitiva de Stellar Blade, superando até mesmo as edições para PlayStation 5 e PS5 Pro. É importante destacar que, apesar disso, as versões de console ainda entregam uma excelente experiência. No entanto, se você tiver a opção de escolher entre um PS5 e um PC, a recomendação é clara: aproveite o jogo na versão para PC, pois arrisco a dizer que este é um dos melhores ports de jogos da PlayStation dos últimos anos!

Abaixo você pode conferir as novidades implementadas em Stellar Blade:
- Gráficos aprimorados – O jogo recebeu melhorias gráficas significativas, com texturas em 4K. Curiosamente, este port não conta com Ray-Tracing.
- Recursos de Upscaling – O port recebeu tecnologias de Upscaling, como o NVIDIA DLSS 4, e AMD FSR 3 e DLAA para um melhor anti-alising.
- Latência – O jogo conta com baixa latência graças ao NVIDIA Reflex.
- Suporte ao DualSense no PC – Ao conectar o controle DualSense no PC, os jogadores poderão desfrutar do feedback háptico e gatilhos adaptáveis, aprimorando a experiência e imersão.
- Monitores – O game recebeu suporte aos monitores UltraWide com proporções de tela de 21:9 até 32:9.
- FPS – O jogo recebeu desbloqueio de FPS.
- Modos Gráficos – O jogo apresenta os Modos Performance e Qualidade, proporcionando resolução em 4K e taxas de quadros de até 120 FPS.
Bancada de Testes
Com o objetivo de oferecer uma análise acessível para os usuários mais leigos, resolvi separar as configurações utilizadas na minha bancada de testes, bem como as melhores configurações para a máquina.
Como mencionado anteriormente, desta vez, o teste foi realizado em apenas uma bancada, podendo sofrer alterações nas próximas semanas, devido ao teste em novas máquinas e melhorias de desempenho com novas atualizações que poderão ser disponibilizadas pela Nixxes e Iron Galaxy. Confira o teste realizado abaixo:
Obs 1: O HD Seagate Mach.2 Exos 2X14 foi utilizado apenas para os testes de desempenho e carregamento.
Obs 2: Embora as recomendações mínimas exijam uma memória de 8GB RAM, o recomendado é utilizar entre 16 a 32GB de RAM.
Obs 3: Reduzir as configurações para o mínimo podem melhorar o desempenho no Steam Deck.
Obs 4: Stellar Blade recebeu o selo de verificação para o Steam Deck.

PC 1 – Bancada principal
- Processador Ryzen 9 9950X
- 128GB de RAM DDR5 6000MHz
- SSD S70 Blade XPG – 7400MB/s
- Placa de Vídeo GeForce RTX 5090
Resultado dos testes – Utilizando todas as configurações no “Muito Alta” e com DLSS ativado, é possível atingir picos de 200 FPS ou mais (áreas internas e externas). O jogo não oferece suporte ao Ray-Tracing.
PC 2 – Bancada secundária
- Processador Ryzen 9 5900X
- 64GB de RAM DDR4 3600MHz
- SSD S70 Blade XPG – 7400MB/s
- Placa de Vídeo GeForce RTX 4090
Resultado dos testes – Utilizando todas as configurações no “Muito Alta” e com DLSS ativado, é possível atingir picos de 200 FPS ou mais (áreas internas e externas).
PC 3 – Notebook Gamer Alienware M16 R1
- Processador Intel Core i9 13900HX
- 16GB de RAM DDR5 5600MHz
- 1 TB M.2 SSD NVMe
- Placa de Vídeo GeForce RTX 4060
Resultado dos testes – Utilizando todas as configurações “Alta” e com DLSS ativado, é possível atingir picos de 120 FPS em diversos trechos (áreas internas e externas).
PC 4 – Notebook Gamer Acer Nitro 5
- Processador Ryzen 7 4800H
- 8GB de RAM
- Placa de Vídeo GeForce GTX 1650
Resultado dos testes – Utilizando todas as configurações no “Baixa”, é possível atingir picos de 60 FPS (áreas internas e externas). Os jogadores poderão desfrutar do game em resoluções como 720p e 1080p.
PC 5 – Steam Deck
Resultado dos testes – Utilizando todas as configurações no “Baixa” ou “Médio”, é possível atingir picos de 60 FPS (áreas internas e externas).
Conclusão – Todos os dispositivos testados apresentaram desempenho sólido, sem travamentos ou quedas de performance, incluindo o Steam Deck, que surpreendeu com uma ótima performance.
Review de Stellar Blade – Vale a Pena?
Sem sombra de dúvidas, Stellar Blade é o melhor port da PlayStation até o momento para o PC, superando até títulos como God of War: Ragnarök, Uncharted: Legado dos Ladrões e The Last of Us: Parte 2. Com uma excelente narrativa, belíssimos gráficos, combate envolvente e desempenho satisfatório, esta é a melhor forma para aproveitar a gameplay.
Infelizmente, a versão para PC não traz suporte ao Ray Tracing, o que é curioso, considerando que outras desenvolvedoras têm adotado a tecnologia para dar um toque extra de realismo aos jogos. Ainda assim, a experiência continua sendo única e inovadora, sendo altamente recomendada tanto para quem já jogou no PS5 quanto para os novatos que estão prestes a embarcar nessa jornada.
Stellar Blade é a experiência definitiva do game, principalmente com o seu lançamento para PC e diversas tecnologias que foram implementadas para tornar o game ainda mais realista e divertido. Não restam dúvidas! O port é uma verdadeira carta de amor para os fãs da Shift Up.
- História
- Jogabilidade
- Gráficos
- Desempenho