Quando Super Mario Party Jamboree foi lançado em 2024 para o Nintendo Switch, o jogo foi enormemente elogiado por sua ótima combinação de tabuleiros divertidos, minigames envolventes e muito conteúdo para envolver os fãs do party game da Nintendo. Em nossa análise, aqui no RepúblicaDG, o jogo recebeu nada menos do que uma nota 8.5 (você pode ler o review completo clicando aqui). Na época, eu também escrevi um review para a revista britânica Switch Player, e dei para ele uma nota 4 de 5.
Isso tudo serve para contextualizar uma afirmação um tanto quanto superlativa que eu vou fazer agora sobre Super Mario Party Jamboree: para mim, esse é um dos melhores jogos da série Mario Party e, sem sombra de dúvidas, é o melhor jogo da série disponível no Nintendo Switch. Super Mario Party e Mario Party Superstars não chegam aos pés desse jogo, que é absolutamente incrível, dentro de sua proposta. Quer passar bons momentos com amigos e familiares? Não precisa pensar duas vezes, basta ir de Super Mario Party Jamboree.

Agora, quase um ano após o seu lançamento inicial, eis que o Nintendo Switch 2 recebe um upgrade para o jogo Super Mario Party Jamboree, que inclui novos conteúdos, que prometem utilizar as funções específicas do novo console, além de apresentar melhorias técnicas. Com o prolixo título de Super Mario Party Jamboree — Nintendo Switch 2 Edition + Jamboree TV, essa nova versão tinha tudo para se tornar a versão definitiva de um party game excepcional e, até certo ponto, ele realmente melhora muito do que existia no jogo original. Porém, algumas bizarras escolhas na estrutura do seu novo conteúdo tornam esse pacote um pouco esquisito, para dizer o mínimo. Mas logo você vai entender o porquê disso.
É ritmo de festa
Ao abrir Super Mario Party Jamboree — Nintendo Switch 2 Edition + Jamboree TV, você é apresentado a um novo menu, que divide o jogo em dois grandes blocos de conteúdo. De um lado, nós temos o Super Mario Party Jamboree original, que contém todo o conteúdo do jogo original, tal qual ele foi lançado no Nintendo Switch 1, em outubro de 2024. Do outro lado, temos o Jamboree TV, onde encontramos todos os novos conteúdos dessa versão exclusiva de Switch 2.

Nesta análise, eu não vou me aprofundar muito no conteúdo original do Super Mario Party Jamboree, já que você pode ler a nossa análise aqui para se inteirar sobre tudo o que o jogo do Nintendo Switch 1 tem a oferecer. De qualquer forma, eu reforço aqui que o jogo original é simplesmente fantástico, e apresenta sete tabuleiros únicos e super divertidos, 112 minigames diferentes, além de diversos modos de jogo, que incluem desde modos focados no online, numa pegada meio Fall Guys, até modalidades que brincam com controles de movimento e outros recursos do Switch original.
É na sessão Jamboree TV que encontramos todo o conteúdo novo de Super Mario Party Jamboree — Nintendo Switch 2 Edition + Jamboree TV, que é dividido em quatro modos distintos: Mario Party, onde podemos jogar o modo de tabuleiros principal, mas com melhorias de performance e algumas regras novas; Show do Bowser, que é focado em minigames de voz e na utilização da câmera; Montanha da Diversão, que é inteiramente baseado nos controles de mouse do Nintendo Switch 2; e o Modo Livre, que permite jogar livremente todos os minigames disponíveis no jogo.

Um showcase do Switch 2
O aspecto mais interessante do Jamboree TV está na maneira que ele incorpora as novas funcionalidades do Nintendo Switch 2 em minigames divertidos e inusitados. No total, o conteúdo novo engloba 20 minigames inéditos, que utilizam câmera, microfone, mouse e o HD Humble 2 dos controles de maneiras bastante variadas e muitas vezes hilárias. Em certos aspectos, é quase como se Jamboree TV fosse o verdadeiro showcase técnico do Switch 2, já que ele apresenta as gimmicks do console em um formato melhor do que o extremamente criticado Welcome Tour.
Falando dos minigames em si, Jamboree TV encontra formas lúdicas de apresentar cada uma das funcionalidades do Switch 2. Na Montanha da Diversão, por exemplo, você e seus amigos participam de uma montanha-russa onde vocês precisam utilizar os controles de mouse para atirar em inimigos e obstáculos. A cada sessão da montanha, um minigame diferente é apresentado, onde o mouse é utilizado de maneiras criativas e surpreendentes.

O Show do Bowser, por sua vez, possui duas vertentes diferentes. Em uma delas, você pode utilizar uma câmera para “entrar” no jogo, utilizando movimentos de corpo para resolver minigames frenéticos. É um modo que lembra um pouco alguns tipos de experiência que encontrávamos em acessórios como o EyeToy do PlayStation 2, ou ainda o Kinect do Xbox 360. O lado bom é que você não necessariamente precisa utilizar a câmera oficial do Switch 2. Eu utilizei uma câmera simples da logi, conectada com um adaptador USB-C, e o jogo funcionou perfeitamente, sem qualquer configuração adicional necessária.
O outro modo do Show do Bowser é focado no microfone do Switch 2 e eu diria que aqui estão os minigames mais fracos desse novo pacote. Gritar, bater palmas e fazer outros barulhos para controlar os movimentos de um carro, ou ainda para seguir um minigame de ritmo, não é das coisas mais precisas existentes. Em uma brincadeira, com diversos amigos, é um modo que até funciona por alguns minutos, mas é um modo impreciso e com pouca variedade.

Duas festas diferentes
Por mais que todo esse conteúdo novo do Jamboree TV seja bastante divertido e interessante (principalmente quando consideramos como o jogo consegue demonstrar features únicas do Nintendo Switch 2), eu preciso falar a respeito dos aspectos mais negativos desse novo pacote, que são uma consequência direta da maneira bizarra que a Nintendo resolveu separar os conteúdos novos dos conteúdos antigos.
Como comentei anteriormente, o Super Mario Party Jamboree original está disponível neste pacote, e é acessado por meio de um menu separado. Isso significa que de um lado temos o jogo tal qual ele era no Nintendo Switch 1. De outro, temos conteúdo novo. A principal consequência negativa disso está no fato de as melhorias de performance e resolução só serem aplicadas ao conteúdo Jamboree TV.

O Super Mario Party original já rodava super bem no Switch 1, e tinha um estilo artístico muito agradável. Porém, é bizarro que somente o conteúdo novo receba as melhorias técnicas que incluem uma resolução mais alta no modo TV. Curiosamente, o modo Jamboree TV também possui um modo Mario Party, que permite jogar os tabuleiros do jogo original com todas essas melhorias (inclusive, há algumas regras novas aqui, como um modo de 2×2), mas todo o progresso feito nesta modalidade não afeta o jogo base.
A impressão que eu tenho é que, ao dividir o jogo assim, Super Mario Party Jamboree — Nintendo Switch 2 Edition + Jamboree TV deixa de ser a “versão definitiva” de um jogo fantástico, e passa a ser um pacote um pouco equisito, com dois lados que não se conversam e que não apresentam exatamente as mesmas qualidades. Isso fica ainda mais bizarro quando consideramos que esse pacote está sendo vendido pelo absurdo valor de R$ 500,00. Caso você tenha o jogo original, é possível comprar um pacote de melhoria por R$ 119,90, o que faz mais sentido. Esse preço completo? Injustificável.

Review de Super Mario Party Jamboree — Nintendo Switch 2 Edition + Jamboree TV — Um pacote inconsistente para um ótimo jogo
Super Mario Party Jamboree — Nintendo Switch 2 Edition + Jamboree TV é um caso muito curioso. Por si só, temos de um lado o Super Mario Party Jamboree original, que é um jogo fantástico. De outro, os novos conteúdos do Jamboree TV, que são super legais, e apresentam novas formas de jogar que só são possíveis no Nintendo Switch 2. Contudo, a implementação desse novo pacote, com essa maneira esquisita de separar os dois conteúdos faz com que essas duas metades não se conversem tão bem quanto elas poderiam.
Caso você tenha curtido o Super Mario Party Jamboree original, e queira novos modos de jogo para experimentar as vantagens do Nintendo Switch 2, eu acho que esse pacote é super válido sim. É preciso, contudo, estar ciente que é preciso lidar com uma estrutura de jogo esquisita, onde temos dois jogos separados, com vantagens distintas que só estão disponíveis em um lado ou no outro. Super Mario Party Jamboree — Nintendo Switch 2 Edition + Jamboree TV acaba sendo um daqueles casos curiosos em que o resultado, infelizmente, parece um pouco menor do que a soma de suas partes.
PS: A análise foi feita em um Nintendo Switch 2 através de uma cópia cedida pela Nintendo.
Super Mario Party Jamboree — Nintendo Switch 2 Edition + Jamboree TV traz conteúdos novos e melhorias que aproveitam muito do hardware e features presentes no Nintendo Switch 2. As novas modalidades de mouse, câmera e som são divertidas e interessantes, mas perdem um pouco o brilho devido a uma estrutura esquisita.
Pontos positivos
- O jogo base continua divertidíssimo
- Novas modalidades e minigames criativos
- Ótimo showcase das features do Switch 2
Pontos negativos
- Preço incompatível com nossa realidade
- Minigames de som são imprecisos
- Dividir o conteúdo foi uma péssima decisão
- Conteúdo base
- Novos modos e minigames
- Melhorias técnicas
- Estrutura de jogo
- Visuais
- Trilha sonora