Close Menu
República DG | O seu lugar favorito na InternetRepública DG | O seu lugar favorito na Internet
    Stories
    Últimas Notícias

    República DG traz a cobertura oficial da gamescom 2025, direto da Alemanha!

    agosto 18, 2025

    Shinobi: Art of Vengeance revela DLC, música e desafio de speedrun!

    agosto 18, 2025

    Nintendo Direct de Kirby Air Riders acontecerá nesta terça-feira (19)

    agosto 18, 2025
    Facebook Instagram YouTube TikTok Twitch
    • Ofertas
    • Especiais
    • Youtube
    • Twitch
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    República DG | O seu lugar favorito na InternetRepública DG | O seu lugar favorito na Internet
    • Notícias

      República DG traz a cobertura oficial da gamescom 2025, direto da Alemanha!

      agosto 18, 2025

      Shinobi: Art of Vengeance revela DLC, música e desafio de speedrun!

      agosto 18, 2025

      Nintendo Direct de Kirby Air Riders acontecerá nesta terça-feira (19)

      agosto 18, 2025

      Shenmue III Enhanced é anunciado oficialmente com gráficos e jogabilidade melhorados

      agosto 18, 2025

      Euro Truck Simulator 2 deve chegar aos consoles em breve

      agosto 18, 2025
    • Especiais
    • Reviews
    • Jogos
    • Ofertas
    • Guias de Platina
    República DG | O seu lugar favorito na InternetRepública DG | O seu lugar favorito na Internet
    Home » Review – Tales of Kenzera: ZAU (PS5)
    PlayStation Reviews

    Review – Tales of Kenzera: ZAU (PS5)

    Uma incrível jornada!
    lucien.gilbertlucien.gilbertmaio 4, 2024Updated:maio 4, 20247 Mins Read
    Compartilhe Facebook Twitter Reddit Telegram WhatsApp
    Tales of Kenzera: ZAU
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Telegram WhatsApp

    O luto é uma experiência única, poderosa e transformadora. Seus efeitos são profundos e podem atravessar mídias, gerações e realidades. É com esta proposta que temos o lançamento de Tales of Kenzera: ZAU, metroidvania da Surgent Studios publicado pela EA que promete ser uma excelente e reflexiva experiência. Desde já fica a recomendação: o jogo está disponível nos tiers Extra e Deluxe da PlayStation Plus sem custo adicional, sendo uma ótima pedida. Mas será que o game realmente vale a pena? Vamos descobrir nesta review:

    Está de olho nos melhores descontos em games e acessórios? Então não perca tempo e economize:

    • Grupos da DG
    • Giftcards da Nuuvem
    • Assinatura Game Pass

    Uma bela homenagem!

    Captura de tela: Lucien Gilbert

    Tales of Kenzera: ZAU surge de uma homenagem realizada por Abubakar Salim (voz de Bayek em Assassin’s Creed Origins), fundador do Surgent Studios, ao seu falecido pai. O pai de Salim foi o responsável por apresentá-lo ao mundo dos games e é realmente muito bonito que esta relação tenha sido a pedra basilar de Tales of Kenzera: ZAU, mostrando um sentimento facilmente reconhecível: o luto familiar.

    No jogo acompanhamos duas histórias. A primeira envolve Zuberi, um jovem que vive na poderosa cidade de Amani no que parece ser um glorioso futuro. Zuberi acabou de perder o pai e tenta absorver o impacto deste acontecimento. Ele encontra um pouco de conforto em uma história escrita pelo seu ascendente e que narra uma aventura que se passa em Amandla, terra de paz e alegria com uma conexão espiritual que supera a material. Ali nos deparamos com a segunda e maior história retratada no game, a odisseia de Zau, um xamã que também foi tomado pela perda do pai.

    Zau decide fazer algo a respeito e pede a Kalunga, Deus da Morte, que traga seu pai de volta. Kalunga concorda, mas somente se Zau realizar uma tarefa: fazer três Grandes Espíritos aceitarem a morte, uma vez que eles enganaram Kalunga anteriormente. É nesse contexto que Zau parte em sua jornada que é lida com atenção por Zuberi.

    Captura de tela: Lucien Gilbert

    Em um metroidvania, é importante que a história seja envolvente de forma a conduzir o jogador pelos cenários labirínticos sem criar uma sensação de cansaço. Felizmente, aqui a narrativa é muito boa. Parte disso se deve a Zau e Kalunga serem personagens carismáticos e humanizados com erros, tropeços e reflexões sobre o que vem a seguir. Os diálogos entre ambos possuem uma química excelente e ajudam a mover a história para a frente.

    Ao longo de sua busca, Zau encontra alguns personagens que se cruzam de maneira singular com seu objetivo. Todos eles são bem introduzidos e possuem personalidade própria, temperando o enredo e trazendo uma dinâmica interessante.

    No geral a história é menor do que se pode encontrar em alguns outros títulos do gênero, porém acredito que Tales of Kenzera: ZAU soube escolher muito bem sua duração. Os dilemas de Zau e Zuberi são bem abordados e terminam de maneira satisfatória, sem barrigas ou momentos desnecessários. Talvez este seja um dos maiores méritos do game: saber contar a sua história.

    Captura de

    Importa dizer que a narrativa e os personagens são cheios de representatividade de povos africanos, com cultura e noções diferentes de muito o que vemos no Ocidente. Por exemplo: o luto é tratado com cores muito mais intensas e vívidas, além de Zau viver uma vida que foge do acúmulo de bens e é muito mais pautada no afeto sincero entre as pessoas. A forma como o game trabalha estes conceitos é muito boa e digna de nota.

    Metroidvania muito divertido e sem estresse!

    Tales of Kenzera: ZAU é um metroidvania, sendo um side-scrooling 2.5D com mundo interligado e passagens e habilidades sendo desbloqueadas com a progressão do jogador. Zau deve seguir por entre três tipos de biomas, cada um com suas próprias subdivisões e espaços. Convém dizer que os cenários são realmente muito bonitos, com a direção de arte caprichando para criar todo um background convincente para o jogador. Avançamos por entre florestas sombrias, terras áridas e áreas descampadas, cada lugar com sua própria identidade.

    A jogabilidade com Zau é ágil e poderosa. Desde o início do game temos acesso a alguns poderes básicos que mostram o quão poderoso é o xamã. O primeiro deles é a Máscara da Lua, azulada, que dá a Zau um foco em combate à distância. O segundo modo de jogo é a Máscara do Sol, focada em ataques físicos. Há ataques fracos e fortes, com variantes e novos golpes sendo desbloqueáveis através de duas árvores de habilidade distintas. Ambas as máscaras também possuem ataques especiais destrutivos. Estes ataques são ativados através de barras que tem, além desta, a função de recuperar a vida de Zau após uma árdua batalha.

    Captura de tela: Lucien Gilbert

    Ao longo do game Zau é agraciado com poderes de personagens do mundo de Amandla, cada um com uma história por trás. O herói pode, por exemplo, congelar cursos d’água ou ativar passagens com lanças específicas. Zau também pode realizar desafios para obter talismãs, equipados em bancadas, e refletir em baobás para aumentar a barra de vida.

    O combate é responsivo e eloquente, com golpes que se conectam aos inimigos e tornam as lutas bem divertidas. A agilidade de Zau, a dinamicidade entre as duas Máscaras e a fluidez do jogo permitem uma boa experiência. Há, porém, alguns pontos negativos. Para começar, há de se perceber a variedade de inimigos, que considerei pequena, e isso também se aplica aos bosses. Além disso, o game é marcado por arenas repetitivas que poderiam ter designs diferenciados e acabam cansando um pouco. Para completar, há algumas pequenas questões como o personagem não se mexer de imediato após abrir e fechar o mapa e também o fato de Zau se confundir com o cenário ou com os inimigos pela escolha das cores.

    Já um aspecto que considero ótimo é que o game é bastante objetivo, não exigindo demasiado backtracking por parte do jogador, ou seja, voltar a zonas já exploradas. Existe também um mecanismo de viagem rápida bem-vindo e que torna a travessia pelos mapas muito mais tranquila.

    review Tales of Kenzera: Zau
    Captura de tela: Lucien Gilbert

    O único ponto que me deixou mais ressabiado na travessia durante o game foi o de uma sessão de perseguição, próxima do final, que possui um posicionamento ruim de checkpoints. Com a necessidade de se realizar movimentos quase perfeitos, o jogador pode morrer várias vezes e ser jogado para o início da fase, o que pode frustrar. Mas é um único momento em um título bem generoso quanto a salvar o progresso do jogador realizado até então.

    Um jogo feito com carinho

    O trabalho de voz em Tales of Kenzera: ZAU é fantástico, assim como a trilha sonora inebriante e mágica que cativa e conduz a narrativa. O desempenho é estável, não havendo quedas de quadros ou travamentos visíveis durante a jogatina. E na localização o estúdio manda bem, com legendas e menus traduzidos para o PT-BR.

    Tales of Kenzera: ZAU vale muito a pena!

    Tales of Kenzera: ZAU é um jogo muito bonito, sensível e capaz de tocar não só nossos sentidos, como também o coração. Usando de um evento que gera grande empatia, a perda de um ente querido, ele trabalha bem elementos e sentimentos como as fases do luto, o amadurecimento e a jornada da vida. Trata-se de uma obra preciosa, valiosa e que, apesar de algumas inconsistências na gameplay, é fácil de encantar. Vale a pena!

    Obs: Esta análise foi realizada a partir de uma chave do game cedida pela Eletronic Arts, a quem agradecemos.

    Leia também:

    • Conheça as vozes de Tales of Kenzera: ZAU
    8.6 Excelente

    Tales of Kenzera: ZAU é uma cativante aventura que nos faz refletir sobre sentimentos e jornadas com uma roupagem de metroidvania divertido e objetivo.

    • História 8
    • Jogabilidade 8
    • Desempenho 10
    • Visuais 8
    • Trilha sonora 9
    EA PlayStation Surgent Studios Tales of Kenzera: ZAU
    Share. Facebook Twitter LinkedIn Telegram WhatsApp
    Previous ArticleGod of War: O ranking de todos os jogos da franquia
    Next Article Mortal Kombat 1: confira o teaser completo do Capitão Pátria no game
    lucien.gilbert

    Sou advogado, escritor e entusiasta da tecnologia. Meu primeiro console foi um PlayStation 2 e, desde então, os jogos se tornaram parte da minha rotina. Escrevo sobre o audiovisual desde 2013 com passagens pelo Geekdama, Reserva Cinéfila e Cinerama.

    VEJA TAMBÉM

    Ofertas

    Melhores jogos de mundo aberto em promoção esta semana (18 a 24 de agosto)

    agosto 18, 2025
    Notícias

    República DG traz a cobertura oficial da gamescom 2025, direto da Alemanha!

    agosto 18, 2025
    Notícias

    Shinobi: Art of Vengeance revela DLC, música e desafio de speedrun!

    agosto 18, 2025
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Top Posts

    Promoção gamescom 2025 na PS Store: confira as melhores ofertas e aproveite

    Sherman Castelo Ofertas

    JRPGs para se jogar com os parceiros e se divertir por muitas horas

    Sherman Castelo Especiais

    7 jogos para quem está com saudades de Black Myth: Wukong

    Erick Felipe Especiais

    RPGs promissores que podem repetir o sucesso de Clair Obscur: Expedition 33

    Sherman Castelo Especiais

    Muito além de Diablo: Ótimos ARPGs Isométricos que você precisa jogar

    Sherman Castelo Especiais
    Redes Sociais
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • WhatsApp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimos Reviews
    8.4
    Reviews

    Review: Mafia – The Old Country (PS5 Pro)

    Ruancarlo Silvaagosto 9, 20258 Mins Read
    8.0
    Reviews

    Review: Onimusha 2 – Samurai’s Destiny Remastered (PS5 Pro)

    Ruancarlo Silvaagosto 3, 20255 Mins Read
    8.6
    Reviews

    Review: Ready or Not (PS5)

    Pedro Grunwaldagosto 3, 20254 Mins Read
    Bombando 🔥

    7 jogos para quem está com saudades de Black Myth: Wukong

    agosto 15, 20255 Mins Read

    JRPGs para se jogar com os parceiros e se divertir por muitas horas

    agosto 14, 20254 Mins Read

    6 modelos de smartwatch baratos e eficientes para usar no dia a dia

    agosto 14, 20256 Mins Read
    Escolhas do Editor

    7 notebooks para jogar com bom custo benefício e desempenho em 2025

    agosto 18, 2025

    Conheça 6 monitores gamers com até 280 Hz para fluidez máxima

    agosto 18, 2025

    Prequels: confira os melhores jogos que contam o início de tudo

    agosto 17, 2025
    Categorias
    • Destaque
    • Especiais
    • Guias de Platina
    • Jogos
    • Nintendo
    • Notícias
    • Ofertas
    • PlayStation
    • Promoções
    • Reviews
    • Rumores
    • Uncategorized
    • Xbox
    Facebook Instagram YouTube TikTok Twitch
    © 2025 RepúblicaDG. Desenvolvido por Desconto em Games.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.