Close Menu
República DG | O seu lugar favorito na InternetRepública DG | O seu lugar favorito na Internet
    Stories
    Últimas Notícias

    IO Interactive revela novidades de 007 First Light no State of Play

    setembro 3, 2025

    Marvel Rivals chegará ao PS4 na próxima semana com a Temporada 4; confira

    setembro 3, 2025

    Diretor de Indiana Jones diz que jogadores do Game Pass “testam o jogo por 5 minutos e saem”

    setembro 3, 2025
    Facebook Instagram YouTube TikTok Twitch
    • Ofertas
    • Especiais
    • Youtube
    • Twitch
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    República DG | O seu lugar favorito na InternetRepública DG | O seu lugar favorito na Internet
    • Notícias

      IO Interactive revela novidades de 007 First Light no State of Play

      setembro 3, 2025

      Marvel Rivals chegará ao PS4 na próxima semana com a Temporada 4; confira

      setembro 3, 2025

      Diretor de Indiana Jones diz que jogadores do Game Pass “testam o jogo por 5 minutos e saem”

      setembro 3, 2025

      Sony prepara PS5 Digital com SSD reduzido, mas preço permanecerá igual

      setembro 3, 2025

      Pré-vendas de jogos em mídia física são suspensas no Mercado Livre e Shopee

      setembro 3, 2025
    • Especiais
    • Reviews
    • Jogos
    • Ofertas
    • Guias de Platina
    República DG | O seu lugar favorito na InternetRepública DG | O seu lugar favorito na Internet
    Home » Review – Tales of Kenzera: ZAU (PS5)
    PlayStation Reviews

    Review – Tales of Kenzera: ZAU (PS5)

    Uma incrível jornada!
    lucien.gilbertlucien.gilbertmaio 4, 2024Updated:maio 4, 20247 Mins Read
    Compartilhe Facebook Twitter Reddit Telegram WhatsApp
    Tales of Kenzera: ZAU
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn Telegram WhatsApp

    O luto é uma experiência única, poderosa e transformadora. Seus efeitos são profundos e podem atravessar mídias, gerações e realidades. É com esta proposta que temos o lançamento de Tales of Kenzera: ZAU, metroidvania da Surgent Studios publicado pela EA que promete ser uma excelente e reflexiva experiência. Desde já fica a recomendação: o jogo está disponível nos tiers Extra e Deluxe da PlayStation Plus sem custo adicional, sendo uma ótima pedida. Mas será que o game realmente vale a pena? Vamos descobrir nesta review:

    Está de olho nos melhores descontos em games e acessórios? Então não perca tempo e economize:

    • Grupos da DG
    • Giftcards da Nuuvem
    • Assinatura Game Pass

    Uma bela homenagem!

    Captura de tela: Lucien Gilbert

    Tales of Kenzera: ZAU surge de uma homenagem realizada por Abubakar Salim (voz de Bayek em Assassin’s Creed Origins), fundador do Surgent Studios, ao seu falecido pai. O pai de Salim foi o responsável por apresentá-lo ao mundo dos games e é realmente muito bonito que esta relação tenha sido a pedra basilar de Tales of Kenzera: ZAU, mostrando um sentimento facilmente reconhecível: o luto familiar.

    No jogo acompanhamos duas histórias. A primeira envolve Zuberi, um jovem que vive na poderosa cidade de Amani no que parece ser um glorioso futuro. Zuberi acabou de perder o pai e tenta absorver o impacto deste acontecimento. Ele encontra um pouco de conforto em uma história escrita pelo seu ascendente e que narra uma aventura que se passa em Amandla, terra de paz e alegria com uma conexão espiritual que supera a material. Ali nos deparamos com a segunda e maior história retratada no game, a odisseia de Zau, um xamã que também foi tomado pela perda do pai.

    Zau decide fazer algo a respeito e pede a Kalunga, Deus da Morte, que traga seu pai de volta. Kalunga concorda, mas somente se Zau realizar uma tarefa: fazer três Grandes Espíritos aceitarem a morte, uma vez que eles enganaram Kalunga anteriormente. É nesse contexto que Zau parte em sua jornada que é lida com atenção por Zuberi.

    Captura de tela: Lucien Gilbert

    Em um metroidvania, é importante que a história seja envolvente de forma a conduzir o jogador pelos cenários labirínticos sem criar uma sensação de cansaço. Felizmente, aqui a narrativa é muito boa. Parte disso se deve a Zau e Kalunga serem personagens carismáticos e humanizados com erros, tropeços e reflexões sobre o que vem a seguir. Os diálogos entre ambos possuem uma química excelente e ajudam a mover a história para a frente.

    Ao longo de sua busca, Zau encontra alguns personagens que se cruzam de maneira singular com seu objetivo. Todos eles são bem introduzidos e possuem personalidade própria, temperando o enredo e trazendo uma dinâmica interessante.

    No geral a história é menor do que se pode encontrar em alguns outros títulos do gênero, porém acredito que Tales of Kenzera: ZAU soube escolher muito bem sua duração. Os dilemas de Zau e Zuberi são bem abordados e terminam de maneira satisfatória, sem barrigas ou momentos desnecessários. Talvez este seja um dos maiores méritos do game: saber contar a sua história.

    Captura de

    Importa dizer que a narrativa e os personagens são cheios de representatividade de povos africanos, com cultura e noções diferentes de muito o que vemos no Ocidente. Por exemplo: o luto é tratado com cores muito mais intensas e vívidas, além de Zau viver uma vida que foge do acúmulo de bens e é muito mais pautada no afeto sincero entre as pessoas. A forma como o game trabalha estes conceitos é muito boa e digna de nota.

    Metroidvania muito divertido e sem estresse!

    Tales of Kenzera: ZAU é um metroidvania, sendo um side-scrooling 2.5D com mundo interligado e passagens e habilidades sendo desbloqueadas com a progressão do jogador. Zau deve seguir por entre três tipos de biomas, cada um com suas próprias subdivisões e espaços. Convém dizer que os cenários são realmente muito bonitos, com a direção de arte caprichando para criar todo um background convincente para o jogador. Avançamos por entre florestas sombrias, terras áridas e áreas descampadas, cada lugar com sua própria identidade.

    A jogabilidade com Zau é ágil e poderosa. Desde o início do game temos acesso a alguns poderes básicos que mostram o quão poderoso é o xamã. O primeiro deles é a Máscara da Lua, azulada, que dá a Zau um foco em combate à distância. O segundo modo de jogo é a Máscara do Sol, focada em ataques físicos. Há ataques fracos e fortes, com variantes e novos golpes sendo desbloqueáveis através de duas árvores de habilidade distintas. Ambas as máscaras também possuem ataques especiais destrutivos. Estes ataques são ativados através de barras que tem, além desta, a função de recuperar a vida de Zau após uma árdua batalha.

    Captura de tela: Lucien Gilbert

    Ao longo do game Zau é agraciado com poderes de personagens do mundo de Amandla, cada um com uma história por trás. O herói pode, por exemplo, congelar cursos d’água ou ativar passagens com lanças específicas. Zau também pode realizar desafios para obter talismãs, equipados em bancadas, e refletir em baobás para aumentar a barra de vida.

    O combate é responsivo e eloquente, com golpes que se conectam aos inimigos e tornam as lutas bem divertidas. A agilidade de Zau, a dinamicidade entre as duas Máscaras e a fluidez do jogo permitem uma boa experiência. Há, porém, alguns pontos negativos. Para começar, há de se perceber a variedade de inimigos, que considerei pequena, e isso também se aplica aos bosses. Além disso, o game é marcado por arenas repetitivas que poderiam ter designs diferenciados e acabam cansando um pouco. Para completar, há algumas pequenas questões como o personagem não se mexer de imediato após abrir e fechar o mapa e também o fato de Zau se confundir com o cenário ou com os inimigos pela escolha das cores.

    Já um aspecto que considero ótimo é que o game é bastante objetivo, não exigindo demasiado backtracking por parte do jogador, ou seja, voltar a zonas já exploradas. Existe também um mecanismo de viagem rápida bem-vindo e que torna a travessia pelos mapas muito mais tranquila.

    review Tales of Kenzera: Zau
    Captura de tela: Lucien Gilbert

    O único ponto que me deixou mais ressabiado na travessia durante o game foi o de uma sessão de perseguição, próxima do final, que possui um posicionamento ruim de checkpoints. Com a necessidade de se realizar movimentos quase perfeitos, o jogador pode morrer várias vezes e ser jogado para o início da fase, o que pode frustrar. Mas é um único momento em um título bem generoso quanto a salvar o progresso do jogador realizado até então.

    Um jogo feito com carinho

    O trabalho de voz em Tales of Kenzera: ZAU é fantástico, assim como a trilha sonora inebriante e mágica que cativa e conduz a narrativa. O desempenho é estável, não havendo quedas de quadros ou travamentos visíveis durante a jogatina. E na localização o estúdio manda bem, com legendas e menus traduzidos para o PT-BR.

    Tales of Kenzera: ZAU vale muito a pena!

    Tales of Kenzera: ZAU é um jogo muito bonito, sensível e capaz de tocar não só nossos sentidos, como também o coração. Usando de um evento que gera grande empatia, a perda de um ente querido, ele trabalha bem elementos e sentimentos como as fases do luto, o amadurecimento e a jornada da vida. Trata-se de uma obra preciosa, valiosa e que, apesar de algumas inconsistências na gameplay, é fácil de encantar. Vale a pena!

    Obs: Esta análise foi realizada a partir de uma chave do game cedida pela Eletronic Arts, a quem agradecemos.

    Leia também:

    • Conheça as vozes de Tales of Kenzera: ZAU
    8.6 Excelente

    Tales of Kenzera: ZAU é uma cativante aventura que nos faz refletir sobre sentimentos e jornadas com uma roupagem de metroidvania divertido e objetivo.

    • História 8
    • Jogabilidade 8
    • Desempenho 10
    • Visuais 8
    • Trilha sonora 9
    EA PlayStation Surgent Studios Tales of Kenzera: ZAU
    Share. Facebook Twitter LinkedIn Telegram WhatsApp
    Previous ArticleGod of War: O ranking de todos os jogos da franquia
    Next Article Mortal Kombat 1: confira o teaser completo do Capitão Pátria no game
    lucien.gilbert

    Sou advogado, escritor e entusiasta da tecnologia. Meu primeiro console foi um PlayStation 2 e, desde então, os jogos se tornaram parte da minha rotina. Escrevo sobre o audiovisual desde 2013 com passagens pelo Geekdama, Reserva Cinéfila e Cinerama.

    VEJA TAMBÉM

    Rumores

    Rumor: Wolverine deve ser a grande estrela do próximo State of Play

    setembro 3, 2025
    Notícias

    IO Interactive revela novidades de 007 First Light no State of Play

    setembro 3, 2025
    Especiais

    Confira todos os brindes para assinantes do Game Pass Ultimate em setembro

    setembro 3, 2025
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Top Posts

    Todos os jogos Soulslike anunciados na gamescom 2025 que você precisa conhecer

    Sherman Castelo Especiais

    10 jogos beat’em Up que todo gamer precisa jogar

    Eric Bortoleto Especiais

    11 jogos de terror mais aguardados que chegam em breve

    Eric Bortoleto Especiais

    Promoção na Xbox Store tem Hogwarts Legacy em seu menor valor histórico

    Erick Felipe Ofertas

    Os 10 jogos mais difíceis da história dos videogames

    Eric Bortoleto Especiais
    Redes Sociais
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • WhatsApp
    • Twitter
    • Instagram
    Últimos Reviews
    8.7
    Reviews

    Review – Cronos: The New Dawn

    gspetrisetembro 3, 20257 Mins Read
    8.0
    Reviews

    Review: Metal Eden (PS5)

    Sherman Castelosetembro 2, 20258 Mins Read
    8.2
    Reviews

    Review: Hell is Us (PS5)

    André Custódiosetembro 1, 20258 Mins Read
    Bombando 🔥

    Os 10 jogos mais difíceis da história dos videogames

    setembro 1, 20256 Mins Read

    Pré-vendas de jogos em mídia física são suspensas no Mercado Livre e Shopee

    setembro 3, 20252 Mins Read

    DualSense Astro Bot Joyful será lançado em outubro

    setembro 2, 20251 Min Read
    Escolhas do Editor

    8 animes que todo fã de Doutor Estranho precisa conhecer

    setembro 2, 2025

    5 cervejeiras práticas e modernas para ter bebidas geladas

    setembro 1, 2025

    5 geladeiras Electrolux inverter que reduzem a conta de luz

    setembro 1, 2025
    Categorias
    • Destaque
    • Especiais
    • Guias de Platina
    • Jogos
    • Nintendo
    • Notícias
    • Ofertas
    • PlayStation
    • Promoções
    • Reviews
    • Rumores
    • Uncategorized
    • Xbox
    Facebook Instagram YouTube TikTok Twitch
    © 2025 RepúblicaDG. Desenvolvido por Desconto em Games.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.