A arte de fazer uma sequência é uma habilidade que necessita de cuidado e expertise, mais do que parece. Há um certo condão, uma magia em tornar uma obra digna de suceder o primeiro título de sua franquia. Com isto em mente, a Rain Games criou Teslagrad 2. Quase dez anos após Teslagrad, a sequência surge como um refrescante retorno ao universo. Será que eles conseguiram tornar a experiência melhor ainda? Vamos descobrir.
Visuais
Teslagrad 2 possui uma estética muito bonita, havendo avanços consideráveis em relação ao primeiro jogo. Os cenários são esculpidos de uma maneira ainda mais primorosa, com destaque para grandes paisagens. Cursos d’água irrompem de vários lugares, construções se erguem na natureza e grandes planícies e montanhas se alternam sendo desbravadas pelos jogadores. O estilo steampunk se mantém aqui, com barcos voadores, máquinas curiosas e, claro, o eletromagnetismo sempre presente.
Há uma mudança em relação ao que é apresentado no primeiro jogo, com áreas mais abertas, bonitas e próximas à natureza. A qualidade de modelos de personagem está melhor e é algo que impressiona. No geral, os visuais de Teslagrad 2 são ótimos e mostram uma grande evolução.
A jogabilidade de Teslagrad 2
Em relação à jogabilidade, Teslagrad 2 possui também evoluções notáveis, continuando com o padrão side scrooling 2D. Vemos aqui uma melhoria no ritmo, com um dinamismo excelente e bem-vindo. Os puzzles ainda são abundantes, mas ficam relativamente mais ágeis. A verticalidade também melhorou, com o jogador podendo viajar rapidamente através de cursos d’água ou fios que conduzem eletricidade, por exemplo.
Nossa protagonista, Lumina, recebe poderes desde o início do game, poderes estes que vão sendo ampliados. O principal deles é o eletromagnetismo, capaz de impulsioná-la para perto ou longe de certas estruturas inseridas no ambiente. Outras, como um impulso capaz de torná-la intangível para certos objetos e inimigos é muito bem-vinda.
A jogabilidade se aproveita do cenário e traz sequências incríveis. Algumas delas necessitam de rapidez por parte do jogador, outras paciência para que certo padrão seja compreendido e executado.
As lutas contra chefões também são muito interessantes e se utilizam de uma reação no momento certo para funcionarem. Embora não sejam difíceis, é preciso atenção para que Lumina tenha êxito.
Já no que se refere à visualização do mapa, ela está muito melhor do que no primeiro jogo, que contava com indicações que podiam confundir os jogadores. Agora está tudo mais limpo visualmente falando e a navegação é mais simples também. Fica mais fácil verificar as áreas por onde o jogador passou ou para onde seguir.
No geral, a jogabilidade foi aprimorada com uma cadência superior e grande aproveitamento dos poderes da protagonista.
História
Aqui também temos um avanço muito interessante. A história se concentra em Lumina encontrar sua família, tarefa que é interrompida após um acidente envolvendo seu barco voador. A trajetória da menina é cheia de percalços que vão sendo cada vez mais vencidos. É uma história cheia de coração que ajuda a evocar sentimentos no jogador que o farão se simpatizar com a garota. No fim das contas, a narrativa cumpre seu papel e ajuda na imersão.
Desempenho, trilha sonora e localização
No PlayStation 5, pude notar por duas vezes no início do game pequenos engasgos. Entretanto, esta questão não voltou a se repetir no restante do game. Já no que se refere à trilha sonora, ela é muito boa e resgata parte do que apareceu no primeiro game, gerando uma nostalgia bonita. No quesito localização, temos uma boa surpresa: os textos estão traduzidos para PT-BR, o que é ótimo e importante para os jogadores brasileiros.
O veredito para Teslagrad 2
Embora Teslagrad tenha se mostrado um ótimo título com um mundo curioso e uma jogabilidade criativa e divertida, Teslagrad 2 vai além e mostra que o universo da franquia não se exauriu. Esperto, amável e espirituoso, este título com certeza é um indie notável que deve se ficar de olho em 2023 e que conquistará os amantes de jogos de plataforma. É uma grata surpresa para este ano!
Entre nos grupos da República DG
Leia também:
Teslagrad 2 é uma excelente sequência e um game espirituoso, tendo uma gameplay criativa e um mundo impressionante.
- História
- Jogabilidade
- Desempenho
- Visuais
- Trilha sonora