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    Home » Review: Unbeatable (PS5)
    Reviews

    Review: Unbeatable (PS5)

    Sherman CasteloSherman Castelodezembro 19, 20256 Mins Read
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    Review_UNBEATABLE
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    E vamos para mais uma review de um jogo que poucos conhecem, mas deveriam conhecer, UNBEATABLE. Ele chama atenção logo de início com seu visual punk, sua proposta rítmica e uma apresentação que parece simples demais para o que promete entregar.

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    Só que, assim como aquela banda indie que você ouve sem grandes expectativas e acaba guardando na memória, o jogo cresce aos poucos e termina deixando marca.

    Desenvolvido por uma equipe pequena, a D-CELL GAMES e publicado pela Playstack, UNBEATABLE deixa claro desde o primeiro minuto que é um projeto movido por paixão. Lançado no dia 09 de dezembro de 2025, o título custa (no momento da publicação desta análise), R$ 159,50 na PSN, já no Steam ele custa R$ 72,89 e no Xbox, R$ 80,95.

    Nem tudo funciona perfeitamente, mas o conjunto final acaba sendo mais interessante justamente por conta dessas imperfeições. Quando os créditos sobem, fica evidente que há algo especial aqui. Quer saber mais sobre o game? Fica comigo nesta review de UNBEATABLE e saiba se ele pode ter um lugar em sua biblioteca.

    Uma banda que ficará em sua memória

    Captura por Sherman Castelo

    UNBEATABLE se divide em dois modos principais: história e arcade. Começando pela campanha, assumimos o papel de Beat, uma jovem de 21 anos tentando entender seu lugar em um mundo onde a música é proibida.

    Ao lado de Quaver, Treble e Clef, ela forma uma banda em meio a um cenário dominado pela HARM, uma instituição que combate qualquer forma de expressão musical.

    Captura por Sherman Castelo

    Durante boa parte da campanha, a narrativa segue um caminho previsível, focado na rebeldia contra o sistema e na construção da relação entre os personagens. Confesso que, até perto do capítulo cinco, eu seguia mais pela curiosidade e pelos minigames do que pela história em si. Ela funciona, mas não prende de imediato.

    A banda reunida – Captura por Sherman Castelo

    Isso muda completamente no ato final. Sem entrar em spoilers, há um momento pessoal e emocional que transforma toda a experiência. É ali que UNBEATABLE encontra seu verdadeiro peso narrativo e dá sentido a tudo que veio antes. A jornada é irregular, mas a recompensa compensa.

    Personagens e narrativa

    O elenco principal é carismático e fácil de gostar. Treble e Clef funcionam bem como dupla, Quaver é o coração do grupo, e Beat se destaca como uma protagonista cheia de conflitos internos. Ela alterna entre firmeza e insegurança com naturalidade, o que ajuda a criar empatia.

    Nem tudo funciona tão bem fora do núcleo principal. Algumas cenas de corte sofrem com edições abruptas e transições confusas, o que prejudica a compreensão em certos momentos.

    Em situações mais específicas, essas cenas acabam interferindo na jogabilidade rítmica, escondendo a câmera ou atrasando comandos. Nada que destrua a experiência, mas são problemas que incomodam e que merecem ajustes futuros.

    Ritmo, exploração e criatividade

    A estrutura do modo história mistura exploração 2D, elementos leves de plataforma e uma série de minigames rítmicos. O game tem duas opções de dificuldade: Normal e Difícil, além disso, podemos ajustar a velocidade dos desafios rítmicos.

    Explorar os cenários é agradável, embora nem sempre fique claro como avançar. Ainda assim, os minigames são um dos grandes acertos do jogo.

    Captura por Sherman Castelo

    As atividades paralelas usam ideias simples de formas criativas: pular corda contando números, acertar bolas em um campo de beisebol ou preparar drinks como bartender. São momentos que quebram o ritmo da campanha e ajudam a manter o jogo sempre interessante.

    Embora em um pequeno minigame na fábrica me deu vontade de jogar o controle na parede e excluir o jogo, confesso! Quando você jogar, vai se lembrar dessa minha frase.

    Se errar muito o timing, é game over – Captura por Sherman Castelo

    No geral, o modo história passa a sensação de uma banda que sobe ao palco pela primeira vez: no começo todos estão nervosos e podem errar algumas batidas e, até mesmo, a letra da música, mas, quando tudo se encaixa — trilha sonora, comandos e ritmo — o jogo brilha, assim como o desempenho do grupo.

    Os minigames são bem variados – Captura por Sherman Castelo

    Onde UNBEATABLE realmente brilha

    A jogabilidade rítmica é o grande destaque. O sistema é simples: um botão para golpes baixos, outro para golpes altos. A partir disso, o jogo constrói desafios que exigem atenção, reflexo e precisão, especialmente nas dificuldades mais altas.

    Captura por Sherman Castelo

    Algumas variações de combate, com notas vindo de direções menos intuitivas, não me agradaram tanto. Ainda assim, depois que você entende cada mecânica, a experiência se torna extremamente prazerosa.

    Funciona como uma espécie de Guitar Hero – Captura por Sherman Castelo

    Quando tudo funciona como deveria, a resposta dos comandos é precisa e satisfatória. Portanto, nos melhores momentos, você se sente no controle total; nos piores, erra tudo e percebe que ainda tem muito a aprender. É exatamente o tipo de sensação que esse gênero deve provocar.

    Modo Arcade

    O modo arcade é robusto e muito bem servido de conteúdo. Há dezenas de músicas, versões alternativas, remixes e variações que aumentam bastante o fator replay do jogo. Modificadores permitem ajustar a dificuldade, e o sistema de rankings incentiva a evolução e o aprendizado.

    Captura por Sherman Castelo

    Assim, após concluir a história, esse modo se torna o principal motivo para continuar jogando. É ali que UNBEATABLE mostra todo o seu potencial como jogo de ritmo.

    UNBEATABLE é agradável no visual e surreal na trilha sonora

    O visual agrada – Captura por Sherman Castelo

    No entanto, apesar dos muitos acertos, o jogo apresenta problemas técnicos pontuais. Durante minha experiência, enfrentei travamentos, perda de controle e quedas de desempenho que exigiram reinicializações.

    Captura por Sherman Castelo

    Visualmente, UNBEATABLE aposta em um estilo anime vibrante, com cores fortes e identidade própria. Há falhas ocasionais nas bordas dos cenários, colisões estranhas e personagens “entrando” em coisas, mas nada que comprometa o conjunto. A trilha sonora, por sua vez, é excelente e sustenta toda a proposta do jogo.

    Captura por Sherman Castelo

    Considerações finais

    Finalizo esta review de UNBEATABLE dizendo que ele é um daqueles casos em que o conjunto fala mais alto do que suas partes individuais.

    Ele tem problemas, escolhas questionáveis e momentos que vão te cansar e querer fazer parar, mas também entrega criatividade, personalidade e um final que dá novo significado à jornada.

    O jogo é dividido em capítulos. Levei em torno de 7-8 horas para finalizar UNBEATABLE e produzir esta review. E vale ressaltar que ele não possui localização para PT-Br, ou seja, é preciso ter um certo conhecimento de outra língua.

    Por fim, é um jogo que arrisca, tropeça e acerta e isso fica claro do começo ao fim. Para quem gosta de jogos de ritmo e experiências autorais, é uma aposta que vale a pena acompanhar de perto.


    Curtiu este review de UNBEATABLE? Comente!

    Um jogo rítmico que me surpreendeu

    8.1 Ótimo

    UNBEATABLE não é um jogo perfeito, nem tenta ser. Ele é irregular alguns pontos, mas movido por uma direção criativa clara, uma trilha sonora que sustenta e uma personalidade forte. Para fãs de jogos de ritmo e projetos autorais, é uma experiência que vale ser conferida.

    Acertando a batida
    1. Visuais agradáveis
    2. Minigames variados
    3. Ótima trilha sonora
    4. História começa devagar, mas surpreende no final
    5. Momentos rítmicos bem legais
    6. Fator Replay é gigante com o Modo Arcade
    Errando a letra da música
    1. Alguns problemas de desempenho
    2. A jogabilidade, as vezes, não é responsiva
    3. Alguns minigames são tediosos
    4. História demora a engrenar
    • Visuais 8
    • História 9
    • Desempenho 7
    • Trilha Sonora 9.5
    • Jogabilidade 7
    Review UNBEATABLE
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    Sherman Castelo

    Apaixonado por jogos desde que me conheço por gente! Jogos desafiadores são os meus preferidos, mas não rejeito um bom Super Mario.

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