Os ladrões mais famosos dos videogames deixaram seu legado no PlayStation 5 e partiram para uma jornada épica no PC. Sim amigos! Após meses de espera, Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões está dando as caras na Steam e Epic Games Store com visuais repaginados e melhorias técnicas impressionantes. Com uma proposta de melhorar aquilo que já era incrível, a PlayStation provou mais uma vez que seus ports de PC são um show à parte e que valem cada centavo.
Embora sua qualidade técnica seja invejável, diversos jogadores estão questionando se realmente vale a pena adquirir o jogo no PC após seu recente lançamento no PS5. Essa é uma dúvida que pode ser facilmente respondida caso o usuário possua um computador high end e queira aproveitar ao máximo o que o jogo tem a oferecer. Mesmo estando fora da realidade brasileira com os preços exorbitantes das placas de vídeo, Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões é uma obra de arte visual e técnica que deve ser apreciada por todos aqueles que nunca tiveram contato com a franquia original. É válido ressaltar que o jogo foi bem otimizado e rodará sem grandes problemas em computadores mais “velhinhos”.
Pode ficar tranquilo(a), esta análise é livre de Spoilers! (foto e texto)
Belíssimos ladrões
Graças ao talentoso estúdio Iron Galaxy, a PlayStation conseguiu manter o seu nível de qualidade apresentando gráficos belíssimos em Uncharted 4: O Fim de um Ladrão e Uncharted: O Legado Perdido. É claro que é possível tornar o jogo ainda mais rico em detalhes com um PC de última geração e um monitor com suporte a tecnologia 4K, onde conseguimos rodar o jogo com 60FPS cravados e uma resolução satisfatória. Confesso que antes de realizar os testes fiquei com o “pé atrás” já que o 4K exige muito da placa de vídeo e processador.
Pode ficar tranquilo! Com o excelente trabalho de otimização realizado pela equipe, o jogo sofre com poucos engasgos durante a gameplay, mesmo com explosões acontecendo por todos os lados e cidades com muitos NPC’s ativos. Eu também não poderia deixar de mencionar sobre a otimização quase que perfeita do Capítulo 10 de ‘O Fim de um Ladrão’, onde a maior parte do tempo exploramos uma região aberta. É impressionante já que não detectei nenhum “engasgo” ou queda de frame brusca que atrapalhasse durante a jogatina.
Para tirar proveito do game e realizar minha análise em texto, tive acesso a 3 máquinas gamers para avaliar o desempenho em cada sistema. Confira abaixo e tire suas conclusões de acordo com o seu PC:
Máquina 1 – Notebook Gamer Acer Nitro 5
- Processador Ryzen 7 4800H
- 8GB de RAM
- Placa de Vídeo GeForce GTX 1650
Conclusão: O jogo sofre com quedas de frame na qualidade Alto e Ultra / O jogo melhor se adapta com a qualidade Médio.
- Média da qualidade Médio – 57/65 FPS
- Média da qualidade Alto – 36/50 FPS
Máquina 2 – Notebook Gamer Predator Helios 300
- Processador Intel Core i7 – 11800H
- 16GB de RAM
- Placa de Vídeo GeForce RTX 3060
Conclusão: O jogo melhor se adapta com a qualidade Ultra / Poucos frame drops ocorrem utilizando a qualidade Ultra.
- Média de qualidade Alto – 65/78 FPS
- Média de qualidade Ultra – 58/70 FPS
Máquina 3 – PC Gamer
- Processador Ryzen 9 5900X
- 64GB de RAM
- Placa de Vídeo GeForce RTX 3080Ti
Conclusão: O jogo é compatível com todas as melhorias gráficas e permite utilizar o 4K com 60 frames fixos.
- Média de qualidade Ultra – 120/148 FPS
- Média de qualidade Ultra + 4K – 60 FPS
O FSR 2 é um grande diferencial!
Com a presença dos recursos da AMD, Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões recebe suporte nativo a tecnologia Fidelity FX Super Resolution 2 (FSR 2). Vale ressaltar que a tecnologia não depende de hardwares específicos da GPU e pode ser utilizada até mesmo pelos usuários da Nvidia. Felizmente este recurso foi muito bem implementado e beneficia até mesmo os usuários com PC’s high end.
Caso você não saiba, a tecnologia FSR 2 cumpre o papel de renderizar todo o conteúdo do game em uma resolução menor, permitindo que aumente a imagem com a maior qualidade possível. Desta forma, o jogo entrega mais Perfomance com uma baixa perda de qualidade visual em cenários, vegetações, ambientes com mundo aberto e locais com a presença de NPC’s.
Suporte aos monitores UltraWide
Na busca de tornar a experiência ainda mais imersiva, a PlayStation e a Iron Galaxy disponibilizaram suporte aos monitores UltraWide! Apesar de parecer uma tecnologia “irrelevante” nos jogos, a resolução 3440×1440 vem ganhando força no mercado dos games e mais jogos estão recebendo o recurso. Um exemplo perfeito para a utilização deste recurso é o game Sackboy: Uma Grande Aventura que está prestes a chegar para os usuários do PC. Com um monitor UltraWide, nosso campo de visão se torna ainda maior, facilitando a exploração em jogos de mundo aberto. No caso de Uncharted, podemos nos beneficiar de inimigos que estão escondidos ao redor do mapa. E aí? Qual a sua desculpa para não pegar um monitor UltraWide?
Recursos do DualSense
Assim como na versão de PlayStation 5, o DualSense utilizou todos os seus recursos do gatilho adaptável para o uso das armas e a resposta tátil para os diversos ambientes e biomas de Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões. Apesar dos jogadores manterem a maior parte das funções do DualSense desativadas, é interessante notar a forma em que a Sony explora essa tecnologia e eleva o patamar desenvolvendo até mesmo para os PC’s. Mais uma vez, a PlayStation mostra toda a sua competência com ports quase que perfeitos para todos os jogadores.
A falta de novos conteúdos
Apesar das melhorias gráficas, técnicas de upscaling avançadas e cutscenes perfeitas, a PlayStation não ofereceu nenhum tipo de “agrado” para os jogadores do PC. Por mais que as novas tecnologias sejam satisfatórias, seria de extrema importância adicionar novos conteúdos adicionais (skins) para se tornar ainda mais atrativo para os jogadores que possuem a versão do PlayStation 5. Eu até entendo que a PlayStation busca novos jogadores que nunca tiveram acesso a franquia mas seria interessante oferecer novos conteúdos para despertar o interesse do jogador do console.
Vale MUITO a pena jogar Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões!
Como de costume, a PlayStation apresenta ports perfeitos para o PC e isso faz com que novos jogadores tenham acesso aos títulos aclamados pela mídia mesmo sem possuir um PlayStation 4 ou PlayStation 5. É impossível não indicar a compra de Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões, porém, se você já possui o jogo para o PlayStation 5, não recomendo realizar a compra novamente. Acredito que esta compra seja válida apenas para quem nunca teve contato com a franquia e tem interesse em desbravar o mundo dos tesouros com Nathan Drake. Apesar de suas inovações técnicas, senti falta de conteúdos adicionais que pudessem fazer a diferença para aqueles que já jogaram nos consoles. Caso você seja um jogador fissurado em qualidade técnica, a compra é obrigatória para explorar o jogo em sua melhor versão. Resumindo… se você possui um PC “fraco” e está com medo do jogo não rodar, pode se despreocupar que a otimização do jogo está impecável e rodará com uma excelente qualidade até mesmo na resolução Médio ou inferior!
Obs: A avaliação de Inovações refere-se a tecnologia FSR 2, recursos do DualSense e suporte aos monitores UltraWide. A falta de novos conteúdos acabou prejudicando o seu port e a nota final.
A análise foi realizada em um PC através de uma cópia cedida pela PlayStation Brasil e Iron Galaxy.
1 comentário
Pingback: Naughty Dog fala sobre a criação do sistema de escalada de Uncharted 4 - Desconto em Games