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    Home » Review – XDefiant (PS5)
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    Review – XDefiant (PS5)

    Ruancarlo SilvaRuancarlo Silvamaio 27, 20246 Mins Read
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    review Xdefiant
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    Quando XDefiant foi anunciado, eu fiquei cético. Não por não acreditar no projeto, mas por achar a aposta da Ubisoft inusitada. O gênero “hero shooter de arena” é um dos mais implacáveis da indústria, com um punhado de concorrentes já bem estabelecidos e com comunidades gigantescas. Após ter jogado o preview, sai com impressões positivas e agora, com o lançamento da versão final, posso finalmente cravar minha opinião sobre o jogo.

    Se aconchegue e vem comigo nesse review de XDefiant, o novo jogo de tiro gratuito da Ubisoft.

    A lore

    Olhando pra XDefiant hoje, já pronto, pensamos que se trata de uma ideia óbvia. A publisher francesa reuniu suas principais franquias e criou um jogo que as une em um único universo. Mas, sabendo como o desenvolvimento de games funciona, não existe nada de obviedade na ideia e a execução ficou fantástica.

    Cada personagem e facção presta homenagem a uma das franquias da companhia. Os DedSec, de Watch Dogs, conseguem usar a capacidade de hackear para desativar as habilidades inimigas e imobilizar os adversários por um curto período de tempo. Os Cremadores, de The Division, são focados em dano incendiário e suas habilidades possuem um foco ofensivo.

    Os Phantoms são os “tanques” de XDefiant (Imagem: Ruancarlo Silva)

    Os Phantoms, de Ghost Recon, são focados na proteção contra dano, usando escudos e barreiras para proteger a equipe. A facção Libertad, tirada diretamente de Far Cry 6, é especializada em curar os aliados, já Echelon, de Splinter Cell, usa a furtividade para flanquear os inimigos ou o sonar para marcá-los no mapa, dando uma ótima vantagem de combate para a equipe.

    O time de desenvolvimento fez um ótimo trabalho para balancear as facções e cada uma delas, no meta atual do jogo, é viável. É claro que existem facções, como a Echelon e os Phantoms, que acabam sendo mais usados por serem mais simples de se jogar mas não senti nenhum desequílibrio.

    E um grande ponto forte do jogo é justamente essa ideia de se inspirar nas franquias da Ubisoft. Por conta disso, o time de desenvolvimento tem acesso a uma biblioteca gigantesca de ideias que facilita e muito o processo de criação de conteúdo. Em um jogo desse naipe, a adição constante e veloz de conteúdo é fundamental para manter o mesmo vivo por bastante tempo.

    A jogabilidade

    XDefiant me surpreendeu muito positivamente. O loop de gameplay é veloz e viciante, principalmente por ter sido inspirado em Call of Duty, a franquia de maior sucesso do gênero. O TTK foi ajustado na medida certa e a Ubisoft se importou o suficiente para atender a várias demandas dos jogadores como remover o SBMM nas partidas casuais.

    A movimentação é fluída e o gunplay é prazeroso. Acertar headshots nos inimigos me lembrou bastante a sensação de fazer o mesmo em um FPS que adorava jogar – Blacklight: Retribution. Os pontos de spawn também são super justos e funcionais. Em nenhum momento eu nasci na frente do time completo adversário (algo que acontece com frequência em CoD). O design dos mapas também é excelente, com exceção de um único mapa – o QG.

    Esse mapa em específico é muito escuro e cheio de salas, o que favorece e MUITO a presença de campers, diminuindo a diversão da partida. É claro que nem tudo são flores. A oferta inicial de armas deixa bastante a desejar e não temos variedade. Eu entendo que a ideia deve ter sido proposital para facilitar o processo de balanceamento de armas, mas seria legal ter mais opções para serem usadas.

    review xdefiant
    Pouca variedade de armas (Imagem: Ruancarlo Silva)

    Além disso, não podemos usar os armamentos desde o começo. Precisamos fazer desafios específicos para liberar os novos “brinquedos” como eliminar X inimigos à queima-roupa usando uma SMT. E, apesar do esforço da equipe em balancear os armamentos, temos claramente armas de fogo mais fortes do que as outras, o que gera uma desvantagem nas gunfights.

    Um problema sério nesse sentido e que precisa ser resolvido o quanto antes diz respeito à demora de upar essas armas. Cada objeto vai até o nível 100 e isso vai demorar algumas boas horas. Em outros títulos do gênero, levamos cerca de 3 horas para evoluir uma arma do nível 1 até o máximo, em XDefiant, o processo leva pelo menos 8 horas.

    Progressão, Fator Replay e Economia

    A progressão de XDefiant é dividida em três pilares: o nível da conta, os níveis das armas e o Passe de Batalha. Ao upar as armas, abrimos novas opções de acoplamentos para melhorar coisas como recuo e tempo de mira após corrida. Cada arma vai até o nível 100, contudo, o time de desenvolvimento não parece ter aprendido muito com outros games do gênero.

    Um dos fatores que ajuda a segurar os jogadores é o grind pelas camuflagens das armas e XDefiant peca bastante nesse sentido. Temos apenas três camuflagens por cada arma: Bronze, Prata e Ouro. Uma é obtida no nível 50, outra no 75 e outra no 100.

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    Apenas 3 skins estão disponíveis para desbloqueio (Imagem: Ruancarlo Silva)

    O Passe de Batalha também deixa bastante a desejar. Com apenas 50 escalões, a maioria esmagadora das recompensas possuem visuais básicos e que não incentivam a compra. O time que confecciona as skins de operadores e de armas vai precisar se esforçar no começo da Season 1, caso contrário, a adesão ao Passe vai ficar bem abaixo do que a empresa espera.

    review xdefiant
    Passe de pré-temporada deixa a desejar (Imagem: Ruancarlo Silva)

    Outro ponto problemático diz respeito ao preço dos pacotes. Uma única arma custa quase 80 reais e um pacote que custa 3000 XMoedas sai por quase R$150. A economia do jogo precisa ser ajustada o quanto antes, caso contrário, dificilmente os jogadores gastarão dinheiro nele.

    Aspectos técnicos

    O principal problema técnico de XDefiant no momento diz respeito ao matchmaking. As vezes, leva 5-10 minutos para achar uma partida, mesmo com os servidores cheios. Mesmo quando o sistema funciona como deve, o tempo gasto entre uma partida e outra é muito grande, o que prejudica o loop da jogatina.

    Um aspecto que me surpreendeu positivamente diz respeito a latência nas partidas. Mesmo com uma internet de baixa qualidade, fico com 30-40 ms de ping. É raro ver um jogo desse tipo ser lançado com uma boa conectividade e fico feliz em relatar que a Ubisoft conseguiu isso!

    No que diz respeito aos visuais e som, o time também desempenhou um ótimo trabalho. A balística de cada arma poderia ser melhor, mas o som dos passos, que é o que mais importa, funciona bem e não apresenta glitches auditivos. A movimentação também é bem fluída, possibilitando coisas como jumpshots e dropshots.

    Review de XDefiant – Vale muito a pena!

    Encerro esse review de XDefiant cravando que o jogo merece o seu tempo! Com uma alta dose de diversão e decisões corretas, o game representa um ótimo exemplar gratuito dentro de um gênero altamente competitivo. É claro que algumas mudanças precisam ser feitas visando a longevidade, contudo, são detalhes pontuais que podem ser resolvidos facilmente.

    8.0 Ótimo

    XDefiant é um ótimo exemplar gratuito do gênero de shooter com formatação de arena. Com pequenos ajustes, o jogo com certeza vai obter seu lugar ao sol e garantir sua longevidade.

    Pontos Positivos
    1. Jogabilidade fluída
    2. Bom balanceamento
    3. Franquias da Ubi bem exploradas
    Pontos Negativos
    1. Matchmaking com problemas
    2. Armas demoram muito pra upar
    3. Recompensas do Passe deixam a desejar
    4. Loja com preços absurdos
    • Jogabilidade 9
    • Economia 6
    • Visuais 9
    • Som 8
    • Fator Replay 8,5
    PS5 Review Ubisoft XDefiant
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