Recentemente tivemos o último episódio de Invasão Secreta. A série da Marvel, que adaptou os eventos da HQ de mesmo nome, trouxe implicações para o universo live-action da editora e uma delas foi a revelação de que vários personagens há anos haviam sido substitúidos por Skrulls, alienígenas metamorfos que se infiltraram na Terra. Entre estes personagens estavam figurões como o Agente Ross (Martin Freeman) e também um dos Vingadores: o Coronel James Rhodes (Don Cheadle), o Máquina de Combate. O diretor da série deixou em aberto em qual momento Rhodes foi substituído, mas deu a entender pelo que foi mostrado que a troca ocorreu em Guerra Civil (2016). Será que esta grande substituição de personagem satisfaz os espectadores? E, se não, por quê?
Lembro-me de que Guerra Civil foi um filme que gostei muito e que trouxe um grande fôlego ao universo live-action. A trama com um toque político, rivalidade entre dois dos maiores heróis da editora, presença do Homem-Aranha, introdução do Pantera Negra e um terceiro ato brilhante foi o suficiente para me levar várias vezes ao cinema. Uma das cenas mais emblemáticas foi ver o fim da perseguição envolvendo Bucky, o Pantera Negra, o Capitão América e o Falcão. Ao mesmo tempo em que são cercados por vários agentes de forças especiais, eles também são confrontados pelo Máquina de Combate. Rhodes surge do céu, fazendo uma pose de super-herói, e ordena que todos os outros se rendam.
Este foi um dos grandes momentos de Rhodes ao longo de sua trajetória neste universo, uma trajetória que poderia ter mais. Gosto do herói por ser uma alternativa ao Homem de Ferro, sendo muito mais do que uma versão “genérica” do personagem. Rhodes possui personalidade e história próprias. Ele é próximo do governo, o que facilita sua introdução em histórias com tramas políticas. E suas armaduras também são muito bacanas desde o início com o traje de Homem de Ferro 2 e o Patriota de Ferro em Homem de Ferro 3.
Sendo mais do que vital na franquia do Homem de Ferro (desde a época em que o personagem era interpretado por Terrence Howard, tendo sofrido recast logo após), Rhodes serviu como bússola para Tony. Mas ele sempre teve capacidade de alçar seus próprios voos. Para muitas pessoas ele só foi fazer parte dos Vingadores recentemente, mas basta lembrar suas ações em Sokovia, por exemplo, que foram importantes para impedir a fuga dos robôs de Ultron.
Mas voltemos à Guerra Civil. Como vocês devem se lembrar, por volta do segundo ato do filme Rhodes é atingido por um raio de energia do Visão e acaba caindo de uma altura impressionante, sobrevivendo de maneira milagrosa e perdendo o movimento das pernas. Ao final do filme ele é visto utilizando um aparelho especial para reaprender a caminhar e participa da engraçada cena na qual Tony é chamado de “Tony Esterco” por Stan Lee.
Dizer que Rhodes foi substituído em Guerra Civil significa asfixiar o personagem em suas aparições seguintes, ou seja, em Guerra Infinita, Ultimato e na série Falcão e O Soldado Invernal. Cenas chave como a ideia de desistir prender o Capitão América até alívios cômicos como a insinuação de que os Vingadores deveriam matar uma versão bebê de Thanos são simplesmente suprimidas do personagem James Rhodes – porque não era ele falando, e sim um Skrull. E veja, não estamos falando de um Vingador com tanto destaque, tanto que, como dito acima, muitas pessoas sequer o relacionam com os Vingadores. Mas de pouco tempo em tela, Rhodes passa a ter muito menos peso na trama. É quase como se ele fosse o elo mais fraco da equipe e pudesse ser descartado.
Em suma: a tentativa de criar impacto com um personagem substituído por um Skrull desde 2016 não foi algo disruptivo. Pelo contrário, pode ter prejudicado um personagem da Marvel com um potencial absurdo.
E com os boatos de Capitão América: Admirável Mundo Novo não abordar a Invasão Secreta, é de se pensar que toda esta trama de abordar uma Terra pós-Invasão Secreta pode ser inviabilizada.
Don Cheadle protagonizará Armor Wars, que era série e se tornará filme. É de se esperar que o longa aborde a integração de Rhodes em um novo mundo. Afinal, se considerarmos que a substituição ocorreu em 2016, o Coronel ficou quase uma década aprisionado. Ele não passou pelo blip, não vivenciou a morte de Tony e também não subiu na hierarquia de comando da política americana. Os Vingadores também são muito diferentes do que da última vez que se encontraram. É um novo mundo que Rhodes terá de conhecer. É de se pensar como isto vai ocorrer e se haverá espaço para colocar em conjunto esta apresentação de um novo mundo com os conflitos que o nome “Guerra das Armaduras” se propõe.
E você, o que achou da revelação de James Rhodes ser um Skrull em Invasão Secreta?
Leia também: