A criação de personagens em Baldur’s Gate 3 afeta profundamente a jogabilidade. Parece louco, não é? Mas a obra avassaladora da Larian é densa o suficiente para chegar até esse ponto. Em um novo texto do PS Blog, a gerente de produtos da Larian, Emily Gera, explica como isso acontece no game.
Para o time de desenvolvimento, permitir que cada jogador se expressasse de maneira individual no jogo sempre foi uma das principais diretrizes. Em jogos do gênero RPG, essa maneira de se expressar quase sempre é focada unicamente nos visuais. Contudo, em Baldur’s Gate 3 os desenvolvedores resolveram levar o recurso para um nível jamais visto.
Em Baldur’s Gate 3, a experiência do jogador na aventura é definida por dois pilares: o que fazemos e quem escolhemos ser. O mundo é extremamente reativo e até sua raça e classe abre diversas opções ao longo da trama. Os personagens do game reagem de uma maneira completamente diferente mediante a classe, raça ou origem do protagonista. Esse enorme leque de opções e atenção aos detalhes que ajudaram a catapultar o game para além da esfera dos games, se tornando imediamente uma das obras de entretenimento mais importantes dessa década.