Não é incomum encontrar personagens ou termos que compartilhem um mesmo nome. Acaba ocorrendo em pessoas, lugares e também nos games. São os chamados homônimos, quando um mesmo nome pode significar duas coisas diferentes. De forma proposital ou não temos vários exemplos no PlayStation com estas semelhanças. Confira sete casos de jogos publicados pela Sony que possuem estas características:
Nora (Horizon) e Nora (The Last of Us)
Os Nora são apresentados na franquia Horizon como uma tribo que habita o leste da região que outrora fora os Estados Unidos. São um grupo matriarcal que crê na Mãe e vê nos Horus espalhados pelas montanhas algo maligno. Aloy, protagonista da franquia, é uma Nora exilada e com a qual outros Nora não podiam falar ou interagir, situação que se encerrou quando ela venceu o evento conhecido como Provação.
Já em The Last of Us: Part II Nora é uma jovem que fazia parte do Washington Liberation Front. Ela participou do grupo de Abby que estava procurando Joel a fim de se vingar pela chacina que ele promoveu contra os Vagalumes no primeiro game. Depois que Joel morre, Nora volta para Seattle, base da WLF. Ela é perseguida por Ellie e encurralada, caindo em um vão cheio de esporos. Ellie, em seguida, tortura Nora para saber a localização de Abby e depois a mata.
Fantasma (Ghost of Tsushima) e Fantasma (Ratchet & Clank: Rift Apart)
Em Ghost of Tsushima o Fantasma é o alterego de Jin Sakai, samurai que luta para reconquistar a ilha de Khotun Khan e dos mongóis. O Fantasma utiliza métodos não ortodoxos para combater os inimigos e acaba incomodando os samurais, que se veem desafiados.
Em Ratchet & Clank: Rift Apart também temos um personagem chamado de Fantasma e que é membro de uma rede de resistência, neste caso contra o Imperador Nefarious. Fantasma é a contraparte dimensional de Skidd McMarx, um famoso personagem da franquia.
Neste caso o homônimo só ocorre na tradução para português. No original o personagem de Jin é Ghost e a contraparte de Skidd se chama Phantom. São palavras usadas para designar elementos sobrenaturais semelhantes e que na tradução para o português normalmente se transformam em “Fantasma”.
Henry (Infamous Second Son) e Henry (The Last of Us)
Henry “Hank” Daughtry é um antagonista presente em Infamous Second Son, sendo um conduíte com o poder de controlar a fumaça e utilizá-la contra os oponentes. Hank trai o protagonista, Delsin, e é indiretamente responsável pela morte de Reggie. Ao ser derrotado, ele explica que a vilã Augustine manteve sua filha como refém, obrigando-o a cooperar.
Em The Last of Us, Henry é um jovem que vivia em Pittsburgh com seu irmão Sam enquanto evitava saqueadores. Ele forma uma aliança com Joel e Ellie e o grupo sai da cidade em segurança. Infelizmente Sam é mordido e se torna um zumbi, fazendo Henry matá-lo com um tiro. Não suportando o peso de sua decisão, Henry se suicida.
Abigail (Infamous: Second Son) e Abigail (The Last of Us: Parte II)
Abigail “Fetch” Walker é um personagem secundário em Infamous: Second Son. Utilizando seus poderes de Neon ela buscou vingança contra traficantes que haviam feito parte de seu passado. Eventualmente Delsin e Reggie a alcançaram, com Delsin obtendo seus poderes e derrotando-a. Fetch, depois, tornou-se uma aliada da dupla e auxiliou na luta contra Augustine. Fetch também protagoniza a DLC First Light, que explica um pouco de suas ações como conduíte antes do jogo principal.
A Abigail de The Last of Us Part II é Abby, personagem famosa por matar Joel e filha do médico que iria operar Ellie em The Last of Us. Ao voltar para Seattle, ela acaba se tornando próxima de Lev, um jovem Serafita que não concorda com os comportamentos de seu grupo. Ao descobrir a morte de Owen, Abby mata Jesse e fere gravemente Tommy, Dina e Ellie. Suas ações só são interrompidas quando Lev pede clemência. Posteriormente, Abby e Lev vão para Santa Barbara em busca dos Vagalumes, sendo, porém, aprisionados pelos Cascavéis. Ellie liberta Abby, depois tenta matá-la e finalmente a poupa. Finalmente, Abby e Lev rumam para encontrar os Vagalumes, embora não se saiba se a missão foi bem sucedida.
Uma curiosidade é que estas duas personagens moram em Seattle e possuem a mesma intérprete, Laura Bailley.
Alva (Horizon: Forbidden West) e Alva (God of War Ragnarok)
Em Horizon Forbidden West, Alva é uma jovem que é uma Vidente, uma alta posição na sociedade Quen. Munida de um foco, ela se mostra extrovertida, curiosa e com um grande conhecimento. Alva desempenha um grande papel durante o jogo, ajudando Aloy a conhecer os Quen e também auxiliando na luta contra a Far Zenith.
Em God of War Ragnarok, Alva é a rainha dos elfos luminosos. Ela possui um visual branco e dourado com uma espécie de coroa por cima da cabeça. Quando Kratos, Atreus e Tyr enfrentaram os elfos luminosos, Alva intervém. Ocorre uma luta de chefe, na qual ela é derrotada e morta por Kratos.
Sarah (The Last of Us) e Sarah (Days Gone)
Em The Last of Us, Sarah é a filha de Joel, sendo controlada pelo jogador em parte do prólogo do game. Ela é morta por um soldado que recebe ordens de matar tanto ela quanto Joel. O trauma gerado pela morte de Sarah acaba acompanhando seu pai com o passar dos anos.
Em Days Gone, Sarah é uma cientista e esposa do protagonista Deacon St. John. Deacon empreende os dois anos após o apocalipse buscando Sarah, desaparecida. Ela é recrutada pela Milícia do Condado de Deschutes, construindo bombas para neutralizar os Frenéticos. Ao fim do jogo ela e Deacon continuam juntos, com Sarah podendo ser encontrada no Lago Lost.
Sam (The Last of Us), Sam (Uncharted) e Sam (Death Stranding)
Como mencionado acima, em The Last of Us Sam é um jovem que é protegido pelo seu irmão Henry. Ambos fogem de Pittsburgh com Joel e Ellie, mas Sam infelizmente é mordido e ataca a garota. Henry mata Sam e logo depois se suicida.
Em Uncharted 4: A Thief’s End, Sam Drake é o irmão de Nathan Drake, tendo reaparecido após décadas longe do irmão. Ele mente sobre seus anos fora, conseguindo convencer Nathan a embarcar em uma odisseia para obter um tesouro lendário. Sam também é parte do standalone spin-off de A Thief’s End, The Lost Legacy.
Em Death Stranding Sam Porter Bridges é o protagonista do jogo, sendo um entregador que é incumbido pela presidente Samantha a reconectar a América em um mundo pós-apocalíptico. Em seu esforço para realizar sua tarefa ele percorre imensos terrenos e conta com a ajuda de seu Bridge Baby para escapar das chamadas Criaturas da Praia.
Nathan (Resistance) e Nathan (Uncharted)
Resistance é uma série de jogos da Insomniac Games. Seus primeiros títulos são protagonizados por Nathan Hale, um sargento que vai a um Reino Unido alternativo dos anos 50 combater os chamados quimerianos, alienígenas que ameaçam a humanidade.
Nathan Drake, por sua vez, é o protagonista da saga Uncharted, sendo um caçador de tesouros que costuma enfrentar mercenários e causar explosões com bom humor e aventura. Ele é o personagem principal em todos os principais games de Uncharted, sendo um dos maiores personagens da Naughty Dog e também do PlayStation.
Hades (God of War) e Hades (Horizon)
Muitas das inteligências artificiais de Horizon correspondem a diversos deuses da mitologia grega que também aparecem em God of War, mas aqui vamos nos ater a Hades, nome central nos jogos.
Na saga de God of War Hades é o deus dos mortos, sendo o responsável por governar o submundo. Ele auxilia Kratos no primeiro jogo lhe concedendo o Exército de Hades. Com o passar da saga Hades passa a ser um antagonista, sendo um dos primeiros chefes a serem enfrentados em God of War III. Sua morte dá a Kratos as Garras de Hades, armas muito poderosas que podem conjurar almas.
O Hades de Horizon é uma inteligência artificial despertado pela IA Nêmesis para destruir a Terra e impedir o planeta de ser usado como base temporária pela Far Zenith. Ao longo do primeiro game ele manipula o Eclipse para que cumpra suas vontades malignas. Por fim, ele é derrotado. Algum tempo depois Hades é aprisionado por Sylens, um Banuk ávido por conhecimento. Sylens tortura Hades para obter informações sobre a Far Zenith e o deixa em um estado moribundo. Quando Aloy o encontra, ele é mal capaz de falar e a Nora dá fim à sua existência.
Leia também: